Infecção respiratória em cães: sintomas e tratamento
A infecção respiratória de cães é algumas vezes referida na forma de Complexo de Doenças Respiratórias Infecciosas Caninas (CIRDC). Também, mais frequentemente: tosse dos canis. Esta é uma ocorrência comum em cães em geral, geralmente é leve e tem uma tosse seca contínua. Raramente é uma doença respiratória grave para cães.
No verão de 2022, uma infecção respiratória mais séria está afetando cães com sintomas semelhantes aos da pneumonia. E, diferentemente da tosse dos canis, que normalmente apresenta sintomas cerca de uma semana após a exposição e desaparece em questão de duas semanas, cães que sofrem dessa doença séria podem não apresentar sinais em um período de até três dias… mas ela progride rapidamente para pneumonia.
Aprenda sobre as diferenças entre tosse canina e infecções respiratórias superiores para cães e tosse de canil. Este artigo discutirá as causas de cada uma, os sinais e remédios para cada uma.
Autora: Doutora Bruna
Pneumonia Canina
Em 2022, as doenças respiratórias foram vistas como o ápice em New Hampshire e no norte de Massachusetts. No calor do verão de 2023, cães com pneumonia canina foram relatados como mais prevalentes nos Estados Unidos.
Os casos também estão sendo relatados em outras áreas, como Flórida, Oregon, Califórnia e Michigan. Outros estados que relatam diferentes tipos de doenças respiratórias incluem Texas, Ohio, Wyoming e Carolina do Norte.
Diagnóstico de Pneumonia Canina
Aqui está uma lista dos sintomas mais comuns de doenças respiratórias abaixo. Quando está em seus estágios iniciais, os sinais de pneumonia podem ser semelhantes à tosse dos canis. É caracterizada por tosse forte e secreção nasal. No entanto, cães com uma doença dessa natureza podem se sentir cansados e se recusar a comer ou ter dificuldade para respirar. Alguns também podem ter febre. Se seu cão apresentar os sintomas listados acima, leve o veterinário imediatamente.
Os veterinários podem usar vários tipos de testes para diagnosticar pneumonia canina. A Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Cornell recomenda que os veterinários usem os seguintes testes junto com os exames de sangue padrão
- Culturas bacterianas (aeróbicas e anaeróbicas)
- Um painel respiratório canino é usado para descartar vários tipos de doenças respiratórias
- Citologia da lavagem traqueal
- Isolamento de um vírus
Causas da pneumonia canina
As razões por trás desta doença não são totalmente compreendidas.
Assim como a tosse dos canis, a doença é transmitida por cães que estão próximos durante creches e abrigos. Ela também se espalha para canis, abrigos, tosadores e parques para cães nos quais há compartilhamento de brinquedos. Mas alguns casos não relataram contato entre cães. Como parece haver um longo tempo entre a incubação e o início, está se tornando difícil determinar a fonte da doença em relação a certos casos.
Dê uma olhada mais de perto nos problemas respiratórios do trato respiratório superior de cães que compartilham sintomas semelhantes e também têm tratamentos eficazes.
Tratamento para pneumonia canina
Animais de estimação que sofrem de pneumonia geralmente recebem cuidados noturnos, bem como medicamentos. É possível colocá-los em um nebulizador ou tanque de oxigênio. Há cães que não respondem a medicamentos. Os cães testados foram negativos para influenza, bordetella e coronavírus.
Se seu animal de estimação tem um diagnóstico de pneumonia e você já está trabalhando com um veterinário holístico ou homeopata, procure a opinião deles sobre se você é capaz de tratar o problema em sua casa sob a direção deles. No caso de uma doença grave, como é o caso de alguns casos de pneumonia, é possível que seu animal de estimação tenha que passar por hospitalização.
Infecção respiratória superior em cães
Uma doença respiratória nas vias aéreas superiores de caninos se refere a qualquer doença que impacta os pulmões, as passagens nasais e as vias aéreas. Às vezes, é chamada de doença respiratória canina.
Sintomas de infecção respiratória em cães
Os sintomas de uma doença respiratória em cães variam com base no tipo de infecção, bem como nas causas primárias. Os sinais mais frequentes são:
- Tosse Tosse seca ou úmida é típica de todos os tipos de doenças respiratórias. Pode durar muito tempo e piora com atividade ou exuberância. Os caninos podem vomitar na forma de uma espuma amarela ou branca.
- Espirros Espirros frequentes, geralmente seguidos de secreção nasal.
- Dificuldade para respirar Respiração curta ou difícil, bem como respiração superficial ou rápida, podem ser indícios de uma doença respiratória semelhante à pneumonia.
- Febre Uma temperatura corporal elevada (acima de 101,5 °F (ou 38,6 °C) pode indicar a presença de uma doença.
- Perda de apetite Pode ser sinal de uma infecção mais grave, possível pneumonia.
- Termofobia: Cães com uma infecção mais grave, como pneumonia, podem ficar fracos ou frágeis.
- Secreção nasal Uma irritação nasal ou secreção que sai das narinas pode ser indicação de uma infecção no trato respiratório superior.
- Secreção ocular Uma variedade de condições respiratórias pode causar secreção nos olhos, por exemplo, conjuntivite.
Causas de doenças respiratórias e infecções em cães
As doenças respiratórias em cães podem resultar de vírus e bactérias, bem como fungos e até parasitas. As razões mais frequentes para doenças respiratórias em cães são:
- A gripe canina é um vírus altamente infeccioso que causa sintomas respiratórios semelhantes aos apresentados por pessoas com influenza.
- As infecções respiratórias causadas pela tosse dos canis são causadas por uma mistura de vírus e bactérias que é extremamente infecciosa em ambientes com aglomeração de pessoas, como exposições de cães, canis ou abrigos.
- Pneumonia é uma infecção dos pulmões causada por fungos, vírus ou bactérias.
- Vírus da cinomose canina (vírus): doença que desencadeia sintomas respiratórios juntamente com manifestações neurológicas que podem levar à morte.
- Bordetella bronchiseptica é uma bactéria que está entre as causas mais comuns de tosse dos canis.
- Doenças fúngicas: Blastomicose, histoplasmose e aspergilose são todas possíveis infecções do trato respiratório de caninos.
- Parasitas: vermes do coração ou vermes pulmonares também podem afetar o sistema respiratório dos cães.
Os cães que sofrem de estresse e vivem em condições de superlotação ou têm nutrição inadequada, sistema imunológico fraco e são expostos a ambientes ou animais infectados, são mais suscetíveis à propagação de uma infecção.
5 remédios naturais para infecção respiratória em cães
Existem algumas curas naturais para ajudar a aliviar problemas respiratórios em cães. Caso esteja preocupado com a possibilidade de pneumonia, não tente tratá-la sozinho sem a ajuda de um profissional.
- Terapia de vapor: Um banho quente é uma ótima maneira de limpar as vias aéreas e reduzir a congestão. Não há necessidade de eles ficarem no chuveiro. Apenas reserve um momento para deixá-los respirar o vapor.
- O mel de Manuka contém propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias naturais que podem aliviar tosse ou dor de garganta. Incorpore uma pequena quantidade de mel na comida do cachorro ou espalhe na colher.
- Equinácea É uma erva que pode auxiliar no fortalecimento da imunidade e diminuir a inflamação. Pode ser administrada como extrato ou como suplemento.
- Vitamina C: A vitamina C auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e também ajuda a reduzir a inflamação. Alimentos ricos em vitamina C, como pimentões e morangos, ou fornecem um suplemento de vitamina C que seja preferencialmente natural e que não seja feito em laboratório, como ácidos ascórbicos.
- Fluidos: É crucial garantir que seu cão fique bem hidratado, principalmente se estiver com febre ou não comer tão bem quanto normalmente. Além disso, você pode alimentar seu cão com caldo com baixo teor de sódio ou fazer seu próprio caldo de osso.
Existe alguma diferença entre tosse dos canis e infecção respiratória superior em cães?
Há. Existem duas condições distintas, mas elas compartilham os mesmos sinais e sintomas.
A tosse dos canis, também conhecida como traqueobronquite infecciosa, é uma doença respiratória infecciosa causada por várias bactérias e vírus. Ela é frequentemente transmitida pelo contato com cães afetados. O sintoma mais proeminente da tosse dos canis é uma tosse seca constante, frequentemente seguida de vômitos ou ânsia de vômito que duram algumas semanas. Outras indicações podem ser a secreção de fluido nasal, chiado ou febre.

Infecções respiratórias superiores (ITRS) podem ser descritas como uma expressão genérica usada para descrever doenças que afetam a garganta, as passagens nasais ou os seios nasais. As ITRS que os cães sofrem podem ser causadas por vírus ou bactérias e podem causar sintomas como sensação de espirro e tosse, secreção nasal e até febre. Além disso, as ITRS podem causar infecções secundárias como pneumonia.
Embora a tosse dos canis seja um tipo de doença respiratória, as infecções respiratórias agudas podem ser causadas por diversos motivos e podem não ter conexão com outros cães que estejam em um abrigo, canil ou outro canil.
Duas outras formas de doenças respiratórias em cães.
2 infecções respiratórias caninas comuns
Bronquite crônica canina
Bronquite crônica canina se refere a uma doença da parte inferior do trato respiratório que causa irritação crônica e inflamação nas vias aéreas. Também conhecida como doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), também conhecida como bronquite crônica complicada.
Acredita-se que seja causada pela exposição a substâncias irritantes, como fumaça de cigarro, bem como poeira e poluentes. Isso é mais prevalente em raças específicas, como raças pequenas e raças briocefálicas (de rosto achatado).
Pode se manifestar como chiado, tosse, intolerância, dificuldade para respirar e fadiga, diminuição do apetite e perda de peso. Isso pode causar outras infecções como pneumonia devido à inflamação e lesões nas vias aéreas.
Broncopneumopatia Eosinofílica
A broncopneumopatia eosinofílica (EBP) pode ser caracterizada por inflamação e maiores quantidades de eosinófilos (uma forma de glóbulos brancos) nas vias aéreas, bem como nos pulmões. Acredita-se que esteja ligada a uma resposta imune a alérgenos e irritantes inalados ou parasitas. A EBP ocorre com mais frequência em filhotes e cães de meia-idade, bem como em raças específicas, como pastores alemães ou rottweilers.
Os sintomas são semelhantes aos de doenças respiratórias e bronquite crônica em cães. A EBP também pode causar infecções secundárias como pneumonia como resultado de inchaço e danos às vias aéreas.
O tratamento convencional consiste em medicamentos “anti” (como antibióticos e antifúngicos), bem como ingestão de alimentos e água ou, no caso de infecções graves, a necessidade de hospitalização. Para dar ao seu cão a maior chance de combater a doença respiratória, o cão deve ter um sistema imunológico saudável… e isso começa com uma ingestão de alimentos limpa e completa.
Não consigo dizer se meu cachorro tem uma infecção respiratória canina, tosse dos canis ou pneumonia
Nós, donos de cães, sabemos que não é fácil identificar exatamente quais são os problemas do seu cão. Se você não tem certeza sobre o que está acontecendo, então é melhor levar seu cão a um veterinário holístico. Eles podem realizar testes de diagnóstico para encontrar a causa do problema que está afligindo seu cão.
O que você não quer pensar é que seu animal de estimação está sofrendo de uma doença respiratória leve, mesmo que ele tenha uma doença respiratória extremamente séria, como pneumonia canina.
Se seu animal de estimação estiver com dificuldade para respirar, tiver falta de energia e tiver parado de comer e não estiver comendo, leve-o ao veterinário imediatamente para obter um diagnóstico de pneumonia. Não tente tratar pneumonia em casa, a menos que esteja em contato próximo com seu veterinário holístico.
Perguntas frequentes
O que você pode fazer para controlar uma infecção do trato respiratório em cães? O tratamento para infecções respiratórias em cães geralmente envolve tomar prescrições de antibióticos por um veterinário no caso de uma infecção bacteriana e tratamento de suporte, como umidificadores e hidratação adequada. O tratamento para infecções virais é de uma forma que seja sintomática.
Por quanto tempo uma doença respiratória pode persistir em cães? O período de tempo de uma doença respiratória em cães varia, mas geralmente dura entre 1 e 3 semanas, dependendo da fonte e da eficiência da terapia.
Quais são as indicações de infecções do trato respiratório para cães? Os sinais de infecções do trato respiratório para cães incluem tosse, espirros, secreção nasal, falta de energia e perda de apetite e dificuldades respiratórias.
Os cães se livram de uma infecção no trato respiratório sem tomar antibióticos? Se o problema respiratório for uma infecção viral, seu cão pode se recuperar sem antibióticos com o uso de tratamento de suporte, mas infecções relacionadas a bactérias precisam de terapia antibiótica prescrita por um veterinário para garantir a cura.