Meu gato pode pegar meu resfriado?
Meu gato pode pegar meu resfriado?

Meu gato pode pegar meu resfriado?

O que fazer se seu gato estiver resfriado

Se você está sofrendo de gripe, você pode pensar que seu gato pode pegar esse vírus também. Embora os gatos possam estar doentes com vírus que causam sintomas como resfriados humanos, é improvável que eles peguem o vírus do resfriado. Mas, uma variedade de doenças respiratórias superiores comuns podem ocorrer em gatos, e eles podem precisar de atenção médica de um veterinário. O que fazer se você acha que seu gato está sofrendo de um resfriado ou qualquer outro problema respiratório.

Autora: Doutora Bruna

Seu gato pode pegar um resfriado?

O gato não é suscetível ao resfriado comum como os humanos, no entanto, eles podem contrair várias doenças respiratórias. O gato não pode pegar um resfriado de você, já que a maioria dos vírus relacionados ao resfriado são exclusivos dos seres humanos.

Quando os indivíduos “pegam” resfriados, eles são infectados por vírus que resultam em sintomas associados à doença respiratória superior. Eles podem sentir dores de garganta, tosse, coriza e congestão, bem como dores de cabeça e no corpo. Comumente, os vírus responsáveis ​​por resfriados entre as pessoas são o vírus sincicial respiratório (VSR), os vírus parainfluenza humanos, bem como os coronavírus e adenovírus humanos e o metapneumovírus humano. 1

A propagação de vírus de resfriados ocorre por meio do contato entre indivíduos. Não há tratamento. O tratamento envolve suporte, como beber bastante água e descansar enquanto o corpo se defende contra a doença. A maioria das pessoas se cura de resfriados após 7 a 10 dias. Resfriados podem representar uma chance maior para pessoas que têm sistemas imunológicos fracos ou sofrem de doenças respiratórias, como asma. 1

Embora seu gato possa não ser capaz de contrair o vírus que causa resfriados, há outras doenças que ele pode contrair de outras pessoas, assim como de outros animais de estimação. Se você estiver sofrendo de alguma doença, é sempre melhor limpar bem as mãos ao cuidar do seu gato.

Aviso

Existem doenças respiratórias que podem ser transferidas para seu animal de estimação. O vírus da gripe A pode ser transmitido entre gatos de humanos, 2 e os gatos podem contrair SARS-CoV-2 (o vírus responsável pela COVID-19) por meio do contato com indivíduos afetados. 3

Se você sofre de uma dessas doenças É recomendado manter seu animal de estimação longe de você e deixar outra pessoa saudável cuidar do gato até que você se sinta melhor. Na maioria das vezes, as doenças são leves para animais domésticos que foram afetados pelo vírus COVID-19 ou pela gripe.

Como os gatos pegam resfriados?

Gatos com resfriados são conhecidos como doenças respiratórias superiores , geralmente abreviadas como URIs por causa da parte do trato respiratório que eles geralmente tocam. As causas das URIs são bactérias, vírus e fungos. Eles são facilmente transmitidos entre gatos, particularmente quando estão em ambientes estressantes e lotados, como abrigos para animais. Gatos em casa também podem pegar resfriados quando expostos a patógenos de contaminantes em pessoas, objetos e outros animais.

As infecções mais frequentes incluem o herpesvírus felino (não idêntico ao herpesvírus humano), bem como o Calicivírus felino , que é responsável por cerca de 90% das doenças respiratórias em felinos. 4 Gatos que sofrem de herpesvírus felino tendem a ser diagnosticados quando filhotes. Depois de serem infectados, eles carregam o vírus por toda a vida

No caso de serem bem comportados e não estressados, o sistema imunológico regula o vírus, evitando que os sinais de infecção ocorram. Em momentos de estresse, ou quando seu sistema imunológico falha e eles são suscetíveis a casos repetidos de doença. Gatos que sofrem de herpesvírus felino podem ter vidas normais e alegres, mas pode causar a morte de gatinhos jovens. 4 Seu veterinário pode falar com você sobre as opções de tratamento de longo prazo para seu gato que sofre de herpesvírus felino.

A maioria das infecções bacterianas são resultado de Bordetella bronchiseptica e outras espécies de Mycoplasma, bem como Chlamydia felis. Estas são responsáveis ​​por uma grande parte das URIs restantes entre os gatos.4

Infecções fúngicas podem ser causadas por Cryptococcus Neoformans C. gattii e Aspergillus. Gatos com doenças fúngicas podem ser muito sérias e ocasionalmente fatais, e não afetam apenas o trato respiratório da parte superior. 5 Felizmente, as infecções fúngicas não são uma causa incomum de problemas respiratórios entre gatos.

Doença de Addison em gatos
Doença de Addison em gatos

Quais são os sintomas de resfriados em gatos?

Os sinais de infecção respiratória superior em gatos geralmente são:

  • Espirros
  • Secreção nasal clara, amarela ou verde
  • Inflamação nas pálpebras e no tecido ao redor dos olhos (conjuntivite)
  • Tosse
  • Feridas na boca ou ao redor da área nasal
  • Congestionamento
  • Ronco
  • Perda de apetite
  • Febre
  • Mudanças na voz, como miar mais agudo

Peça ajuda ao seu veterinário se você observar qualquer um dos seguintes sintomas. Mas, você deve levar seu gato ao veterinário imediatamente quando notar:

  • Respiração pela boca, respiração rápida ou problemas respiratórios
  • O gato que você adotou não bebe nem come há mais de um dia
  • Falta de energia, apatia ou mudanças de comportamento
  • Temperaturas acima de 103 graus (se você puder testar a temperatura do seu gato dentro de casa)

Como são tratados os resfriados em gatos?

O tratamento para o resfriado do seu gato será baseado na gravidade do resfriado e na causa raiz.

Infecções fúngicas e bacterianas precisam de tratamentos para eliminar as infecções. Em alguns casos, cursos de medicação de longo prazo são necessários, especificamente em doenças fúngicas. 4

Infecções causadas por vírus não precisam ser tratadas com medicamentos, a menos que se tornem graves ou causem infecções secundárias com bactérias. A maioria dos gatos se recupera de doenças respiratórias superiores virais em 7 a 10 dias.

Gatos que sofrem de infecções respiratórias superiores graves podem precisar ser internados em um hospital para receber suporte e tratamento.

Tratamento em casa

Se o seu veterinário determinar que você tem uma infecção por um vírus URI de moderada a moderada, você normalmente pode fornecer cuidados de suporte para seu gato no conforto de casa até a cura. 4

  • Certifique-se de que seu gato esteja comendo o suficiente e bebendo bastante líquido.
  • Dê ao seu gato uma lata de comida odorífera para ele se ele não estiver a fim de comer. Gatos com URIs têm uma tendência a detectar o cheiro da comida. Quanto mais fedorento, mais atraente.
  • Certifique-se de que seu gato fique longe de qualquer outro gato da família.
  • Certifique-se de que seu animal de estimação esteja em um local calmo e silencioso.
  • Se o seu gato tiver congestão, use um umidificador ou coloque-o no banheiro e deixe o chuveiro ligado até que o ambiente fique com vapor para aliviar a congestão (não coloque seu animal de estimação no banheiro nem o faça molhar demais).

Se seu gato não conseguir melhorar depois de alguns dias, é o momento certo para visitar seu veterinário. O gato pode precisar ser internado em um hospital ou receber mais atenção para curar a doença.

Se você acredita que seu animal de estimação pode estar doente, entre em contato com seu veterinário imediatamente. Quando você tem problemas de saúde, é melhor falar com seu veterinário, pois ele inspecionou a saúde do seu animal de estimação, está ciente do histórico de saúde do animal e é capaz de fornecer as melhores sugestões sobre a saúde do seu animal de estimação.

Fontes do artigo

  1. CDC. Resfriados comuns: proteja-se e proteja os outros .
  2. Borland S, Gracieux P, Jones M, Mallet F, Yugueros-Marcos J. Infecção pelo vírus influenza A em cães e gatos: uma revisão da literatura à luz do conceito de “saúde única”. Front Public Health . 2020;8:83.
  3. Munir K. Ashraf, Munir I, et e. Zoonótico e reverter as manifestações zoonóticas do SARS-CoV-2 e seus efeitos na saúde em todo o mundo . Emerg Microbes Infect . 2020;9(1):2222-2235.
  4. Parceiro Veterinário. Infecção Respiratória Superior em Gatos .
  5. Taboada, J. Infecções fúngicas em gatos . Manual veterinário Merck.