Por que meu gato dorme tanto
Por que meu gato dorme tanto

Por que meu gato dorme tanto

Estar ciente dos padrões de sono do seu gato é crucial porque os gatos descansam por uma parte significativa do seu tempo. Geralmente são 12-13 horas por dia, mas pode ser mais para gatos mais velhos; A maior parte desse sono ocorre durante o dia. Pode parecer que os gatos descansam mais frequentemente do que todos os outros animais, mas há outros animais que também passam mais tempo cochilando, incluindo morcegos, coalas e gambás.

Autora: Doutora Bruna

Seu gato sonolento

Qual é a razão pela qual os gatos dormem tanto? Não somos capazes de compreender sobre o sono, mas há uma variedade de teorias. Uma hipótese é que a necessidade de descanso aumenta diretamente na proporção da quantidade de energia necessária. Como predadores, os gatos têm uma necessidade extraordinária de energia para caçar e geralmente usam grandes flashes de energia para perseguir, perseguir ou lutar com o rato de brinquedo.

Isso pode ajudar a explicar a razão pela qual suas necessidades diárias de sono são extremamente excessivas. Além disso, eles tendem a descansar em breves rajadas que duram entre 60 e 90 minutos cada, em vez de um longo período de tempo. Pode ser devido às suas dimensões e à necessidade de caçar e comer regularmente. Animais maiores podem ser capazes de consolidar seu sono por um tempo maior no caso de consumirem refeições enormes e permanecerem totalmente cheios por mais tempo.

Campeões de cochilos!

Os padrões de sono do gato, semelhantes aos dos humanos e de outros mamíferos, podem ser distinguidos por dois padrões primários de atividade cerebral. sono que não é REM (movimento rápido dos olhos) e sono REM. Essa atividade foi medida experimentalmente com um eletroencefalograma (EEG) que registra ondas ou pulsos de atividade cerebral em um gráfico.

Quando um gato está acordado, seu cérebro emite algumas ondas esporádicas e intermitentes. No entanto, quando o gato entra em sono que não é REM, seu cérebro cria ondas grandes e irregulares que são conhecidas como ondas lentas, e geralmente leva entre 12 e 15 minutos para cada noite. Quando ele está dormindo na fase do sono, o gato pode deitar-se com os olhos abertos e as patas colocadas sob o corpo, ou sentar-se e descansar, momento em que os músculos se contraem para manter o corpo ereto. Então, ele está preparado para entrar em ação sempre que precisar.

Como evitar a ansiedade de separação dos gatos durante as férias
Como evitar a ansiedade de separação dos gatos durante as férias

À medida que o gatinho faz a transição da fase mais leve para um estágio de sono mais REM, seu corpo está relaxado; ele se espalha e pode deitar do outro lado . Os padrões do cérebro se alteram e as ondas diminuem à medida que se aproximam. Eles também são idênticos aos seus padrões de vigília. Isso é conhecido como sono REM por causa dos padrões observados no movimento dos olhos durante esse período. O gato está completamente relaxado e é um pouco mais difícil de acordar quando está em sono profundo. No entanto, eles conseguem acordar facilmente quando acordados. A fase do sono geralmente dura de dois a dez minutos. Os gatos então retornam a um sono de ondas lentas e alternam entre os dois períodos até que ele acorde.

Gatos e Sonhos

Os gatos mostram os mesmos padrões de descanso que os seres humanos. Os humanos também sonham quando estão dormindo. Assim, muitos pesquisadores acreditam que os gatos têm os mesmos sonhos que os humanos. No entanto, não podemos ter certeza sobre o assunto. 1 Quando suas patas começam a se contorcer, ou você ouve assobios de gato sendo liberados do felino adormecido, talvez ele esteja sendo perseguido pelos ratos dos sonhos!

Os gatos são capazes de detectar sons e cheiros ao longo do dia, mesmo quando estão dormindo. Isso implica que eles são capazes de acordar rapidamente quando ouvem um guincho ou cheiro de um roedor próximo. O sinal de despertar é caracterizado pela sequência previsível de piscar, bocejar e esticar. Primeiro, as patas dianteiras são esticadas, depois para trás e, finalmente, as patas traseiras são esticadas. Os gatos também são escovados ao acordar.

Embora os humanos possam dormir por longas sessões de oito horas (ou mais), o descanso dos gatos é tipicamente composto por cochilos breves e prolongados durante o tempo. Os padrões de sono dos gatos variam entre os gatos, incluindo gatinhos que são geriátricos ou jovens sendo mais sonolentos do que adultos. É possível que os tempos de sono aumentem em dias nublados, frios ou chuvosos, ou quando o gato está geralmente desinteressado.

Descoberta do sono REM em gatos

O ano era 1958 quando William Dement descobriu o sono REM em gatos. Ao mesmo tempo, o fisiologista francês Michael Jouvet introduziu o que é conhecido como “a “era de ouro” da pesquisa do sono. Jouvet definiu REM como o estado de sono , o estado paradoxal do sono . Jouvet escolheu usar o termo “paradoxal” (que significa estranho ou paradoxal), pois durante esse estágio de repouso, os animais exibiam sinais bioquímicos que se assemelhavam aos de um animal em seu estado natural. 2 Acreditava-se que talvez eles estivessem sonhando suas fantasias enquanto dormiam.

Os gatos tendem a ser mais ativos entre o amanhecer e o pôr do sol. É a razão pela qual os gatos brincam nessa hora do dia e são capazes de assediar seus donos que estão cansados ​​com chamadas matinais, bem como uma onda de excitação. Eles geralmente se adaptam às pessoas que amam e dormem de acordo com a programação dos donos. Então, eles descansam durante sua ausência, mas são mais ativos ao retornar para casa.

Se você acredita que a saúde do seu animal de estimação está piorando, entre em contato com seu veterinário imediatamente. Se você tiver dúvidas sobre a saúde do seu animal de estimação, converse com seu veterinário, pois ele examinou o histórico médico do animal e pode fornecer as melhores sugestões sobre a saúde do seu animal de estimação.

Fontes do artigo

  1. Peever, John. Fuller, Patrick M. A Biologia do Sono REM . Current Biology , Volume 27, Edição 22, Páginas R1237-R1248, 2017. doi:10.1016/j.cub.2017.10.026
  2. Jouvet M. Os estados do sono. Scientific American , pp.62-72, 1967.