Se você vir cães lambendo os lábios às vezes, pode ser que o cão esteja apenas comendo ou salivando por algo. Se não houver nada para comer, o cão pode estar mastigando os lábios devido a algo acontecendo ao redor deles que eles consideram um perigo. Lamber os lábios pode ser uma forma de comunicação com os cães. O cão que está lambendo os lábios pode estar usando gestos para lhe dizer como ele se sente.
Este artigo explica o que um cão faz quando começa a comer e lamber os lábios, mas não está relacionado à alimentação, e o que você pode fazer para interromper esse comportamento.
Linguagem corporal do cão: lamber os lábios
Autora: Doutora Bruna
O que é lamber os lábios em cães?
Lamber os lábios é exatamente o que parece: um cachorro lambendo os lábios. Se você observar cachorros lambendo os lábios na ausência de comida, é provável que isso transmita um e-mail.
O que significa lamber os lábios do cachorro?
O treinador de cães e comportamentalista Turid Rugaas criou a expressão “sinais calmantes” para se referir à lambida dos lábios, bem como a outros padrões de comportamento em cães. 1 A lambida dos lábios também é frequentemente descrita como uma expressão de apreensão . Os cães exibem certos comportamentos, bem como ações, quando estão ansiosos ou desconfortáveis. Isso geralmente é devido a algo acontecendo ao redor deles que eles veem como ameaçador. Os cães que estão mordendo os lábios geralmente enviam uma indicação de que estão preocupados.
Eles se sentem ameaçados
Os animais de estimação usam os lábios para acalmar e confortar o animal ou pessoa que eles percebem como perigosos, para que possam afastar a ameaça de agressão. Isso é visto por cães que estão sendo repreendidos depois que seus donos chegam em casa e descobrem que seu cão sofreu um ferimento dentro de casa. O cão pode não relacionar a punição a se deixar entrar. Em vez disso, ele pode ver seu dono como um inimigo. Eles podem estar gritando e olhando para o cão. Os cães podem fazer o gesto de apaziguamento beijando seus lábios e, em seguida, evitando seus olhos. É uma forma de indicar que ele não é uma ameaça iminente ao indivíduo que está agindo violentamente.
Eles podem estar confusos
Alguns cães mostram gestos de apaziguamento, como lamber os lábios e lágrimas, quando estão chateados ou confusos. Muitos donos observam isso em sessões de treinamento nas quais seus cães estão lutando para compreender o que estão aprendendo. Se você vir seu cão lambendo os lábios, coçando, bocejando ou cheirando os pés do seu cão durante o treinamento, é necessário interromper seu exercício de treinamento. 2
Um cão não é capaz de aprender novas habilidades em um ambiente estressante. Para uma nota final positiva, faça com que seu cão complete algo que seja fácil para ele fazer, por exemplo, como sentar. Você pode recompensá-lo com uma guloseima e um elogio estimulante. Em seguida, conclua o tempo de brincadeira. Você pode tentar se envolver com seu cão por alguns minutos para construir um vínculo e também ajudá-lo a relaxar.

Problemas de saúde
Outra razão que pode ser a causa da lambida excessiva dos lábios dos cães pode estar relacionada à saúde . Os cães podem lamber os lábios por causa de náuseas e doenças dentárias, bem como desconforto oral. 3 Esteja ciente de outros indicadores de doenças e fique de olho em seu animal de estimação. Se não tiver certeza, ligue para seu veterinário.
O abeto / Vin Ganapathy
O que fazer se seu cachorro estiver lambendo os lábios
Lamber os lábios pode ser considerado um sinal de submissão para impedir que a agressão aumente, mas ainda é uma indicação de que um cão está ansioso e infeliz quando confrontado com um problema. 4 Este sinal de segurança pode ser a tentativa de um cão de se livrar da ameaça, seja para evitar que seus donos gritem com ele ou para fazer um animal parar de latir para ele, por exemplo. Isso não significa que o cão provavelmente não ficará na defensiva se sentir que a ameaça persiste. Cães que são defensivos podem recorrer a comportamento violento no caso de os esforços de apaziguamento falharem.
Determinar a fonte
Se você notar cães lambendo os lábios, vire-se e deixe-o ter algum espaço para se sentir mais à vontade. Determine a raiz que está causando a preocupação em seu cão e, em seguida, remova a fonte sempre que puder. Isso evitará que você seja mordido por uma possibilidade de ser mordido por um animal que é compelido a se proteger.
Mantenha-se positivo
Se seu cão estiver lambendo os lábios no veterinário ou em qualquer outra área que o esteja deixando ansioso Tente reorientar o cão de forma positiva. Tente pedir para ele realizar uma tarefa antes de recompensar sua disposição em obedecer. Tenha cuidado para não confortar seu cão se você não tiver certeza sobre ele, pois isso só aumentará seus medos ou ansiedades.
Encerrar a sessão de treinamento
Se o lábio do seu cão estiver lambendo durante uma aula, você deve criar um método para concluir a sessão com uma nota positiva (peça ao cão para executar algo com o qual ele esteja familiarizado e então encerre com a lição). Quando você passar pela próxima sessão, divida o comportamento ou ato em pequenos segmentos para torná-lo mais simples para o seu cão entender. Às vezes, isso é chamado de comportamentos de “moldagem” .
Vá ao veterinário
Se você observar frequentemente os lábios do seu cão lambendo na ausência de uma ameaça clara, e não houver comida disponível, é uma boa ideia investigar mais a fundo. Pode haver algo no ambiente do seu cão que esteja fazendo com que ele se sinta desconfortável. Tenha em mente que pode ser um problema de saúde que causa náusea ou desconforto na boca. Se você não tiver certeza, leve seu animal de estimação ao veterinário para um exame físico.
- Rugaas, Turid. Como falar com cães: sinais calmantes. Dogwise Publishing, 1997.
- Sinais de que seu cão está estressado e como aliviá-lo. Hospitais de animais VCA.
- Distúrbios da boca em cães. Manual veterinário Merck.
- Csoltova E Martineau M Boissy A, Gilbert C. Reações da fisiologia e comportamento quando os cães são submetidos ao exame veterinário A interação entre donos e cães melhora o bem-estar . Physiol Behav., vol. 177, 2017, pp. 270-281. doi:10.1016/j.physbeh.2017.05.013