O Tramadol para cães é seguro e eficaz?
O Tramadol para cães é seguro e eficaz?

O Tramadol para cães é seguro e eficaz

Tramadol é comumente administrado a cães que sofrem de desconforto crônico ou agudo. No entanto, é seguro e apropriado para cães?

Vamos examinar os benefícios e desvantagens do tramadol canino… bem como analisar as alternativas naturais para tratar a dor dos caninos.

Autora: Doutora Bruna

O que é Tramadol para cães?

Tramadol pertence à classe dos opioides. Acredita-se que esses medicamentos aliviem o desconforto moderado a extremo. Tramadol pode ser descrito como um medicamento analgésico que atua no seu sistema nervoso central para aliviar a dor. É um agente de ligação para receptores opioides dentro da medula espinhal e do cérebro para alterar a percepção da dor, bem como reduzir o desconforto.

O mecanismo em que o Tramadol atua é desligar as vias neurais que causam dor. A fonte do desconforto pode estar presente, embora o cérebro seja incapaz de reconhecer a dor como ela é. O medicamento também é usado como um sedativo que pode ajudar a acalmar animais inquietos ou ansiosos. Os veterinários o recomendam para tratar articulações, artrite, doenças crônicas, bem como dores resultantes de procedimentos cirúrgicos e para dores relacionadas a doenças degenerativas ou câncer. O medicamento também pode ser utilizado para tratar tosses, bem como diarreia.

O Tramadol alivia a dor em cães?

Mas nem sempre. Os estudos de pesquisa sugerem que o tramadol não é tão eficaz quanto muitas pessoas imaginam quando se trata de problemas de dor crônica, como osteoartrite, ou situações de emergência, como lesões ou tratamento pós-cirúrgico para dor.

Dor Pós-Operatória
De fato, um estudo de maio de 2021 conduzido por um grupo de pesquisadores veterinários internacionais examinou estudos sobre a eficácia do tramadol para controlar a dor pós-operatória em caninos (1). Os pesquisadores concluíram que “a eficácia analgésica do tramadol para o controle da dor pós-operatória em cães foi baixa ou muito baixa”. O estudo também descobriu que as reações adversas não foram relatadas de forma consistente.

Em 2013, um grupo de veterinários da Universidade de Minnesota publicou um artigo no AVMA Journal (2). Eles examinaram 30 cães que receberam tramadol ou firocoxib (Previcox), bem como ambos após uma operação de TPLO , e descobriram que “um número significativamente maior de cães no grupo tramadol (8/10 cães) teve uma pontuação de dor > 6 após a cirurgia, em comparação com os outros grupos”. Os pesquisadores descobriram que “… o medicamento firocoxib (quando tomado sozinho) pode ser um analgésico melhor do que o tramadol administrado por via oral (quando tomado isoladamente)”.

Dor por osteoartrite
No ano de 2019, a American Animal Hospital Association (AAHA) publicou o seguinte artigo no qual afirmava que “ Prescrever opioides orais para cães provavelmente não os ajuda – e pode prejudicar seus donos “. O autor afirmou que, embora o uso de tramadol intravenoso para tratar dor aguda em hospitalização seja extremamente eficiente, os cães não absorvem o tramadol oral tão bem, o que reduz a eficácia do alívio da dor.

O artigo fez referência a um estudo em 40 cães sofrendo de osteoartrite conduzido por veterinários da Universidade da Geórgia (3). Os pesquisadores chegaram à conclusão… “Os dados obtidos do estudo atual não ofereceram nenhuma base para o tratamento de tramadol por cães com osteoartrite no cotovelo ou na articulação do joelho. É altamente provável que nossos resultados sejam aplicáveis ​​a outras articulações dos cães que sofrem de osteoartrite também.”

Portanto, a consequência mais prejudicial pode ser o fato de que o tramadol não está funcionando em seu animal de estimação. Se você decidir oferecer tramadol ao seu animal de estimação, certifique-se de observá-lo de perto para garantir que ele esteja ajudando o cão.

O Tramadol é seguro para cães?

Assim como todos os medicamentos, Tramadol tem riscos e consequências colaterais negativas. O veterinário deve informá-lo sobre quaisquer potenciais efeitos colaterais adversos para ajudá-lo a tomar uma decisão astuta ao tomar tramadol com seu animal de estimação.

Efeitos colaterais do Tramadol para cães

Existem alguns efeitos adversos conhecidos do tramadol que são conhecidos por cães. Entre em contato com seu veterinário imediatamente quando sentir qualquer um dos seguintes sintomas:

  • Sedação O tramadol pode causar tonturas, principalmente quando seu animal de estimação está começando a tomar o medicamento ou quando você decide aumentar a dosagem (siga apenas a orientação do seu veterinário).
  • Problemas gastrointestinais Alguns podem sofrer de náuseas, vômitos, diarreia ou falta de apetite.
  • Prisão de ventre O tramadol causa prisão de ventre em cães e dificulta que eles vão ao banheiro.
  • Respiração lenta: quando tomado em altas doses ou em combinação com outros medicamentos, o tramadol pode afetar o sistema respiratório e causar uma diminuição na respiração, o que pode causar uma respiração mais lenta.
  • Problemas de coordenação: Cães tratados com tramadol podem ficar instáveis ​​ou ter dificuldade para manter o equilíbrio.
  • frequência cardíaca baixa Tramadol é um medicamento que pode reduzir a frequência cardíaca do seu cão, o que pode ser um problema para animais de estimação com problemas cardíacos.
  • Reações alérgicas Cães podem apresentar uma reação alérgica quando expostos ao tramadol. Isso pode se manifestar como coceira e inchaço, ou dificuldades respiratórias.
  • Problemas de fígado e rins: o tramadol pode afetar a função renal e o fígado em certos cães, especialmente aqueles com histórico de problemas hepáticos ou renais.
  • Excitação ou Inquietação Tramadol pode ser usado como sedativo. Mas em certas raças, pode criar inquietação e agitação.
  • abstinência: Se um cão parar de tomar tramadol, podem ocorrer sinais de abstinência, como ansiedade, tremores ou convulsões.

O Tramadol é perigoso para cães?

O tramadol é perigoso para cães quando administrado ou administrado a cães com problemas de saúde específicos.

Cães que não devem tomar tramadol
Certos cães que têm problemas crônicos de saúde não devem ser tratados com tramadol. Isso inclui:

  • Donos de cães com histórico de convulsões, epilepsia ou outros distúrbios. Tramadol pode diminuir o limiar de convulsões e também aumentar o risco.
  • Caninos que sofrem de doença renal ou hepática
  • Cães que tomam inibidores da monoamina oxidase para comprometimento cognitivo e doença de Cushing.
  • Animais de estimação que estejam tomando inibidores de recaptação de serotonina, que são antidepressivos.
  • Fêmeas grávidas ou amamentando.

Cães podem sofrer overdose de Tramadol?

É verdade que os cães podem tomar muito tramadol ou outro opioide. Certifique-se de seguir as instruções de dosagem do seu veterinário e garanta que você mantenha o tramadol (e outros medicamentos) em uma área segura e protegida, fora do alcance de crianças e animais de estimação.

Overdose de tramadol ou intoxicações por outros opioides podem desencadear alguns destes sintomas…

  • Vômito
  • Frequência cardíaca ou respiração lenta
  • Sedação, fraqueza ou letargia
  • As pupilas dilatam
  • Tremores ou convulsões
  • Babando
  • Agitação
  • Incongruência, andar como bêbado
  • Perda de consciência ou coma involuntário

Se você notar qualquer um desses sinais de um cão tomando tramadol, leve-o ao veterinário ou a um centro de emergência o mais rápido possível. Se você suspeita que seu animal de estimação vasculhou o armário de remédios e tomou medicamentos opioides e fingiu culpa, seja honesto sobre o que aconteceu. Veterinários que tratam casos de envenenamento por opioides em animais de estimação afirmam que os donos do animal “sempre mentem”. Seu cão pode precisar de um medicamento como naxolona, ​​que é um antagonista opiáceo para se curar de uma overdose ou envenenamento por opioides.

O Tramadol é viciante para cães?
O Tramadol é uma droga que pode desencadear dependência e sintomas relacionados à abstinência em cães, embora a chance de se tornar viciado seja muito baixa. Se você precisar de controle da dor a longo prazo, o veterinário pode sugerir alternativas ao tratamento ou tratamentos alternativos para limitar a possibilidade de dependência do tramadol.

Gabapentina e tramadol para cães fazem a mesma coisa?
Gabapentina e tramadol são ambos medicamentos prescritos para controlar a dor de cães, no entanto, eles funcionam de forma diferente. Gabapentina é um medicamento que reduz a frequência de convulsões e é usado para aliviar a dor de distúrbios neuropáticos. Ele bloqueia a transmissão de sinais de dor dentro do sistema nervoso. Tramado atua em receptores opioides dentro da medula espinhal e do cérebro para reduzir a dor.

Abaixo estão alguns sinais de que o cão que você ama está sofrendo… também forneceremos algumas sugestões de remédios naturais para ajudar.

Sinais de dor em cães

Os cães não conseguem comunicar sua angústia ou dor por meio de palavras (embora possam chorar, choramingar ou gritar para expressar a dor)… é por isso que você deve ser capaz de identificar os indicadores mais comuns de desconforto em cães.

  • mudanças no comportamento: Seu cão pode parecer extremamente retraído, sem foco ou irritado. O cão pode ficar bravo e agressivo, ou não querer ser tocado ou segurado.
  • Mudança no apetite Seu cão pode apresentar diminuição do interesse em beber água ou comida ou até mesmo parar de comer completamente.
  • Vocalização Na dor, os cães podem chorar, choramingar, gritar ou até mesmo fazer um barulho alto. Existem cães que não são vocais ou estoicos. Eles não gritam de dor, no entanto, não baseie sua confiança nisso como um único indicador de desconforto.
  • mudanças no nível de atividade: Cães com dor podem ser menos ativos ou podem estar relutantes em participar de atividades que gostam, como fazer caminhadas ou brincar de buscar. É possível que eles tenham problemas com escadas ou em ficar de pé e deitar.
  • Mudanças na postura ou movimento: seu cão pode ter uma postura curvada ou tensa, ficar rígido ou inclinado em uma determinada direção para tentar se sentir melhor. Você pode notar mancar, favorecendo uma perna ou articulação específica ou severamente sem movimento.
  • Excesso de limpeza ou lambidas: Os casos podem limpar ou lamber ocorrem em uma área específica do corpo que está dolorida. Esta é uma tentativa de proporcionar alívio ou irritação na área afetada.

Algumas coisas têm o instinto de evitar parecer vulnerável e podem esconder completamente sua dor. E por isso que mudanças no comportamento, apetite e postura podem indicar dor em situações.

Reconhecendo e Tratando ovos de pulgas em cães
Reconhecendo e Tratando ovos de pulgas em cães

10 alternativas naturais ao tramadol para casos

Você pode explorar alternativas naturais ao tramadol para controlar a dor do seu cachorro. Considere estas opções (é sempre uma boa ideia consultar um homeopata ou herbalista para ajudar a escolher o melhor remédio ou erva). Se você estiver tratando dor pós-cirúrgica, dor de câncer ou dor de lesão aguda, as 3 primeiras são suas melhores opções.

1. Óleo de CBD: O canabidiol (CBD) derivado do canhamo pode fornecer alívio altamente eficaz sem os efeitos psicoativos do THC. O CBD pode funcionar bem para situações agudas, como pós-cirúrgicas .

2. Remédios herbais: Ervas como acafrao, gengibre ou garra do diabo tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que ajudam a reduzir muitos tipos de dor em casos, sejam agudos ou crônicos.

3. Remédios homeopáticos: Remédios bem conhecidos como Arnica , especialmente em altas potências (200C, 1M) podem ser altamente eficazes no tratamento da dor pós-cirúrgica. Comece a dosagem assim que puder após a cirurgia (mas não de antes, pois alguns deles podem interferir na anestesia). A homeopatia também pode ser útil no tratamento da dor crônica, mas é melhor pedir a um homeopata profissional para aconselhá-lo sobre o remédio mais adequado para os sintomas da sua doença.

4. Ácidos graxos ômega-3: As gorduras ômega-3, como o óleo de mistura verde, têm propriedades antiinflamatórias e podem reduzir a dor, especialmente as crônicas, como a artrite.

5. Suplementos para articulações: suplementos naturais para articulações podem melhorar a saúde das articulações e reduzir a dor da artrite.

6. Fisioterapia: Exercícios de reabilitação, hidroterapia, quiropraxia, acupuntura ou massagem podem aliviar a dor e melhorar a mobilidade. Instalações de reabilitação veterinária podem utilizar outras ferramentas como tratamentos a laser, ondas de choque ou PEMF, que podem ser eficazes na promoção da cura.

7. Controle de pesoum peso saudável reduz o estresse nas articulações e alivia a dor associada a condições como artrite.

8. Terapia de frio ou calor : compressas frias ou quentes aplicadas em áreas afetadas podem reduzir a dor e a inflamação.

9. Dieta de alimentos integrais Ter refeições saudáveis ​​e balanceadas que incluam produtos naturais integrais pode dar nutrição adequada, bem como reduzir a inflamação em todo o corpo. Ração e outros alimentos processados ​​são frequentemente carregados com ingredientes que promovem inflamação e causam desconforto e rigidez.

10. Descanso adequado: permita que seu animal de estimação relaxe e ofereça a ele o colchão mais confortável e com melhor suporte para aliviar a dor e acelerar o processo de cura.

É importante pesar as vantagens e desvantagens antes de decidir usar tramadol para seu animal de estimação… E se você decidir usá-lo, observe atentamente seu animal de estimação para ver se o medicamento é realmente eficaz. Geralmente é mais seguro começar com soluções naturais primeiro para minimizar possíveis efeitos colaterais negativos.