Meu cão pode doar sangue?
Assim como os humanos, os cães podem doar sangue para animais que precisam. Geralmente, há certos critérios que o cão que doa sangue deve cumprir para doar sangue, no entanto, geralmente é um procedimento simples. Entender os princípios básicos do processo de doação de sangue para cães pode ajudar você a decidir se o cão que você escolheu para doar sangue pode se tornar o próximo doador. Também beneficiará outros caninos.
Autora: Doutora Bruna
Tipos de sangue de cães
Há uma variedade de tipos e grupos sanguíneos de cães que podem ser testados e são organizados numericamente dentro dos sistemas de antígeno para eritrócitos (DEA) do cão. Eles incluem DEA 1.1, 1.2, 1.3 3, 4 7 e 5. Outros tipos também estão disponíveis, mas não há testes para determinar os diferentes tipos. O cão pode possuir vários tipos sanguíneos de uma só vez, pois os diferentes tipos sanguíneos correspondem aos vários antígenos que o sangue possui.
Digitando Sangue de Cachorro
Para determinar o tipo de sangue que seu cão carrega, ele precisa ser analisado para determinar quais antígenos ele tem. Um veterinário obterá o sangue do seu animal de estimação e conduzirá testes para determinar os resultados. Existem alguns veterinários que não conseguem conduzir esses testes em casa, mas a amostra pode precisar ser enviada para um laboratório externo. Os testes identificarão os antígenos presentes nas células sanguíneas que identificarão o tipo sanguíneo do seu cão.
Razões pelas quais um cão precisaria de sangue doado
Semelhante aos humanos, os caninos perdem quantidades substanciais de sangue como resultado de procedimentos cirúrgicos de doenças, acidentes , e é por isso que eles precisam de transfusão de sangue. Transfusões de sangue não são realizadas por todos os veterinários, portanto, os hospitais de emergência ou especializados podem ser usados para esse processo.
A transfusão inicial que o cão recebe pode ser de qualquer tipo de sangue. No entanto, se forem necessárias transfusões adicionais, o sangue precisa ser tipado e cruzado. O processo de crossmatching garante que os tipos sanguíneos sejam compatíveis entre o doador e o receptor.
Quando um cão pode doar sangue?
Muitos veterinários têm condições rigorosas para garantir que os doadores tenham um peso específico e saúde suficiente para permitir que doem sangue. Um peso de cinquenta libras é normalmente a quantidade mínima necessária para ser um animal para se qualificar como doador de sangue. O cão deve ser amigável, bem como livre de infecções, parasitas transmitidos pelo sangue e doenças, incluindo dirofilariose e doença de Lyme , e estar em dia com as vacinas e nenhuma medicação além da prevenção padrão de parasitas. Eles também devem ter entre 1 e 7 anos de idade.

Doadores de sangue só podem doar sangue pelo menos uma vez a cada quatro semanas. Portanto, se seu cão precisa doar sangue com mais frequência, você nunca deve fazê-lo para se proteger. A maioria dos veterinários verifica se os doadores têm nível suficiente de glóbulos vermelhos antes de doar sangue. Doadores que são doadores de sangue frequentes podem precisar de suplementos de ferro para evitar o desenvolvimento de efeitos de longo prazo.
Como um cão doa sangue?
É um procedimento fácil. Se seu cão tem requisitos de critérios físicos, de idade e temperamento para se tornar doador de sangue, é necessário testar quaisquer doenças transmitidas pelo sangue e passar por todas as vacinas necessárias para se manter em dia. Depois que os testes de doenças transmitidas pelo sangue forem considerados positivos e seu cão tiver passado no teste, ele agora pode doar sangue.
O sangue vem da veia principal do pescoço do seu cão, conhecida como jugular. Ele é então bombeado para uma bolsa especialmente projetada ou jarra que pode ser usada para transfusão com outro cão. Todo o processo de doação geralmente leva menos de uma hora. Certos cães podem exigir um sedativo suave para facilitar o processo ou fluidos intravenosos podem ser administrados com base na quantidade de sangue doado.
Bancos de sangue de cães e programas de doação de sangue
A maioria dos cães doa sangue regularmente, o que significa que tanto você quanto o doador de sangue podem estar disponíveis em caso de emergência no hospital local que realiza transfusões de sangue. Cada instalação que faz uso de sangue de cachorro tem seus requisitos específicos para seu programa e também pode recompensar os doadores com créditos na conta de seu hospital veterinário.
Há também a opção de doar sangue para um banco de sangue de animais de estimação. Existem alguns bancos de sangue para cães que não têm fins lucrativos nos Estados Unidos que vendem sangue para veterinários. Eles são particularmente essenciais para cães que requerem múltiplas transfusões. Porque a transfusão de sangue inicial pode usar todos os tipos sanguíneos, enquanto as subsequentes requerem doadores de compatibilidade cruzada ou universais e é essencial determinar que tipo de sangue o cão doador é e ter uma variedade de tipos sanguíneos para esses cães. Os bancos de sangue analisam o sangue que recebem para que possam determinar se é o tipo de doador universal ou se inclui outros antígenos específicos que podem ou não ser capazes de obter.
Outros tipos de produtos sanguíneos usados em cães
Além do sangue total, glóbulos vermelhos, vários tipos de plasma e crioprecipitado podem ser coletados e usados para uso. Em contraste com o tipo de sangue total, esses tipos de produtos geralmente podem ser mantidos por períodos mais longos para uso posterior. Se seu cão não precisar de sangue total, ou a disponibilidade de um doador não estiver lá ou certos fatores de coagulação forem necessários, os veterinários podem ter a opção de usar o plasma, glóbulos vermelhos compactados ou crioprecipitado.