Hiperqueratose em cães
Hiperqueratose em cães

Hiperqueratose em cães

O focinho escamoso e as patas com crostas do seu animal de estimação são meramente uma consequência da secura no ambiente. Também pode ser devido ao resultado de uma condição chamada hiperqueratose entre caninos.

Autora: Doutora Bruna

O que é hiperqueratose?

Queratina é um tipo de proteína encontrada na camada externa das unhas, pelos e pele. É uma substância dura e fibrosa que o cão produz naturalmente para proteger esses tecidos. No entanto, um crescimento excessivo anormal de queratina pode ser chamado de hiperqueratose.

A hiperqueratose geralmente aparece como rachaduras ou crostas aparecendo nas narinas ou nas patas do seu cão. A hiperqueratose é uma condição dolorosa em cães quando é visível especificamente nas patas do seu cão e é possível notar uma claudicação. Como o cão transpira nas patas, isso pode prejudicar a capacidade do seu cão de controlar sua temperatura no calor do verão.

No entanto, o que você pode não conseguir observar é o impacto que isso pode ter no nariz do seu animal de estimação. Como uma crosta de pele é formada sobre o nariz, o olfato do seu cão pode ser prejudicado. Rachaduras na pele também fornecem o lugar perfeito para o crescimento de bactérias, o que pode levar à infecção da pele.

O que causa hiperqueratose em cães?

Existem várias causas possíveis de hiperceratose em caninos.

  • A hiperqueratose por idade
    ocorre com mais frequência em animais de estimação mais velhos ou de meia-idade. As células da pele naturalmente ficam mais espessas com a idade. Isso pode levar a calos, bem como à hiperqueratose.
  • Genética
    Certas raças são mais propensas à hiperqueratose. Entre elas estão Cocker Spaniels, Dogues de Bordeaux e Dogues de Bordeaux, Terriers Irlandeses, Labradores, raças braquicefálicas, Boxers, Bulldogs Ingleses e Terriers Franceses e os Bedlington Terriers, assim como Golden Retrievers.
  • Deficiência de zinco
    As deficiências de zinco podem causar quantidades excessivas de queratina, juntamente com condições como dermatose cutânea por zinco.
  • Doenças infecciosas
    Uma infecção viral e o papilomavírus podem causar hiperceratose.
  • Parasitas
    Picadas de mosquitos-palha podem desencadear leishmaniose, um tipo de parasita que pode causar superprodução de queratina.
  • Doença Autoimune
    Pênfigo foliáceo, uma doença autoimune, pode afetar o sistema imunológico do cão, atingindo o tecido conjuntivo entre as células da pele. O resultado é um aumento de queratina, o que causa pele seca e rachada.

A hiperqueratose é dolorosa para cães?

Na maioria das vezes, a hiperqueratose não é fatal e muitas vezes não são prejudiciais. No entanto, pode causar dor em cães. Se não for tratada, os cães que sofrem de hiperqueratose podem ter dificuldade para ficar de pé e andar. Não há cura para a hiperqueratose. No entanto, é possível tratar o desconforto. controlado.

Como verificar a temperatura corporal do seu cão
Como verificar a temperatura corporal do seu cão

Quais são os sinais de hiperqueratose?

É relativamente fácil identificar os sintomas de hiperqueratose em caninos. Verifique se há sinais de:

  • O aparecimento de grandes crescimentos peludos que cobrem as solas dos pés.
  • Uma marcha desequilibrada devido ao aumento da espessura das almofadas plantares.
  • Tecido espesso e cicatrizado ao redor das patas e do nariz.
  • Lambendo a pata
  • Nariz extremamente seco e com coceira . Pode ser acompanhado de bolhas.
  • Unhas das patas infectadas ou rachadas.
  • Claudicação ou atividade reduzida.
  • A dor é sentida quando as patas, olhos ou narizes entram em contato.
  • Perda de cor nas patas, nariz ou orelhas.

Se você suspeita que seu cão tem hiperqueratose, seu cão, peça ao seu veterinário para conduzir testes para determinar se há uma infecção, uma deficiência de zinco ou outras razões. É possível tratar a hiperqueratose com remédios naturais para reduzir a dor do seu animal de estimação.

Remédios caseiros para hiperqueratose em cães

Não há solução para a hiperqueratose que os cães sofrem, mas você pode controlar os sinais. Soluções que você pode tentar:

Apare o excesso de queratina
É possível aparar o excesso de queratina das patas do seu cão. É possível pedir ao seu veterinário ou tosador para lhe demonstrar a maneira correta de fazer isso com segurança. Apare o excesso de queratina

  • Corte a camada com crosta sobre a área afetada.
  • Fique de olho na superfície para evitar que a pele do seu cão seja cortada.

Use Botas
Você pode tentar usar meias ou botas nas patas do seu cão para proteger a pele das patas. Ao reduzir a irritação, você reduzirá a possibilidade de hiperqueratose.

Evite parasitas
Mantenha seu animal de estimação protegido de contaminantes no ar, como água suja, e certifique-se de manter seu jardim limpo para evitar parasitas e infecções.

Alimente seu cão com uma dieta saudável
Dê ao seu cão uma dieta saudável, bem balanceada e com alimentos integrais que ajudarão a prevenir a deficiência de zinco e a manter um sistema imunológico saudável.

Faça um escalda-pés
Banhe os pés do seu animal de estimação com água morna com sais de Epsom e deixe de molho por cerca de 15 minutos. Isso pode aliviar o desconforto devido à hiperqueratose e tornar mais simples remover o excesso de pele das almofadas.

Aplique um bálsamo natural
Misture as curas naturais como calêndula, a planta de camomila com manteiga de karité ghee ou óleo MCT. Massageie essa mistura na boca ou nas patas do seu cão para um efeito suavizante e proporcionar alívio.

Antibióticos e antifúngicos naturais
Se seu cão sofre de hiperqueratose e infecção de pele, você deve aplicar mel de Manuka , que tem qualidades anti-inflamatórias. Também é possível criar um bálsamo que seja medicamentoso. Faça uma mistura de uma gota de óleo ou orégano e 1 onça de manteiga de karité Ghee, ou óleo MCT. O óleo de orégano é potente e tem qualidades antibacterianas, antivirais, antiparasitárias e antifúngicas.

Como você pode ajudar seu cão?

Tente manter a hiperqueratose uma experiência dolorosa para seu animal de estimação, estando ciente do problema imediatamente. Considere combinar esses métodos para reduzir o desconforto associado à hiperqueratose entre caninos.