Por que meu gato está vomitando a comida?
O vômito não é uma manifestação específica que pode ser relacionada a uma série de problemas de saúde. Se seu gato estiver vomitando alimentos que não são digeridos, isso pode ser resultado de problemas menores, como comer rápido ou outros problemas sérios, como obstrução intestinal ou pancreatite. É importante determinar a razão exata por trás do vômito do gato e como tratá-lo antes de marcar uma consulta veterinária. Abaixo estão as possíveis razões pelas quais seu gato vomita comida e as maneiras que você pode fazer para consertar isso.
Autora: Doutora Bruna
Qual é a diferença entre vômito e regurgitação?
Vômito não significa que você é o caso; pode ser mais provável que seja regurgitação. Saber que a distinção pode fornecer informações para seu médico, a fim de identificar a razão. Regurgitação é frequentemente confundida com vômito. Mas, ao contrário de alimentos vomitados, a comida regurgitada pelo seu médico ainda não está sendo absorvida pelo ácido estomacal. 1
O que é vômito?
O vômito acontece quando o conteúdo do seu estômago, que inclui água, comida e/ou bile, é liberado. O processo de vômito é ativo e frequentemente acompanhado de náusea, ânsia de vômito, bem como contração dos músculos abdominais (arfando). Os gatos geralmente vocalizam e babam ou começam com ânsia de vômito antes de vomitar.
Regurgitação Por outro lado, é apenas sobre partículas de alimentos que são ingeridas através do esôfago ou boca. Água potável, comida ou outros itens alimentares ingeridos não chegam ao estômago antes de voltarem para o estômago, então não há nenhuma pressão abdominal. A regurgitação é um processo passivo onde não há gritos ou ânsias de vômito. O gato apenas abaixa a cabeça, e a comida ou qualquer outro material cai. Geralmente acontece entre 30 minutos a 2 horas após ter comido.
Causas comuns de vômito ou regurgitação do seu gato
Seu gato está comendo muito rápido
Certos gatos podem comer sua comida muito rápido, o que pode fazer com que o gato ingira alimentos que não foram digeridos. Tente alimentar seu gato com refeições menores e menos frequentes para evitar isso. Também alimentar seu gato com um quebra-cabeça de comida ajudará a desacelerar o processo. Quebra-cabeças de comida são uma excelente maneira de brincar e fornecer enriquecimento para seu animal de estimação. 2 Além de desacelerar o processo de alimentação do gato, eles também estimulam seus instintos de caçador e forrageamento. Se seu gato estiver comendo regularmente nos alimentadores de um quebra-cabeça e continuar a vomitar sua comida, consulte seu veterinário.
Alergias alimentares e estômagos sensíveis
Os gatos podem vomitar alimentos por causa de uma insensibilidade alimentar ou alergia. Eles podem ser sensíveis ou alérgicos a ingredientes específicos encontrados em sua dieta, que normalmente é um ingrediente que é uma fonte de proteína. O veterinário pode sugerir a triagem do seu gato para reações alérgicas e quaisquer outros problemas para encontrar a razão raiz. Além disso, seu veterinário pode sugerir uma mudança na dieta para alimentos para gatos que sejam baixos em componentes ou proteínas hidrolisadas. Uma dieta hidrolisada é uma dieta que passou por um processo no qual a proteína é separada em constituintes de aminoácidos. O processo impede que o sistema imunológico do animal seja capaz de reconhecer o alimento como tendo um alérgeno.
Mudanças alimentares e dietéticas
A mudança na receita da comida pode resultar em diarreia ou vômito. Embora seja provável que a nova dieta não faça bem ao estômago do seu gato, pode ser devido ao fato de que as mudanças foram feitas muito rápido. Se você estiver mudando a dieta do seu gato para um novo regime alimentar, é aconselhável introduzir gradualmente a nova dieta em um intervalo de 1 a 2 semanas, reduzindo lentamente a quantidade de comida de gato que você dá ao seu animal de estimação, bem como aumentando a quantidade de comida para seu gato que você comprou.
Bolas de pelo
Bolas de pelo podem ser uma causa ou um resultado de fazer o gato vomitar alimentos não digeridos. Enquanto a maioria dos pelos que seu gato ingere enquanto se limpa passa pelo trato intestinal, há momentos em que eles podem permanecer em seu estômago e criar uma bola de pelo amorfa. A bola de pelo ocasional é normal para gatos de certas raças, mas elas não devem ser comuns e dolorosas ou difíceis de eliminar. Para evitar que bolas de pelo ocorram em seu animal de estimação, há uma variedade de suplementos alimentares de venda livre, bem como tratamentos para bolas de pelo . em formas de mastigação ou gel. Escovar seu pelo regularmente também pode ajudar a remover qualquer pelo solto do pelo de seu animal de estimação que poderia inalar durante a escovação.
Gastroenterite
Gastroenterite é a irritação do estômago e intestinos geralmente é devido a comer algo que causa irritação. Se o seu gato comeu algo prejudicial ou tóxico para eles, como plantas, medicamentos, produtos químicos, bem como alguns alimentos e alimentos humanos, eles podem fazer o gato vomitar alimentos não digeridos, bem como ficar doente com sangue e/ou bile . O gato também pode ter perda de apetite , bem como sentir fadiga e desidratação. 3

Obstrução Gastrointestinal
Certos gatos podem comer coisas desagradáveis, incluindo brinquedos e cordas . Infelizmente, tais objetos podem ficar presos dentro do trato gastrointestinal e dificultar a digestão regular. Os gatos podem comer normalmente por um tempo, mas provavelmente vomitarão a comida devido ao fato de que ela não consegue passar pelo trato digestivo. Procure um veterinário imediatamente se você acredita que seu gato comeu algo que não deveria comer. Seu gato pode precisar de cirurgia.
Outras razões pelas quais os gatos cospem comida são: 4
O que você deve fazer se seu gato estiver vomitando comida não digerida?
Se seu gato vomitar comida pelo menos uma vez, tire a comida do seu animal de estimação por um período de seis a 12 horas. Você deve então observar o vômito do seu gato por um longo tempo ou quaisquer outras indicações de doenças . Tente alimentar seu gato com menos frequência na próxima vez que você comer ou com um quebra-cabeça. No caso de seu gato continuar vomitando ou apresentar outros sinais como incapacidade de comer ou perda de peso, letargia e diarreia, procure seu veterinário.
Há donos de gatos que relatam vômitos frequentes ou ocasionais. Alguns acham que pode ser “coisa normal de gato”, mas vômitos regulares não são comuns para gatos. Se você tem que vomitar mais de duas vezes por semana, pode ser um sinal de um problema de saúde que justifica uma consulta com um veterinário.
O veterinário começará realizando um exame físico, anotando os sinais vitais do seu gato, bem como examinando o abdômen do seu animal de estimação. Também é possível realizar alguns testes de diagnóstico para descobrir mais. As fezes são examinadas para sinais microscópicos de parasitas intestinais. Um exame de sangue pode verificar a função dos órgãos do seu gato e a contagem de células sanguíneas. Um raio-X pode detectar anomalias, como fluidos na cavidade abdominal, bem como padrões de gases intestinais sugerindo obstrução.
Tratamento para vômitos em gatos
As recomendações de tratamento que você receberá serão baseadas nos resultados do seu veterinário. Existem alguns gatos que precisam de hospitalização para receber suporte e terapia de fluidos. Gatos que sofrem de doenças menores podem ser tratados em casa e retornar para casa com medicação oral. Mas, se o seu veterinário suspeitar que há um bloqueio no intestino, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica para limpar a obstrução.
Como prevenir vômitos em gatos
Se o gato estiver vomitando, há várias opções para parar o vômito. Se o estômago do seu gato estiver vazio rapidamente, alimente-o com pequenas refeições com frequência. Converse com seu veterinário para garantir que seu gato não esteja comendo muito, mas ainda recebendo os nutrientes essenciais. Se você notar que seu animal de estimação é suscetível a bolas de pelo, comece com uma rotina de escovação e procure um suplemento de prevenção. Se você suspeitar que há sensibilidades ou alergias alimentares, consulte seu veterinário sobre a melhor dieta para seu gato.
Se você acredita que seu animal de estimação pode estar doente, entre em contato com seu veterinário imediatamente. Se você tiver dúvidas sobre a saúde do seu animal de estimação, fale com seu veterinário, pois ele examinou a saúde do seu animal de estimação, está ciente do histórico de saúde do seu animal de estimação e poderá fazer as recomendações mais apropriadas para ele.
- Animais vomitando. Universidade Estadual de Washington.
- Dantas L, Delgado M, Johnson I, Buffington T. Quebra-cabeças alimentares para gatos . J Feline Med Surg . 2016;18(9):724. doi:10.1177/1098612×16643753
- Distúrbios do estômago e intestinos em gatos . Manual veterinário Merck.
- Vômito . Cornell Feline Health Center.