Os óleos essenciais são perigosos para os gatos?
Os óleos essenciais são perigosos para os gatos?

Os óleos essenciais são perigosos para os gatos?

Aromaterapia, óleos essenciais e até mesmo potpourri em casa podem ser uma experiência agradável para você, mas seus ingredientes naturais podem ser prejudiciais ao seu gato. Certifique-se de usar os itens certos para garantir que seu gato não sofra uma reação a substâncias tóxicas. Se seu gato sofre de problemas com o fígado, é recomendável remover esses itens do ambiente do seu gato.

Autora: Doutora Bruna

Toxicidade de óleo essencial para gatos

Acreditava-se que óleos essenciais que continham certos elementos essenciais eram seguros para gatos.

Aviso

Mas pesquisas baseadas em evidências provaram que óleos essenciais são prejudiciais aos gatos, independentemente de serem ingeridos internamente, aplicados na pele ou inalados. A exposição pode causar sérios danos ao fígado ou doenças hepáticas, convulsões, insuficiência hepática e até mesmo a morte de gatos.

Os gatos não têm certas enzimas que lhes permitam processar eficazmente os diferentes compostos encontrados nos óleos essenciais e fenóis, em particular. 1 Esses compostos orgânicos que são fenólicos ocorrem naturalmente nas plantas e são extremamente concentrados quando usados ​​nos óleos essenciais. O fígado é geralmente um órgão afetado pelos óleos essenciais.

Óleos essenciais potencialmente tóxicos para gatos

Os óleos contêm fenóis e podem ser tóxicos para gatos. 1.

  • Óleo de gaultéria
  • Óleo de hortelã-pimenta
  • O óleo de limão (incluindo óleo cítrico)
  • Óleo da árvore do chá (óleo de melaleuca)
  • Óleo de pinho
  • Óleo de eucalipto
  • Óleo de canela
  • Óleo de poejo
  • Óleo de Bétula Doce
  • Óleo de cravo
  • Óleo de ylang ylang

Quanto maior a quantidade de óleos essenciais, maior o risco para o seu gato. Se o seu gato for capaz de ingerir óleo acidentalmente, visite seu veterinário imediatamente.

Por que meu gato não está comendo?
Por que meu gato não está comendo?

Sintomas de envenenamento por óleo essencial

A pele do gato absorve óleos porque eles entram diretamente em seu pelo. 1 Os óleos que são absorvidos pelo ar são absorvidos e podem desencadear problemas respiratórios. Além disso, eles podem se acumular em seu pelo. Isso faz com que seu gato os ingira enquanto limpa e lambe. A toxicidade pode ser desencadeada rapidamente ou mesmo ao longo de um longo período de tempo.

Sinais de envenenamento por óleo essencial em gatos

  • Babando
  • Vômito
  • Tremores
  • Tremores, dificuldade para caminhar (ataxia)
  • Desconforto no trato respiratório (chiado e respiração rápida, tosse, respiração ofegante)

Se você observar um desses sintomas, leve seu gato para um ambiente fresco e entre em contato com o centro de emergência veterinária local imediatamente. O consultório veterinário pode recomendar uma linha direta de emergência contra envenenamento para obter conselhos adicionais sobre o melhor tratamento. Seu veterinário pode notar uma frequência cardíaca lenta, pressão arterial reduzida ou sinais de disfunção hepática.

Como seu gato pode ser exposto a óleos essenciais

O gato pode ficar exposto a óleos essenciais que você utiliza para atender às suas necessidades. Guarde todos os óleos essenciais que você usa dentro de um armário à prova de gatos para garantir que seu gato não tenha acesso aos óleos. Difusores de potpourri e potpourri que são recipientes passivos podem ser derrubados, o que expõe seu gato a líquidos contendo óleos que podem ser consumidos ou absorvidos por seus pelos ou pele quando entram em contato. Esteja ciente de que seu animal de estimação pode esfregar sua pele depois que você usar qualquer um dos produtos com óleos essenciais.

Difusores de aromaterapia e castiçais de óleos essenciais, produtos feitos de potpourri líquido, assim como sprays para ambientes são todas fontes de óleos essenciais no ar que os gatos inalam, o que pode levar à irritação no sistema respiratório. Se você for capaz de sentir o aroma do óleo essencial, pode haver óleo presente no ar que pode afetar seu gato.

Gatinhos, gatos mais velhos ou felinos com problemas respiratórios ou hepáticos devem ser mantidos fora do espaço onde difusores de óleos essenciais estão sendo usados. Evite usar joias com aromaterapia enquanto estiver com seu gato.

O perigo dos hidrolatos

Os hidrolatos são frequentemente comercializados como uma opção natural e mais segura aos óleos essenciais. Os hidrolatos também podem ser chamados de “águas de flores”, pois são compostos de água que permanece após a destilação a vapor das ervas ou flores que estão na água. Eles também são mais saturados do que os óleos essenciais.

Embora os hidrossóis sejam mais seguros para aplicação na pele humana porque não precisam ser diluídos, eles podem ser prejudiciais a gatos e outros animais. Eles podem se agarrar a um resíduo de matéria deixado pelas plantas e podem representar um risco e ser prejudiciais se inalados ou ingeridos.

Certos animais de estimação são tolerantes a alguns hidrolatos. No entanto, outros têm mais sensibilidades. Certifique-se de restringir a exposição do seu animal de estimação aos seus cheiros e aos hidrolatos para limitar a possibilidade de desenvolver quaisquer problemas de saúde.

Se você acredita que seu animal de estimação tem uma condição médica, entre em contato com seu veterinário imediatamente. Quando você tem problemas de saúde, é melhor falar com seu veterinário, pois ele examinou o histórico médico do animal de estimação e poderá fazer as recomendações mais apropriadas em relação à saúde do seu animal de estimação.

Fontes do artigo

  1. Óleos Essenciais e Gatos . Pet Poison Helpline , 2020