Tipos de cistos em cães
Os cães são suscetíveis a desenvolver caroços e caroços que frequentemente causam ansiedade para seus donos. Se seu animal de estimação tem um caroço cheio de fluido, pode ser um dos vários cistos dos quais os cães sofrem.
Aprenda o que você precisa saber para identificar e tratar vários tipos de cistos que podem ser encontrados em cães.
Autora: Doutora Bruna
O que é um cisto?
Uma área cheia de fluido e irregular no seu animal de estimação é um cisto. A palavra “cisto” se refere a um espaço ou bolsa dentro do corpo, que é preenchido com gás, líquido ou materiais semissólidos. Eles podem se desenvolver em qualquer lugar do corpo de um cão, como as patas, a pele ou órgãos internos, bem como ossos. Eles podem diferir em tamanho, variando de minúsculos a vários centímetros de largura e podem ser vistos como cistos individuais ou em múltiplos.
A maioria dos cistos é benigna, o que significa que não são cancerígenos e não estão se espalhando pelo corpo. No entanto, certos cistos podem ser cancerígenos ou malignos.
Como são os cistos em cães?
A aparência dos cistos em cães varia de acordo com a área em que estão localizados e se são malignos ou benignos.
Um cisto redondo geralmente inofensivo. Pode ser pequeno ou grande, e pode aumentar de tamanho ao longo do curso. Se seu cão está sofrendo de um cisto de aparência irregular em relação ao formato, e se houver o aparecimento de ulceração ou sangramento, isso pode ser cancerígeno, razão pela qual você deve levar seu animal de estimação a um veterinário. Os cistos também podem se expandir rapidamente e podem se espalhar para tecidos adjacentes.
O que causa cistos em cães?
Certos cistos são congênitos, o que significa que estão presentes desde o nascimento e crescem devido a uma anomalia. Alguns cistos podem se desenvolver devido a inflamação, infecções ou obstrução de um ducto ou glândula.
Cistos de pele estão entre os mais comumente vistos em cães. Eles podem começar com um caroço que é levantado sob a pele. Eles podem resultar de uma variedade de causas, como alergia, infecções ou até mesmo trauma. Na maioria das vezes, eles não são um problema até que sejam infectados ou causem desconforto para seu animal de estimação.
Cistos internos podem ser encontrados em órgãos como rins, fígado ou ovários. Eles também podem ser perigosos, pois podem resultar em disfunção de órgãos e vários problemas de saúde.
Sinais de cistos em cães
Os sintomas dos cistos podem variar de acordo com o local e o tamanho do cisto. Em certos casos, os cistos podem não produzir nenhum sintoma (além do cisto óbvio). Alguns sinais comuns incluem o aparecimento de vermelhidão, inchaço, dor e sensibilidade na área afetada.
Estas são outras indicações de cistos:
- Um caroço ou protuberância elevada sob a pele. Isso pode ser palpável ou visível ao toque
- Inchaço suave ou frm ao redor do cisto
- Vermelhidão com coceira devido a irritação ou inflamação
- Uma secreção amarela, espessa ou sanguinolenta
- Inflamação ou dor se for grande ou ocorrer em zonas sensíveis
- Alterações de comportamento, como coçar ou lamber, quando uma infecção causa desconforto ou dor.
Sinais de que seu cão tem um cisto interno
Não há nenhuma evidência desse tipo de cisto, mas você pode observar alguns sinais. Eles podem indicar várias doenças, portanto, é recomendável consultar seu veterinário:
- Perda de apetite
- Vômito
- Uma dor ou desconforto estomacal ocorre no abdômen quando você o esfrega
- Falta de energia, letargia ou falta de entusiasmo
- O abdômen está inchado, distendido ou inchado.
- Dificuldade para respirar devido ao estresse no sistema respiratório.
9 Tipos De Cistos Em Cães
Existem muitos tipos de cistos. Os mais frequentes são os cistos que aparecem na pele do seu cão ou nas patas.
Estes são os tipos mais comuns de cistos em cães:
- Os cistos epidermoides são uma forma de cistos na pele de cães. Eles geralmente são inofensivos e compreendem os componentes de queratina, bem como sebo. Eles lubrificam e protegem o pelo e a pele.
- Cistos sebáceos (também chamados de adenomas sebáceos) são visíveis na pele após as glândulas sebáceas terem sido restringidas. Eles são tipicamente inofensivos, mas podem estar infectados.
- Os cistos pilares também são conhecidos como cistos triquilemais. Eles são tipicamente encontrados no pescoço ou na cabeça dos cães. Eles são feitos de queratina e geralmente são redondos e duros. forma.
- Os cistos da glândula acrina se originam das glândulas apócrinas, que são glândulas sudoríparas localizadas na pele. Eles geralmente são encontrados na área anal ou na virilha do seu cão.
- Cistos de folículos capilares se desenvolvem ao redor de folículos capilares. Eles podem ser encontrados com mais frequência no pescoço, rosto ou tronco do seu cão.
- Cistos ovarianos são encontrados dentro dos ovários de cadelas. Eles são tipicamente inofensivos, mas podem resultar em desequilíbrios hormonais que podem afetar a saúde reprodutiva das cadelas.
- Cistos renais se desenvolvem dentro dos rins. Eles podem alterar a função renal de um cão quando crescem muito ou são inumeráveis.
- Mastócitos são tumores de câncer encontrados na pele. Eles podem ser perigosos e se espalham rapidamente pelo corpo.
- Lipomas são tumores de gordura que crescem sob a pele. Embora a maioria dos lipomas não causem nenhum dano, eles podem crescer e ficar grandes e dolorosos para seu animal de estimação.
Cistos Benignos Em Cães
Cistos benignos geralmente não precisam ser eliminados. No entanto, estes são os sinais a serem observados:
- Dor ou desconforto ao animal de estimação devido ao local onde ele se encontra.
- Um cisto que está infectado.
- Um aumento no tamanho de um cisto pode ser uma indicação de um problema ainda mais sério, como o aumento de um tumor. Portanto, é importante obter uma segunda opinião.
- Cisto pode ser encontrado em regiões sensíveis, como a pálpebra ou o ânus. Eles precisam ser monitorados para garantir que não haja complicações ou dor.

Cisto na pata do cachorro
Um cisto inchado na pata do seu animal de estimação pode parecer bem óbvio. Seu cão pode estar mastigando ou lambendo a área, ou pode fazê-lo mancar. Mantenha as patas do seu cão bem cuidadas e secas para impedir a propagação da infecção e acelerar a recuperação.
Diagnóstico de cistos em cães
É difícil determinar visualmente se um cisto é maligno ou benigno e é uma excelente ideia conversar com seu médico para pesquisar. A seguir estão as maneiras pelas quais os médicos detectaram a presença de cistos…
- Um exame físico do seu cão e exame de caroços ou caroços sob a pele. O dono do cão pode registrar o local do cisto, seu tamanho e até mesmo a textura de quaisquer cistos suspeitos.
- Aspirados por agulha fina são aspirados feitos usando uma agulha minúscula colocada no cisto para coletar o fluido e as células dentro dele. O espécime é então examinado usando um microscópio para ver se há algo mais significativo.
- Se o cisto parecer grande ou seu médico suspeitar que ele pode ser cancerígeno, ele pode sugerir um exame no qual uma pequena parte do cisto será retirada e enviada a um laboratório para realização de mais testes.
- Às vezes, pode ser necessário um ultrassom, raio X ou tomografia computadorizada para obter uma visão mais detalhada do cisto e identificar seu tamanho, localização e se ele conseguiu se espalhar para outras áreas do corpo humano.
O tratamento pode envolver o monitoramento do cisto e sua remoção, porém a remoção cirúrgica não é necessária, a menos que esteja causando sofrimento ao seu animal de estimação.
Você deve aspirar um cisto em cães?
O processo de remoção de um cisto pode apresentar potencial para complicações e riscos, incluindo:
- A infecção ocorre se a agulha ou a região ao redor do cisto não forem esterilizadas adequadamente.
- É possível ocorrer sangramento caso o cisto esteja próximo de vasos sanguíneos ou de outras estruturas importantes.
- Um cisto infectado pode se romper e liberar seu conteúdo nos tecidos ao redor, causando dor, inflamação e infecções.
- Em certos casos, o cisto pode reaparecer após aspiração ou no caso de uma condição compreensível que causou o crescimento do cisto.
- Se houver células cancerígenas no corpo, a injeção da agulha pode perturbar as células cancerígenas e causar sua disseminação.
Maneiras naturais de tratar um cisto rompido em um cão
Aqui estão alguns métodos naturais que você pode usar para controlar um cisto na pata do seu cão:
- Limpe a área afetada com água morna e sabão neutro para evitar mais infecções e acelerar o processo de cicatrização.
- Faça uma compressa com água morna para diminuir a dor e a inflamação causadas por um cisto que se rompeu. Pegue um pano limpo e seco e molhe-o em água morna antes de aplicá-lo na área afetada por 5 a 10 minutos, geralmente ao longo do dia.
- Dê alívio para a dor do seu cão com gengibre ou açafrão. Esses compostos anti-inflamatórios naturais comprovadamente reduzem a inflamação e o desconforto.
- Incorpore sais de Epsom na água morna para relaxar a pele e diminuir a inflamação. Incorpore 1-2 xícaras de sais de Epsom na água morna do banho. Deixe seu cão relaxar por alguns minutos.
- Utilize remédios de ervas como calêndula, flor de camomila ou goldenseal , que têm propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias. Aplique-os na pele para ajudar a acalmar e suavizar a pele. Tinturas podem ser diluídas 50/50 com água e não há problema em misturar os três.
- Alguns óleos essenciais, incluindo lavanda ou olíbano, contêm qualidades anti-inflamatórias ou antimicrobianas que podem ajudar a acalmar a pele e aliviar a inflamação. Use esses óleos sem diluir . Use 2-3 gotas em 1 oz de óleo carreador, como óleo de semente de amêndoa ou óleo de semente de damasco.
Como prevenir cistos em cães
Aqui estão algumas maneiras de evitar cistos na pata do seu cão:
- Escove seu cão regularmente para eliminar qualquer pelo solto e manter os folículos limpos. Além disso, evita que sujeira e óleo se acumulem ao longo do tempo e criem bloqueios.
- Limpe e seque o pelo do seu cão para minimizar a quantidade de umidade e bactérias.
- Procure por quaisquer saliências ou caroços e anote quaisquer alterações no tamanho ou formato.
- Um ferimento traumático ou acidente pode criar cistos, portanto, fique de olho na saúde do seu cão caso ele esteja ferido.
Forneça sempre uma dieta saudável e integral, rica em antioxidantes, para ajudar a fortalecer o sistema imunológico do seu cão, melhorando a saúde geral da pele.