O que são lombrigas em cães?
O cão pode ser vítima de muitos parasitas, assim como insetos, como lombrigas. Embora as lombrigas possam causar mais do que apenas alguns problemas menores, elas possuem uma série de sinais clássicos que permitem que você identifique se seu cão está sofrendo delas.
Além disso, há métodos para prevenir e tratar lombrigas em cães usando remédios orgânicos. Antes de mergulharmos nos detalhes, daremos uma olhada no que as lombrigas realmente são e o que elas podem significar para seu animal de estimação.
Autora: Doutora Bruna
O que são lombrigas em cães?
Lombrigas são parasitas que residem e se multiplicam dentro dos intestinos dos cães. Às vezes, são chamados de nematoides ascaridóides e há uma variedade de lombrigas que pertencem à família de parasitas Toxocara . Lombrigas (junto com ancilóstomos) são o tipo mais comumente encontrado de verme parasita encontrado que os cães sofrem.
Embora não sejam grandes, os vermes redondos representam perigos como infecções e até mesmo danos digestivos permanentes se não forem tratados.
O verme redondo mais significativo Toxocara canis devido ao fato de que suas larvas podem causar infecções humanas . Infecções em filhotes podem ser fatais.
Qual é o comprimento dos vermes redondos?
Lombrigas lembram fios de espaguete. Elas têm um corpo redondo de cor creme, que pode atingir vários centímetros de comprimento.
Ciclo de vida dos vermes redondos
Os vermes redondos depositam ovos no ambiente ao redor, bem como dentro dos intestinos e fezes de animais que os hospedam. Os ovos encontrados nos arredores podem ser consumidos por roedores, bem como outros animais que são conhecidos pelo termo “hospedeiros secundários”. Eles podem se tornar portadores, bem como podem ser um suprimento de vermes para seu animal de estimação.
Seu cão não precisa consumir esses hospedeiros para lombrigas. Os cães também podem consumir ovos de lombriga encontrados no solo ou excrementos.
Os ovos “ativam” e eclodem dentro dos intestinos. É aqui que os vermes se multiplicam e permanecem. Os vermes adultos então produzem ovos no intestino e um cão que sofre da doença provavelmente os passará pelas fezes de seu animal de estimação.
Os cães geralmente adquirem imunidade contra lombrigas à medida que envelhecem. No entanto, cães jovens tendem a ser mais vulneráveis e as lombrigas podem passar da mãe de um cão doente para seus filhotes, seja pelo leite ou pela placenta.
Sintomas de lombrigas em cães
É difícil determinar se seu cão tem os terríveis parasitas? É bom saber alguns sinais óbvios que indicam lombrigas.
1. Manchas brancas no cocô do cachorro
Os ovos postos pelos vermes redondos que amadurecem dentro dos intestinos dos vermes podem ser encontrados nas fezes, onde podem ser vistos na forma de pequenos pontos brancos nas fezes .
2. Problemas digestivos
Infestações de lombrigas podem causar vômitos (frequentemente cheios de muco) junto com vômitos, assim como vários problemas digestivos. É possível detectar vermes adultos nas fezes ou vômitos do seu animal de estimação.
3. Estômago saliente
Um estômago nada lisonjeiro pode ser outro sinal de lombrigas que podem ser encontradas em caninos. Quando os vermes começam a crescer no estômago do cão, eles podem causar inchaço e distensão, o que pode dar ao seu cão a aparência de ter uma barriga de pote.
4. Tosse
As larvas de lombrigas podem afetar os pulmões, levando a uma tosse incontrolável. É um sinal muito sério que pode causar outras doenças respiratórias como pneumonia.
5. Desnutrição
Os vermes redondos se alimentam de partículas de alimentos que não são digeridas dentro do trato intestinal do seu cão e um cão que sofre de uma infestação séria pode sofrer de desnutrição, mesmo quando você o alimenta com muitos alimentos. Os sinais de desnutrição incluem enfraquecimento, letargia, fadiga, bem como perda de peso e crescimento lento. Se você observar esses sinais, independentemente de seu cão parecer estar comendo muito, pode ser um sinal da doença do verme redondo.
Como confirmar lombrigas em cães
Se você não tiver certeza da probabilidade de seu cão sofrer de lombrigas, o veterinário pode usar um microscópio para encontrar ovos presentes nas fezes do seu cão, ou conduzir um teste fecal exato, também chamado de testes de antígeno. Este teste pode ser usado para determinar qualquer lombriga no caso de apenas uma pequena quantidade de ovos encontrados em suas fezes.
Tratamento para lombrigas em cães
Se tratado rapidamente A maioria dos cães conseguirá superar os vermes redondos. Se você visitar seu veterinário para confirmar que tem um problema de vermes redondos Você geralmente pode controlar os vermes redondos para animais de estimação em casa.

Remédios caseiros para lombrigas
Certas ervas e alimentos podem ser usados para combater os vermes de forma natural. Certifique-se de começar devagar, caso seu animal de estimação não esteja acostumado a esses alimentos.
Se seu cão não sofre de lombrigas, esses tratamentos são excelentes para prevenção. Eles são desintoxicantes naturais que podem ajudar a limpar os intestinos e eliminar resíduos, sem causar efeitos adversos.
Vinagre de maçã
O vinagre de maçã pode ser um vermífugo natural e seguro para cães. O ACV torna o sistema digestivo mais ácido, o que não é bom para vermes. Para tratar vermes usando ACV, polvilhe 1/2 a 1 colher de chá diariamente na dieta ou na água do seu cão.
Terra diatomácea de qualidade alimentar
Uma terra diatomácea de qualidade alimentar pode ajudar a diminuir a quantidade de lombrigas que seu cão tem. Para alimentar este limpador natural para cães pequenos, você pode dar a eles 1 colher de chá diariamente e cães maiores podem tomar até 1 colher de sopa todos os dias. Sua textura se assemelha a poeira e, se inalada, pode causar irritação nos pulmões. Seja cauteloso ao alimentá-lo e certifique-se de incorporar bem a terra diatomácea na dieta do cão. Não use DE em animais lactantes ou prenhes.
Semente de cominho preto
A semente de cominho preto é um tratamento seguro e protegido contra lombrigas . Se puder, compre sementes de cominho preto inteiras. Óleo de semente preta, caso precise, mas lembre-se de reduzir a quantidade pela metade. Para alimentar seu animal de estimação com sementes de cominho preto, você pode dar a ele 1/2 1 colher de chá ou uma colher de chá de sementes por dia com a dieta. Se seu cão não gostar do sabor, você pode cozinhá-las em uma panela para que fiquem menos amargas.
Tratamentos veterinários para lombrigas
Em geral, é melhor não usar vermífugos que contenham produtos farmacêuticos para cães. Às vezes, no entanto, remédios naturais sozinhos podem não ser suficientes. Se você tem condições persistentes ou sérias, pode ser necessário consultar seu veterinário holístico para obter conselhos sobre os métodos de desparasitação mais eficazes, seguros e protegidos.
Dicas: Se você precisa tomar medicamentos farmacêuticos para eliminar lombrigas, certifique-se de oferecer ao seu animal de estimação probióticos que sejam baseados em solo ou Saccharomyces boulardii para curar qualquer dano ao intestino causado pelo medicamento. Eles podem ser dados durante o tempo em que você estiver administrando o medicamento e não precisa esperar até que você termine de tomar seu medicamento.
Ainda existem os remédios naturais como a noz preta e o absinto. Essas são soluções altamente eficazes que devem ser utilizadas sob a orientação de um veterinário, pois podem causar danos se forem usadas de forma inadequada.
Filhotes e cadelas prenhes correm riscos adicionais devido aos vermes redondos, por isso é importante falar com seu veterinário se você for pai ou mãe de uma cadela grávida.