O que causa hipoglicemia em cães?
O que causa hipoglicemia em cães?

O que causa hipoglicemia em cães?

Cães com hipoglicemia não são nada divertidos. Se for grave, a condição pode levar a problemas sérios como convulsões ou até mesmo perda de consciência.

Este artigo abordará as causas mais comuns de hipoglicemia, juntamente com os sinais mais comuns.

Vamos primeiro examinar os sinais de hipoglicemia que os cães apresentam.

Autora: Doutora Bruna

O que é hipoglicemia em cães?

Em cães, a hipoglicemia é uma condição que pode ser causada quando os níveis de açúcar no sangue diminuem para um nível mais baixo. Portanto, a hipoglicemia pode ser descrita como “baixo nível de açúcar no sangue”.

No caso de uma deficiência de “açúcar” ou glicose circulante na corrente sanguínea, certos problemas e sinais podem se manifestar. Antes de olhar para os sinais e sintomas, é crucial saber o que desencadeia a hipoglicemia no início.

Causas da hipoglicemia em cães

Em cães, a hipoglicemia pode ocorrer quando o corpo deles consome muita glicose, não produz glicose suficiente ou é exposto a insulina em excesso.

Excesso de insulina

Certos tumores cancerígenos ou tumores podem criar uma quantidade excessiva de insulina. Os tumores, conhecidos como insulinomas, no pâncreas produzem mais insulina do que o corpo do cão é capaz de utilizar, o que pode causar hipoglicemia.

Além disso, a toxicidade do Xilitol pode criar excesso de insulina em cães. Um adoçante que é um substituto do xilitol, muito tóxico para cães, e mesmo pequenas quantidades dele podem criar hipoglicemia.

Doença hepática, falha ou lesão

Como o fígado também cria e armazena glicose e a produz, não é surpresa que doenças ou lesões hepáticas possam levar à hipoglicemia. Pode ser devido a infecções ou por medicamentos. Além disso, o xilitol pode causar problemas fatais no fígado em cães.

Estudos mostram que animais de estimação com mais de 0,1 grama de xilitol por quilo têm maior risco de serem hipoglicêmicos, enquanto aqueles com mais de 0,5 mg/kg correm risco de desenvolver insuficiência hepática grave.

Doença de Addison

Em cães, a hipoglicemia pode ser um sinal da doença de Addison . A condição é vista em aproximadamente 25 por cento dos portadores de Addison. Isso se deve ao fato de que a doença de Addison causa problemas com a produção de glicose. O cão que sofre da doença de Addison geralmente exibirá sintomas adicionais como náusea, diarreia, além de letargia e falta de apetite.

Infecção

Os efeitos das infecções podem levar à hipoglicemia. Às vezes, o corpo reage à infecção por meio da destruição de si mesmo e de órgãos, o que é chamado de sepse. Nesse caso, a hipoglicemia pode se manifestar como um sinal.

Uma infecção bacteriana séria pode causar hipoglicemia relacionada à sepse, no entanto, as infecções mais sérias que comumente causam sepse estão na bexiga ou no trato gastrointestinal. Os sintomas relacionados à sepse para cães são desidratação, salivação, vômito e aumento da frequência cardíaca.

Diabetes

Quando os cães sofrem de diabetes, a hipoglicemia pode ocorrer devido ao erro de dar insulina em excesso. Isso pode acontecer se o seu animal de estimação diabético não estiver comendo corretamente, pular um jantar, vomitar ao comer ou se ele mudar a comida que come. O risco de hipoglicemia é alto quando os cães sofrem de diabetes porque pode causar perda de consciência ou perda de consciência ou até mesmo.

Avaliação da comida para cães Eukanuba
Avaliação da comida para cães Eukanuba

Sinais de hipoglicemia em cães

Agora temos uma lista de algumas razões que são comuns para a hipoglicemia em cães. Como você sabe se seu cão está sofrendo de hipoglicemia? Felizmente, há sinais particulares de hipoglicemia em cães.

Letargia

Como o açúcar no sangue é a principal fonte de combustível do seu corpo, não é de se espantar que um dos sinais mais frequentes de hipoglicemia seja a falta de energia. Se seu cão dorme com frequência e não faz atividade física, é provável que ele esteja sofrendo de hipoglicemia.

Perda de apetite

A hipoglicemia pode fazer com que os cães percam o interesse pela comida. A perda de apetite pode aparecer de muitas maneiras diferentes. Esteja ciente da extensão em que o apetite do seu cão é diminuído em suas comidas favoritas ou se é o caso de ele ter parado de comer completamente.

Contração muscular

Há cães que se contraem enquanto pensam, ou estão nervosos. No entanto, a contração também pode ser um indicador de hipoglicemia entre cães. Se os movimentos do seu cão são erráticos quando acordado, e não parecem fornecer uma razão para se sentir preocupado ou ansioso É provável que isso seja uma indicação de hipoglicemia.

Falta de coordenação

A falta de coordenação pode resultar de hipoglicemia e pode assumir a forma de quedas e incapacidade de andar ou ficar de pé, ou perda de equilíbrio.

Tremendo

Tremores podem ser comparados a espasmos, porém é um movimento contínuo. O frio, a dor ou até mesmo a ansiedade podem induzir tremores em cães e se não há razão para acreditar que seu cão esteja tendo algum desses sintomas, é possível que ele esteja sofrendo de hipoglicemia.

Perda de visão

Hipoglicemia grave pode causar perda de visão que varia de visão reduzida ou turva até cegueira total. Os cães com visão reduzida entram em obstáculos, apresentam menos tempo de reação e podem se sentir ansiosos ou estressados.

Convulsões

Quando há um caso grave de hipoglicemia, os animais de estimação podem ter distúrbios neurológicos sérios, como convulsões ou ataques. Se seu cão tiver convulsões, é recomendado ir ao veterinário assim que a convulsão passar ou se a convulsão não acabar dentro de 3 a 5 minutos.

Perda de consciência

Uma perda de consciência pode ser o resultado de hipoglicemia extrema. É possível trazer seu animal de estimação de volta à vida aplicando um líquido açucarado nas gengivas. Se não, entre em contato com o veterinário imediatamente. O veterinário o guiará por maneiras de trazer seu animal de estimação de volta e levá-lo para lá no menor tempo possível.

Como prevenir a hipoglicemia em cães

Existem vários métodos que você pode empregar para impedir a hipoglicemia em cães:

  • Certifique-se de que seu cão seja alimentado com uma dieta premium e também uma dieta balanceada.
  • Certifique-se de que seu cão tem um peso adequado, seguindo uma alimentação de qualidade e praticando exercícios.
  • Siga uma rotina regular. Dessa forma, você poderá estar mais atento quando seu cão não come ou parece menos interessado em comer
  • Preste atenção à dieta do seu cão e garanta que ele receba uma dieta balanceada de proteínas e gorduras de acordo com suas necessidades.

Alimentos para hipoglicemia em cães

Se seu cão sofre de diabetes, ou qualquer uma das condições mencionadas acima, comer o suficiente ou pular comida pode criar hipoglicemia. É crucial não apenas alimentar seu animal de estimação com a melhor comida disponível, no entanto, você também deve ter certeza de que seu cão está comendo o suficiente.

Se você decidir dar ao seu animal de estimação… certifique-se de selecionar uma comida de boa qualidade e de que você esteja dando a ele bastante para ingerir. Cuidado com alimentos processados ​​que contenham componentes prejudiciais ou desnecessários.

Cães hipoglicêmicos serão capazes de manter um peso adequado e terão bastante energia quando seguirem as orientações fornecidas acima.