Os gatos choram quando estão tristes ou com dor?
O que significa se seu gato está chorando
Os gatos choram? Os gatos têm e podem ter emoções. Eles até choram. É verdade que os felinos têm olhos que podem ficar lacrimejantes, no entanto, eles nunca choram devido a emoções. Se você observou gatos chorando de bruços quando estão chateados ou sofrendo, é provável que seja um acidente. É disso que você deve estar ciente sobre o choro dos gatos.
Autora: Doutora Bruna
As emoções dos gatos são reais
Cientistas determinaram que gatos, de fato, sentem emoções. Eles podem detectar as expressões faciais de seres humanos, bem como experimentar muitas emoções diferentes em relação a humanos, bem como outras espécies. 1 Quando eles estão sentindo emoções que sentem, eles podem agir de acordo com seus sentimentos. Como um exemplo:
- O gato que está feliz pode ronronar, se esfregar ou brincar com outros animais de estimação e humanos.
- Um gato infeliz pode se retrair, perder o apetite ou até mesmo se tornar menos ativo.
- Gatos assustados ou furiosos podem sibilar, virar as costas ou as patas, abrir a boca ou até mesmo bater em alguém ou outro animal.
- Os gatos podem ser ouvidos miando sempre que estão entediados, solitários ou com fome. Eles também podem estar procurando por atenção. .
Gatos que estão deprimidos, com raiva ou bravos podem fazer barulhos que soam comparáveis ao gemido, lamúria ou assobio de humanos. Eles são sinais do humor do gato e o gato está chorando. Ele está chorando. Mas, de acordo com a pesquisa, os humanos são a única espécie animal que rasga e chora durante emoção intensa ou dor.

O que causa lágrimas de gato?
Os olhos dos gatos podem lacrimejar ou soltar pelos por vários motivos, no entanto, são todos físicos, e não emocionais. Em alguns casos, pode ser resultado de irritação nos olhos devido a uma pequena partícula de poeira ou até mesmo um arranhão de outro gato. Pode ser causado por condições infecciosas, como doenças respiratórias superiores . 2 Um ducto lacrimal bloqueado (acredite ou não) também pode desencadear lágrimas.
Outra possível razão para as lágrimas de um gato são:
- Conjuntivite (olho rosa) 3
- Doenças oculares
- Alergias
- Problemas com a estrutura (gatos com focinhos achatados e cabeça arredondada tendem a quebrar)
- Olho seco, ou ausência de produção normal de lágrimas
- A córnea é uma fonte de irritação ou arranhões.
Se o seu gato está chorando, você precisa entender que ele não está demonstrando emoções fortes. É um sinal indicativo de algo clinicamente indisposto. Algumas lágrimas leves não são necessariamente um sinal de urgência, mas devem ser examinadas por um veterinário. Às vezes, as lágrimas do gato podem indicar uma condição mais séria ou podem se tornar mais sérias se não forem tratadas. Ligue para o seu veterinário e ele avaliará a condição do seu gato e sugerirá os próximos passos a serem tomados.
Se o lacrimejamento for leve e frequente, ainda assim é uma excelente ideia consultar seu veterinário. A gentileza e a afeição, embora sempre bem-vindas, não ajudarão a parar o choro do gato.
O que fazer se seu gato estiver chateado
Embora os gatos sintam emoções como tristeza ou tristeza, eles não mostram lágrimas ou expressam a emoção. Os gatos se comunicam predominantemente pelo corpo e também com alguma vocalização. Se você notar alguma mudança de comportamento em seu gato, isso pode indicar que há algo fisicamente ou psicologicamente desequilibrado. Se você estiver preocupado com o comportamento do seu gato, deve procurar indicadores adicionais, por exemplo, a sensação de estar drenado e retraído ou a incapacidade de comer . Isso pode ser uma indicação de desconforto ou doença.
Antes de fazer suposições sobre a saúde mental do seu gato, certifique-se de começar observando o bem-estar físico dele. O veterinário descartará uma doença do corpo e sugerirá tratamentos, se necessário.
Se seu gato não tiver problemas médicos, você pode considerar fazer mudanças para melhorar o ambiente do seu gato . Os gatos ficam mais contentes quando conseguem se envolver em suas atividades felinas normais, por exemplo, brincar, caçar, escalar ou arranhar. Pense em adicionar uma árvore para gatos , postes de arranhar e brinquedos interativos em sua residência para manter seu gato entretido. O mais importante é ter certeza de passar tempo e brincar com seu animal de estimação. Se seu gato ainda estiver infeliz após essas mudanças, o veterinário pode encaminhá-lo a um especialista licenciado em comportamento animal para obter ajuda adicional.
- Quaranta A, d’Ingeo S, Amoruso R, Siniscalchi M. Reconhecimento de emoções em gatos . Animais (Basileia) . 2020;10(7):1107. doi:10.3390/ani10071107
- Infecções respiratórias . Cornell Feline Health Center.
- Distúrbios da conjuntiva em gatos . Manual veterinário Merck.