Por que meu cachorro fede?
Por que meu cachorro fede?

Por que meu cachorro fede?

Mesmo que você ame seu cachorrinho de estimação, da próxima vez que ele lhe der um beijo carinhoso, você estremecerá de espanto, perguntando a si mesmo: Por que meu cachorro está sujo? Ele foi pego no meio da morte? Ele causou irritação a um gambá ? Você acha que ele pisou no banheiro de novo? Há muitas razões que podem desencadear cães fedorentos. Se não for eliminado com a ajuda de um removedor de odores para seu cão ou rotina de banho, é provável que seja necessária uma consulta com seu veterinário para um diagnóstico de um problema médico. Descubra alguns fatores que podem fazer seu cão cheirar mal e a melhor maneira de tratar ou prevenir um cheiro desagradável.

Autora: Doutora Bruna

Por que os cães fedem?

Há muitas razões possíveis para o seu cão cheirar mal, algumas mais severas que outras. Dê uma olhada em alguns exemplos dos mais comumente relatados.

Doença dentária

Você sabia que a maioria dos donos de animais de estimação — até 85% deles com mais de três anos — sofre de algum tipo de doença dentária? Além disso, se você tivesse passado três anos sem escovar os dentes. Após uma refeição, em poucas horas é comum que a placa bacteriana se acumule nos dentes do seu animal de estimação, eventualmente formando uma forma de tártaro que se assemelha ao cimento. O tártaro e a placa bacteriana são preenchidos com matéria bacteriana, levando à inflamação e infecções nas gengivas. 1 Embora o leve cheiro seja comum para donos de animais de estimação, o hálito fedorento é um sinal de doença dentária, infecção dentária ou câncer oral.

Doença renal

Os animais com problemas renais sofrem de uma incapacidade de remover resíduos na corrente sanguínea. Esses resíduos se acumulam e criam o cheiro de amônia no hálito do cão. 2 Alguns donos de animais de estimação também relatam que seus animais de estimação que sofrem de insuficiência renal apresentam um odor metálico no hálito. Se a função renal do seu cão diminuiu, você provavelmente notará um aumento na sede, bem como na produção de urina. Se a doença renal piorar e seu cão não conseguir absorver fluidos suficientes para eliminar os resíduos que estão se acumulando, ele pode sentir náuseas, vomitar ou até mesmo se recusar a comer.

Diabetes

Os animais de estimação com estágio avançado de diabetes também podem apresentar odores distintos no hálito. Se o seu cão não estiver produzindo insulina o suficiente ou não estiver usando-a corretamente, o corpo não será capaz de utilizar a comida que ele come para obter nutrientes. Na ausência de nutrição adequada, independentemente do que ele esteja comendo, o corpo provavelmente começará a se degradar para obter nutrientes. Isso resulta em cetonas. Se o seu cão estiver produzindo cetonas, o hálito do seu cão tem um cheiro distinto que alguns acreditam que cheira a removedor de esmalte, no entanto, outros acreditam que o cheiro tem um gosto delicioso. 3

Infecção de pele

Cães com pele enrugada, por exemplo, buldogues ingleses , shar peis e pugs podem estar em risco de desenvolver dobras cutâneas. Dermatite. 3 Essa condição de pele com cheiro ruim é o resultado do contato próximo entre a pele e o pelo, criando uma atmosfera úmida e quente que é ideal para o crescimento de micróbios que vivem na superfície, como leveduras e bactérias. Eles produzem toxinas que criam inflamação e irritação, enfraquecendo a barreira da pele, o que pode levar à inflamação.

Alergias podem causar problemas de pele. Cães com alergias se manifestam como coceira na pele em vez de espirros incontroláveis ​​ou olhos lacrimejantes como os humanos. Quando seu cão esfrega, coça e mastiga a pele, ele causa trauma suficiente na pele que danifica a barreira da pele, o que permite que bactérias penetrem através de rachaduras na pele e levem a um odor desagradável.

Infecção de ouvido

Alergias entre animais de estimação podem ser frequentemente a causa do desenvolvimento de inflamações de ouvido . Alguns cães podem ser suscetíveis a desenvolver infecções de ouvido devido ao seu formato e anatomia, por exemplo, cães com orelhas grandes e caídas que retêm a umidade. Animais que nadam frequentemente sem uma rotina adequada para secar o ouvido depois são mais propensos a sofrer de inflamações recorrentes. Assim como as doenças de pele e infecções de ouvido, as condições úmidas e quentes nos canais auditivos são ideais para bactérias e leveduras crescerem e se espalharem. Os detritos normais que seu cão tem em seus ouvidos não devem ter cheiro desagradável. No entanto, se você detectar um cheiro específico saindo de seus ouvidos ou quando ele estiver constantemente coçando a cabeça, então é hora de marcar uma consulta com seu veterinário. 3

Problemas com o saco anal

Os sacos anais são pequenas glândulas no lado oposto do reto do seu cão e liberam um odor fino e desagradável quando o animal consegue urinar. Em casos raros, os cães podem ter infecção do saco anal ou até mesmo impactações. Isso faz com que eles mastiguem excessivamente as extremidades traseiras ou se movam pelo chão para aliviar a pressão dos sacos cheios. 4 Se o seu cão estiver apresentando sintomas de problemas com o saco anal, marque uma consulta com seu veterinário para um exame médico antes que os sacos anais se rompam e desenvolvam um abscesso. Isso também pode causar um cheiro desagradável.

Flatulência

Alguns cães têm energia suficiente para limpar o ambiente. Normalmente, isso acontece depois de comer algo nojento, como um pedaço de carcaça de lixo em decomposição ou mofado. A maioria dos sintomas que causam flatulência ocorrem com diarreia e vômito se o cão consumiu algo que não deveria consumir. Em alguns casos, a dieta do seu cão pode não funcionar com seu sistema digestivo, e é por isso que uma mudança na dieta pode ser recomendada. 5 Se você suspeitar que os níveis de gases do seu cão estão fora do normal, é hora de consultar seu veterinário.

Cães podem comer peixe?
Cães podem comer peixe?

O que fazer se seu cachorro cheira mal

Se você está percebendo um cheiro ruim emanando do seu animal de estimação, mas não consegue remover o cheiro com um banho completo, você pode ter um problema com a saúde do seu cão que está subjacente. Se você não tiver certeza, consulte seu veterinário para determinar o que está causando o problema.

Tratamento e Prevenção

O tratamento para cães que cheiram mal depende da causa. Comece tomando um banho usando um xampu aromático, antisséptico ou antifúngico. Você também pode tentar enxaguar com vinagre. Se isso não funcionar, pense que você pode ter um problema de saúde que seu médico pode identificar e resolver.

Limpe e escove seu animal de estimação com frequência para evitar qualquer cheiro. Como alternativa ao xampu seco, experimente bicarbonato de sódio entre os banhos. Além disso, é benéfico manter-se atualizado com a saúde dos dentes para garantir que não haja desenvolvimento de doenças dentárias. Esteja ciente da dieta deles e garanta que seu lixo esteja longe do alcance deles para garantir que eles não sejam pegos pegando comida velha e em decomposição, o que pode resultar em flatulência azeda

.Fontes do artigo

  1. Doença periodontal em cães . Small Door Vet
  2. Campbell, Elle. Os perigos do hálito canino . Sunrise Veterinary Clinic
  3. Pistas sobre a saúde do seu cão podem estar a apenas um sopro de distância . Cummings School of Veterinary Medicine na Tufts University
  4. Doença do saco anal . Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Estadual de Washington, 2020
  5. Flatulência – Problemas de gases e peidos em cães . Vetwest Animal Hospitals