Os cães podem comer mel? Benefícios e Cuidados
Os cães podem comer mel? Benefícios e Cuidados

Os cães podem comer mel? Benefícios e Cuidados

Talvez você tenha se perguntado: cães podem consumir mel? É verdade… mas com algumas precauções. Não é só mel, mas também outros itens da colmeia… como pólen, própolis e geleia real e até cera de abelha. Primeiro, examinaremos todas as diferentes maneiras de utilizar o mel para tratar cães.

Autora: Doutora Bruna

O mel é bom para cães?

O mel é uma ótima fonte de antioxidantes, vitaminas e minerais que seu cão precisa para permanecer saudável e feliz. Ele também ajuda a controlar os sintomas de alergias e problemas de pele, bem como a manter um peso saudável. No entanto, é muito rico em açúcar, por isso é importante ter a quantidade adequada de cautela. Abaixo estão as cinco principais vantagens de dar mel ao seu animal de estimação…

1. O mel cru pode ajudar com alergias

Se seu cão sofre de alergias durante os meses de inverno, ele pode se beneficiar com o consumo de mel. O mel tem traços de pólen de flores. Quando você alimenta seu cão com mel, ele introduz lentamente o pólen das flores no sistema do seu animal de estimação. Isso ajuda a criar anticorpos. Quando as temperaturas quentes chegam, os anticorpos impedem uma resposta imunológica ao pólen do ar.

Certifique-se de comprar mel da sua área local, pois é uma fonte local de pólen, o que pode afetar o sistema imunológico do animal de estimação. .

O pólen também contém quercetina, que é um dos bioflavonoides que possui anti-histamínicos. Isso pode reduzir a coceira e os olhos lacrimejantes.

“Eu recomendo mel cru e não filtrado para fortalecer o sistema imunológico dos cães, para que eles não sofram reações a alérgenos sazonais e ambientais.” – Veterinário Jay Brekke DVM em Castle Rock, Colorado

2. Mel para problemas de pele

Se seu cão tem problemas como manchas de queimadura ou eczema ou picadas de insetos, aplicar mel pode ser um excelente método para aliviar e aliviar essas doenças relacionadas a cães. O mel também é uma ótima maneira de reduzir arranhões, arranhões e feridas.

O mel cru que não foi processado é uma fonte de propriedade antibacteriana, antifúngica e antiviral. Não é só porque seu menor teor de umidade é um desafio para o desenvolvimento de bactérias… no entanto, o mel que não é pasteurizado produz menores quantidades de peróxido de hidrogênio. Este antisséptico limpa e protege os tecidos que cicatrizam.

O mel também é útil para reduzir a inflamação e a dor. Além disso, as enzimas contidas no mel podem estimular o desenvolvimento saudável da pele.

Dicas: Se o seu mel for espesso o suficiente, dilua-o colocando o pote em um banho de água quente. Isso tornará mais fácil de espalhar. Depois de aplicá-lo, envolva-o em bandagens para impedir que seu cão o remova.

3. Mel para tosse e irritação na garganta


É provável que você já saiba disso por experiências pessoais… o mel cru tem o poder para aliviar a garganta arranhada ou dolorida. Isso também é verdade para seu animal de estimação.

Se seu cão está sofrendo de tosse dos canis, bem como outros desconfortos respiratórios, o mel pode ser o remédio perfeito para aliviar.

4. Mel para digestão

Se seu cão está lutando contra problemas de digestão, como …

… Uma pequena quantidade de mel todos os dias é um método eficaz para lidar com o alívio dos problemas de estômago. O mel tem tanto prebióticos quanto probióticos. Eles desempenham um papel importante para garantir um sistema digestivo saudável.

5. Mel para controle de peso

Os resultados de estudos provaram que comer mel pode diminuir a reação de desejo. O mel é um açúcar básico que se decompõe de maneiras diferentes como o açúcar comum. O mel requer menos insulina e é absorvido mais lentamente pela corrente sanguínea. Pode retardar a digestão e o metabolismo da glicose.

Se o seu cão ganha quilos facilmente, um pouco de mel pode ajudar a mantê-lo com um peso mais saudável.

6. Mel para feridas e irritação da pele

O mel também é capaz de reparar pequenos hematomas, cortes e cortes. O mel pode ser usado para curar uma série de doenças, como picadas, ferroadas ou eczemas de insetos.

O mel de fontes não pasteurizadas é conhecido por suas qualidades antifúngicas, antivirais e antibacterianas e pode ajudar na recuperação mais rápida.

Tente colocar mel na área afetada e depois aplique um curativo para evitar que seu animal de estimação o consuma ou crie um odor em seu espaço de vida.

Isso, é claro, apenas no caso de cortes leves ou escapos. Se você tiver ferimentos profundos e mais sérios, leve seu cão para um exame completo para garantir que o ferimento esteja fechado.

Uma palavra de cautela sobre dar mel ao seu cão

Cães diabéticos devem ser extremamente cautelosos com mel. Há evidências mostrando que o mel pode ter benefícios contra a forma de diabetes mellitus (diabetes tipo 2). No entanto, a maioria dos cães sofre de diabetes tipo 1. Isso significa que o pâncreas não cria insulina com tanta eficiência.

Se você está planejando alimentar seu cão com mel para diabetes, certifique-se de observar o impacto que ele tem em seus níveis de açúcar no sangue com muito cuidado… Ou converse com seu veterinário holístico antes.

Não alimente cães com menos de 1 ano de idade com mel. O mel cru pode conter esporos de Clostridium botulinum. Como os filhotes estão apenas começando a desenvolver o sistema imunológico de seus pais, esses esporos podem causar doenças neles.

Outros benefícios do mel para cães

O mel não é o único método que o mel pode fazer seu cão se sentir mais saudável. Própolis, cera de abelha e geleia real fornecem benefícios naturais à saúde.

Pólen de abelha

No processo de polinização das flores, as abelhas transportam o pólen para suas colmeias. O pólen é uma fonte de alimento completa para as abelhas. Há um pouco de pólen no seu mel. É por isso que o mel é perfeito para quem sofre de alergias!

No entanto, seu cão pode consumir o pólen para um impulso. Além disso, o pólen é conhecido por sua capacidade de remover os radicais livres.

Os radicais livres danificam as moléculas. Eles podem ser o resultado do metabolismo, mas também resultam da exposição a pesticidas, produtos químicos e radiação. Células danificadas procuram elétrons adicionais para repará-las. Eles causam danos às várias proteínas, outras células e também ao DNA dentro do corpo do cão. Isso pode levar ao envelhecimento prematuro, câncer e outras doenças comuns.

O pólen de abelha tem a capacidade de combater os radicais livres. Isso pode ajudar seu cão a combater doenças e retardar o processo de envelhecimento.

Câncer na boca do cão
Câncer na boca do cão

Própolis


Junto com o pólen, eles também transportam resinas de volta para a colmeia. As resinas que eles carregam são convertidas em própolis, o que torna os favos de mel e as colmeias mais fortes. Própolis é um antibacteriano orgânico. Foi utilizada para tratar doenças desde o início dos tempos. Além disso, tem qualidades de combate ao câncer.

Assim como o mel, o própolis pode ser usado topicamente para curar ferimentos.

Geleia real

A geleia real alimenta larvas de abelhas. A geleia pode até transformar uma abelha operária em abelha rainha. A geleia real é uma excelente maneira de dar ao seu cão mais força e resistência. Também pode ajudar a aliviar a ansiedade e a depressão.

Cera de abelha

A cera de abelha pode ser usada para fazer colmeias e pode ser usada para fazer a pomada perfeita para seu animal de estimação. A cera é derretida e misturada com óleos infundidos (como calêndula ou banana-da-terra). Aplique a mistura para calos de cotovelo para ajudar em patas secas e rachadas.

Quanto mel um cachorro pode comer?

O mel é um suplemento maravilhoso para a dieta do seu animal de estimação. Mas lembre-se, é simplesmente um açúcar. Muito mel pode causar efeitos indesejáveis ​​na saúde do seu cão. Certifique-se de seguir estas dicas para garantir que seu cão não tome muito

  • até 10 libras. 1/4 colher de chá de mel por dia
  • 10-20 libras – 1/2 colher de chá por dia
  • 20-50 libras – 1 colher de chá por dia
  • 50 libras+ – até 2 colheres de chá por dia

Assim como todas as coisas que são novas… Comece dando pequenos passos. Introduza uma colher de chá de mel na comida do seu animal de estimação até que ele se acostume com o cheiro e o sabor. Quando ele estiver confortável, você pode começar a adicionar mais mel até que tenha dado mel suficiente para o tamanho do cão.

Se você deu pólen, vá mais devagar. Comece com pequenas quantidades ao longo de um período de alguns dias. Se o paciente estiver satisfeito com essa dosagem, dê 1 colher de chá de grânulos para cada 25 libras de peso.

Lembre-se – sempre que você introduzir um novo alimento, observe quaisquer mudanças em seu comportamento, bem como nos movimentos intestinais, para garantir que esteja de acordo com o dele.

Que tipo de mel posso dar ao meu cão?

Semelhante a muitos itens hoje em dia, o mel que você compra não é o mesmo. A maioria das marcas de supermercado contém muito pouco ou nenhum mel dentro da garrafa. Outros méis são produzidos usando painéis de fumaça e pesticidas. Portanto, você precisa escolher o melhor mel.

Para garantir que seu animal de estimação esteja recebendo todos os benefícios que você pode obter, procure mel não adulterado, não filtrado e cru, bem como orgânico, se possível.

Apicultores locais podem ser a melhor escolha.

DICA:

Se você estiver usando mel cru e não filtrado, ele terá uma tonalidade escura e começará a cristalizar quando resfriado. Caso contrário, o mel é refinado… também, e não conterá o pólen ou própolis que o torna benéfico para seu companheiro peludo.

Agradeça às abelhas

As abelhas fornecem muito para o cão e para você, mas você sabia que pode retribuir a elas? De acordo com especialistas, em 2019, o mundo perdeu aproximadamente 40 por cento de nossas abelhas. Não é apenas a redução da produção de mel. 75% de toda a produção agrícola mundial depende de polinizadores. Essas plantações fornecem alimentos para a maior parte do planeta. Se perdermos as abelhas, elas podem nos roubar a variedade de nossa dieta.

Claro, os animais que comem essas plantas também estão com fome.

Existem várias teorias sobre as razões pelas quais as abelhas morrem, no entanto, a principal com a qual os especialistas concordam é que os pesticidas são a causa… particularmente os neonicotinoides.

Pesticidas neonicotinoides

Neonicotinoides são pesticidas comumente utilizados.

  • Acetamiprida
  • Clotianidina/Tiametoxam
  • Dinotefurano
  • Imidacloprida

(Reconhece o sobrenome? Este é o ingrediente principal nos tratamentos Advantage K9 Advantix e Advantage contra pulgas e carrapatos.)


Os neonicotinoides foram considerados seguros fer para humanos, no entanto… Eles são perigosos para as abelhas. O uso de neonicotinoides é proibido em algumas nações, incluindo a União Europeia e o Canadá. No entanto, os EUA estão ficando para trás em seus esforços para remover essas substâncias tóxicas. Em janeiro de 2020, a EPA sugeriu algumas diretrizes para limitar seu uso.

Enquanto você estiver nisso, reserve um tempo para ajudar a proteger as abelhas.

  • Não use pesticidas no seu jardim
  • Você pode deixar ervas daninhas como dentes-de-leão em paz (as abelhas gostam das ervas daninhas)
  • Seu quintal pode ser transformado em um oásis para abelhas e plantar muitas flores

Enquanto você apoia as abelhas, elas podem continuar a fazer produtos saudáveis ​​para garantir que seu cão fique melhor ao longo do tempo!

Considerações finais

O mel pode fornecer uma variedade de vantagens para seu animal de estimação que vão desde o aumento da função imunológica, bem como auxiliar no alívio de alergias, até ajudar a manter a digestão e a pele saudáveis.

Como com qualquer outro tratamento, a quantidade certa de moderação é essencial. A incorporação do mel na dieta do seu animal de estimação é melhor tratada com um pouco de cautela para garantir que você siga as doses recomendadas com base no peso do seu cão e seu bem-estar geral.

Embora o mel seja um remédio natural incrível, é importante escolher o melhor tipo. Selecione mel puro, cru e, idealmente, orgânico para colher os efeitos benéficos máximos à saúde sem os perigos do mel processado.

Além do mel, a colmeia de abelhas também contém outros superalimentos da natureza, incluindo própolis, pólen e geleia real. Todos têm seus próprios efeitos positivos distintos.

As propriedades nutricionais desses produtos ilustram a importância das abelhas em nosso ecossistema, bem como em nosso bem-estar geral. Quando você alimenta com mel de alta qualidade, está ajudando a sustentar as populações de abelhas e garantindo que haja uma acessibilidade constante desses alimentos maravilhosos, e ao mesmo tempo auxiliando na segurança global dos alimentos!

FAQ

Qual a quantidade de mel segura para oferecer a um animal de estimação?

Você pode alimentar um cão com segurança com apenas uma colher de chá de mel todos os dias. Um cão grande pode obter até uma colher de sopa por dia.

O que pode acontecer quando um cão consome mel?

O consumo moderado de mel é uma boa ideia para todos os cães, no entanto, o consumo excessivo pode causar ganho de peso e cáries dentárias, ou até mesmo perturbar seus estômagos.

Para que serve o mel, os cães podem fazer?

O mel beneficia os cães ao melhorar seus níveis de energia, ajudando na digestão e serve como um tratamento natural para alergias, graças às qualidades antioxidantes e anti-inflamatórias que possui.

O que posso fazer para tratar meu cão com um pouco de mel?

Você certamente pode dar um pouco de mel ao seu animal de estimação. É um doce que ajudará com alergias e aliviará dores de garganta quando usado na quantidade certa.