O que fazer se seu gato cheirar a xixi, tiver mau hálito ou outro odor
Você é dono de um animal de estimação com um gato fedorento? Os gatos são famosos por sua limpeza. A maioria deles é meticulosa com sua higiene, o que os mantém limpos de odores e sujeira. Mas, às vezes, você notará que o odor do seu gato é desagradável.
Talvez seu gato esteja cheirando como o cheiro de xixi ou esteja cheirando mal. Pode ser que o cheiro se origine da parte traseira do seu gato. Embora alguns cheiros de gatos não sejam prejudiciais ou difíceis de tratar, outros cheiros podem ser um sinal de um problema com sua saúde. Este artigo explicará os diferentes tipos de cheiros e a melhor maneira de lidar com eles.
Autora: Doutora Bruna
Por que meu gato fede?
O método mais fácil de determinar o que está causando o fedor do seu gato é descobrir a raiz do cheiro. Seu gato cheira apenas no rosto ou na cabeça? Você percebe um traseiro fedorento? Você sente um cheiro desagradável em uma área específica do seu pelo ou é evidente que está em todos os lugares? Responder a essas perguntas é o primeiro passo para resolver o problema que está causando o fedor do seu gato. Se você puder identificar de onde vem o cheiro, terá uma chance maior de ajudar seu animal de estimação.
Causas de odores em gatos
Pode haver uma infinidade de razões que causam maus cheiros em gatos. Quando você identificar a fonte do cheiro e a fonte, você pode ser capaz de determinar o principal problema. Muitas vezes o gato precisa visitar o veterinário. Se você não for capaz de identificar a causa do cheiro, é vital consultar seu veterinário.
Boca
É comum que gatos tenham hálito fedorento ou halitose. Na realidade, um cheiro persistente de hálito fedorento em gatos pode ser um sinal de uma doença. O odor na boca pode resultar de algo que o gato comeu.
A doença dentária é a principal causa do hálito desagradável em gatos. O acúmulo de tártaro e placa bacteriana tem o cheiro de mau hálito devido às bactérias presentes. Pode desencadear doença gengival e pode levar à doença gengival que pode causar a perda de dentes. 1
Crescimentos, úlceras e cortes na boca podem produzir um odor desagradável se ignorados. Na boca, bactérias podem fazer com que eles se tornem mais graves. Eles podem ser o resultado da condição conhecida como estomatite ou outro problema. 2 Eles não são apenas muito desagradáveis de cheirar, mas também são extremamente desconfortáveis para um gato. Também é possível que o odor bucal ocorra na presença de doença renal grave ou diabetes não controlada.
Extremidade traseira
Se o odor fétido emanar de uma área próxima à base da cauda, há uma boa chance de que seja um problema com o ânus. Consulte um veterinário caso você ache que pode ter um dos sintomas:
flatulência é comum tanto em mamíferos quanto em humanos, e gatos não são os únicos a sofrer com isso. Se seu gato tem o hábito de passar gases com frequência ou está com um cheiro extremamente desagradável, a possibilidade é que haja um problema com a digestão.
A diarreia pode deixar marcas de fezes soltas na parte traseira. Pode ser difícil manter a limpeza quando a diarreia continua a ocorrer. Se o seu gato estiver sofrendo de diarreia por mais de dois dias, você deve consultar um veterinário.
A constipação faz com que as fezes retornem ao cólon, o que faz com que o gato tenha que se esforçar para defecar. As fezes duras e impactadas não conseguem passar. No entanto, ocasionalmente, fezes líquidas podem passar. As fezes podem ser depositadas no dorso do seu gato e podem ter um cheiro muito desagradável. Esta pode ser uma condição muito desagradável para o seu gato e pode ser um sinal de um problema médico subjacente.
As glândulas anais são um pequeno saco que fica localizado fora do ânus do gato. Elas são preenchidas com um fluido oleoso, fedorento, com cheiro de peixe e pútrido que é tipicamente produzido quando o gato defeca. Ele pode ser liberado em momentos de tensão aguda, medo ou até mesmo excitação (semelhante àsglândulas olfativas do Skunk ). Em certos casos, há casos em que as glândulas anais ficam inflamadas, infectadas ou até mesmo danificadas. Uma parte do fluido pode ser liberada, deixando um cheiro extremamente desagradável nos gatos que se recusa a desaparecer. Os gatos podem se mover e fazer uma massagem no traseiro ou até mesmo lamber o ânus de forma desagradável.
Fístulas perianais são feridas que ocorrem dentro e ao redor da região anal que têm estruturas semelhantes a túneis. Embora não sejam comuns em gatos, são bastante perigosas. Fístulas perianais são extremamente desconfortáveis e inodoras. Elas podem causar desconforto ou se desenvolver em conjunto com diferentes problemas gastrointestinais e geralmente requerem cirurgia. 3
Pele e pelagem
Se o cheiro no corpo do seu gato parece emanar por todo o corpo, pode ser devido a um problema com o pelo e a pele do seu gato. O banho pode ajudar em casos em que a aparência do gato é sombria. Se o seu gato parece bem cuidado, pode haver algo mais sério acontecendo. Consulte um veterinário para a condição da pele que seu gato tem.

Condições de pele podem fazer com que um gato emita um cheiro ruim em todos os lugares. Se for uma infecção séria, pode causar pele fina, inchada e com coceira. Pode haver uma pelagem pegajosa ou fedorenta em suas mãos quando você acaricia o gato que sofre de uma doença de pele séria. Isso geralmente é devido ao crescimento de fungos ou bactérias.
Feridas na pele podem permanecer escondidas sob o pelo até que sejam infectadas. Isso pode causar uma secreção desagradável (pus) vazando da ferida. Se o pelo do seu gato tiver um cheiro horrível e você não conseguir determinar a fonte, tente passar as mãos pelo pelo e, em seguida, procure por quaisquer feridas. Se você notar uma lesão, consulte seu veterinário imediatamente.
Ouvidos
Problemas de ouvido podem ser causados por um crescimento excessivo de levedura, bactérias ou ácaros dentro do ouvido. Junto com o balançar de cabeça e o balançar de cabeça, as orelhas do seu gato estão com um cheiro horrível. 4 Faça um exame do interior das orelhas do seu gato para determinar a presença de qualquer matéria, pois isso pode ser um sinal de inflamação. É importante consultar seu veterinário logo para descobrir se uma infecção de ouvido pode estar lá e então começar o tratamento apropriado.
Problemas urinários
O cheiro da urina de gato é um cheiro fortemente parecido com amônia que pode piorar o cheiro se houver algum problema. Doenças do trato urinário podem fazer com que a urina tenha um cheiro particularmente azedo. 5 Incontinência ou incapacidade de controlar o fluxo de urina pode fazer com que o odor do seu gato lembre urina ou o cheiro de xixi. Se o odor do seu gato for semelhante ao da urina, certifique-se de consultar um veterinário para descobrir a raiz do problema.
Aviso
Se você notar que seu gato está com dificuldade para urinar, mas não está urinando, então isso pode ser uma situação urgente. Seu gato pode ter bloqueado a micção . Obstruções urinárias podem ser fatais. 6 Leve a condição médica do seu gato a um veterinário imediatamente.
Quando chamar o veterinário
Tenha em mente que os gatos são habilidosos em evitar doenças. Quando você começa a notar qualquer sintoma de uma doença, pode ser extremamente perigoso. Certifique-se de contatar seu veterinário aos primeiros sintomas da doença, ou se notar um cheiro estranho que não apareça do nada.
- Mau hálito: sinal de doença? Feline Health Center, Cornell University College of Veterinary Medicine.
- Gengivoestomatite. Feline Health Center, Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Cornell.
- Fístulas perianais em gatos. Colégio Americano de Cirurgiões Veterinários.
- Infecções de ouvido em gatos (otite externa) . Hospitais de animais VCA.
- Sykes, Jane E., e Jodi L. Westropp. Infecções bacterianas do trato geniturinário . Doenças infecciosas caninas e felinas (2014): 871-885. doi:10.1016/B978-1-4377-0795-3.00089-2
- Obstruções urinárias em gatos machos. Colégio Americano de Cirurgiões Veterinários.