O que é a Síndrome do Cachorro Preto?
O que é a Síndrome do Cachorro Preto?

O que é a Síndrome do Cachorro Preto?

A Síndrome do Cachorro Preto, comumente chamada de BDS, é um problema recorrente que afeta a adoção de animais de estimação, onde cães pretos são omitidos para serem substituídos por cães de cor clara. O problema é observado por grupos de resgate e abrigos em todo o mundo, BDS é um problema que está afetando as taxas de adoção de animais de estimação com pelo preto. A causa raiz permanece obscura.

Os potenciais adotantes podem hesitar em adotar a raça preta devido a um estigma negativo associado a certas raças como pitbulls , por exemplo. Programas de TV e filmes geralmente retratam raças pretas grandes como assustadoras e agressivas, o que também pode atrair possíveis adotantes a ficarem longe da raça. Há quem acredite que tudo depende da maneira como os caninos são. Curiosamente, cães com coloração preta não fotografam muito bem. Cães com cores mais claras, no entanto, podem. Se abrigos ou organizações de resgate fotografarem seus animais que podem adotar para colocar em seus sites ou plataformas de mídia social, cães de cor clara podem ter uma vantagem.

Autora: Doutora Bruna

Origens e História

A condição BDS tem sido investigada desde o início dos tempos, mas vem ganhando atenção pública após o ano 2000, quando ativistas começaram a abordar o problema publicamente. A história da síndrome do cachorro preto foi rastreada até o início dos tempos.

No mundo do folclore e da mitologia, o cão preto é frequentemente retratado como protetor do lado negro. Eles também são retratados como sorte negativa em todo o mundo. As histórias datam de muitos séculos e podem ser um fator nas mentes de potenciais adotantes quando visitam o abrigo de animais. Alguns acreditam que a “síndrome do cão preto” pode resultar de potenciais adotantes que associam a cor preta como um sinal de coisas negativas.

Outra teoria sobre a razão pela qual o BDS existe pode ser devido ao fato de que os pelos escuros ou pretos tendem a ser menos visíveis e os cães pretos não fotografam bem e, por isso, não são a escolha mais popular para adotantes. Junto com uma imagem negativa de raças que tendem a ser retratadas como agressivas, a localização geográfica também pode ser um fator no BDS.

Gatos com pelo preto são afetados de forma semelhante e frequentemente sofrem da mesma condição, comumente chamada de “síndrome do gato preto”. Há quem acredite que o gato preto esteja em uma situação mais difícil devido ao estigma associado às crenças no sobrenatural e sua conexão com a bruxaria. Isso pode deter o dono em potencial.

Impacto

Pessoas que trabalham em abrigos ao redor do mundo relatam que testemunharam a síndrome do cão preto pessoalmente. Isso ocorre porque as raças maiores de cães pretos geralmente ficam no abrigo por mais tempo do que os cães menores e de cores mais claras. Muitos cães pretos são executados como consequência.

Embora algumas pessoas acreditem que é difícil para cães pretos localizarem seus lares perfeitos, a ciência não provou ou refutou a ideia. Muitos estudos não concordam entre si.

No estudo conduzido pela ASPCA, a aparência de um cão foi o principal motivo para adotar um cão. O estudo de pesquisa publicado no Journal of Applied Animal Welfare Science em 2002 mostrou que as cores da pelagem afetavam negativamente a taxa de adoção de cães e gatos. Os pesquisadores descobriram que as taxas de adoção eram menores em animais com pelagem preta pura.

Certos estudos científicos parecem estar em contradição com essas descobertas, como o que examinou o tempo que os cães passaram em dois abrigos de Nova York em 2013. Este estudo descobriu que a cor da pelagem não teve impacto no tempo que eles ficaram no abrigo, e também observou que a síndrome do cão preto pode ocorrer apenas em regiões específicas do globo, o que pode ser devido a diferentes normas culturais.

Embora seja difícil saber se o BDS ocorre dentro de abrigos, os amantes dos animais podem ter certeza de que não é uma situação bem-vinda.

Como ajudar

Cães pretos parecem iguais a cães de tons diferentes. Eles se comportam da mesma forma que eles, demonstram igualmente muito amor e dão a mesma quantidade de beijos. Se você está procurando diminuir os efeitos negativos da síndrome do cão preto, adotar um cão é a opção ideal.

Adotar um animal de estimação preto é uma maneira eficaz de ajudar cães pretos a encontrar um lar permanente. Vá ao abrigo local ou visite sites como o PetFinder para localizar seu próximo animal de estimação. Também é possível procurar organizações de resgate, que geralmente têm cães pretos em sua lista, ou até mesmo resgates específicos para raças de cães pretos. Recuperar um cão preto de um resgate ou abrigo pode abrir espaço para outros cães que precisam ser salvos. Bônus? Você terá um filhote totalmente novo para nomear seu animal de estimação.

Se você não puder adotar um animal de estimação que seja seu, pense em fazer uma doação para abrigos e grupos de resgate para ajudar na operação ou talvez oferecer um cão em necessidade de possibilidade de sobrevivência. Além disso, você pode oferecer seu tempo e energia para ajudar abrigos locais. A maioria dos abrigos oferece a oportunidade de fazer caminhadas, brincar com os cães ou apenas sentar e aproveitar o tempo com os cães. 

O voluntariado pode ser um método fantástico para causar um impacto positivo na vida de um animal de estimação sem pagar dinheiro ou fazer um compromisso vitalício. Você também pode contribuir para a vida de animais em abrigos compartilhando suas opiniões sobre o assunto com seus parentes, amigos, bem como outros membros da comunidade. Inspire-os a adotar um animal de estimação ou gato preto. Não deixe de enviar fotos dos animais de estimação que você pode adotar por meio de suas páginas de mídia social para ajudá-los a começar. O poder do boca a boca pode ter um impacto enorme.