Tudo o que você precisa saber sobre cuidados paliativos para animais de estimação

Quando seu animal de estimação envelhece ou desenvolve uma doença terminal, o cuidado paliativo pode ser uma opção que pode ajudar os donos de animais de estimação a manter seu animal de estimação confortável o tempo todo. Os donos de animais de estimação precisam saber não apenas o que é cuidado paliativo, mas também como oferecê-lo e se é a escolha certa para o animal de estimação.

Autora: Doutora Bruna

O que é cuidado paliativo para animais de estimação?

O sistema de cuidados paliativos também é conhecido como tratamento paliativo porque ajuda os animais de estimação a se sentirem confortáveis ​​quando estão se aproximando do ponto de morte. Não há cura para uma doença, no entanto, com os cuidados paliativos, os donos dos animais de estimação podem controlar os sintomas de seu animal de estimação, bem como mantê-los confortáveis ​​e garantir seu conforto por um período mais longo. 

O objetivo dos cuidados paliativos é fornecer um padrão de vida saudável, bem como ajudar um animal de estimação mais velho ou doente a aliviar seus últimos dias. Os cuidados paliativos não são um tratamento de uma condição ou substituto para a eutanásia. Mas os excelentes cuidados paliativos podem ajudar a retardar o declínio inevitável na qualidade de vida, o que pode levar a um procedimento de fim de vida ou a um natural.

Quais tratamentos e serviços o Pet Hospice Care inclui?

Os cuidados paliativos são oferecidos em casa e não na clínica veterinária, que é a área onde os animais de estimação se sentem mais à vontade. Existem muitas empresas que podem visitar uma casa para criar uma atmosfera perfeita para os pais de animais de estimação cuidarem de seu animal de estimação em particular e também com o cuidado de animais de estimação. A colaboração com a equipe veterinária é essencial para garantir que os medicamentos e tratamentos corretos sejam prescritos e modificados conforme necessário. Os cuidados paliativos também dão às famílias a oportunidade de lamentar e oferecer conforto e encerramento tanto para humanos quanto para animais de estimação.

Existem inúmeras doenças e condições que animais de estimação em cuidados paliativos podem sofrer. Portanto, os métodos de tratamento fornecidos podem diferir entre animais de estimação. Os cuidados paliativos podem compreender:

  • Administrar regularmente fluidos injetáveis, fluidos ou outros medicamentos orais
  • Para acolchoamento extra ou para canteiros elevados
  • A limpeza manual da bexiga e/ou saneamento adicional
  • Assistência para ficar de pé ou caminhar
  • Exercícios de fortalecimento para músculos
  • Troca de fraldas
  • Alimentação manual ou seringa

Os tratamentos de cuidados paliativos não são curas, mas ajudam a manter o animal de estimação confortável e podem evitar a necessidade de eutanásia.

Como saber se seu animal de estimação está pronto para cuidados paliativos?

Se você não tem certeza do grau em que seu animal de estimação é adequado para ser considerado para cuidados paliativos, você pode começar a falar sobre os desejos do seu animal de estimação e o prognóstico com seu veterinário. Como os cuidados paliativos são destinados a animais que exigem atenção e consideração extras, animais de estimação com um padrão de vida moderado a excelente e que estão no fim da velhice ou são diagnosticados com uma doença terminal podem ser bons candidatos. Animais de estimação de cuidados paliativos também podem ser classificados como “necessidades especiais”, alta manutenção e animais de estimação médicos.

10 melhores raças de cães para corredores
10 melhores raças de cães para corredores

No entanto, certos animais de estimação que têm essas designações já podem ter uma saúde ruim. Se for esse o caso, você provavelmente não poderá receber os cuidados que os cuidados paliativos prolongados podem fornecer.

Se a eutanásia se tornar inevitável, no entanto, os donos de animais de estimação que precisarão de tempo para deixar ir podem descobrir que algum hospice temporário pode ser útil no curto prazo. Não há uma quantidade específica em que os cuidados paliativos devem durar, principalmente porque as necessidades de cada animal de estimação são únicas para cada um. Dar conforto extra aos animais de estimação que precisam a qualquer momento, ou pelo menor tempo que for necessário e desejado, é o propósito do programa de hospice.

Como você avalia a qualidade de vida do seu animal de estimação?

Existem algumas perguntas e escalas que podem ajudar você e seu veterinário a avaliar a saúde e a qualidade de vida do seu animal de estimação, com opções como The Lap Of Love , The Ohio State University Veterinary Medical Center e Dr. Alice Villalobos, bem como outras fontes confiáveis. Elas farão você dar uma olhada no bem-estar físico e mental.

Se seu animal de estimação não estiver fazendo atividades que ele costumava gostar, como comer lanches ou se envolver em brinquedos , comer ou andar, e começar a fazer coisas que nunca tentou antes, como grunhir e morder ou se envolver em acidentes em casa, isso pode indicar que a saúde do seu animal de estimação está piorando. Seja aberto e honesto com seu veterinário para determinar o nível de qualidade de vida que seu animal de estimação está desfrutando para ajudá-lo a tomar a decisão mais apropriada para cuidar do seu animal de estimação.

Como decidir entre cuidados paliativos e eutanásia

Cuidados paliativos são destinados a animais que precisam de atenção e conforto extras, há alguns animais de estimação que não conseguem se beneficiar disso, não importa quanta assistência você dê a eles. Os animais podem se beneficiar de uma opção que lhes permita acabar com seu sofrimento e sofrimento. Isso é conhecido como eutanásia. .

Eutanásia é um tópico que nenhum dono de animal de estimação gostaria de discutir. No entanto, não é uma opção para muitos animais doentes e idosos. O cuidado paliativo é uma solução de curto prazo para evitar que um estado de saúde já precário piore. No entanto, a eutanásia pode eventualmente ser a melhor opção que um dono de animal de estimação pode fornecer a um animal de estimação sofredor. Avaliar a qualidade de vida do seu animal de estimação com seu veterinário ajudará você a fazer a escolha entre cuidados paliativos e eutanásia, mas você também precisará levar em consideração que tipo de cuidado é razoável — financeiramente, fisicamente e em termos de tempo — para você fornecer ao seu animal de estimação.