O que você precisa saber sobre gastroenterite em cães
A gastroenterite em cães é uma condição na qual a maioria dos sintomas é diarreia… assim como vômitos. Este é um método de eliminação para determinar se é gastroenterite. No caso de ser, reidratar e reequilibrar eletrólitos para seu cão deve ser o foco principal.
É assim que você pode determinar se a causa da diarreia do seu cão pode ser gastroenterite.
Autora: Doutora Bruna
O que é gastroenterite em cães?
Gastroenterite é uma doença aguda que causa irritação do trato gastrointestinal. Pode afetar tanto o estômago quanto o trato intestinal. A causa mais comum de gastroenterite é como um sistema imunológico que ocorre quando o sistema digestivo do animal de estimação está tentando se purificar de alimentos não saudáveis ou patógenos.
A gastroenterite pode ser causada por infecção por insetos, vírus, parasitas, bem como por alimentos ou medicamentos. Alergias alimentares, novos alimentos ou ingestão de alimentos com gosto ruim podem causar inflamação e infecção do trato digestivo do cão.
A gastroenterite é uma das formas de autocura, portanto, é melhor usar métodos naturais de solução. Não há necessidade de determinar se você tem gastroenterite. Certifique-se de que seu animal de estimação esteja recebendo bastante líquido. No entanto, se o problema durar mais do que alguns dias ou se tornar persistente, pode resultar em desidratação grave e insuficiência renal… ou sepse, se as bactérias não forem controladas.
Cães que sofrem de gastroenterite têm sintomas semelhantes aos de outros problemas intestinais. Esteja ciente de que a gastroenterite é diferente da gastrite, que é a irritação do revestimento do seu trato gastrointestinal.
Sinais de gastroenterite em cães
Estes são os sinais que podem indicar problemas gastrointestinais em cães:
- Desconforto abdominal (mostrado por sensibilidade ou desconforto)
- Inativo, letárgico
- Apetite reduzido
- Episódios de diarreia intermitentes e/ou vômitos
- O vômito pode ser uma bile espumosa e de coloração amarelada, principalmente na ausência de estômago.
- Grandes quantidades de diarreia pelo menos alguns dias por semana, como grandes montes moles
- Boca seca ou dor de estômago ao comer ou beber
- O processo de desidratação começa em 24 horas
- Febre de baixo grau
Há uma infinidade de coisas que podem causar diarreia ou problemas gastrointestinais em cães.
Causas da diarreia em cães
Se você quer saber se a causa é realmente gastroenterite, é melhor descartar outras causas possíveis para diarreia. Há algumas coisas que você deve levar em consideração:
- A dieta do cão é o que você dá a ele, a quantidade de comida e com que frequência
- Guloseimas, novos alimentos ou até mesmo recompensas
- Produtos químicos no ambiente, como pesticidas
- Vacinações recentes
- Novos materiais ou agentes de limpeza presentes no ambiente
- Um encontro recente com um novo animal de estimação ou pessoa
- Recorrências de um episódio anterior de diarreia ou vômito e detalhes
- Doenças recentes
- Doenças crônicas atuais
- Vitaminas, medicamentos recentes ou outros suplementos
Se, após alguns dias, seu cão não estiver se recuperando, o veterinário poderá realizar mais exames para determinar a causa da infecção que levou à gastroenterite.
Diagnóstico de gastroenterite em cães
O que procurar:
- Sintomas de desidratação
- Sensibilidade ou dor no abdômen
- Inchaços, gases ou distensão abdominal Outras preocupações físicas
- Frequência cardíaca, temperatura e frequência respiratória
Se forem necessários testes adicionais, ele deve conter:
- Contagem total de células sanguíneas (HC) que deve revelar infecção ou desidratação.
- Testes de química no sangue para determinar a função de um órgão
- Testes de eletrólitos que podem revelar um desequilíbrio devido à diarreia e vômitos.
- Urinálise para tratar infecções do trato urinário e doença renal. Desidratação ou condição de diabetes
- Imagens com raios X podem revelar obstruções intestinais ou quaisquer outros sinais.
- Ultrassonografias para obstrução intestinal ou quaisquer outras indicações
Tratamento veterinário para gastroenterite em cães
Os tratamentos médicos tradicionais podem ajudar a controlar os sintomas, mas nem sempre encontram a causa do problema que causa gastroenterite em caninos. Os tratamentos são:
- Antibióticos, como o Metronidazol , para tratar uma infecção bacteriana… que destrói bactérias boas e más e prejudica o microbioma e o sistema imunológico do cão.
- Medicamentos antidiarreicos para reduzir a eliminação… no entanto, muitas vezes, depois que a medicação a interrompe, a diarreia retorna.
- Medicamentos anti-vômitos… mas não eliminam a causa do vômito
- Antiácidos com efeitos colaterais negativos, como diarreia, constipação, fadiga, náuseas e vômitos… alguns dos sintomas que você está tentando eliminar
- Medicamentos de origem humana, como Pepto Bismol e Pepcid, não são recomendados para uso em cães.
Gastroenterite em cães Tratamento em casa
Se seu cão sofre de gastroenterite, certifique-se de verificar sinais de desidratação e restaure o equilíbrio eletrolítico. Isso se deve aos minerais sódio, potássio ou cloreto, que são essenciais para o metabolismo do seu cão e podem ser encontrados nos líquidos listados abaixo.

É assim que você controla a gastroenterite do seu cão em casa.
Desidratação
Com base na gravidade da desidratação, incentive seu animal de estimação a beber, oferecendo-lhe caldo de osso, que também é carregado com nutrientes e minerais. É possível dar fluidos por via subcutânea (sob sua pele). O veterinário fornecerá os produtos sub-Q necessários e o orientará sobre como administrar o fluido ao seu animal de estimação. Existem muitas demonstrações do YouTube na internet. Se a condição do seu cão for séria, pode ser necessário um fluido intravenoso (IV) da clínica.
Jejum
No caso de seu animal de estimação passar por uma situação de emergência, ele normalmente para de comer… e então jejua seu corpo. Isso dá ao seu trato digestivo algum tempo e lhe dá tempo para se recuperar. O paciente será capaz de se livrar, através do vômito, de todos os itens alimentares ou fonte bacteriana que causaram o problema. Mas, existem certas raças que, por hábito ou instinto, são chowhounds e estão dispostas a comer quando não estão se sentindo bem. Eles podem exigir que seus donos os façam jejuar! É recomendado que eles jejuem por até 24 minutos… Mas certifique-se de fornecer a eles muitos líquidos ou caldos para que não fiquem desidratados. Após o término do tempo de jejum, é possível começar refeições pequenas e frequentes com refeições de baixa gordura e simples de digerir.
Uma palavra de cautela: Nunca apresse filhotes com menos de 6 meses de idade. mais velhos. Prossiga diretamente para a próxima etapa, consulte seu veterinário caso não tenha certeza.
Remédios naturais para cães com gastroenterite
Também há soluções naturais para tratar úlceras gástricas em cães, e até filhotes. Isto é o que você pode fazer:
Alimentos fibrosos
Se o seu cão ainda estiver dando uma mordida na comida e ainda estiver comendo, adicione alimentos fibrosos, como vegetais e frutas para ajudar a desacelerar a digestão e permitir que os nutrientes entrem na corrente sanguínea. Esta pode ser uma ótima opção para filhotes, pois você não deve reter nutrição e comida de cães com menos de seis meses de idade.
Probióticos Probióticos
são as cepas benéficas de bactérias que auxiliam na manutenção do microbioma no trato digestivo do cão, onde residem 90-90% das funções do sistema imunológico. Uma quantidade adequada de bactérias benéficas ajuda a eliminar bactérias patogênicas que podem causar doenças e enfermidades… incluindo gastroenterite.
No caso de seu cão ter recebido antibióticos para tratar úlceras gástricas, S boulardii tem uma levedura probiótica que pode suportar antibióticos e digestão. No entanto, S boulardii pode ser de maior importância em casos de gastroenterite. Ajuda a controlar a diarreia… especialmente diarreia associada a antibióticos.
Alho
O alho tem propriedades antibacterianas e antimicrobianas e pode ajudar o sistema digestivo de várias maneiras diferentes, mas o mais importante é combater doenças. O alho é seguro para cães. É seguro consumir em quantidades moderadas cortando-o pela metade ou um dente inteiro de acordo com o tamanho do seu cão, incluindo-o na dieta do seu cão todos os dias.
Se seu cão foi diagnosticado com gastroenterite, ela está entre as doenças que vão embora em pouco tempo. Certifique-se de que seu animal de estimação esteja bem hidratado e descansado e você deve vê-lo de volta ao normal dentro de um ou dois dias.