Você pode usar Neosporin em cães?
As mães aplicam Neosporin nos cotovelos e joelhos machucados de seus animais de estimação desde sua invenção, por volta de 1950. Portanto, se seu cão tiver um ferimento que não seja muito sério, como um corte ou arranhão, você pode pensar em tratá-lo com Neosporin também.
Qual é o risco? Há algum dano? Apenas uma pequena quantidade de pomada, para evitar que a área fique infectada.
Então… Depois de investigar um pouco os ingredientes do Neosporin e os efeitos que ele tem no seu corpo, você descobrirá que o problema é muito mais sério do que você pensava.
Não é uma ótima opção aplicar Neosporin em animais de estimação. Pode causar muitos problemas… mas não apenas para seu animal de estimação, mas também para toda a Terra!
Este artigo fornecerá algumas informações sobre o motivo pelo qual você não deve usar Neosporin em seu cão… bem como outras alternativas naturais que são mais seguras.
Esteja ciente de que um produto similar chamado Polysporin não está mais sendo vendido nos EUA. O produto está disponível em vários países (incluindo o Canadá). Incluiremos essas informações nos casos em que forem relevantes.
Autora: Doutora Bruna
O que é Neosporin?
Neosporin é um creme de primeiros socorros com triplo antibiótico. Ele previne infecções de pequenos cortes, arranhões ou queimaduras que ocorrem na pele. O produto tem como alvo apenas bactérias e não ajudará em infecções fúngicas ou virais.
Neosporin é composto de três componentes primários. Cada um tem alguns efeitos adversos incômodos que eu gostaria de discutir com você.
Os três componentes do Neosporin incluem neomicina, polimixina A e bacitracina .
1. Neomicina
Neomicina é um antibiótico tópico e oral. Na via oral, auxilia no bloqueio do crescimento de bactérias dentro dos intestinos.
Houve casos relatados de neomicina levando à perda da audição. A neomicina também pode causar danos aos rins. Pessoas que tomam a medicação oral devem ter seus rins funcionando, músculos e funções nervosas verificadas regularmente.
Outros efeitos colaterais típicos incluem inflamação ou dor ao redor da boca ou região retal. Há também uma longa lista de sintomas adversos bizarros. Eles incluem problemas estomacais e fraqueza. Eles também têm dificuldade para respirar,
É por isso que… é necessário falar sobre os efeitos adversos de um medicamento oral no contexto de um produto aplicado topicamente?
É verdade que estamos falando de cães aqui. Quando você derrama creme Neosporin em seu cão, é provável que ele esfregue o creme. Portanto… O que é um medicamento tópico pode ser um medicamento oral para o cão. Medicamentos tópicos também podem ter efeitos adversos. No entanto, aqueles tomados por via oral são muito mais perigosos.
A medicação tópica pode ser um perigo. A neomicina é um componente da irrigação de feridas que pode causar insuficiência renal. Além disso, a neomicina tópica pode resultar em perda auditiva. Este é um efeito adverso sério!
A neomicina não é recomendada em cães que tenham …
- Doença inflamatória intestinal
- Doença renal
- Miastenia gravis (uma doença autoimune que causa fadiga e fraqueza)
- Parkinson (que pode ser um problema para cães).
A neomicina também pode causar danos a fetos grávidos que não nasceram. Além disso, não é segura quando usada em conjunto com outros medicamentos.
2. Polimixina B
A polimixina B é um componente do Neosporin e do Polysporin.
É mais comumente conhecido na forma de um antibiótico intravenoso. Pode tratar meningite, pneumonia, bem como sepse e UTIs.
É conhecido por causar problemas neurológicos e renais. Também pode interagir com outros medicamentos. Isso inclui neomicina, bem como bacitracina, bem como as outras substâncias que compõem Neosporin!
Existem alguns problemas causados pelo uso interno do medicamento… no entanto, é possível que seu animal de estimação consiga remover o medicamento da pele.
Que tal o uso de produtos tópicos? Pode resultar em contato alérgico com dermatite… que pode causar irritação, queimação ou irritação da pele “caroços de pelos” (foliculite).
Assim como seus ingredientes companheiros Neosporin Neomycin … é que seu uso tópico pode resultar em problemas de equilíbrio e problemas de audição . Isso não é algo que se esperaria ao usar o creme no rosto … no entanto, essas são as coisas que acontecem!
Com o tempo, a polimixina B também pode desencadear uma infecção de origem fúngica… bem como outros tipos de doenças bacterianas.
3. Bacitracina
É um medicamento diferente que pode ser injetado. É usado para tratar infecções por estafilococos, bem como pneumonia em bebês. Os rins são prejudicados por ele e os bebês que recebem o medicamento devem ter a função dos rins verificada diariamente.
Na verdade, o medicamento tem risco suficiente para… em fevereiro de 2020, a FDA solicitou que todos os fabricantes retirassem seus produtos do mercado . Essa proibição não se aplica a itens cosméticos ou oftálmicos que contenham o produto químico bacitracina. No entanto, o que acontece se seu cão puder lamber Neosporin da pele? O ato de lamber a bacitracina pode ser muito prejudicial ao cão!
É isso… o que você acha do uso tópico de Bacitracina? Ele vem acompanhado de advertências sobre como você não deve usá-lo ingerido perto dos olhos, boca ou nariz. Isso não é surpreendente, considerando que a droga que você injeta é perigosa.
No entanto, mesmo com aplicação apenas na pele, os efeitos podem ser fatais. Um estudo de dermatite de contato resultante de bacitracina disse:
“O uso em massa resultou em um número crescente de reações de dermatite alérgica de contato clinicamente relevantes e anafilaxia quase fatal.”
Anafilaxia é uma reação alérgica grave que pode levar à morte de. Em um caso, um indivíduo que sofreu choque anafilático após aplicar a pomada bacitracina no pé. Os paramédicos chegaram cinco minutos depois, ele caiu em um estado de inconsciência e não tinha pulso. (Ele sobreviveu após ser reanimado em um hospital.)
Além disso, há muitos casos de anafilaxia desencadeados pela Bacitracina. Outros efeitos colaterais menos sérios são coceira, erupção cutânea e outras reações alérgicas.
Todos os efeitos negativos dos componentes do Neosporin (e Polysporin) são assustadores. É certo o suficiente para fazer você considerar evitar usá-lo para seu animal de estimação… ou para você, ou para qualquer outra pessoa.
O que os veterinários dizem?
Talvez um veterinário tenha dito a você que não há problema em administrar Neosporin ao seu animal de estimação… às vezes, mas em quantidades muito pequenas. Outros veterinários (mesmo os mais convencionais) alertam que esse medicamento só pode ser usado em humanos, mas não em cães.
A conexão com a perda de audição é uma indicação para ficar longe do Neosporin. Os veterinários alertam que se seu cão mastigá-lo, o medicamento pode causar consequências adversas piores. Além dos riscos adicionais discutidos, a possibilidade de danificar as bactérias intestinais do seu cão.
No entanto, se você acredita que não é grande coisa aplicar essa pomada no seu animal de estimação… continue lendo para descobrir mais sobre os problemas maiores.
Mais problemas com Neosporin
Se os perigos dos ingredientes do Neosporin não o convencerem a ficar de fora… Há muitos outros argumentos contra o uso de qualquer antibiótico tópico para seu animal de estimação.
Microbioma da pele
É possível que você esteja ciente do microbioma que está presente nos intestinos do cão. Ele é o lar de trilhões de micróbios, juntamente com vírus e fungos dentro do trato gastrointestinal dele. O microbioma do intestino é um componente-chave do sistema imunológico do cão, bem como do bem-estar geral. É a razão pela qual é importante garantir que o microbioma do intestino do seu cão esteja saudável e com boa saúde.
No entanto, você sabia que seu animal de estimação também tem um microbioma que vive na pele? A pele é de longe o órgão mais importante. Ela está conectada a outras partes do nosso corpo por meio de órgãos (como fígado e rim) e também aos sistemas imunológico, digestivo e nervoso.
A função primária da pele é evidente. Ela atua como uma barreira entre os outros órgãos do seu animal de estimação e o mundo exterior. É um escudo que protege seu corpo da poluição, infecção e parasitas.
No entanto, é muito mais do que apenas uma barreira real. Seu principal propósito é ser invisível. Assim como o intestino, a pele abriga uma variedade de microrganismos bons e ruins, vírus e fungos. Os microrganismos criam uma camada adicional de proteção para o cão.
Bactérias protetoras da pele
Se as bactérias da pele estiverem saudáveis, elas se defendem contra infecções na pele. Assim como as bactérias intestinais, elas protegem os órgãos internos do corpo contra infecções. Bactérias da pele que são saudáveis podem curar feridas e combater alergias. Elas também podem ajudar a retardar o processo de envelhecimento (oxidação).
É isso mesmo… sempre que você elimina essas bactérias da sua pele com um creme antibiótico como o Neosporin… ele tem efeitos semelhantes aos que os antibióticos orais têm no trato digestivo.
Os antibióticos matam todas as bactérias igualmente . Eles matam as bactérias boas, assim como as que são ruins. Assim, o mecanismo natural de proteção do seu cão contra infecções é eliminado. Em alguns casos, a destruição pode ser irreparável.
Isso significa que… o benefício do Neosporin a curto prazo para prevenir infecções na ferida… pode acabar sendo uma receita contínua para destruir o microbioma do seu animal de estimação . Então, é provável que seu cão seja mais propenso a doenças de pele em algum momento no futuro.
Outra questão está relacionada aos antibióticos.
Bactérias resistentes a antibióticos
Ao usar antibióticos em excesso, estamos causando o desenvolvimento de bactérias resistentes a antibióticos. Não é apenas uma questão de antibióticos orais. A pesquisa mostra que organismos multirresistentes a medicamentos (MDROs) estão se tornando resistentes ao uso de antibióticos tópicos também.
O estudo de 2011 sugeriu que as pomadas Neosporin e Polysporin poderiam desempenhar um papel na cepa altamente grave de MRSA conhecida como USA300.
USA300 é um tipo de MRSA muito prevalente nos EUA. Não é apenas intolerante a antibióticos em geral, mas também pode causar feridas dolorosas e cheias de pus. Esta pode ser uma infecção perigosa que pode causar perda de sangue, infecções pulmonares e até mesmo outros órgãos. Além disso, bloqueia a capacidade do corpo de criar glóbulos brancos (que combatem infecções). O número de hospitalizações por cepas USA300 dobrou entre 2004-2008.
Os fabricantes de medicamentos não estão inventando antimicrobianos inovadores… pois a lista de bactérias resistentes a antibióticos está crescendo . Bactérias resistentes a antibióticos não estão respondendo a tratamentos. Isso significa que doenças sérias não podem ser curadas.
É uma séria ameaça para todos… não é só para o seu animal de estimação!
Não use nenhum antibiótico para más intenções … isto é, nunca use nenhum antibiótico quando houver uma alternativa melhor. Além disso, há muitos remédios alternativos ao Neosporin que são naturais.
O Neosporin realmente funciona?
A verdade é que… muitas pessoas dependem dele. Um estudo descobriu que usar dois de seus componentes, Polimixina e Bacitracina, não foi eficaz em matar Staphylococcus aureus, bem como bactérias E. coli em laboratório.
Seguindo o estudo (mencionado anteriormente) no qual a Neosporina e a Polisporina podem ser um fator no desenvolvimento de resistência aos antibióticos… Aqui está o que um professor da UC Davis, Patrick S Romano MD, me disse:
“O efeito primário da pomada é provavelmente atuar como uma barreira física à entrada de bactérias e como um hidratante.”
Romano disse que a umidade pode ajudar a curar arranhões e cortes mais rapidamente. Isso significa que outros produtos tópicos, não antibióticos, podem fazer o truque com a mesma eficácia. (Leia abaixo para algumas ideias.)
Primeiro… é importante notar que existem muitas marcas diferentes que são vendidas sob o rótulo Neosporin. Aqui estão alguns “parentes” do Neosporin.
Outros produtos Neosporin
O creme antibiótico Neosporin vem com parentes que você deve evitar. Aqui estão alguns deles… E também forneci links para páginas que oferecem remédios naturais alternativos a esses itens.
Neosporin + Alívio da Dor
Contém os mesmos componentes e também contém pramoxina. A pramoxina é um medicamento anestésico e entorpecente. Seus efeitos adversos são desconforto local, queimação, ardência e inchaço.
Um homem de 22 anos aplicou este creme na perna. Causou rubor intenso, coceira e inchaço nos lábios. O EMS detectou alta frequência cardíaca e pressão arterial mais baixa. O paciente precisou de epinefrina no hospital até que pudesse se recuperar. Foi a primeira vez que ele tomou Neosporin, mas não teve nenhuma reação adversa… portanto, há uma boa chance de que a pramoxina seja a causa.
Neosporin Anti-Itch
O creme contém 1% de hidrocortisona. A hidrocortisona é um creme esteroide usado para tratar condições como eczema e psoríase. É melhor evitar o uso de qualquer esteroide em seu animal de estimação. Eles funcionam diminuindo o sistema imunológico do seu cão. Isso pode levar a danos duradouros à saúde do seu cão. O produto pode causar uma variedade de efeitos adversos negativos. Isso inclui irritação da pele, como perda de pelos, altos níveis de açúcar no sangue, catarata nos olhos e dores de cabeça, glaucoma na pele, distúrbios adrenais, como Cushing.
Neosporin Oftálmico
O medicamento é usado para tratar problemas oculares como conjuntivite. Ele tem polimixina B junto com Gramicidina. Gramicidina é um antibiótico poderoso. Pode causar hemólise (o que significa que elimina glóbulos vermelhos e causa anemia) … portanto, é destinado para uso somente na pele. Irritação ocular, dor, vermelhidão e crostas. Drenagem visão turva e sensibilidade à luz.
Neosporin Wound Cleanser
contém cloreto de benzalcônio. Há muitos avisos sobre este produto de que eu não o tomaria! Se ingerido, pode ser prejudicial. Não é recomendado para mulheres grávidas ou amamentando. Também pode desencadear reações alérgicas, como coceira, urticária e inchaço. Coceira e bolhas, dificuldade para respirar ou engolir, bem como inchaço nos lábios, rosto, garganta ou língua. Ugh!
É isso… o que mais pode substituir a pomada antibiótica Neosporin?
Alternativas naturais à Neosporina
A pomada antibiótica é de longe o produto Neosporin mais comumente usado. Existem diferentes opções para tratar pequenos cortes ou marcas de arranhões. Elas são completamente orgânicas… e também não farão mal ao seu animal de estimação se ele lamber essas.
Calêndula
Calêndula é uma erva fantástica que é capaz de tratar feridas profundas.
Chá de calêndula ou tintura diluída para limpar feridas e ajudar a curar pontos de queimadura . Utilize uma bola de algodão e aplique o líquido várias vezes ao longo do dia na área de irritação ou ferida para aliviar coceira, inchaço e dor.
Creme, pomada ou bálsamo de calêndula é um ótimo remédio para queimaduras, cortes, arranhões e picadas de insetos. É aplicado regularmente (do mesmo jeito que você aplica Neosporin! ).
Há itens de calêndula disponíveis em lojas de produtos naturais. Você também pode fazer sua própria pomada com a receita abaixo .
Mel de Manuka
Foi comprovado que o mel de Manuka possui qualidades antibacterianas, antifúngicas e até antivirais. Está até provado que ele pode auxiliar no controle do MRSA… a mais comum dessas bactérias que é resistente a antibióticos. Isso significa que o mel de Manuka é um ingrediente natural eficaz e seguro!
Use mel de Manuka para as bordas de cortes, arranhões e feridas. Além disso, você pode comprar produtos para cicatrização de feridas que contenham mel de Manuka junto com ingredientes curativos adicionais.

Banana-da-terra
A banana-da-terra é uma erva fantástica para pequenos ferimentos na pele… já que está em todo lugar. Isso a torna uma escolha fantástica para cura urgente. Esteja ciente disso quando seu animal de estimação sofrer um ferimento ou corte durante uma caminhada!
Localize uma banana-da-terra e pegue as folhas, e aplique-as na ferida do animal de estimação. É tão fácil e fácil!
A banana-da-terra é um ótimo remédio para pequenos hematomas, arranhões ou mordidas.
DICA PROFISSIONALA banana-da-terra pode ser usada quando você corta as unhas do seu cão muito curtas e corta as unhas rapidamente. Isso vai parar o sangramento e reduzir o desconforto.
Alho
O alho já é conhecido por ter vários benefícios à saúde se você oferecê-lo ao seu cão. Ele também pode ser um excelente tratamento para tratar arranhões e cortes.
O método mais eficiente para utilizá-lo é pegar um dente de alho cru. Esmague ou pique para liberar a alicina. Esta é a substância que cura o alho. Deixe descansar por alguns minutos, depois pode ser colocado em um recipiente junto com algumas colheres de sopa de azeite de oliva virgem. Agite bem e aplique nos pontos doloridos usando a ajuda de uma bola de algodão.
Refrigere a mistura e crie um lote novo todos os dias. A alicina não será efetiva dentro de 8-12 horas.
Selo-de-ouro
Goldenseal pode ser descrito como uma erva que tem um efeito antibacteriano natural. Você pode aplicá-lo sobre a pele do seu cão, bem como internamente.
Para desinfetar cortes, mordidas e arranhões, esfregue um pouco da tintura em uma toalha ou bola de algodão. Aplique diretamente no local três vezes ao dia.
Mil-folhas
A erva mil-folhas também pode curar feridas, o que ajuda a prevenir infecções.
Esfregue um pouco de tintura de mil-folhas na área afetada várias vezes ao longo do dia.
Azeite de Oliva Ozonizado
Óleo de oliva (ou óleos diferentes) que foram infundidos com ozônio (O3) são uma variedade de benefícios para a saúde. Estudos mostraram que feridas cicatrizam mais rápido quando se usa óleo O3 tópico.
Você pode encontrá-lo em uma variedade de lojas de produtos naturais e on-line. Você pode comprar uma pomada O3, que é armazenada em um recipiente de vidro escuro. Aplique-a na pele 3 vezes por dia. Esfregar o óleo na pele auxilia na absorção.
Outras pomadas de ervas
Há uma variedade de pomadas de ervas orgânicas para ajudar na cicatrização de feridas. A pomada de cânhamo de espectro completo ajudará na cura de todos os tipos de cortes e feridas. Pode até mesmo câncer! Há muitos produtos de pomadas de ervas benéficas em lojas que vendem produtos de saúde. Certifique-se de que o item que você compra é seguro para animais de estimação, caso seu animal de estimação consiga lambê-lo.
Seguindo as instruções do rótulo… no entanto, geralmente é possível aplicar a pomada 2 a 3 vezes ao dia para acelerar o processo de cicatrização.
Argilas curativas
Existem muitas variedades diferentes de argilas que ajudam a curar. Elas incluem Bentonita e Montmorilonita. Argilas Illita e Redmond. A argila pode evitar crostas e sangramentos no processo de formação. A argila ajuda a secar a ferida e a parar a coceira e a infecção.
É possível polvilhar argila seca diretamente em um corte. Lave cuidadosamente a argila e aplique uma nova polvilhada todos os dias ou sempre que precisar.
DICA PROFISSIONALA argila é fantástica para secar os pontos quentes que estão cheios de pus. Limpe o ponto quente e apare os pelos, depois espalhe a argila diretamente no ponto quente. Para um impacto mais forte… misture a argila em pó com uma quantidade similar de banana-da-terra em pó, mil-folhas ou equinácea.
Açúcar
Se não houver nenhum desses em seus armários de cozinha… é quase provável que possua uma quantidade de açúcar. Isso é ótimo para primeiros socorros. É verdade, você pode usar o bom e velho açúcar granulado de mesa!
A pesquisa mostrou que o açúcar pode ter benefícios antibacterianos incríveis. Um estudo mostrou que o açúcar tópico preveniu o crescimento da bactéria MRSA/Staphylococcus resistente a antibióticos.
Há uma boa chance de que você precise aplicar um curativo feito de açúcar para que seu cão não morda. Embora seja improvável que cause danos a ele, não é o alimento mais nutritivo!
Para usar, esfregue um pouco de açúcar na forma de granulado na área machucada e envolva-o com uma atadura. Os grânulos de açúcar podem absorver água e evitar que bactérias cresçam.
É isso… depois que você estiver ciente de todas as opções naturais que você tem, jogue o Neosporin pela janela. Não é necessário… também. Tenho certeza de que você concordará comigo, não é sensato arriscar pelo seu animal de estimação ou pela família!