Micose em gatos
Micose em gatos

Micose em gatos – Causas, tratamento e prevenção

A micose é frequentemente vista em gatos, mesmo em gatos de interior . No entanto, apesar do nome, a condição não causa parasitas. A micose é uma doença fúngica que pode ser um problema para o pelo, a pele e as garras. Pode causar manchas escamosas ou secas, bem como coceira. Se não for tratada, pode se espalhar por todo o corpo e levar a feridas abertas, especialmente em pessoas com sistemas imunológicos frágeis. 

Os gatos são suscetíveis a contraí-la de animais que têm micose e também nos arredores onde o animal infectado esteve. Os gatos não apenas a carregam consigo e com outros animais, mas também podem se tornar transmissíveis a outras espécies , bem como aos humanos. Embora a doença seja extremamente contagiosa, também é curável. 1

Autora: Doutora Bruna

O que é micose em gatos?

A micose é uma infecção causada por bactérias fúngicas que afeta uma variedade de espécies de mamíferos. O termo também é usado para se referir a ela como dermatofitose. Para gatos, cerca de 98 por cento dos casos de micose são devidos ao microsporum canis transmissível, um fungo que é facilmente transmitido. Microsporum canis . 1 Os fungos se alimentam da queratina encontrada no pelo, pele e unhas. A micose é nomeada em homenagem à erupção cutânea vermelha em forma de anel que pode ser causada por. Mas, certos gatos têm apenas manifestações leves. 2

Sintomas de micose em gatos

Os sinais de micose podem variar de leves a muito graves. Eles compreendem:

  • Os anéis vermelhos aparecem na pele Os gatos não necessariamente apresentam a tradicional zona inflamatória em forma de anel, mas é provável. A área ao redor do anel geralmente estará coberta de pelos, e a pele pode parecer áspera e escamosa.
  • Perda de cabelo : Além de manchas circulares de perda de cabelo, a micose também pode levar a manchas irregulares de perda de cabelo por todo o corpo.
  • Pele escamosa ou escamosa: A micose pode causar pele escamosa ou escamosa, com ou sem perda de pelos. A pele pode parecer que tem muitos flocos de pelos.
  • Lesões e feridas Além do anel vermelho circular, lesões elevadas de formato irregular podem aparecer por todo o corpo. Além disso, nas situações mais graves, os gatos podem sofrer de lesões de grande porte, bem como feridas abertas.
  • Coceira: Nem todas as lesões e caroços associados a micoses causam coceira, no entanto, é possível que causem. Um ponto específico de coceira geralmente ajuda os pacientes a identificar o problema da micose em suas fases iniciais.
  • Unhas não formadas: Quando a micose afeta as unhas e os cravos, eles podem desenvolver uma aparência áspera e com marcas. No final, eles podem parecer escamosos, indeformáveis.

No caso de micose de unha atacar as unhas podem desenvolver uma aparência inacabada e com marcas. No final, elas podem parecer escamosas e deformadas.

Causas da micose em gatos

Os gatos podem carregar os esporos fúngicos da micose. Eles podem exibir sinais da doença, no entanto, eles podem não exibir sintomas de forma alguma. Em ambos os casos, os esporos podem ser transferidos para outros gatos rapidamente. Causas comuns incluem:

  • Tocar em um animal com micose
  • Contato direto com a cama, comida ou tigela de água, brinquedos ou outros objetos que o animal de estimação transportador possa ter tocado

Nem sempre a exposição causa o desenvolvimento de Micose. Animais com sistema imunológico fraco e aqueles com alergias de pele são mais vulneráveis ​​à micose. 1

Como os veterinários diagnosticam a micose em gatos

Se você quiser ter certeza de que seu gato sofre de micose ou de outra doença de pele, o veterinário pode realizar testes para determinar se você tem confirmação, o que pode incluir:

  • Lâmpada de Wood: Uma luz especialmente negra chamada lâmpada de Wood pode fazer com que o brilho do fungo fique com uma cor verde amarelada. 3 É um teste fácil e não invasivo de conduzir, mas geralmente não é preciso. Pode fazer com que outros brilhem, como células mortas da pele, pomadas aplicadas topicamente para a pele e muitos outros tipos de fibras. Portanto, este não é o único teste que pode ser usado para determinar.
  • Microscópio Seu médico pode procurar por esporos de fungos com o microscópio. Um pedaço transparente de fita adesiva posicionado no local da lesão extrairá células que serão então coradas. Uma coloração roxa interna pode criar esporos de micose aparecendo como pequenos polígonos com linhas que são visíveis quando examinadas por microscópios. Mas, os esporos podem não ser vistos mesmo usando este método.
  • Cultural: Uma das maneiras mais precisas de identificar a presença de micose é coletar algumas amostras da pele e do pelo do seu gato e colocá-las em um meio especialmente desenvolvido para determinar se o fungo cresce. 2 É um método ineficiente e pode levar semanas para ver o resultado.
  • Biópsia O procedimento de biópsia de pele é uma das formas mais aprofundadas de detectar micose. Mas também é altamente preciso. Envolve cortar uma área da pele e enviá-la para um laboratório para análise microscópica. Pode levar alguns dias até que você obtenha os resultados.
  • PCR Um novo método para detectar micose é o teste de reação em cadeia de polímero não invasivo, comumente chamado de “PCR”. Assim como o teste de cultura, o teste de PCR depende do cabelo e da pele, mas é capaz de identificar micose em vários dias.

Testes diferentes confirmarão se seu gato sofre de micose. O veterinário então está em condições de tratar a doença com medicamentos apropriados. Também é possível perguntar ao seu veterinário se você tem alguma outra anomalia de pele semelhante à do seu gato porque você foi exposto à infecção fúngica.

A aparência das lesões de micose pode ser como outras condições. Esta é a razão pela qual pode ser necessário que seu veterinário faça vários testes. Assim como as pulgas, a sarna pode resultar em perda de pelos ou coceira. Além disso, os gatos podem lamber o próprio pelo e causar irritação na pele até ficarem vermelhos devido a alergias ou ansiedade e estresse . Um diagnóstico incorreto pode significar que o gato pode receber uma prescrição de um tipo incorreto de medicamento.

Qual é a expectativa de vida média do gato comum?
Qual é a expectativa de vida média do gato comum?

Tratamento para micose em gatos

Se o seu veterinário identificou que seu gato tem micose e prescreveu um medicamento antifúngico para curar a condição. Itraconazol é o medicamento mais comumente prescrito para gatos que sofrem de micose. 4 Às vezes, o uso de pomadas tópicas para tratar micose, junto com terapias orais. 3 Ao aplicar tratamentos tópicos e orais, você eliminará os esporos que estão na sua pele e também reduzirá a infecção dentro do sistema do seu gato.

Se você estiver lidando com um animal com micose, você terá que tratar o ambiente em que vive para quaisquer esporos que possam estar presentes. Use alvejante diluído para superfícies seguindo sua rotina regular de limpeza. É útil para limitar seu animal de estimação a um espaço pequeno e fácil de limpar até que a área não esteja infectada. 2

Prognóstico para gatos com micose

A maioria dos gatos é curada da micose, no entanto, pode levar algum tempo. É comum que as lesões levem mais de uma semana para mostrar uma melhora após os tratamentos. Além disso, o tratamento insuficiente ou a interrupção precoce podem resultar em um surto. Após um tratamento, seu veterinário pode fazer um teste de acompanhamento para garantir que a micose seja eliminada e seu animal de estimação não seja mais um perigo. Enquanto isso, certifique-se de manter distância de seus animais de estimação ou outros animais de estimação que estejam em casa, bem como manter o espaço limpo. 5

Como prevenir micose em gatos

A micose é extremamente infecciosa, no entanto, pode ser prevenida quando as etapas adequadas são implementadas. Lavar as mãos antes ou depois de tocar em seu animal de estimação é a maneira mais eficaz de reduzir suas chances de seu animal de estimação ser mordido por micose. Além disso, não deixe seu gato interagir com nenhum gato que não esteja em sua casa. Certifique-se de que seu espaço de vida esteja limpo para seu gato e para você. Se você está sofrendo de micose, evite tocar em seu gato até que seu profissional médico tenha verificado que você não está sofrendo do fungo.

A micose em gatos é contagiosa?

A micose é contagiosa para animais e humanos. A micose pode persistir por até 18 meses nos arredores de itens como escovas, móveis de animais de estimação, camas, carpetes e tigelas. 6 Então, se você se encontrar com um animal afetado ou suspeitar que tem um caso, deve remover imediatamente os itens de todos os outros animais de estimação.

A micose é uma doença zoonótica, o que significa que pode ser transmitida de um animal para o ser humano. 3 Uma infecção relacionada à micose para um ser humano geralmente ocorre quando uma pessoa entra em contato com um gato portador infectado. No entanto, também pode acontecer ao tocar em itens que foram manuseados pelo gato infectado. Pessoas com um sistema imunológico comprometido são mais suscetíveis a contrair micose. Limpar as mãos e manter ambientes sanitários pode reduzir a disseminação.

Se você acredita que a saúde do seu animal de estimação está piorando, entre em contato com seu veterinário imediatamente. Se você tiver dúvidas sobre a saúde do seu animal de estimação, converse com seu veterinário, pois ele avaliou a condição do seu animal de estimação, entende o histórico de saúde do animal e é capaz de fornecer as melhores sugestões para ele.

Fontes do artigo

  1. Micose (Dermatofitose) em gatos . Manual veterinário Merck .
  2. Micose em gatos . Hospitais de animais VCA .
  3. Micose: Uma aflição séria, mas facilmente tratável . Cornell University College Of Veterinary Medicine .
  4. ” Itraconazol .” Hospitais Veterinários VCA.
  5. Micose em gatos . Hospitais de animais VCA .
  6. Micose em gatos . Hospitais de animais VCA .