Malassezia em cães: tratamentos naturais
Malassezia em cães: tratamentos naturais

Malassezia em cães: tratamentos naturais

Dizem que a pele está entre as formas iniciais de defesa contra doenças. A defesa primária da pele é, na verdade, composta por insetos que vivem juntos. A agregação desses insetos é conhecida como microbioma.

Muitos tipos diferentes de leveduras e bactérias residem na pele dos nossos animais de estimação e estão em equilíbrio… aceitando as regras uns dos outros.

Se uma levedura conhecida como dermatite por malassezia em cães (Malassezia) exceder seus limites… a levedura pode produzir uma coceira intensa. A coceira intensa pode frequentemente ser identificada incorretamente como alergias de pele.

Assim como todas as leveduras, a levedura canina malassezia prospera em áreas úmidas, em locais escuros onde o sol não brilha. A levedura prefere residir em áreas escuras e úmidas…

  • Ouvidos (onde muitas vezes são confundidos com cera de ouvido que tem um cheiro escuro e doce)
  • Axilas
  • Virilha
  • Abaixo do queixo
  • Ao redor do ânus e componentes privados

A condição de malassezia é conhecida como elastófilo. É uma levedura amante de gordura que tem sensibilidade ou gorduras ou. Portanto, cães que são propensos a ter uma grande quantidade de óleos na pele são mais suscetíveis ao crescimento excessivo de levedura.

Animais de estimação com muita gordura sofrem mais com Malassezia. Pessoas que se exercitam muito em locais úmidos, nos quais o fungo prospera e cresce, também podem ter mais problemas. No entanto, quase todos os cães podem estar sofrendo com Malassezia.

Muitas pessoas confundem Malassezia e cândida. Elas tentam tratar os animais de estimação com dietas livres de amido, acreditando que isso resolveria o problema. O problema na Malassezia é a alteração no microbioma que está presente na pele humana Não é um problema de cândida do intestino.

Autora: Doutora Bruna

Alergias e Malassezia andam de mãos dadas

Alergias podem desencadear o crescimento excessivo de Malassezia ao causar inflamação.

A inflamação da pele causada por alergias, juntamente com o coçar e ranger… resulta na pele úmida e inflamada. O resultado é o crescimento de levedura e pode dar ao cão com alergias um golpe extra. Isso cria um círculo vicioso porque a levedura é altamente dolorosa e causa coceira.

Cães com alergia e Malassezia, que é bastante prevalente, terão dois grandes motivos para coçar.

Também é um golpe triplo. A maioria dos cães que sofrem de supercrescimento de Malassezia são alérgicos à levedura Malassezia! Essa alergia à levedura pode agravar todo o problema.

É comum vê-lo em partes desnudas e grossas da pele, particularmente em pessoas com alergias crônicas. Cães com Malassezia podem ter pele nas axilas ou virilhas que lembra alguém que jogou pimenta na área. É possível ser capaz de identificar um desses sintomas…

  • Saliências vermelhas com pequenas manchas vermelhas nas regiões
  • Crostas acinzentadas, que descamam da pele
  • A pele parece casca de laranja
  • Pele escura, sem pelos, semelhante à de um elefante

Os cães que sofrem de Malassezia geralmente apresentam um odor e um cheiro semelhantes a sapatos fedorentos.

Outros sinais de que seu cão tem Malassezia

Os sinais de malassezia nem sempre são óbvios. Existem outros sinais atenuados que você pode notar:

  • O cheiro do fermento e da doçura doce
  • Vermelhidão na área entre os dedos dos pés
  • Crosta marrom na borda superior da unha do pé
  • Mancha cinza-escura na pele
  • A área da virilha fica avermelhada
  • Áreas vermelhas inflamadas abaixo das dobras da pele que formam as patas traseiras ou dianteiras.
  • As abas das orelhas são um pouco mais grossas e têm a textura de uma casca dentro da aba, além de coceira nas orelhas e secreções marrons.

Malassezia em orelhas de cachorro

Malassezia dentro dos ouvidos de cães é bastante frequente. Portanto, se você deixar cair a bola de algodão no canal auditivo do seu cão e descobrir partículas marrom-escuras nele… as chances são mais prováveis ​​de que seu cão tenha crescimento excessivo de Malassezia no ouvido.

O canal auditivo do cão é muito maior que o nosso, e você está apenas pegando a ponta do iceberg. Às vezes, mas não é sempre… são as células de levedura em crescimento que podem ser observadas através do microscópio. O veterinário pode colocar fita adesiva na sua pele e então colori-la usando um microscópio. O resultado aparecerá como células azuis redondas e ovais.

Tratando a Malassezia do seu cão

As infecções de pele causadas por bactérias são geralmente tratadas e reconhecidas. No entanto, problemas relacionados a fungos e leveduras nem sempre são reconhecidos. O resultado são anos de frustração, já que uma das principais razões não é conhecida.

É crucial saber se seu cão sofre de Malassezia e alergias. Já que a coceira na pele causada por Malassezia pode durar muito tempo depois que as alergias começam a melhorar.

É por isso que sugiro tratar a infecção por fungos ao mesmo tempo, caso você suspeite que seu cão esteja sofrendo dela.

Na minha experiência, eu sou a favor de um método intenso de eliminação de alergias… devido ao fato de que eu o achei extremamente eficaz. No entanto, se você tiver um crescimento excessivo de Malassezia, você pode notar que as alergias desaparecem completamente… no entanto, o cão ainda pode estar com coceira devido à Malassezia.

É um pouco confuso quando você não consegue organizar o quebra-cabeça inteiro corretamente.

Diga não aos medicamentos imunossupressores

Sou especialista em tratar alergias. Portanto, ajudei muitos pacientes que receberam prescrição de Apoquel (ou outros medicamentos imunossupressores). Esses pacientes foram diagnosticados erroneamente com reações alérgicas… mesmo que na verdade estejam sofrendo de um crescimento excessivo de levedura.

Também é mais frequente encontrar uma alergia que seja uma mistura de Malassezia simultânea . Elas interagem e causam uma coceira mais forte.

Como equilibrar o cálcio para cães
Como equilibrar o cálcio para cães

É verdade que problemas de pele canina são um grande problema para os cães. Os cães mais jovens e mais velhos têm sofrido tanto de alergias quanto de levedura… e levedura por si só.

Acredito que o uso imprudente desses medicamentos antialérgicos resultará em cães de nova geração com problemas ainda maiores. Os esteroides como a prednisona são leves e gentis em comparação com os danos que Atopica e Apoquel causam.

Shampoos para cães Malassezia

Acabei de receber um filhote de Labrador Retriever Inglês novinho em folha de uma criadora extremamente dedicada. Ela me disse com firmeza que Labradores não devem ser banhados, mas sim enxaguados com água. Ela afirmou que o único xampu que ela usaria, quando necessário, era um xampu enzimático.

Os cães tinham pelos lindos, sem odor. Isso faz sentido. Quando ela não usava xampus detergentes, ela mantinha o microbioma e o macrobioma saudáveis ​​sob controle. Se o desequilíbrio se desenvolve, dá à levedura uma oportunidade de se expandir.

Limpe seu animal de estimação com seu cachorro com um xampu detergente suave , por exemplo, um feito de sabão de Castela. Isso ajudará a manter o microbioma e o óleo dentro de seu pelo e pele.

Shampoos medicamentosos pioram a Malassezia

Banhar-se repetidamente com xampus à base de detergente não é algo a se fazer se você tem problemas de pele. Xampus que parecem inofensivos e contêm óleos essenciais podem estar degradando o microbioma do seu animal de estimação.

Os xampus e condicionadores que dizem ser “naturais” geralmente são qualquer coisa diferente disso. Esses xampus geralmente contêm substâncias tóxicas como sulfatos… que se disfarçam como “à base de coco”.

Minha preferência para levedura é aplicar um xampu à base de enzimas.

Permaneça vigilante!

Malassezia cresce lentamente, mas tenazmente. É difícil erradicá-la, pois uma vez instalada, é lenta para desaparecer.

É a razão pela qual você deve continuar com o tratamento metabólico. Prepare-se para nadar sempre que o verão chegar, caso seu cão goste de nadar.

Com base na minha experiência com ensaios clínicos, há uma quantidade preocupante de cães que recebem medicamentos de alto custo e potencialmente perigosos… mesmo que eles estejam simplesmente sofrendo da condição de levedura Malassezia que está causando coceira. O problema é que os medicamentos podem destruir o sistema imunológico do cão. No entanto, o que realmente queremos alcançar é fortalecer o sistema imunológico do cão para que ele seja capaz de lidar com o problema.

A lição dessa história é que não devemos esquecer da floresta e das árvores. Os insetos na pele do seu animal de estimação são o que constitui sua primeira defesa. A maioria dos tratamentos que são comumente usados ​​para cães não funcionam… é por isso que a maioria dos caninos ainda sofre desse problema.