Por que meu cachorro está bebendo tanta água?
As necessidades básicas dos cães… como refeições, caminhadas e massagens na barriga… e água potável. Se todas as suas necessidades são satisfeitas e eles estão bebendo mais do que o normal, você está se perguntando por que seu cão bebe quantidades excessivas de água?
O primeiro passo é verificar quanta água seu cão precisa beber durante o dia.
Autora: Doutora Bruna
Meu cachorro está bebendo água suficiente?
A ingestão típica de água para cães é entre 1/2 e 1 onça por libra de massa corporal diária. Isso significa que um cão de 25 libras precisa consumir de 1,5 a 2,5 copos de água potável todos os dias. Você pode ver que há uma grande variação que varia com base no tamanho ou idade, nível de atividade e condições climáticas antes de saber a quantidade de água que um cão consome em um único dia e o que é suficiente.
É importante ser capaz de observar a ingestão do seu cão para descobrir o comportamento normal dele. É simples verificar controlando a quantidade de água na tigela de água de um animal de estimação. No entanto, isso é muito mais desafiador no caso de uma casa com vários cães. Se você tem vários cães, é necessário controlar as idas diárias de cada cão ao banheiro.
O que significa quando você percebe que seu cachorro bebe muito mais do que você deveria?
Aumento da sede em cães
Se seu cão sentir um aumento na sede, isso é conhecido como polidipsia. Essa é uma condição que leva ao aumento da micção, e é chamada de poliúria.
Muitos donos de cães notam que seus cães bebem bastante água à noite e a razão pode ser simples. O cão pode estar passando uma quantidade significativa de tempo na cama durante o dia e, em seguida, recuperando o sono à noite. O desumidificador pode estar puxando a umidade do ar à noite no verão, assim como o calor de uma fornalha secará o ar durante o inverno.
O seu veterinário realiza algum teste para diagnosticar se a sede do seu cão parece ser resultado de algo diferente de atividade ou mudanças nas condições?
Abaixo estão algumas causas para o aumento da sede entre os cães.
Desidratação
Os cães podem ficar desidratados devido a vômitos, insolação ou diarreia ou falta de ingestão de água, bem como doenças como fígado ou diabetes, rins ou doenças renais, medicamentos ou atividades. Os sinais de desidratação são:
- A elasticidade da pele é reduzida
- Perda de apetite
- O vômito pode ser intermitente ou sem diarreia
- Baixos níveis de energia e fadiga
- Ofegante
- Olhos secos e fundos
- Nariz seco
- Gengivas secas e pegajosas
Infecção do trato urinário (ITU)
Há uma variedade de causas para ITUs em cães. Elas são mais frequentemente causadas por infecções bacterianas ou inflamação da bexiga. As outras causas incluem doenças renais e cálculos urinários, diabetes e trato urinário. Se seu animal de estimação estiver hidratado, ele tem maiores chances de lutar contra esse tipo de doença porque ele será capaz de urinar com frequência, o que auxilia na remoção de bactérias prejudiciais do corpo.
Aqui estão alguns sinais de que seu cão pode estar sofrendo de ITU:
- Urina turva ou rosada
- Xixi, choramingo ou esforço
- Acidentes inesperados em casa
- Visitas regulares ao exterior
- A abertura da urina fica irritada ao ser lambida.
- Febre
Infecção renal
Assim como os sintomas da ITU, uma infecção renal pode ser causada por bactérias em um ou ambos os rins. É comum ter uma doença médica preexistente… por exemplo, uma infecção na bexiga ou pedras nos rins, obstrução do trato urinário, bem como doença renal crônica. O resultado é estresse em um sistema imunológico já esticado e torna mais difícil combater outra doença.
Há sinais a serem observados em uma infecção nos rins…
- Urina turva ou rosada
- A dor de fazer xixi
- Mais frequente e em maior quantidade
- Perda de apetite
- Urina com cheiro forte
- Febre
- Letargia
- Vômito
Insuficiência renal
O estresse da desidratação nos rins do seu cão. Isso desacelera o fluxo sanguíneo, o que pode resultar em insuficiência renal. Os rins podem falhar repentinamente. Isso pode resultar de insolação, substâncias tóxicas, picadas de abelhas, picadas de cobra ou qualquer outra causa que cause ferimentos graves e rápidos no corpo humano.
A doença renal crônica é mais grave, pois é uma perda de funcionalidade resultante no curso de semanas, meses ou até anos. A condição é frequentemente ligada ao envelhecimento. Se seu cão exibe sinais de problemas renais, é provável que já haja muitos danos.
- Desidratação
- Sede extrema e consumo excessivo de álcool
- Sangue do ureter
- Dificuldade para urinar ou micção excessiva
- Anemia, bem como gengivas pálidas e fraqueza
- Úlceras na boca
- Diminuição perceptível do apetite
- Um mau hálito que é resultado de produtos químicos
- Perda de peso ou emagrecimento
- É comum vomitar com frequência e não comer muito.
- Uma diminuição nos níveis de urina ou a incapacidade de produzir urina durante as fases finais

Diabetes Mellitus
Pode acontecer a qualquer momento, mas geralmente é visto em caninos de meia-idade ou mais velhos. O risco é maior para cães quando eles estão acima do peso, passaram por episódios repetidos de pancreatite ou estão tomando medicamentos esteroides ou têm uma dieta processada de baixa qualidade com uma grande quantidade de carboidratos, bem como gorduras ômega-6 inflamatórias. Se você está pensando: “Por que meu cachorro bebe muita água, mas não come comida, é o momento certo e ideal para testá-lo para problemas diabéticos.
Estes são sintomas de diabetes em cães.
- Beber excessivamente e sede extrema
- Micção excessiva
- Fome
- Perda de peso
- É um sinal de que a pancreatite pode estar causando vômitos.
- Fadiga ou fraqueza
Outras razões para beber muita água
Idade avançada, maus hábitos e outros fatores comuns aos cães podem levá-los a beber mais.
Alta atividade
Se seu cão estiver com sede repentina e tremendo, pode ser completamente normal, principalmente após uma corrida longa ou um treino pesado. Se seu cão estiver bebendo muito, é porque ele não está respirando tão forte quando termina, e então, depois que ele termina a refeição, ele vai fazer cocô para restaurar os níveis de oxigênio. Ofereça intervalos ao seu cão para saciar sua sede e reduzir a chance de ele se engasgar.
Se você notar que seu cão está bebendo muita água em um curto período e vomitando, você pode estar fazendo com que ele esteja bebendo muito rápido. É importante ir mais devagar e oferecer ao cão apenas água suficiente para saciar a sede. Se você notar que isso acontece com frequência, pode significar que seu cão tem problemas com o esôfago, ou um problema digestivo deve ser investigado.
Cães Envelhecidos
Se você tem um animal de estimação velho, você pode estar pensando por que meu animal de estimação sênior bebe uma tonelada de água. Uma razão para isso é que quando os cães envelhecem, seus rins têm uma tendência a não funcionar tão eficientemente como funcionavam nos cães mais jovens. Pode ser que ele esteja desidratado devido a um ambiente mais frio ou mais quente ou um aumento no nível de atividade… talvez você tenha um filhote jovem e divertido.
Se a causa não estiver relacionada ao estilo de vida ou for aparente, consulte seu médico para determinar se há alguma doença subjacente.
Cadelas grávidas
Se você está se perguntando por que minha cadela bebe tanta água, isso pode fornecer a solução. As fêmeas consomem mais água, particularmente durante o período final da gestação. As cadelas também são conhecidas por beber muito pelo mesmo motivo que os cães machos.
Secura do inverno
A umidade é menor quando está frio. Você verá que seu cão bebe mais água do que o normal durante o inverno. Ele está ingerindo água a cada respiração e tem que consumir mais fluidos para repor.
Certifique-se sempre de que seu animal de estimação receba água limpa, pura ou de nascente, e investigue o problema se notar que seu cão está bebendo mais água do que o normal por qualquer motivo que não seja óbvio.