O flúor faz mal para os cães?
Se o seu cão bebe água da torneira, é importante estar ciente da solução para esta dúvida…
Autora: Doutora Bruna
Cães podem tomar flúor?
Não… Cães não podem conter flúor. Ele afeta o desenvolvimento do cérebro e a resistência óssea e pode causar distúrbios hormonais. Isso significa que em quase todos os lugares o cão não deve beber água da torneira… assim como consumir ração refinada. O flúor não vai melhorar os dentes do seu cão.
O flúor é uma neurotoxina
Se você estiver interessado em saber qual é a resposta para qual é o perigo do flúor para cães? … Há um estudo de 2014 de pesquisa divulgado em um dos principais periódicos médicos, The Lancet, que declarou o flúor como uma neurotoxina de risco (1). Este estudo também colocou o flúor na mesma categoria com outras substâncias tóxicas, como chumbo, mercúrio e arsênico.
A pesquisa HTML0 mostrou que crianças que foram expostas ao flúor na água potável em níveis inferiores a quatro miligramas/1 litro (o máximo permitido para água nos EUA) e encontraram uma diminuição de 7 pontos no QI dessas crianças (2).
Sete pontos podem não parecer uma quantidade enorme. No entanto, é o suficiente para deixar os pesquisadores preocupados que o flúor pode ser a causa de distúrbios neurológicos. Eles incluem distúrbios como TDAH, dislexia, dislexia e muitos outros distúrbios mentais que estão afetando milhões de crianças.
O relatório observa “uma grande preocupação de que crianças em todo o mundo estejam sendo expostas a produtos químicos tóxicos não reconhecidos que estão silenciosamente corroendo a inteligência”. Os cientistas estavam tão preocupados com os perigos que enfrentam que pediram que “todos os produtos químicos em uso existente e todos os novos produtos químicos” fossem testados em suas toxicidades de desenvolvimento.
A EPA também alerta que “adultos expostos ao consumo excessivo de flúor ao longo da vida podem ter maior probabilidade de fraturas ósseas, o que pode resultar em efeitos nos ossos que levam à dor e sensibilidade”.
Quando o flúor desencadeia comprometimento cognitivo em crianças e enfraquecimento ósseo em adultos, certamente faz o mesmo em cães. Na verdade, é provável que os cães sejam mais suscetíveis aos impactos colaterais negativos do flúor do que nós sofremos , mas não são apenas problemas com o desenvolvimento neurológico. Além do mais… o flúor pode ser extremamente difícil de ficar longe.
Toxicidade de flúor em cães
Há duas maneiras pelas quais o flúor é absorvido pelo cão.
#! Flúor na água do seu cão
O flúor é um componente do abastecimento de água de muitas cidades para prevenir a cárie dentária.
Limites Legais de Flúor nos EUA
No ano de 2015 Em 2015, em 2015, o Serviço de Saúde Pública dos EUA formalizou sua recomendação de ter a concentração ideal de flúor em 0,7 miligramas por litro. No entanto, esta é uma recomendação, mas não uma regra legal. O PHS alega que o nível de flúor é suficiente para interromper a cárie dentária entre crianças e adultos e reduzir a chance de desenvolver fluorose dentária (que eles afirmam ser “o único efeito indesejado à saúde da fluoretação da água comunitária”) (3)
Em janeiro de 2011, o nível máximo permitido de flúor para os sistemas de água potável dos EUA foi de 4,0 mg/L. A EPA dos EUA também tem um segundo padrão não vinculativo de 2,0 mg/L para proteger os jovens da fluorose dentária. Esta é a corrosão e descoloração dos dentes causada pela exposição excessiva ao flúor durante o tempo de formação antes do aparecimento dos dentes adultos. A autoridade pública de água é obrigada a notificar o público caso exceda o segundo padrão.
A água de poços particulares pode incluir flúor, pois ele é naturalmente encontrado em muitas águas potáveis. A água engarrafada também pode conter flúor e pode ser limitada a 0,7 mg/litro. Não há necessidade de declarar isso no rótulo, o que significa que é sua responsabilidade ligar para o fabricante para perguntar sobre isso.
Fluoreto na Água Canadense
No Canadá O limite de conteúdo de flúor na água potável é definido em uma concentração máxima aceitável na faixa de 1,5 mg/L. O governo federal relatou que em 2005, a água potável estava disponível para 43 por cento dos canadenses. Também está presente em algumas fontes de água subterrânea. Os municípios podem empregar uma série de técnicas para reduzir a quantidade de flúor. Para fontes de água privadas, as autoridades aconselham os proprietários a utilizar sistemas de osmose reversa e destilação.
Outros países
A maioria das nações europeias decidiu parar de adicionar flúor à água potável devido às suas propriedades nocivas. Desde maio, mais de 97% da população da Europa Ocidental tem água potável não fluoretada.
Certos países, como China, Índia e partes da África em alguns países, a água contém altos níveis de flúor natural. Esses países estão tirando o flúor da água potável.
Entretanto, nos EUA, o teor de flúor está na água consumida… de acordo com estimativas, 3 em cada 4 americanos consomem água potável fluoretada… o que significa que 3 em cada quatro cães também bebem flúor.
Não é só isso. O flúor também é absorvido pela pele e, portanto, cada vez que você dá banho em seu cão ou o deixa chapinhar na piscina, você provavelmente está sendo exposto a níveis prejudiciais de flúor tóxico por razões neurotóxicas. Há muitas outras maneiras pelas quais seu cão pode estar recebendo flúor em excesso…
#2 Flúor em alimentos para cães
Como o flúor é adicionado às fontes de água potável, ele é absorvido em todos os aspectos da vida. As plantas, os alimentos processados, bem como os animais de alimentação, estão todos acumulando flúor até que os níveis seguros na água potável desapareçam. Isso é particularmente verdadeiro para a indústria de ração e outros alimentos processados.
Estudos aprofundados conduzidos de forma independente, como os conduzidos pelo Environmental Working Group (EWG) revelam que a maioria dos produtos de ração para cães que são processados contém altos níveis de flúor que podem ser até 2,5 vezes maiores que os níveis “seguros” . O relatório do EWG descreve a conexão do flúor com a neurotoxicidade, a interrupção do hormônio e o câncer ósseo. O relatório conclui,
“Essa quantidade significativa de exposição ao flúor pode causar osteossarcoma, do qual os cães sofrem.
A maior parte do conteúdo de flúor encontrado em alimentos para animais de estimação se origina na forma de …
- Farinha de subprodutos de frango
- Subprodutos da indústria avícola
- Refeição à base de carne
- Jantar de carne e osso
- Digestão animal
- Refeição de frango
Se você estiver alimentando seu animal de estimação com uma ração comercialmente disponível, certifique-se de ler os ingredientes no rótulo e fique longe do uso deles. No entanto, tenha em mente que água fluoretada também pode ser incluída no processo de alimentação.
Se você for escovar os dentes do seu cachorro, certifique-se de verificar os ingredientes da pasta de dente para garantir que não haja flúor, pois ele está presente em uma variedade de marcas de pasta de dente para animais de estimação. Abaixo estão algumas informações sobre os benefícios da pasta de dente natural e soluções DIY para caninos . (Você pode querer olhar os rótulos que o alertam sobre a pasta de dente que você mesmo faz.)
Riscos da toxicidade do flúor
Um dos perigos mais significativos de ter muito flúor é uma condição conhecida como fluorose esquelética.
A Fluorose Esquelética é uma doença debilitante e dolorosa que é causada pelo acúmulo de flúor em nossos corpos . Ela é frequentemente ignorada, mesmo em estágios avançados, porque os sinais e sintomas são semelhantes aos sintomas de várias doenças.

Como os efeitos do flúor são multifacetados, é fácil confundir fluorose com sintomas relacionados à artrite . Os raios X só conseguem mostrar as fases avançadas da doença e ignoram as fases iniciais. Os primeiros sinais associados à fluorose podem incluir rigidez ou dor nas articulações. Esses sintomas podem ser vistos como parte do processo normal de envelhecimento ou até mesmo uma pequena quantidade de artrite.
Estágios avançados da doença podem ser diagnosticados erroneamente como condições como osteodistrofia renal ou espondilose (aumento anormal no tamanho dos ossos resultante de doença renal).
O consenso geral é que a fluorose esquelética não representa um problema em toda a América do Norte… No entanto, a verdade é que é possível que o início precoce da doença seja generalizado e muitas vezes mal diagnosticado ou não reconhecido totalmente .
Outros riscos do flúor
Estudos recentes sugerem que, ironicamente, eles ligam cáries dentárias e flúor. Isso significa que o produto químico projetado para parar a cárie dentária pode danificar os dentes de diferentes maneiras.
O flúor também pode desencadear …
- Os ossos estão danificados
- Perda óssea
- Câncer ósseo (especialmente osteossarcoma)
A pesquisa também mostrou os efeitos do flúor nos rins e na saúde do sistema endócrino.
- Problemas renais (4)
- Hipotireoidismo (5, 6, 7)
Desconforto gastrointestinal tem sido associado ao flúor.
O flúor pode aumentar a probabilidade de seu cão desenvolver osteossarcoma . Vários estudos mostraram que crianças que consomem água da torneira fluoretada entre seis e oito anos correm maior risco de desenvolver osteossarcoma. Além disso, podem ser mais propensas ao câncer mortal .
Pense nos números: mais de 10.000 pacientes com osteossarcoma são relatados em cães nos EUA todos os anos (e esse número pode ser exagerado, já que a maioria dos casos não é reconhecida e registrada). É mais de 10 vezes o número de casos relacionados ao osteossarcoma em humanos nos EUA e são menos de 1.000 por ano.
Por que os níveis de flúor são tão mais prevalentes em cães? Pode ser devido a eles ingerirem uma quantidade significativa de flúor em suas dietas – bem como comerem a mesma comida o dia todo, ao contrário dos seres humanos que consomem uma variedade de alimentos diferentes? Os efeitos negativos do excesso de flúor podem ser cumulativos e, na maioria dos casos, irreparáveis.
Evite flúor para cães
Embora certos sintomas sejam tratados, a melhor maneira de fazer isso é garantir que seu animal de estimação esteja recebendo a menor dose possível de flúor.
- Evite dar alimentos processados, como enlatados ou ração. Se o fizer, certifique-se de que eles não contenham ingredientes como farinha de subprodutos de frango, além de farinha de frango e outras refeições à base de carne, digestão animal e farinha de ossos.
- Se seu cão for alimentado com alimentos crus, você deve comprar apenas ingredientes da mais alta qualidade que você puder pagar. Certifique-se de comprar produtos de animais criados em pasto, criados soltos (não criados em fazendas industriais), bem como vegetais e frutas orgânicos.
- Verifique se a água municipal ou de poço tem flúor. Se sim, ofereça água com filtragem ao seu animal de estimação e certifique-se de que o filtro que você escolher comprar removerá o flúor, já que a maioria (incluindo filtros da marca Brita) não remove. A maioria dos filtros de osmose reversa é eficiente contra o flúor.
- Certas águas engarrafadas podem ter flúor, no entanto, a FDA não exige que as empresas o revelem no rótulo. O único método para determinar isso é entrar em contato com o fabricante .
Como desintoxicar o flúor do seu cão
Existem algumas maneiras de ajudar a remover o flúor do organismo do seu cão.
Alimente Kelp
Iodo ajuda a desintoxicar a flúor e , portanto, a adição de kelp à dieta do seu animal de estimação pode ser uma excelente sugestão. Você deve comprar o kelp de um produtor confiável que tenha testado seu kelp puro. O kelp que vem da Nova Escócia, Islândia e Nova Zelândia é geralmente considerado o melhor, já que esses cursos de água não são tão poluídos.
Use 1/4 de colher de chá para cada 10 libras de peso corporal diariamente.
Dê Chlorella
Chlorella A Chlorella é conhecida como um aglutinante que pode reter toxinas e ajudar a removê-las do corpo.
Comece devagar e aumente gradualmente a quantidade para 1 grama de clorela por dia para cães menores e até 3 gramas para cães maiores.
Outras plantas que se acredita que ajudam a eliminar o flúor são…
- Cúrcuma/curcumina
- Pimenta caiena (não muito, é bem picante)
- Salsinha
- Coentro
Embora o flúor possa ser quase impossível de prevenir, esses alimentos podem ajudar a limpar seu cão e mantê-lo protegido de doenças relacionadas ao flúor.