Ligamento cruzado rompido em cães – Causas, tratamento e prevenção
A ruptura do ligamento cruzado pode ser um problema ortopédico entorpecente que pode fazer com que seu cão comece a se mover repentinamente sobre as patas traseiras . Embora haja uma variedade de causas para andar mancando em cães , a ruptura do ligamento cruzado pode ser uma das razões mais frequentes. A ruptura do ligamento cruzado pode ser uma lesão impermeável e indutora de dor . Embora não seja arriscada, a lesão deve ser tratada.
Autora: Doutora Bruna
O que é uma lesão do ligamento cruzado?
A lesão do ligamento cruzado é um problema com a articulação do joelho de um cão. Os ligamentos se conectam com o osso do fêmur (osso da coxa) à tíbia (osso da canela). A articulação do joelho é estabilizada. O ligamento pode quebrar completamente (ruptura completa do ligamento cruzado) ou apenas parcialmente (ruptura parcial do ligamento cruzado). Uma ruptura completa também pode ser conhecida como ruptura do LCA ou do LCC.
Sintomas de uma lesão do ligamento cruzado em cães
Se o ligamento cruzado for rompido, a tíbia pode se mover livremente para fora de baixo do fêmur, o que causa dor e dormência. Um dos principais sintomas é esse tipo de lesão.
Sintomas
- Claudicação e claudicação
Mancando e claudicando
Claudicação repentina na perna traseira é geralmente o sinal inicial de uma lesão. 1 A claudicação pode piorar conforme você se exercita, mas melhora com o tempo. Se a lesão não for tratada, as alterações artríticas acontecem rapidamente. Pode causar dor persistente e claudicação. Se seu cão repentinamente apresentar sintomas de desconforto ou estiver andando lentamente, leve-o ao veterinário o mais rápido possível.
Causas de uma lesão do ligamento cruzado
Duas razões principais por trás da ruptura do ligamento cruzado em cães são a degeneração do ligamento, bem como o trauma. Além disso, certas raças de cães são mais propensas a sofrer lesões no ligamento cruzado, incluindo Rottweilers , Labrador retrievers , Newfoundlands e Staffordshire Terriers .
- Degeneração Cães obesos ou com sobrepeso tendem a ser mais suscetíveis a esse tipo de lesão porque são mais pesados e mais propensos a perdas. 1
- Trauma Um rasgo pode ocorrer devido a uma lesão sofrida em atletismo por um cão bem comportado . Também pode significar que você aterrissou “errado” ao correr ou saltar.
Diagnosticando Lesão do Ligamento Cruzado em Cães
Seu médico é capaz de diagnosticar uma lesão no ligamento cruzado com a ajuda de um exame físico. Um veterinário também pode sentir a área do joelho da perna que está mancando. Se houver alguma dúvida sobre a condição, o veterinário pode solicitar uma imagem. Se seu cão estiver sofrendo de uma lesão no ligamento cruzado, fale com seu veterinário sobre fazer um encaminhamento para um veterinário que tenha sido certificado pelo conselho . Você pode conversar com eles sobre as melhores opções para tratar seu cão, bem como seu estilo de vida.
Tratamento
Embora repouso e medicamentos possam ajudar, a cirurgia é normalmente recomendada para consertar o ligamento cruzado que se rompeu. 1 Existem vários métodos cirúrgicos, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens.
Cirurgia do Cruzado: Reparo Extracapsular
O procedimento envolve colocar a sutura usada é forte o suficiente para a fixação do fêmur e da tíbia. É basicamente assumir o papel do ligamento rompido. As suturas dão suporte à articulação do joelho, enquanto ela cura conforme os músculos ao redor do joelho ficam mais fortes. 1 A sutura está fadada a quebrar ou se soltar em algum momento mais tarde. A sutura deve permanecer no lugar por até 12 semanas para permitir a cura.

É um procedimento relativamente rápido e simples que tem altos resultados, particularmente com cães pequenos. É mais barato em comparação com outras técnicas. Sua eficácia a longo prazo varia, e pode ser mais eficaz para cães menores.
Cirurgia do Cruzado: TPLO
Uma opção diferente para cirurgia é a osteotomia de nivelamento do platô tibial (TPLO). É um procedimento mais complicado do que uma técnica extracapsular e é um procedimento que requer equipamento cirúrgico especializado, bem como treinamento.
O TPLO muda a biomecânica e a mecânica da articulação dos joelhos, tornando possível funcionar sem uma articulação cruzada. O corte deve ser completo na parte superior da tíbia (platô tibial). O platô tibial gira para alterar o ângulo do osso. A placa de metal é então fixada para fixar o osso que foi cortado. A tíbia é curada ao longo de um período de meses.
Uma ligeira melhora pode ser observada em questão de dias, no entanto, a recuperação completa pode levar meses. Portanto, uma quebra de gaiola é vital. A perspectiva de longo prazo é positiva, e não é incomum ver uma recaída. A placa não precisa ser removida até que os problemas se desenvolvam depois.
Como qualquer procedimento cirúrgico, é possível experimentar complicações como infecções. A TPLO é significativamente mais custosa em comparação com cirurgias tradicionais.
Cirurgia do Cruzado: TTA
O terceiro método de cirurgia é a progressão da tuberosidade tibial (TTA). Os procedimentos diferem um pouco do procedimento TPLO de uma só vez, no entanto, a TTA requer o corte da tíbia e a colocação de metais implantados.
Alguns cirurgiões se referem ao TTA como um procedimento menos invasivo em comparação ao TPLO. O TTA pode ter um tempo de recuperação mais rápido do que o TPLO e também é mais eficaz, no entanto, alguns cirurgiões podem ver muito pouca distinção. O corpo do cão e seu estilo de vida também podem ser fatores determinantes. O preço do TTA é o mesmo do TPLO.
Prognóstico para cães com lesão do ligamento cruzado
No geral, a perspectiva após a cirurgia é positiva, pois oferece uma probabilidade de 85 a 90% de recuperação para atividades normais. O tratamento médico pós-cirurgia inclui uma variedade de etapas para garantir a recuperação do seu cão a longo prazo. É importante entender que cães pequenos (pesando menos de 25 a 30 libras) podem se sair melhor do que cães maiores. As seguintes opções de tratamento médico estão disponíveis:
- Algumas semanas de descanso em gaiolas
- Passeios com guia que sejam curtos e calmos para usar apenas o banheiro
- Exercícios para ficar em pé e sentado
- Natação, esteira ou exercícios subaquáticos
- Medicamentos anti-inflamatórios orais aprovados por um veterinário, bem como suplementos que apoiam a saúde das articulações
Siga o conselho do seu veterinário para garantir que seu cão tenha as maiores chances de uma recuperação completa, com menos problemas. Como qualquer outro procedimento ortopédico, as chances são altas de animais de estimação terem artrite mais tarde. Se você cuidar disso, o cão viverá uma existência plena, com boa saúde e confortável.
Os cães podem ser diagnosticados com osteoartrite da articulação do joelho afetada. Além disso, aqueles que sofrem desse tipo de lesão têm 80 a 90 por cento de chance de romper o ligamento no joelho oposto.
Como prevenir uma lesão do ligamento cruzado
Embora uma ruptura do ligamento cruzado nem sempre seja evitável, manter seu cão com o peso certo e permitir exercícios suficientes (mas não excessivamente extenuantes) pode reduzir a probabilidade de uma ruptura do ligamento cruzado.
Se você acredita que seu animal de estimação pode estar doente, entre em contato com seu veterinário imediatamente. Se você tiver dúvidas sobre a saúde do seu animal de estimação, converse com seu veterinário, pois ele examinou o histórico de saúde do seu animal de estimação e pode fornecer o conselho mais adequado em relação à saúde do seu animal de estimação.
- Cranial Cruciate Ligament Disease. American College of Veterinary Surgeons