O que você precisa saber sobre microchipagem em seu cão
Muitas pessoas implantam microchips dentro de seus cães para permitir o propósito de identificação. Se seu cão não possui um microchip, então você pode considerar a possibilidade de implantar um em seu animal de estimação.
O microchip pode trazer muitos benefícios. Muitos animais de estimação são perdidos e resgatados a cada ano. No entanto, um cão com microchip pode ser trazido de volta ao seu dono.
Se seu animal de estimação tem microchip ou não, é vital que seu cão tenha o número de identificação todas as vezes. Etiquetas em uma coleira são comuns, mas podem cair ou ser danificadas. A boa notícia é que a tecnologia permitiu que você equipasse animais de estimação com microchips que podem fornecer a identificação permanente.
Autora: Doutora Bruna
Como funciona o microchip
O microchip de estimação mede um décimo das dimensões de um grão de arroz. É um pequeno chip de computador, alojado dentro da forma de um tipo específico de vidro. O vidro pode ser usado em conjunto com tecidos vivos. O microchip é colocado nas omoplatas de um animal de estimação, sob a pele, usando a ajuda de uma agulha e uma seringa especial. É como tomar injeções (exceto usando uma agulha maior). A maioria das vezes, os animais de estimação sentirão muito pouco ou nenhum desconforto após a colocação do implante; na verdade, muitos animais de estimação nem mesmo estarão cientes disso.
Apesar da agulha maior, no entanto, a maioria dos cães responde exatamente da mesma forma que em uma vacinação normal. Se você está preocupado que seu cão possa ser avesso ao tamanho da agulha e você está preocupado com isso, considere tirar o microchip do seu animal de estimação durante uma castração. Se os dentes do seu cão forem tratados, você pode solicitar que ele seja colocado no momento da limpeza profissional dos dentes , que normalmente é um procedimento que envolve anestesia.
Após estar em posição, ele será imediatamente reconhecido por um dispositivo portátil que usa ondas de rádio para identificar o chip. O dispositivo escaneará o chip e exibirá um código alfanumérico exclusivo.
Quando o microchip é instalado no cão, ele deve ser registrado em uma empresa de microchip, geralmente com uma taxa única. Então, seu cão é rastreado até você caso seja encontrado. Os microchips não têm GPS ou quaisquer outros recursos de localização. Animais perdidos precisam ser identificados com um chip leitor para iniciar o processo de localização do dono do animal.

Fabricantes de microchips, veterinários e abrigos de animais têm tentado encontrar soluções para as deficiências, e a tecnologia continua a se desenvolver com o passar do tempo. É bom saber que os microchips mais recentes são capazes de oferecer melhor legibilidade.
Considerações sobre microchipagem
- Microchips duráveis são criados para durar a vida inteira do animal de estimação. Eles não precisam ser substituídos ou carregados. Eles não têm baterias.
- Certos chips se movem : Alguns microchips foram encontrados viajando do espaço entre as escápulas. Nas instruções para escanear, é enfatizado que você deve escanear o corpo inteiro do seu animal de estimação, incluindo as pernas.
- Precisa de um scanner universal Microchips para animais de estimação são facilmente identificáveis quando encontrados em um abrigo ou clínica veterinária equipada com o scanner universal. Mas, há abrigos e consultórios veterinários que não têm scanners, especificamente em áreas rurais.
- Alguns chips são mais antigos e não podem ser detectados de acordo com o fabricante do chip e a data em que o microchip foi implantado, os chamados scanners universais podem não detectar o microchip. Geralmente é o caso com chips mais antigos ou microchips implantados em nações estrangeiras. Novos microchips tendem a ser compatíveis com scanners que são universais.
Por que você deve microchipar seu cão
Não há como ser o método perfeito de identificação. O cuidado responsável com animais de estimação inclui manter-se atualizado sobre as etiquetas de identificação. Mantenha seu cão na coleira e não a liberdade do seu cão para vagar. Em caso de emergência, você pode considerar o uso de microchips como um método adicional de reforço. Se seu animal de estimação estiver perdido, ter mais informações pode aumentar suas chances de localizá-lo.
Dica
Seu serviço de microchip deve registrar seu cão. No entanto, além disso, você deve adicionar o número de identificação exclusivo do seu cão no registro gratuito do animal de estimação.
Certifique-se de manter suas informações de contato atualizadas na organização de registro de microchip. Assim, você será encontrado rapidamente quando seu cão for perdido e o microchip for escaneado. Se você se mudar, encontre outro número de telefone ou altere o endereço de e-mail que você usa, e certifique-se de atualizar os detalhes de contato do microchip.
Há uma variedade de fabricantes e empresas de microchip que registram chips. Em sua localidade, a melhor escolha é consultar seu veterinário para recomendar uma marca.
Perguntas frequentes
Qual é o preço para microchipar seu animal de estimação?
Cerca de US$ 50, dependendo de onde você reside. Em certas áreas, há um serviço de microchipagem de baixo custo disponível em varejistas municipais ou de animais de estimação.
Como você pode localizar o microchip do cachorro?
Microchips não são localizadores de GPS; você não pode localizar o microchip do seu cão.
A única coisa que um microchip pode fornecer é a capacidade de identificar o animal de estimação caso ele se perca. A primeira coisa que um abrigo ou clínica veterinária fará quando encontrar o animal de rua (ou gatos) é verificar o microchip. O microchip é de propriedade da empresa que tem informações pessoais do proprietário. Ele pode ajudar a reunir o animal de estimação ao seu dono.
O que você pode fazer para desativar o microchip do cachorro?
Não há justificativa para você desabilitar o microchip do seu animal de estimação. Você pode entrar em contato com a empresa responsável pelos dados do microchip e solicitar que eles desativem o chip.