Quando você está realizando sua rotina regular de limpar a caixa de areia quando há gotas de sangue na urina do seu gato. isso é um sinal de alguma coisa? Sangue na urina do seu gato nunca é um bom sinal e pode ser o resultado de vários problemas que vão desde estresse até doenças do trato urinário. 1
Hematúria é o nome usado pelos médicos para se referir à presença de sangue na urina. Se isso ocorrer, é possível notar uma tonalidade vermelho-alaranjada na urina e coágulos sanguíneos. Às vezes, a urina pode parecer normal, mas o sangramento pode ser no nível microscópico. Se esse for o caso, o sangramento pode ser identificado por meio de testes e análises em laboratório.
Autora: Doutora Bruna
Causas de sangue na urina do gato
A presença de sangue na urina pode ser uma indicação de um problema, não um diagnóstico definitivo. Esse sinal pode ocorrer como resultado de uma ampla gama de condições médicas. Se você notar, seu gato precisa consultar um veterinário.
Síndrome de Pandora
UTIs bacterianas são mais raras em gatos do que em cães. Há apenas 1 a 2 por cento de gatos que sofrem de UTIs ao longo de suas vidas. 2 Mais frequentemente, o que os gatos sofrem é a Síndrome de Pandora, que geralmente não contém um elemento bacteriano e o tratamento é mais do que apenas antibióticos.
O trato urinário inferior está entre os problemas mais frequentes em gatos. Isso é caracterizado por desconforto e inflamação na bexiga, bem como na uretra, que é o tubo que conecta a bexiga à parte externa dos nossos órgãos internos. 3 Isso é conhecido por muitos nomes: FLUTD (Distúrbio do Trato Urinário Inferior Felino) (também conhecido como FIC (Cistite Idiopática Felina – Idiopática refere-se ao fato de que a causa da doença não é conhecida) e Síndrome de Pandora.
A síndrome de Pandora, como o título sugere, não tem uma única razão. As causas raiz podem ser por causa de uma miríade de causas, incluindo problemas hormonais e de bexiga, bem como obesidade, estressores do ambiente e um histórico de experiências adversas ou extremamente estressantes ou viver em uma casa com gatos, doenças, bem como pedras urinárias. depósitos minerais que são duros como pedra dentro do trato urinário de gatos que bloqueiam o fluxo normal.
Gatos que sofrem da Síndrome de Pandora geralmente apresentam sinais de inflamação da bexiga, bem como dor e desconforto ao urinar, maior frequência de urina, necessidade de urinar fora do recinto e sangue na urina. 4 Frequentemente, gatos que sofrem da Síndrome de Pandora terão problemas urinários crônicos que mudam e diminuem.
Obstrução uretral
A obstrução uretral pode ser uma emergência médica que pode levar um animal a passar sangue. 1 Esse problema é mais comum entre gatos machos, mas também pode ser experimentado em gatas. Isso se deve ao fato de que a uretra em gatos machos é mais larga e longa do que na gata. Isso significa que ela é mais propensa a ser bloqueada.
Uma obstrução na uretra ocorre no caso de o trato urinário (o tubo que transporta a urina através da bexiga e para o exterior dentro do corpo humano) ficar bloqueado e os gatos não conseguirem ir ao banheiro. Essa obstrução pode resultar de várias razões, como tampões mucosos ou cristais urinários, pedras urinárias ou tumores. Uma obstrução urinária pode resultar de espasmos uretrais e inchaço causados pela inflamação do trato urinário inferior.
Nesse caso, torna-se difícil ou mesmo impossível para um gato limpar a bexiga. Isso torna uma situação potencialmente fatal. Se o seu gato tiver dificuldade para urinar, ele deve ser examinado por um veterinário imediatamente. Se não for tratada, a obstrução da uretra pode levar à insuficiência renal e até à morte em até 24 dias. 5
Outras causas
Embora sejam causas menos frequentes, a hematúria pode resultar de constipação, tumores na bexiga ou anomalias congênitas (defeitos congênitos), bem como lesões no trato urinário ou mesmo na medula espinhal.
O que fazer se houver sangue na urina do seu gato
Se você encontrar a presença de sangue na urina do seu gato Se você notar sangue na urina do seu gato, entre em contato com seu veterinário imediatamente. Quando você for ao veterinário, seu veterinário realizará exames e diagnósticos para determinar as prováveis razões para sangue na urina e determinar uma causa.
Eles incluem:
- O histórico: Seu veterinário com a ajuda de um técnico veterinário fará um histórico detalhado do seu gato. Ele cobrirá o comportamento do seu gato, o que inclui quaisquer mudanças ambientais, bem como a rotina do programa do seu gato, bem como quaisquer indicadores adicionais que você tenha notado dentro da sua casa.
- Exame físico: seu veterinário realizará um exame físico do seu animal de estimação.
- Exame de urina e exames de sangue: Ao obter e realizar um exame de urina e exames de sangue, o veterinário poderá determinar como os órgãos do seu gato estão funcionando e examinar a inflamação ou infecção da bexiga.
- Saúde da urina e suscetibilidade Amostras de análise de urina devem ser coletadas por meio de um procedimento invasivo de cistocentese, no qual uma agulha é introduzida na bexiga urinária pela parede abdominal e, em seguida, uma amostra de urina é coletada. O teste de cultura de urina é um método para identificar bactérias mais específicas que criam uma infecção do trato urinário. É feito pela colocação de uma amostra de urina em um meio apropriado, depois fazendo o teste incubar a amostra para garantir que as bactérias sejam capazes de crescer e, finalmente, identificar as bactérias. Outro exame (um teste de suscetibilidade) normalmente é realizado para identificar quais antibióticos são mais eficazes para uso no combate às bactérias.
- Ultrassom e raios X: são usados para determinar se a bexiga parece anormal ou contém cálculos.
Tratamento para sangue na urina do seu gato
O tratamento da hematúria depende da causa subjacente e é personalizado para cada gato. As opções de tratamento incluem analgésicos e modificações na dieta, bem como aumento da quantidade de água consumida, terapia de fluidos, bem como medicamentos antiespasmódicos para ajudar a bexiga a relaxar e reduzir o estresse.

Se seu gato sofre de obstrução urinária, seu veterinário deve aliviar a obstrução o mais rápido possível. O veterinário deve anestesiar ou sedar seu gato para inserir um cateter uretral e oferecer tratamento de suporte para tratar náusea, dor e também alterações metabólicas.
O tratamento para infecções é feito com medicamentos para dor e antibióticos. Um plano de dieta individualizado pode ser empregado para quebrar pedras na bexiga em várias semanas. Se a dieta prescrita não funcionar, as pedras devem ser removidas cirurgicamente. A dieta e o aumento da ingestão de água podem ser usados para tratar cristais urinários.
Como evitar sangue na urina do seu gato
Não há como prevenir completamente a presença de sangue na urina do seu gato, no entanto, existem alguns fatores específicos que podem aumentar a probabilidade do gato ser vítima da presença de sangue na urina. Isso se deve à obesidade, à diminuição da ingestão e, entre as causas mais frequentes, à tensão. 6 Leia abaixo para saber como você pode prevenir a hematúria.
- Esteja atento ao comportamento e aos padrões de eliminação do seu animal de estimação e informe o veterinário sobre quaisquer preocupações ou alterações.
- A atividade do seu gato deve ser mantida com jogos e quebra-cabeças relacionados à comida para evitar o excesso de peso.
- Aumente a ingestão de água O aumento na ingestão de água pode evitar que problemas no trato urinário ocorram em gatos. Seu gato pode ser encorajado a beber água oferecendo uma variedade de opções para beber água, como fontes para água , bem como tigelas rasas e largas, bem como ter água potável em todos os níveis dentro de sua casa. Alimentos úmidos, latas de uma prescrição de dieta urinária, bem como a adição de água à comida são uma maneira simples de fornecer água adicional ao seu gato.
- Ambiente enriquecido: É essencial oferecer uma gama de recursos ambientais importantes separados e múltiplos, que podem incluir lixeiras, fontes de água e alimentos, lugares para se esconder, bem como lugares para se empoleirar, espaços para dormir/descansar e espaços para brincar, áreas de brincar e brinquedos. Isso reduz a tensão no ambiente social e reduz os motivos territoriais. Também reduz a ansiedade e o estresse e oferece opções que ajudam a reduzir a ansiedade e fornecer um ambiente seguro.
- Reduza o estresse: Há uma série de métodos para reduzir a ansiedade do seu gato. Feromônios como Feliway e música clássica como Through a Cat’s Ear podem ajudar a criar um espaço relaxante e amistoso para gatos. Tente dar ao seu gato uma rotina imposta e fique de olho na ansiedade causada por mudanças como construção na residência, férias, etc.
- Caixa de areia definida: Em muitos casos, as caixas de areia dos gatos não são configuradas corretamente, o que pode resultar em ansiedade e problemas urinários. No caso da caixa de areia, deve haver uma para cada gato que vive em casa, bem como um adicional. Se houver vários andares dentro da casa, não é preciso ter pelo menos uma caixa de areia para cada andar. Quanto maior a caixa, melhor. As melhores caixas serão 1,5 vezes maiores que o gato. As caixas devem ser colocadas em áreas abertas com ar condicionado, bem ventiladas e mantidas limpas.
Na maioria das vezes, o sangue encontrado na urina do seu gato pode ser o resultado de uma miríade de doenças resultantes da uretra ou bexiga em gatos. Se você alguma vez sentir que seu gato pode estar sofrendo de um problema com o trato urinário e especialmente quando ele está tentando urinar, mas parece desconfortável, procure assistência médica.
Se você achar que seu animal de estimação pode estar doente, entre em contato com seu veterinário imediatamente. Se você tiver dúvidas sobre a saúde do seu animal de estimação, fale com seu veterinário, pois ele examinou seu histórico médico do animal e poderá fazer as sugestões mais solicitadas para seu animal de estimação.
- Pedras na bexiga e nos enxagua . Centro de Saúde Felina, Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Cornell.
- Dorsch, Roswitha et al . Infecções do trato urinário e bacteriúria subclínica em gatos. Uma atualização sobre o quadro clínico . O Journal of Feline Surgery and Medicine, vol. 21, não. 11 , pp.
- Doença do trato urinário inferior felino . Centro de Saúde Felina, Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Cornell.
- Le Sueur, André & Ramos, Paulo & Melchert, Alessandra & Guimarães-Okamoto, Priscylla, Tatiana. Síndrome de Pandora Felina . Veterinária e Zootecnia, vol. 24, não. 4, pp. 680-690. doi:10.35172/rvz.2017.v24.239
- Doença do trato urinário felino . Associação Médica Veterinária Americana.
- Piyarungsri, Kakanang et al . A prevalência e os fatores de risco de doenças do trato urinário inferior felino em Chiang Mai, Tailândia . Relatórios científicos, vol. 10, não. 1, pp. 196, 2020. doi:10.1038/s41598-019-56968-w