Síndrome de Hiperestesia Felina (FHS) em Gatos – Causas, tratamento e prevenção
Síndrome de Hiperestesia Felina (FHS), também conhecida como distúrbios de pele escamosa ou ondulada, é frequentemente confundida com comportamentos normais e malucos para gatos. Mas, na verdade, é uma condição que requer intervenção médica. Esteja ciente dos sintomas, incluindo espasmos na pele, vocalizações incomuns ou comportamento errático, ajudará você e seu médico a determinar se você precisa de intervenção médica.
Descubra mais informações sobre a Síndrome de Hiperestesia Felina e seus tratamentos e métodos de prevenção típicos.
Autora: Doutora Bruna
O que é a Síndrome de Hiperestesia Felina?
A Síndrome de Hiperestesia Felina (FHS) é uma condição em que o sintoma mais proeminente é uma ondulação ou tremor da pele (particularmente na região das costas, perto da base da cauda). A FHS também é caracterizada por comportamentos mais alarmantes, como vocalizações altas e agitação generalizada.
Sintomas da Síndrome de Hiperestesia Felina
Para identificar sintomas que podem ser indicativos de FHS, observe a frequência de espasmos e comportamentos estranhos, como:
- A contração ou rasgo involuntário na superfície da pele, especialmente na região lombar, seguido de arranhões e mordidas na área afetada. 1
- Miando alto e persistentemente (geralmente tarde da noite)
- Pupilas dilatadas, olhos vidrados 2
- Corrida instável em círculos ou entre
- Insensibilidade e desconforto devido ao toque ou carícias
- Convulsões
Causas da Síndrome de Hiperestesia Felina
A causa precisa da Síndrome de Hiperestesia Felina não é conhecida. É por isso que a FHS é classificada como uma condição neurológica, comportamental ou de pele. Embora qualquer gato possa ser afetado, raças asiáticas como o siamês , o birmanês , o abissínio e o persa são mais propensas a apresentar sintomas mais frequentes. A maioria dos gatos que sofrem da Síndrome de Hiperestesia Felina começa a apresentar sintomas de um a sete anos de idade. Os possíveis gatilhos são:
- Pansteatite A pansteatite é uma condição que causa inflamação da gordura do corpo. Pode ser desencadeada devido ao déficit de vitamina E ou uma quantidade excessiva de ácidos graxos insaturados que resultam do consumo de peixe ou de uma dieta doméstica desequilibrada. Os depósitos de gordura que causam desconforto criam sintomas de hipersensibilidade que afetam o tórax e o abdômen. A pele de um gato pode se contrair e se mover como resultado.
- O cérebro está envolvido: Se um gato com FHS tiver convulsões, elas podem se originar do cérebro. O veterinário pode sugerir o uso de uma ressonância magnética e teste de fluido espinhal para descartar quaisquer outros problemas, como tumores ou infecções.
- Condições de pele: coceira na pele devido a alergias pode ser uma causa de comportamento atípico dos gatos. Isso pode incluir alergia a pulgas e pode ser bastante fácil de determinar com um exame de pele sob o pelo. 2
- Mudanças no ambiente: Mudanças como mudar para novas casas , novos animais de estimação e até mesmo indivíduos podem resultar em estresse suficiente para causar modificações de comportamento. O estresse também pode levar ao TOC ( Transtorno Obsessivo-Compulsivo ) em gatos.
Diagnosticando a Síndrome de Hiperestesia Felina em Gatos
O diagnóstico de FHS pode ser um procedimento de eliminação. O veterinário geralmente procura sinais de doenças de pele, traumas ou outros problemas de saúde mais profundos antes de decidir sobre o diagnóstico. Como essa condição é tipicamente idiopática (nenhuma razão para isso é conhecida), seu médico pode aconselhar mudanças na dieta e no estilo de vida antes de recomendar mais testes de diagnóstico, como ou uma ressonância magnética. Se convulsões forem observadas ou observadas, testes neurológicos podem ser sugeridos.

Tratamento e Prevenção
O gato que sofre de FHS é tratado em casa por meio do alívio da tensão e de ações baseadas em exercícios, como jogos envolventes com varinhas. O treinamento com clicker é um método altamente eficaz e agradável de modificação comportamental e é uma ótima maneira de aumentar os níveis de atividade de um gato e reduzir a ansiedade.
A remoção de influências negativas e exposições, por exemplo, animais que podem ser agressivos, ou mesmo ruídos barulhentos, pode ser benéfica. Mudanças na dieta para uma que seja hipoalergênica podem ser consideradas para gatos que têm alergias aparentes ou suspeitas. Uma prevenção completa contra pulgas é uma necessidade absoluta.
Um medicamento anticonvulsivante semelhante ao fenobarbital pode ser prescrito para aqueles com FHS em gatos que têm convulsões. Baixas doses de medicamentos que estabilizam o humor podem ser prescritas para acalmar o gato. 2
Mesmo que um gato que sofre de FHS possa não ser completamente “curado” com modificações ou medicamentos, é possível trabalhar com um especialista em comportamento animal para garantir que seu animal de estimação fique tranquilo e mais feliz.
Prognóstico do gato portador da Síndrome de Hiperestesia Felina
O padrão de vida para gatos com FHS dependerá da natureza da doença. O objetivo do tratamento é ajudar o gato a ficar mais à vontade. Se um tratamento sugerido por um veterinário não for eficaz, então um check-up com um veterinário de animais é sugerido.
Se você acha que seu animal de estimação pode estar doente, entre em contato com seu veterinário imediatamente. Quando você tem problemas de saúde, é melhor falar com seu veterinário, pois ele examinou seu histórico médico do animal de estimação e poderá dar o conselho mais adequado em relação à saúde do seu animal de estimação.
- Amengual Batle, Pablo et and. Síndrome de Hiperestesia Felina que Causa Autotrauma na Cauda: Uma Análise Retrospectiva de sete casos e uma proposta para uma Metodologia Diagnóstica Multidisciplinar Integrada . Journal Of Feline Medicine And Surgery Vol. 21 número. 2, 2018, pp. 178-185. SAGE Publications , doi:10.1177/1098612×18764246
- Síndrome de Hiperestesia . Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Cornell.