Por que os gatos amassam?
Amassar ou “fazer biscoitos” é um hábito diário dos gatinhos que dura até a idade adulta. Os gatos são frequentemente vistos amassando objetos de suas casas, incluindo travesseiros e cobertores. Eles também podem preferir amassar o peito ou a região do estômago, bem como as pernas e os braços dos humanos. Há uma variedade de teorias para explicar o comportamento dos gatos, muitos amigos interpretam amassar como um símbolo de amor e vínculo emocional. É possível que isso não esteja tão fora de questão, pois amassar pode ser rastreado até os comportamentos instintivos que ocorrem entre mães e gatinhos.
Existem mais de 58 milhões de felinos que residem em lares nos Estados Unidos, 1. e ter um vínculo forte e amoroso com seu gato é benéfico tanto para o gato quanto para o gato. Também é difícil para os humanos compreenderem. (É difícil entender como o comportamento dos cães, que é completamente pesquisado e documentado em estudos científicos. 2 ) Os gatos podem ser retratados como sendo indiferentes e independentes. No entanto, eles são na verdade uma parte natural da estrutura social mais flexível. A estrutura social dos gatos é social e altamente autônoma em diferentes momentos, com base em suas experiências pessoais, bem como no ambiente em que estão. 2
A pesquisa sobre o comportamento dos gatos mostrou que eles formam laços fortes com as pessoas de quem cuidam. Um estudo descobriu que 65% dos gatos formaram laços sólidos com seus companheiros humanos. Este é um número comparável a pesquisas semelhantes conduzidas em crianças humanas. 3 Amassar é um comportamento distinto que os gatos desenvolveram a partir de seus repertórios sociais para reforçar ou demonstrar seu vínculo com “suas” pessoas.
Autora: Doutora Bruna
O que é amassamento em gatos?
Amassar refere-se aos movimentos rítmicos das patas dianteiras do gato que flexionam e pressionam suas almofadas e dedos para frente e para trás na superfície macia, alternando de pata para. Isso é semelhante aos movimentos que os padeiros usam quando amassam pão. Isso leva ao apelido bem conhecido que é “fazer biscoitos”. Amassar também pode ser chamado pelo nome de “fazer muffins” ou “patas felizes”.
Muitos gatos ronronam enquanto amassam e parecem concentrados em sua tarefa. Os gatos podem ser capazes de chutar ritmicamente suas patas traseiras enquanto contraem sua pélvis e se viram enquanto amassam. Os gatos podem amassar com suas garras – inserindo-as no objeto e retraindo-as ou não.
Os gatos podem ter um cobertor preferido ou um brinquedo macio que eles costumam amassar. Eles podem amassar várias superfícies macias, mas não mostram uma preferência particular por uma delas. Os gatos são conhecidos por amassar pessoas com quem compartilham uma casa, geralmente selecionando o estômago, as pernas ou o peito de uma pessoa. Os gatos também podem amassar os outros na casa, o que inclui outros felinos e cães.
Por que os gatos amassam?
Existem muitas teorias sobre o motivo pelo qual os gatos conseguem amassar e é possível que amassar tenha funções diferentes para os gatos com base em seu estágio de vida, seu ambiente e o contexto. 4
Amassar é uma das primeiras ações que os gatinhos exibem quando são bebês. Eles esfregam o abdômen de suas mães para desencadear a liberação de leite para que possam se alimentar. Existe a possibilidade de que, para o gato doméstico, esse comportamento inicial que foi estabelecido durante a infância precoce seja transferido para os relacionamentos gato-cuidador humano. Os gatos têm um vínculo familiar com seus cuidadores, mesmo aqueles que não são felinos.
Amassar também pode estar ligado a sentimentos de bem-estar e felicidade em felinos. A razão pela qual os gatos amassam é que eles se sentem seguros e protegidos dentro de seus arredores. Também pode servir para propósitos de autoacalmação para que os gatos se sintam mais relaxados e calmos quando estão estressados ou nervosos. 5
Outra razão pela qual os gatos se beijam pode ser para marcar seu cheiro. Há glândulas odoríferas em suas patas. Eles emitem substâncias químicas conhecidas como feromônios, que podem ser usadas para marcar seu território, bem como enviar sinais aos animais. Eles liberam esses feromônios quando fazem coisas como arranhar árvores e outros postes, deixando seus marcadores de cheiro para trás. O mesmo vale para amassar. 4 Os humanos não conseguem sentir o cheiro desses feromônios, mas outros gatos conseguem.
Junto com a marcação territorial, o ato de amassar pode estar ligado a outros padrões de comportamento transmitidos aos gatos por seus ancestrais na natureza. Isso pode ser um sinal de comportamento de nidificação ou de cama, enquanto os gatos selvagens podem ter empregado a técnica de bater nas folhas e na grama para fazer um colchão convidativo. Os gatos de hoje podem fazer isso até que estejam prontos para relaxar e tirar um cochilo à tarde.

O ato de ajoelhar pode ter um propósito essencial para manter as patas, garras e almofadas dos gatos saudáveis, movimentando-as de maneira semelhante à que os humanos fazem regularmente para alongar os músculos e manter a saúde física.
Gatas que não foram castradas deitam-se de lado e se esfregam, pois estão entrando no cio, o que significa que estão em uma fase propícia à reprodução.
Amassar é normal?
Amassar é um comportamento normal em gatos e é essencial para sua saúde e bem-estar geral e geralmente não é algo para se preocupar. Se um gato ajoelhar com um indivíduo, isso pode criar uma experiência de vínculo positiva para os dois e mostra que o gato está contente e em paz com esse indivíduo.
O processo de amassar pode causar danos a itens como suéteres, travesseiros e cobertores devido aos gatos puxando os fios com suas garras. Quando isso acontecer, não seja duro com o gato ou pare de amassar repentinamente. Em vez disso, redirecione lentamente a atenção do gato para outro objeto, colocando-o gentilmente em suas patas, enquanto tira o outro objeto das suas. Alternativamente, você pode transferi-lo para outra almofada, cobertor ou brinquedo, deslocando gradual e gentilmente seu corpo para o segundo objeto. Reserve um brinquedo ou cobertor específico para amassar gatos. Além disso, guarde outros objetos que você não quer que sejam danificados quando não estiverem em uso.
Se os gatos fizerem uso de suas garras para amassar, pode ser doloroso para aqueles que estão sendo amassados. O gato também não pretende que a ação cause dano e não deve ser penalizado usando garras enquanto amassa. Um cobertor grosso ou qualquer outra almofada entre você e seu gato evitará que eles se arranhem ou sintam desconforto enquanto seu gato amassa. Manter as unhas dos gatos cortadas ou usar protetores de unhas também pode evitar ferimentos ou desconforto.
Em alguns casos, os felinos podem alterar repentinamente seus hábitos de amassar. Se eles estiverem se comportando de maneira estranha ao amassar ou estiverem exibindo comportamento agressivo em relação a outros ou até mesmo a outros gatos dentro da casa, isso pode sugerir um possível problema médico ou comportamental. Se o comportamento do seu gato mudar rapidamente, certifique-se de consultar seu veterinário para garantir que não haja nenhum problema físico que precise ser tratado. O veterinário também poderá orientá-lo caso você perceba algumas mudanças preocupantes de comportamento.
- Estatísticas de posse de animais de estimação nos EUA . US Pet Ownership & Demographics Sourcebook, 2017-2018. Acessado em 22 de junho de 2022. https://www.avma.org/resources-tools/reports-statistics/us-pet-ownership-statistics#companion.
- Vitale KR, Behnke AC, Udell MAR. Vínculos de apego entre gatos domésticos e humanos . Curr Biol . 2019;29(18):R864-R865. doi:10.1016/j.cub.2019.08.036
- Yarlagadda T. Seu gato ama você? Três especialistas compartilham o que você deve procurar. Inverso.
- Cohen PR, Ramsay DS. Perfurações induzidas por garras de gato Felis punctatis. Cureus. 2017;9(12):e1927. doi:10.7759/cureus.1927
- O amassamento do meu gato é normal? The American Animal Hospital Association. Acessado em 22 de junho de 2022. https://www.aaha.org/your-pet/pet-owner-education/ask-aaha/is-my-cats-kneading-normal.