Pele seca em gatos – Causas, tratamento e prevenção
A pele seca e escamosa dos gatos pode resultar em secura, pele escamosa, coceira e desconforto geral. Além disso, pode tornar a pele mais propensa a infecções. A pele seca pode ser um sinal de inúmeras doenças e condições ambientais. Portanto, é essencial levar seu gato ao veterinário para obter o diagnóstico correto no momento em que você começar a notar a secura.
Há uma variedade de soluções para a pele seca, bem como maneiras de evitar que ela volte quando estiver curada. A recuperação do seu gato tem muito a ver com a causa que é a causa da secura. No caso de uma condição autoimune ser a razão para a pele do gato secar, o tratamento pode não ser simples, pois o problema pode não ser resolvido em tempo hábil.
Autora: Doutora Bruna
O que é pele seca?
Pele seca é uma reação do corpo à falta de umidade da pele. Isso causa uma resposta inflamatória. A pele seca do seu gato faz com que ele tenha coceira e descamação. Geralmente é a causa do desconforto. Alguns casos de coceira leve por parte de qualquer animal são normais. No entanto, pele seca e/ou uma condição não relacionada podem ser a causa se você observar seu gato mostrando os sinais mais graves.
Sintomas de pele seca em gatos
Os sintomas de pele seca entre gatos podem ser graves e podem ser um sinal de diferentes condições. Se você não tem certeza se a pele seca é a raiz do desconforto em seu gato e acredita que pode ser causado por algum outro problema, fale com seu veterinário para um diagnóstico preciso.
Sintomas
Coceira
Pele inflamada e seca pode causar coceira extrema em gatos. Se seu gato coça ou esfrega um lugar com frequência, o comportamento pode resultar em machucar acidentalmente a própria pele, o que pode ser a fonte do problema. Os sintomas de dermatite de intensidades variadas geralmente são a fonte de.
Caspa
Gatos com pele seca geralmente resultam em caspa com coceira. Na maioria dos casos, uma pequena quantidade de caspa pode ser normal, no entanto, se você observá-la junto com outros sinais, pode indicar que um problema maior pode ser a causa da escamação.
Manchas calvas
Se o pelo do seu gato for pele seca, ele também pode estar exibindo algumas manchas sem pelos em seu pelo. Há uma infinidade de causas que levam a áreas de perda de pelo, ou manchas de pelo. Então, fique de olho em irregularidades sempre que você vir que seu gato está coçando a pele.
Lambidas excessivas
Gatos que sofrem de pele seca podem frequentemente lamber a pele para aliviar o desconforto da coceira. Às vezes, lamber pode piorar o problema com a pele e causar vermelhidão, aspereza e ainda mais desconforto.
O que causa pele seca em gatos?
Pele seca geralmente é um sinal de uma condição. Não importa qual seja a causa, pode causar coceira, descamação e sujeira. Existe a possibilidade de que o gato esteja se limpando com mais frequência do que o normal. Um fator-chave no tratamento da pele seca primeiro é identificar a causa.
- Mudanças na temperatura e no clima: Mudanças no ambiente Mudanças no ambiente podem levar os gatos a desenvolverem pele seca. Por exemplo, o calor dentro de casa nos meses de inverno pode fazer com que a pele do gato fique sedenta. O ar condicionado frio do verão pode fazer com que a pele fique seca. Outros fatores que contribuem para a pele seca podem ser causados pelo fumo de cigarros, bem como por fragrâncias e produtos químicos domésticos.
- O pelo desleixado: A escovação regular ajuda os gatos a lavar o pelo e a pele. A falta de escovação resulta em células mortas da pele e acúmulo de pelos no pelo. Pode fazer com que a pele fique seca e doentia. Os gatos podem ter dificuldade para se limpar, especialmente se não conseguem se mover por causa da obesidade ou artrite.
- Excesso de limpeza O excesso de limpeza também pode levar à pele seca e à perda de pelos . Os gatos geralmente se limpam sempre que a pele coça ou coça. A maioria dos gatos não precisa tomar banho, caso fiquem muito sujos ou sofram de problemas de pele. O banho ocasional com xampu seguro para gatos pode não ser perigoso, mas o banho regular pode causar pele seca e escamosa.
- Dieta Gatos que comem uma dieta inadequada ou desequilibrada podem sofrer de pele seca. Até mesmo gatos com alergias alimentares podem desenvolver coceira. Dietas caseiras têm as melhores intenções, mas nem sempre são totalmente equilibradas e ótimas. Dietas comerciais podem funcionar para todos os gatos. Gatos prosperam melhor com alimentos úmidos ricos em proteínas e pobres em carboidratos. Encontre um nutricionista que trabalhe na área de nutrição veterinária para ajudar na preparação de comida caseira para gatos para garantir que seja uma dieta balanceada.
- Parasitas parasitas externos como ácaros e pulgas dentro da pele podem resultar no desenvolvimento de pele seca e escamosa. As pulgas , bem como a sujeira das pulgas, podem ser visíveis a olho nu em certos casos, no entanto, gatos meticulosos podem remover a evidência de pulgas durante a limpeza. A maioria dos ácaros não é visível a olho nu. Os ácaros Cheyletiella são uma exceção. Eles são frequentemente chamados de “caspa ambulante”.
- Alergias Alergias em gatos geralmente têm condições de pele, que podem incluir pele seca e escamosa. Reações alérgicas podem desencadear o sistema imunológico de um gato, causando coceira, inflamação ou pele seca e escamosa. Os gatos podem ser alérgicos a ácaros, pólen, bem como alimentos, produtos químicos e até mesmo fragrâncias.
- Doenças da pele: Várias doenças de pele podem afetar os gatos. Algumas causam pele seca e escamosa. Certas condições fúngicas e bacterianas podem fazer com que a pele pareça áspera e seca. Se não for tratada, a condição da pele pode piorar ao longo do tempo.
- Doenças sistêmicas Doenças sistêmicas como hipertireoidismo e doença renal, diabetes e doenças cardíacas podem alterar a aparência da sua pele. A pele pode ser afetada por qualquer uma dessas condições também. No entanto, mesmo no caso de a condição não causar pele seca em primeiro lugar, isso pode acontecer porque os sintomas da doença fazem com que certos gatos sejam inadequados para cuidar adequadamente da pele.
- Estresse Pode influenciar seriamente o cabelo e a pele humanos, assim como exatamente a mesma coisa para os felinos. As possíveis causas de estresse para a casa do seu gato são a mudança para uma residência diferente, a perda ou adição de animais de estimação ou membros da família ou novos membros em seus arredores, atividades barulhentas dentro e fora de casa e até mesmo doenças.
Como os veterinários diagnosticam a pele seca em gatos
Se você observar pele seca e escamosa em seu gato, consulte seu veterinário primeiro para obter ajuda. O veterinário pode sugerir um exame para examinar sua condição de pele e fornecer o tratamento apropriado. O tratamento sugerido é baseado na causa raiz dos problemas de pele do seu gato . Certifique-se de manter o controle de exames de saúde de rotina de acordo com as instruções. Um check-up regular permitirá que seu veterinário identifique os sinais iniciais de uma condição subjacente que pode causar ressecamento. Esteja em contato constante com seu veterinário sobre a condição do seu gato. Faça o seu melhor para seguir as recomendações do seu veterinário.
Como tratar a pele seca
Os gatos podem precisar de antibióticos, bem como antifúngicos, anti -histamínicos e medicamentos anti-inflamatórios, bem como suplementos alimentares especiais. Alguns veterinários aconselham ácido graxo ômega-3 para gatos, a fim de ajudar a melhorar a aparência da pele. Não dê ao seu animal de estimação medicamentos ou remédios caseiros sem consultar seu veterinário sobre as melhores escolhas que são adequadas para seu gato.

Existem várias maneiras de alterar o ambiente do seu gato e ajudar a secar a pele. Mantenha sua casa o mais livre de poeira e sujeira possível. Limpe superfícies laváveis usando detergentes suaves que não contenham aditivos. Você deve considerar comprar um purificador de ar que possa reduzir ácaros e alérgenos. Não use produtos químicos e aromas nocivos dentro de sua casa.
Se seu gato estiver exibindo sinais de que está tendo problemas para se limpar, considere escová-lo pelo menos uma vez por dia. Converse com seu veterinário para determinar a causa raiz por trás da perda de pelo, já que o gato pode estar sofrendo de uma doença que requer intervenção. Se seu gato estiver acima do peso, é possível controlar o problema por meio de uma dieta saudável e exercícios.
Não lave seu gato o tempo todo, a menos que seja absolutamente necessário. Se você quiser limpar o pelo do seu gato, certifique-se de usar um detergente suave, sem sabão e à base de aveia. xampu.
Utilize um produto confiável de tratamento de pulgas de um mês para mantê-las afastadas. Além de causar problemas de pele, elas também podem agravar doenças de pele já existentes.
Reduza o estresse no ambiente do seu gato. Apresente novos animais ou outros animais ao seu gato. Mas sempre garanta que haja um espaço seguro para o seu gato se esconder.
Prognóstico para gatos com pele seca
A eficácia do tratamento para problemas de pele em gatos tem muito em comum com as causas. Se, por exemplo, seu gato sofre de pele seca crônica devido a um problema subjacente, pode ser mais difícil tratá-lo em um futuro próximo. A coisa mais eficaz a oferecer ao seu animal de estimação é garantir que você esteja causando o mínimo de desconforto. O gerenciamento dos sintomas é possível na maioria das vezes. A melhor maneira de gerenciar os sintomas é com as mudanças na higiene e suplementação do ambiente, bem como medicamentos prescritos.
Como prevenir a pele seca
Pele seca para gatos não é uma tarefa simples, pois sempre haverá alguns problemas ambientais ou de saúde além do seu controle. Já na vida do seu gato, há alguns hábitos que você pode adotar para promover uma pele saudável, por exemplo, escovação frequente e suplementos com ácidos graxos. Assuma o controle da saúde e dos cuidados com a pele do seu gato. No entanto, tenha em mente que você apenas ajuda a evitar a condição completamente.
Perguntas frequentes
É possível tratar a pele seca em gatos?
É possível curar a pele seca e escamosa dos gatos, dependendo da causa que está causando o ressecamento. Na maioria dos casos, a pele seca pode ser tratada de forma eficaz, e você pode minimizar os efeitos do desconforto que seu gato pode estar sofrendo. Seu veterinário recomendará o programa de tratamento apropriado.
Não é normal ter um pouco de caspa?
Pedaços ocasionais de caspa não devem ser um problema, no entanto, se você perceber que seu gato está produzindo uma quantidade excessiva de caspa ou perdendo pedaços maiores de pele, leve-o ao veterinário para determinar a causa da pele seca.
Qual é a causa da pele seca do meu gato?
Existem inúmeras causas para a pele seca e escamosa entre gatos. Pode ser difícil determinar a causa exata do seu animal de estimação. As causas são a dieta, os níveis de estresse ou parasitas, bem como o clima. Visite seu veterinário o mais rápido possível para receber o diagnóstico.