Muitos donos de gatos ficam encantados ao ouvir seus gatos cantando. Se seu gato não estiver falando, pode ser um comportamento normal de gato, mas esteja ciente dos sinais que indicam algo muito mais importante.
Muitos gatos são naturalmente calmos, no entanto, qualquer mudança repentina em seu comportamento pode ser um sinal de doença ou estresse. Além disso, preste atenção a outros comportamentos, como limpeza, apetite e níveis de energia para garantir a saúde do seu gato.
Autora: Doutora Bruna
Não é natural que um gato seja quieto?
Se um gato que normalmente é vocal fica repentinamente quieto por longos períodos, algumas preocupações podem ser justificadas. Particularmente, no caso de você notar que seu animal de estimação parece estar esgotado ou triste, uma visita ao veterinário é recomendada. Se seu gato sempre teve uma personalidade quieta, mas está contente e bem, provavelmente é assim que os gatos são e normalmente são normais.
Gatos são pessoas, assim como humanos. Há os quietos e aqueles que são falantes ardentes. A maneira como os gatos falam pode ser específica para cada raça. Os gatos siameses podem ser notoriamente agressivos e barulhentos quando se trata de seus miados, no entanto, os gatos birmaneses são quietos e gentis. O birmanês é um gato quieto por natureza. Se um gato que é barulhento de repente se acalma, há uma chance maior de que isso possa ser motivo de preocupação.
Os gatos geralmente não são muito vocais entre si, com exceção de uma gata e seus filhotes. Vários cientistas acreditam que miar pode ser um comportamento manipulado dos gatos que eles usam para obter as coisas que desejam. 1 Miar direcionado às pessoas é um aspecto da domesticação, bem como um método para os gatos conversarem com seus donos. Como os gatos adultos não conseguem implorar um ao outro para miar, é comum que seu gatinho gradualmente se torne mais quieto à medida que envelhece. Não há nada com que você precise se preocupar.
Dicas
- Você pode tentar “conversar” com seu gato para ver se ele responde. Você pode tentar falar com seu gato da mesma forma que falaria com um conhecido. Interrompa sua conversa como você faz com uma conversa de humano para humano. Veja se você recebe uma resposta.
- Preste atenção ao olhar do seu gato quando você fala, encorajando o miado. É importante deixar seu gato saber que você está tentando se envolver com ele para atingir os melhores resultados.
- Grave um arquivo de áudio ou reproduza um vídeo de gatos miando para descobrir como seu gato reage.
Razões mais sérias pelas quais um gato pode não vocalizar
Embora a maioria dos casos em que gatos não miam sejam simples questões de “personalidade”, geralmente é o caso de uma condição física maior poder ser a causa do silêncio de um gato. Fale com seu veterinário caso você pense que pode ser devido a um motivo diferente ou se você acha que o barulho é novo.

Infecção respiratória superior
Assim como nos humanos, a doença respiratória superior (ITRS) pode resultar em laringite e rouquidão em gatos. 2 Se seu gato também estiver apresentando sinais de tosse, como congestão nasal, inchaço das mucosas dos olhos, bem como secreção nasal e não houver miado, pode ser sinal de doença respiratória. 3 Seu veterinário provavelmente tratará administrando antibióticos ou outros medicamentos.
Hipertireoidismo
Glândulas tireoides hiperativas podem resultar em rouquidão e perda de peso. 4 Se você acha que esse é o caso, deixe seu veterinário realizar exames de sangue e então sugerir o tratamento.
A condição pode causar aumento perceptível na vocalização. Se seu gato mais velho, normalmente quieto, agora fala com mais frequência, então verifique a tireoide!
Paralisia laríngea
Embora seja raro, danos ao nervo da laringe (caixa vocal) podem causar problemas de voz e também podem afetar a respiração do gato. Isso também pode levar a vômitos, perda de peso e dificuldade para comer. 2 Esta é uma condição séria que precisa de atenção médica imediata.
Tumores ou pólipos
Os crescimentos que ocorrem dentro das cordas vocais do seu gato podem fazer com que as cordas vocais do gato não sejam vocais. 5 Eles podem variar de pólipos benignos a tumores cancerígenos extremamente sérios. Se o seu gato tiver rouquidão, uma mudança no som vocal, espirros , tosse e respiração alta ou arrastada, leve o gato ao seu veterinário para um exame e tratamento completos. 6 O veterinário pode coletar uma biópsia para determinar se há câncer.
A maioria das vezes o silêncio de um gato é simplesmente uma expressão de seu caráter e não causa nenhuma necessidade de preocupação. Se o silêncio for causado por outros sintomas, é melhor obter uma segunda opinião de um veterinário.
Aceitando seu gato
Às vezes, os felinos (como os humanos) simplesmente precisam de uma pequena quantidade de estímulo. Se o seu gato ainda estiver em transe, simplesmente tome seu tempo e aproveite o gato como ele é. Os gatos geralmente são quietos. Se você não consegue fazer seu gato falar, não deve se preocupar muito com isso. Miar na idade adulta pode não ser o que parece. É possível se considerar sortudo, considerando que muitas pessoas sofrem com miados altos em seus gatos.
- Qual é a maneira como os gatos Doc interagem uns com os outros ? Biblioteca do Congresso.
- Distúrbios laríngeos em gatos. Manual veterinário Merck.
- Infecções respiratórias. Cornell University College of Veterinary Medicine Feline Health Center.
- Hipertireoidismo em gatos. Cornell University College of Veterinary Medicine Feline Health Center.
- Kirby, B. Capítulo 52 – Laringe , Tecidos Moles Felinos e Cirurgia Geral, WB Saunders, 2014, pp. 635-644. doi:10.1016/B978-0-7020-4336-9.00052-4
- Cânceres e tumores do pulmão e das vias aéreas em gatos. Manual veterinário Merck.