Por que meu cachorro come minhas meias?
Se você é dono de um filhote de cachorro com dentição, sabe que eles adoram mastigar todos os tipos de itens . Mastigar em si pode ser visto como algo irritante, no entanto, se seu animal de estimação for capaz de engolir algo que está mastigando, é uma coisa totalmente diferente.
Uma das coisas que os cães parecem engolir regularmente são meias. Embora as meias não tenham o mesmo efeito com a ingestão de doses tóxicas de medicamentos ou alimentos, elas podem ter um impacto negativo se seu animal de estimação consumir tudo.
Autora: Doutora Bruna
Por que os cães comem meias?
Meias sujas e jogadas no chão não parecem atraentes como opção de comida para nenhum de vocês dois, no entanto, isso não deve impedir os cães de pensarem assim. Os cães adoram mastigar meias por vários motivos. Meias, incluindo aquelas que foram lavadas, podem ser muito semelhantes ao cão e você pode ter a curiosidade inicial deles em suas meias despertada porque elas cheiram como você. O cão pode começar a mastigá-las ou beijá-las e, em seguida, tirá-las do curso de sua brincadeira.
Se o seu cão as considera importantes devido ao seu cheiro, ele pode ficar tentado a engoli-las como uma tentativa de se proteger dos animais. Naturalmente, existem alguns cães que tendem a consumir alimentos que não deveriam. Pica é um distúrbio no qual as pessoas comem alimentos que não são delas e não é apenas um distúrbio de comportamento que é visto em humanos, mas também pode afetar os cães. também. 1 Existem doenças metabólicas que podem fazer com que os cães desejem comer objetos alimentares, por exemplo, meias.
Qual é a preocupação em comer meias?
Meias podem parecer inofensivas o suficiente para serem deixadas ao alcance do cão. Isso não está falando sobre anticongelante ou goma de mascar sem açúcar , mas, dito isso, qual é o problema? Devido à sua natureza linear, bem como à sua capacidade de enrolar meias, elas podem causar distúrbios digestivos, bloqueios ou até mesmo causar septicemia e, eventualmente, a morte.
Elas podem ficar presas em qualquer área do sistema digestivo do cão, o que pode bloquear o fluxo de material gástrico. No processo, os tecidos circundantes podem ser danificados. Se o bloqueio não for removido, os tecidos que estão inflamados podem se tornar necrosados (ou seja, as células morrem). Isso pode levar à septicemia com risco de vida. 2
No entanto, há exceções a essa regra. Nem todos os casos de ingestão de meias são iguais. Por exemplo, um Yorkie que come a meia de um recém-nascido é significativamente mais perigoso do que um Dogue Alemão que come a mesma meia de um bebê. Em todos os casos, o cão que consome a meia precisa de vigilância rigorosa e cuidados veterinários imediatos. Particularmente no caso de aumento de apetite, vômito ou fadiga. 3 Se o cão consumiu meias, você não deve tentar fazer com que seu cão passe pelo processo de vomitá-las novamente. Em vez disso, leve-o ao veterinário para verificar sua condição.
O veterinário realizará um exame extensivo que inclui o estômago do cão para determinar se há algum inchaço ou desconforto que possa ser causado pelo acúmulo de gás. Então, seu veterinário provavelmente solicitará a radiografia do cão. Ao contrário do que muitos consideram, tecidos moles podem ser observados em uma radiografia, como alimentos dentro do estômago, fezes dentro do cólon e matéria gástrica no trato digestivo.
Além disso, seu veterinário procurará por quaisquer sinais de gás que possam ser indicativos de uma obstrução completa ou parcial. Se um raio-X parecer suspeito de bloqueio, seu veterinário pode decidir realizar uma investigação usando bário. É quando seu animal de estimação é alimentado com líquido que aparece nos raios-X como um branco brilhante. Os raios-X serão tirados logo após a ingestão, e dois, três, quatro, seis, às vezes, até 8 horas depois. O alto contraste produzido pelo bário ajuda a identificar onde há um bloqueio no trato digestivo do cão. pode ser localizado.
Dependendo dos sinais e sintomas que seu cão está apresentando, bem como os achados de suas radiografias, pode-se determinar um tratamento adequado. O plano de tratamento mais conservador envolverá hospitalização, terapia de fluidos intravenosos, bem como o uso de medicamentos GI. Para manter seu cão hidratado, os fluidos são uma ótima maneira de garantir que o sistema digestivo do seu cão esteja bem hidratado.

Isso pode ajudar a encorajar os intestinos do seu cão a continuar se movendo através das meias. Se o veterinário do seu cão não considerar que uma opção cautelosa é melhor para a saúde do seu animal de estimação, ele fará uma endoscopia ou cirurgia abdominal exploratória. Este tipo de cirurgia é, lamentavelmente, o único método de determinar se uma meia ingerida criou uma obstrução e é o único método de remover a meia infectada.
Como posso evitar que meu cachorro coma meias?
O primeiro passo para impedir que seu cão inale as meias que você tem é mantê-las fora do alcance do cão. Lave sua roupa imediatamente e evite deixar meias com sujeira no chão. Oferecer mais tempo de brincadeira e estimulação adequados para seu animal de estimação também ajudará a evitar o tédio que poderia ser consumido ao comer meias. 1 Jogos interativos, alimentadores de quebra-cabeça e outras atividades como agilidade, bem como flyball e testes de campo podem dar ao seu cão atividades mentalmente estimulantes também.
Outra opção para evitar que seu cão inale algo que não deveria praticar. Fazer uso do método de treinamento de reforço positivo para mostrar ao seu cão o significado de ” largar ” e ” deixar ” pode ser incrivelmente benéfico. Se seu cão ainda não está no ponto de seu aprendizado, mas ainda está lutando, ajude-o dando a ele um brinquedo diferente com o qual ele possa se divertir. O brinquedo pode fazê-lo tirar as meias. Você pode tentar tirar a meia da boca dele, no entanto, o cão pode pensar que é uma oportunidade de evitar, o que pode encorajá-lo a continuar brincando com as meias.
Todos nós sabemos que meias podem parecer sujas e fedorentas, no entanto, a verdade é que os caninos adoram mastigar meias. No entanto, elas também podem custar muito para limpar no caso de seu cão ingerir meias. Semelhante à maioria dos problemas de saúde veterinários, a solução mais eficaz é evitá-lo.
Se você acha que a saúde do seu animal de estimação está piorando, entre em contato com seu veterinário imediatamente. Quando você tem preocupações com a saúde, é melhor falar com seu veterinário, pois ele examinou o histórico médico do animal e poderá dar o conselho mais apropriado para ele.
- Snell & Trott. Hábitos alimentares incomuns em cães e gatos . Medicina Veterinária da UC Davis.
- Hunter & Ward. Ingestão de corpos estranhos em cães . Hospitais VCA.
- Objetos comumente engolidos por cães: o que é arriscado e o que é seguro ? Tufts University Cummings School of Veterinary Medicine na Tufts University, abril de 2020.