Por que os cães ofegam?
Por que os cães ofegam?

Por que os cães ofegam?

No caso de você ter levado seu animal de estimação para um longo passeio ou brincado de buscar em um dia extremamente quente, você certamente será capaz de vê-lo ofegando rapidamente em respirações curtas após o evento. Mas por que os cães ofegam?

O hábito de ofegar é normal para cães, já que é o método mais eficiente para se manterem frescos. Na maioria dos casos, não é nada para se preocupar, e é perfeitamente normal.

Se a respiração ofegante do seu cão se tornar excessiva e ele estiver ofegante mesmo quando não estiver bem, isso pode sugerir outra coisa. Faça uma revisão mais profunda do que esperar que seu cão esteja ofegante.

Autora: Doutora Bruna

O que é ofegar?

A primeira pergunta é: o que significa estar ofegante ? É respirar de forma curta e rápida pela boca. Quando nós, humanos, ofegamos, isso normalmente indica que você não está respirando bem. Para outros animais, semelhantes ao seu cão, ofegar é uma maneira essencial de se refrescar.

Por que meu cachorro está ofegante?

Assim como os humanos, os cães não suam. Portanto, eles precisam usar um método diferente para se refrescar. Quando seu cão faz cocô e respira, ele está na verdade inalando, umidificando e exalando o ar. O processo aumenta a velocidade com que a água evapora do nariz e do pulmão do seu animal de estimação, e também ajuda a resfriá-lo por dentro.

Como seu cão é capaz de perder grandes quantidades de água ao expirar, é uma excelente ideia garantir que ele esteja devidamente hidratado durante dias quentes e úmidos ou em dias particularmente ativos fisicamente.

Sinais de ácaros de ouvido em cães (mais: tratamentos e remédios caseiros)
Sinais de ácaros de ouvido em cães (mais: tratamentos e remédios caseiros)

Por que os cães ofegam quando não estão com calor?

A maioria das vezes que você vê seu cachorro ofegante, é porque você está com calor e precisa se refrescar. Mas, pode haver outras causas para seu cachorro começar a ofegar mesmo que você não esteja.

1. Estresse

Os cães podem ser propensos a ofegar quando estressados. Se o seu cão está ficando agitado e reclamando, pode ser um sinal de que o cão está ansioso e tentando se acalmar. Alguns outros sinais de que os cães estão estressados ​​são o uso excessivo de lambidas e choramingos excessivos. Se você acredita que seu cão pode estar preocupado, leia nosso tutorial completo sobre como aliviar seu cão de forma natural .

2. Dor

Ofegar excessivamente, pesado, principalmente quando as temperaturas não foram alteradas, pode indicar desconforto para os caninos . Se a respiração parecer fraca, pode ser um sinal de que está ficando doloroso para seu animal de estimação respirar profundamente. É possível que você consiga ouvir seu cão chorando às vezes. Se você observar um desses sintomas e acreditar que o ofegar excessivo do seu cão pode ser um sinal de dor, você deve levar seu cão ao veterinário para examiná-lo. exame completo para tentar determinar a causa.

3. Excitação

O cão que está ofegante quando não está muito quente não indica necessariamente que ele está sofrendo de dor, mas pode ser um sinal de estresse ou. Ofegar pode indicar alegria saudável e normal. Experimentar guloseimas, conhecer novos animais de estimação ou pessoas, bem como muitas outras atividades que podem ser emocionantes para seu cão podem fazer com que seu animal de estimação seja capaz de ofegar.

Ofegar devido à excitação pode parecer rápido, superficial, com choramingos. É difícil diferenciar ofegar exuberantemente de ofegar relacionado ao estresse, bem como ofegar dolorosamente. É por isso que você deve pensar sobre as circunstâncias. Se seu cão estava apenas brincando de buscar, malhando e conhecendo novos cães, outras pessoas, ou comendo, ou recebendo uma recompensa, é possível que ele esteja suando porque está feliz.

4. Medicina

Além disso, a respiração ofegante pode ser um efeito comum a vários medicamentos que seu cão pode ter recebido. A prednisona, juntamente com outros esteroides, tem a reputação de produzir respiração ofegante entre cães, mesmo quando eles não estão de forma alguma estressados ​​ou suados. Embora isso seja normal, você deve procurar seu veterinário se notar que a respiração ofegante do seu cão se tornou excessiva.