Entender o comportamento do seu cão (ou linguagem corporal) é muitas vezes um pouco intuitivo. A maioria dos donos de animais de estimação está ciente da aparência de um arco de caça , ou sabe que o rabo de um cão entre as pernas parece assustado ou desconfortável. Certos sinais da linguagem corporal do seu cão podem ser difíceis de entender, mas é possível interpretar. O ângulo das orelhas do seu cão pode mudar de acordo com seu humor. Os cães podem colocar suas orelhas em uma variedade de motivos.
Lembre-se de prestar atenção à linguagem corporal do cão em tudo. Preste atenção em como seus olhos parecem, se estão em um estado de tensão ou relaxados, e também onde está o centro de gravidade do corpo (se estão inclinados para trás em sua direção, têm uma posição curvada ou caída e assim por diante) revelará muito sobre a maneira como eles parecem. Isso é particularmente verdadeiro para raças com orelhas grandes e pendentes, como os bloodhounds, uma vez que eles não conseguem achatá-las contra suas cabeças.
Se você examinar diferentes sinais que seu cão pode estar fazendo em conjunto com a posição de suas orelhas, pode ser mais fácil discernir a mensagem que seu cão está tentando transmitir a você. Dito isso, aqui estão algumas maneiras possíveis pelas quais seu cão pode virar as orelhas para longe.
Autora: Doutora Bruna
Contentamento
As orelhas de certos cães não têm uma inclinação natural para apontar e, quando estão à vontade, é natural que se deitem em sua posição normal. Se as orelhas do cão não estão em posição de se fixarem em seus crânios, isso pode ser devido ao fato de que eles estão felizes.
Outro tipo de comunicação corporal que você pode observar se o cão estiver à vontade é um rosto “suave”, sem lábios curvados, testa franzida ou uma postura relaxada e solta, com o rabo abaixado, mas ainda relaxado e não enrolado entre as pernas.
Medo ou Nervosismo
Um dos significados conhecidos por trás de um cachorro virando as orelhas pode ser um sinal de que eles estão com medo ou até mesmo cautelosos com alguma coisa. Isso é particularmente verdadeiro no caso de ver esse sinal quando pareado com outros sinais de alerta de medo no corpo .
O cão ansioso ou com medo também pode piscar ou lamber os lábios, evitar os olhos (desviando o olhar ou desviando-o para o seu rosto) e arregalando os olhos o suficiente para que você veja apenas uma pequena parte do branco dos olhos (chamado de ” olho de baleia “), pendurando o rabo perto do corpo e agachando-se ou apontando o corpo para longe de qualquer coisa que o deixe nervoso.

Aviso
Se o seu cão tem as orelhas, em particular quando estão presas nas costas, pode ser uma indicação de que o cão está preparado para tomar um pouco de . Os sinais geralmente são acompanhados pela linguagem corporal de medo ou agressão.
Outro sinal de que o cão é levado a morder pode incluir crescer e rosnar. Outros sinais incluem curvar os lábios, dar uma aparência dura com pelos eriçados ou, às vezes, até mesmo a capacidade de atacar. Cães que mordem geralmente o fazem por raiva defensiva versus agressividade. Os cães sentem que precisam se proteger.
Embora possa ser desmoralizante, estressante, ansioso e preocupante de testemunhar, é crucial não penalizar seu cão por gemer ou rosnar. Quando você disciplina cães por oferecerem uma explicação para sua sensação de ansiedade ou apreensão, aprende-se que os comportamentos de alerta podem colocá-los em perigo. No futuro, eles não oferecerão nenhum tipo de aviso antes de ranger ou morder, mas isso não está resolvendo o problema que os fez agir dessa forma em primeiro lugar.
Em vez de repreender seu cão por seu latido, você precisa procurar a razão que pode estar causando essa experiência em seu cão. Se, por exemplo, você está fazendo com que ele se sinta lotado de estranhos, ele deve ter algum espaço. Então, você pode ajudá-lo a se sentir mais à vontade com estranhos usando o uso de reforço positivo .
Doença ou lesão
Os cães podem manter as orelhas afastadas quando estão com dor, provavelmente porque temem ser feridos ainda mais quando confrontados. Às vezes, um animal que sofre de uma doença dolorosa no ouvido pode estar colocando as orelhas com medo de que estejam doloridas. Ao impedi-los de se mover, pode ser uma forma de proteger as orelhas de quaisquer ferimentos futuros.
As orelhas do seu cão são extremamente fluidas e, se você coçar ou sacudir a orelha, pode romper uma artéria de sangue na orelha (a área da orelha). Se isso ocorrer, a orelha se enche de sangue e dá a ela uma aparência inchada e almofadada. Na verdade, hematomas auriculares são frequentemente chamados de orelha de almofada devido ao fato de serem semelhantes a almofadas. No entanto, é necessário procurar atendimento médico veterinário para remover a orelha da poça de sangue e lidar com a infecção de ouvido que levou ao inchaço da orelha.
O tratamento da dor de ouvido e a descoberta de uma causa subjacente são cruciais para evitar problemas graves ou a recorrência dela.
Audição
Às vezes, um cão pode puxar as orelhas para conseguir ouvir o que acontece atrás dele. É possível perceber isso quando você está no quintal com seu cão, e um membro da família está chamando na casa.
Certos sinais comportamentais para cães podem ser bem simples de compreender. Outros sinais, como a posição das orelhas, são mais complexos. Sim, alguns cães podem colocar as orelhas em uma posição diferente. No entanto, existem alguns cães que fazem isso. suas orelhas para trás realmente estão assustadas. Se você quiser mais detalhes sobre como decifrar a linguagem corporal do seu cão, fale com um especialista em comportamento canino treinado .