Os cães conseguem enxergar no escuro?
Os cães conseguem enxergar no escuro?

Os cães conseguem enxergar no escuro?

É provável que você tenha ouvido falar que os caninos têm uma visão noturna incrível. No entanto, eles conseguem enxergar claramente à noite? Muitos donos deixam as luzes acesas para seus animais de estimação quando saem à noite e se arrependem se abandonam seus animais de estimação à noite, no escuro. Seu cão pode não gostar da escuridão. A visão do cão é muito melhor do que você imagina.

Autora: Doutora Bruna

Os cães conseguem enxergar no escuro?

Os olhos dos cães são muito melhores do que os humanos em condições de pouca luz. Embora eles não consigam ver da mesma forma na escuridão total, eles discernem claramente em ambientes escuros onde apenas a menor quantidade de luz está presente. Os olhos caninos podem absorver pequenas quantidades de luz e captar imagens que os olhos humanos não teriam chance de ver no escuro. A luz da rua, uma lâmpada noturna, estrelas e a lua podem dar iluminação suficiente para que os cães consigam ver como os humanos veem em luz intensa.

Como os cães enxergam com pouca luz

À primeira vista, o olho de um cão pode parecer semelhante ao dos humanos. No entanto, existem algumas distinções significativas no formato do olho dos cães que lhes dão melhor visão noturna.

Olhos humanos e animais podem receber imagens de forma semelhante, ou seja, a luz passa pelo olho através da córnea. Isso altera a direção da luz para se concentrar na imagem. Uma parte da luz viaja pela pupila –quanto dela depende da abertura das pupilas. Os músculos da íris regulam o quão contraídas ou dilapidadas as pupilas parecem com base nas condições de iluminação. As pupilas do cão são maiores do que as de um humano, o que permite que mais luz entre.

A luz é refletida através da lente do olho. Esta é uma estrutura que direciona a luz que passa, direcionando-a através do humor vítreo para a retina. A lente é responsável por focar imagens com diferentes distâncias. As lentes dos cães são mais próximas em relação às retinas do que as lentes dos humanos, o que faz com que as imagens sejam mais vibrantes.

A luz então atinge a retina. Fotorreceptores como cones e bastonetes são capazes de processar a imagem e então enviar mensagens ao cérebro. Os bastonetes processam imagens com pouca luz. Os cones controlam a visão de cores e são mais dependentes da luz do que os bastonetes.

Cones e bastonetes existem nas retinas de cães e seres humanos, mas a quantidade de cada um difere entre as espécies. A retina humana tem mais cones e bastonetes, o que permite que as pessoas percebam cores brilhantes mesmo sob luz solar intensa e apenas uma pequena quantidade em baixa iluminação. A retina de um cão tem bastonetes em comparação aos cones, o que significa que os cães não conseguem perceber cores vivas. No entanto, eles veem imagens muito mais claramente em iluminação fraca.

Os cães têm algo que os humanos não têm: tecidos semelhantes a espelhos na parte de trás da retina, chamados de tapetum Lucidum. A retina tem a chance de detectar a luz que entra no olho. Ela também absorve luz e, portanto, as imagens podem não ter a mesma clareza que teriam sob iluminação forte.

É possível que você tenha visto o tapetum do seu cão enquanto tira fotos com flash, ou nos olhos do seu cão quando está no escuro. Os olhos do cão brilham quando estão escuros.MegaV0lt / Getty Images

O que fazer se a visão noturna do seu cão for ruim

Alguns cães conseguem ter uma visão melhor no escuro do que outros, no entanto, é seguro concluir que a maioria dos cães enxerga melhor do que os seres humanos. Se a visão do seu cão não for tão boa à noite, pode ser uma causa relacionada aos olhos. Se você observar que seu cão via claramente no escuro, no entanto, agora ele está com dificuldades na visão noturna, pode ser um problema com os olhos que está causando a perda da visão.

A maioria dos cães tem algum tipo de perda visual com a idade. No começo, você pode notar a perda de visão à noite, mais do que durante o dia. Alterações nos olhos do envelhecimento, como a síndrome lenticular, podem afetar a visão do animal de estimação, especialmente quando a luz é fraca. Cataratas podem se desenvolver e piorar gradualmente, o que pode resultar em uma deficiência na visão que é mais perceptível em luz fraca.

Consulte seu veterinário se a visão do seu cão parecer mudar. O veterinário pode ser capaz de identificar a causa raiz do problema e recomendar tratamentos que podem ajudar a prevenir a cegueira .