Meu cão tem mau hálito – O que fazer?
Imagine isso: seu cachorrinho está se preparando para um beijo enorme, então você percebe um cheiro na boca dele. UAU. É possível que você esteja se perguntando como é que o cheiro é parecido com esse? O que ele fez com os dejetos?
Autora: Doutora Bruna
É normal que cães tenham mau hálito?
A questão é que o hálito de um animal de estimação não precisa cheirar a hortelã ou pétalas de rosa. Eles também são conhecidos por comer itens que não deveriam… geralmente objetos com cheiro muito desagradável (pense no cheiro de cocô de gato ou fraldas de bebês, animais mortos, por exemplo).
No entanto, se um cão apresenta mau hálito persistente, isso não é a norma. Um mau hálito persistente pode indicar a raiz do problema.
Abaixo estão alguns dos problemas respiratórios mais frequentes em cães, juntamente com suas causas. Alguns remédios caseiros.
O que significam os diferentes cheiros do hálito
Examinar o cheiro do hálito do seu cão lhe dará uma ideia do que está acontecendo. Em alguns casos, você pode precisar da assistência de um veterinário holístico para determinar a raiz do problema.
hálito com cheiro doce pode ser um sinal de alerta para diabéticos… principalmente se for acompanhado de consumo excessivo de álcool e xixi.
Hálito com cheiro de urina pode indicar doenças renais… especialmente quando você nota diminuição do apetite ou consumo excessivo de álcool e necessidade de urinar.
Hálito fétido pode ser difícil de detectar. Pode ser um sinal de doença hepática. Outros indicadores de doenças hepáticas incluem o aumento da cor ao redor dos olhos, náuseas e diminuição do apetite.
Mau hálito em cães significa infecção?
O cheiro de mau hálito não é necessariamente um sinal da presença de uma doença… No entanto, pode ser. Há uma variedade de razões que podem causar mau hálito.
Doença dentária ou gengival
Quando você pensa em doenças orais, é provável que o mau hálito seja um dos primeiros itens que lhe vêm à mente. Não é sem justificativa. É fato que as doenças periodontais (doenças dentárias ou gengivais) estão entre as preocupações de saúde mais frequentes entre os cães.
Um estudo descobriu que a doença afetava mais de 80% dos cães com idade mínima de três anos (1).
É possível que essa porcentagem possa até estar superestimada. Em outro estudo, em 2018, eles encontraram problemas dentários em todos os cães que examinaram. Os pesquisadores usaram um teste de diagnóstico mais preciso, que revelou os sinais de doença que não eram evidentes em exames dentários regulares (2).
Abaixo estão alguns outros sinais que podem indicar problemas nas gengivas, nos dentes ou na boca:
- Mau hálito
- Gengivas vermelhas e inflamadas (gengivite)
- Dentes descoloridos ou manchados
- Uma sensação de sensibilidade dentro da boca depois de comer
- Baba excessiva
- Perda de comida ou perda de apetite
- Dentes instáveis
Desequilíbrio intestinal e supercrescimento bacteriano
Um microbioma intestinal distorcido é outra razão frequentemente esquecida no mau hálito. O microbioma do trato digestivo do seu cão é propenso ao desequilíbrio devido a muitas razões (incluindo dieta inadequada, medicamentos e vacinas, estresse ou mesmo). O desequilíbrio, também conhecido como disbiose. Quando bactérias saudáveis morrem e o mau hálito é um resultado.
SIBO (crescimento bacteriano excessivo do intestino delgado) é um problema intestinal distinto.
A maioria das bactérias intestinais reside no intestino grosso e no cólon do seu cão. Elas auxiliam na absorção de alimentos e vitaminas, bem como na eliminação de resíduos. O intestino delgado do seu cão é projetado para conter apenas uma pequena quantidade de bactérias intestinais. SIBO acontece quando os intestinos são contaminados com muitas bactérias. As bactérias podem produzir gases com mau cheiro, como metano e hidrogênio, que podem levar ao mau hálito.
As causas do SIBO não são totalmente conhecidas. Os alimentos processados, bem como a exposição a produtos químicos e estresse podem ser as principais causas contribuintes.
A ingestão diária de probióticos, especialmente probióticos de solo, pode ajudar a equilibrar a microbiota intestinal do seu cão. Probióticos derivados do solo são particularmente eficazes devido à sua camada protetora que permite que eles viajem para o cólon, onde são necessários.
Saiba mais sobre SIBO clicando no link abaixo.
Refluxo ácido
O refluxo ácido acontece quando o fluido gástrico ou estomacal é liberado no estômago antes de fluir para o esôfago. O esfíncter que o esôfago une com o estômago deve ser selado para bloquear o fluxo de ácido. No entanto, quando você tem refluxo ácido ou doença do refluxo gastroesofágico ( DRGE ), esse esfíncter pode ser aberto e permite que o ácido flua para o esôfago.
Pode resultar em uma mistura de odor fétido quando misturado com material estomacal indigesto. No final, o mau hálito relacionado ao refluxo ácido pode causar arrotos com cheiro fétido.
Megaesôfago é uma condição genética que impede os cães de engolir corretamente. O problema ocorre quando os músculos ficam mais fracos e o esôfago fica mais dilatado. Ele se torna menos capaz de transportar alimentos através do esôfago e para o estômago. Os cães com megaesôfago tendem a consumir alimentos. Alimentos e líquidos geralmente se acumulam dentro do esôfago. É por isso que é comum ter mau hálito nesse tipo de condição.
Outros sintomas do megaesôfago incluem:
- Deficiência de crescimento (em filhotes)
- Perda de peso significativa (em adultos)
- Som de “gorgolejo” ao engolir para eliminar saliva
- A fraqueza dos músculos e o desgaste causado pela fome crônica (3)
Mau hálito repentino em cães
Se o mau hálito persistente entre os caninos for uma preocupação, uma mudança repentina para pior no hálito do seu cão pode ser alarmante.
É melhor ser um detetive ou falar com seu veterinário para descobrir o que está acontecendo. Existem algumas causas típicas para hálito fedorento repentino em cães
Ele teve uma refeição desleixada
Você deve se livrar disso inicialmente. Cães são a raça mais popular para comer objetos nojentos, e é possível que os seus também.
Tem alguma coisa presa na boca dele.
A melhor maneira de verificar é na boca do seu animal de estimação para verificar se há alguma obstrução ali. Os corpos estranhos podem causar feridas, infecções ou produzir odores desagradáveis. Por exemplo, ossos, fragmentos de gravetos e até mesmo brinquedos de crianças pequenas podem ser a causa. Partículas de alimentos podem ficar presas nos dentes e começar a apodrecer e a cheirar mal. Se você verificou se há ferimentos, pode tentar escovar suavemente os dentes do cão para remover quaisquer partículas de alimentos presas dentro dos dentes.

Aviso: Não use fio dental humano para seu cão. Ele geralmente é misturado com aromatizantes e adoçantes que podem ser prejudiciais para os caninos, como, por exemplo, xilitol .
O paciente tem um dente danificado ou infectado
Se os dentes do seu cão estiverem danificados ou infectados, isso pode causar um abscesso. Abscessos são bolsas cheias de pus resultantes de infecções bacterianas. É possível que você precise do conselho do seu veterinário sobre esse assunto, mas um veterinário holístico pode sugerir um remédio caseiro, como ervas ou homeopatia, que pode ajudar.
É possível curar o mau hálito?
A única solução para resolver o mau hálito do seu cão é lidar com o problema que o causa. Existem maneiras eficazes de impedir que ele piore.
Aqui estão alguns métodos para ajudar a manter os dentes do seu cão saudáveis:
Alimente com uma dieta de alimentos crus apropriada para a espécie
O consumo de alimentos ricos em amido, como ração, pode resultar em um aumento no crescimento de bactérias ruins na boca. Eles não dão suporte ao sistema imunológico e podem desencadear inflamação em todo o corpo, não apenas nas gengivas.
Dê ossos crus
Há uma razão pela qual ossos crus são comumente chamados de “escova de dentes da natureza”. Um estudo de pesquisa conduzido em 2016 revelou que mastigar ossos crus é muito eficaz na eliminação de placa bacteriana dos dentes de cães. A diminuição da placa bacteriana durante o período de observação variou de 35% após 3 dias de mastigação a 87,8% após mastigar ossos por mais de 20 horas consecutivas (4).
Escovar os dentes
Escovar regularmente é uma ótima maneira de manter a saúde da boca do seu cão. Utilize uma pasta de dentes caseira para animais de estimação … Ou faça a sua própria.
Aviso: Não use pasta de dente humana para seu animal de estimação. A pasta de dente pode incluir flúor, bem como adoçantes prejudiciais, como xilitol.
Ração e mastigações dentárias não limpam os dentes
A maioria dos donos de animais de estimação acredita que é benéfico comer ração para limpar os dentes de seus animais de estimação. Eles até acreditam que devem alimentá -los com ração por causa de suas propriedades de limpeza dos dentes. Vários veterinários convencionais, bem como grandes corporações de alimentos para animais, propagam essa crença.
Kibble não limpa os dentes. Também é um contribuinte significativo para o acúmulo de placa bacteriana e tártaro.
Petiscos para os dentes do seu cão e mastigáveis não são o método mais eficiente para limpar os dentes do seu cão. Eles são cheios de carboidratos, assim como amidos e vitaminas sintéticas à base de minerais. Ossos crus podem ser uma escolha melhor para a saúde do seu cão.