Gripe canina: do que você deve ter medo?
Gripe canina: do que você deve ter medo?

Gripe canina: do que você deve ter medo?

Nesta época do ano comumente chamada de “temporada de gripe”, seu veterinário pode aconselhá-lo a dar ao seu animal de estimação a vacina contra a gripe canina. No entanto, ela é realmente essencial?

Alguns relatos na imprensa descreveram a doença como “a gripe canina mortal” em um caso há alguns anos… no entanto, eles não mencionaram quantos cães realmente perderam suas vidas para o vírus (mais sobre isso no futuro).

As duas empresas que produzem vacinas para cães também explicam a velocidade com que o vírus se espalha e monitoram os estados mais recentes que registraram um surto.

Vamos cavar fundo para ver o quão perigosa a gripe canina realmente é. O primeiro passo é um breve histórico sobre os dois vírus que estão atualmente em circulação.

Autora: Doutora Bruna

De onde surgiu a gripe canina?

O vírus que apareceu pela primeira vez H3N8, que foi descoberto primeiro em animais e depois sofreu mutação para se espalhar para cães em uma pista de equinos na Flórida no início de janeiro. Ele se espalhou rapidamente para quarenta estados. Animais em um abrigo de Indiana foram infectados com a doença em março É possível transferir de uma espécie para outra espécie.

Uma nova cepa do vírus H3N2 (originalmente um vírus animal) foi descoberta na Ásia (Coreia, China e Tailândia). O vírus foi descoberto em março de 2015 e levou à epidemia de gripe canina em Chicago. Acreditava-se que o vírus veio de cães de organizações de resgate que foram importados da Ásia. No entanto, isso nunca foi verificado. O vírus H3N2 foi confirmado em 30 estados dos EUA.

É o flagelo que eles dizem que é?

Veja se há gripe canina em seu estado

Os fabricantes de vacinas Merck Animal Health e Nobivac têm um site dogflu.com que se dedica a fornecer informações assustadoras sobre a gripe canina. Há um ” Mapa de Surtos ” que mostra que todos os EUA são afetados pela gripe canina. Não é até você examiná-lo mais de perto. Os estados vermelhos são “casos recentes” na atualização de 2021… São apenas 9!Mapa do surto de gripe canina

O site também exibe um banner em vermelho com uma lista de estados com “novos casos” em 20 de dezembro de 2022. A lista inclui apenas 13 estados… CA, CO, DC, GA, IL, MD, MJ, MC, OK, OR, PA, TX, VA.

Na verdade, a Associação Médica Veterinária Americana (AVMA) afirma: “O vírus da gripe canina não é disseminado na população canina e muitos cães nunca foram expostos ao vírus”. A AVMA afirma ainda: “A maioria dos cães tem um caso leve”.

Eles querem que você compre a vacina deles

Além do mapa assustador do surto mostrando que a gripe está espalhada pelo mundo todo, os fabricantes de vacinas tentam enganar você usando títulos como “A gripe canina não conhece fronteiras”… e “os cães não têm imunidade natural à gripe canina porque é um vírus mais novo”. (Mas esteja ciente de que isso também significa que não é o “vírus mais novo” do ano atual que não entra na vacina. Semelhante às vacinas contra a gripe humana, elas geralmente estão pelo menos um ano atrás e não contêm a doença que está presente.)

Mortes por gripe canina

A AVMA afirma que a taxa de mortalidade por gripe canina é inferior a 10%… no entanto, a veterinária Dra. Jean Dodds estima que a taxa real de mortalidade varia entre 2% e 3%.

Ela alega que o número de 10% é baseado em dados antigos que não são relevantes para o vírus de hoje. As taxas de mortalidade dos grupos de galgos que desenvolveram pneumonia hemorrágica no início dos surtos foram maiores, o que aumentou a taxa de infecção por um fator. Isso significa que na população geral de cães, a taxa de mortalidade é muito menor.

Na verdade, o CDC afirma: “A porcentagem de cães infectados com esta doença que morrem é muito pequena”.

O Dr. Dodds acredita que apenas os cães que estão subnutridos, sofrem de parasitas ou sofrem de problemas de saúde de alguma outra forma, provavelmente acabarão morrendo de gripe. A maioria dos cães saudáveis ​​consegue se recuperar da gripe em um piscar de olhos, em um período de 2 ou 3 semanas.

Por que os cães lambem você?
Por que os cães lambem você?

A epidemia de 2015 que ocorreu na região de Chicago, onde foram relatadas cinco mortes entre mais de 1.000 incidentes de gripe… No entanto, descobriu-se que dois cães morreram por terem sido vacinados contra a gripe canina, em vez do vírus em si.

Você deve se vacinar contra a gripe canina?

No entanto, se você olhar para todas as notícias assustadoras da mídia, veterinários e fabricantes de vacinas, você pode estar pensando no que precisa fazer sobre vacinar seu cão para protegê-lo da gripe canina.

Efeitos colaterais da vacinação contra a gripe

Cada vacina vem com risco. Os efeitos adversos imediatos mais conhecidos associados às vacinas contra a gripe incluem:

  • Fadiga
  • Febre
  • Vômito
  • Diarréia
  • Angústia de refluxo
  • Inchaço da acne
  • Gengivas com tons claros
  • O local da injeção é dolorido.
  • Anafilaxia (que pode matar seu animal de estimação em questão de minutos)

Além desses efeitos negativos instantâneos, todas as vacinas têm substâncias que incluem mercúrio, alumínio, formaldeído, MSG e proteínas animais estranhas. Elas podem causar doenças crônicas em animais de estimação… incluindo artrite, alergias, bem como hipotireoidismo, doenças autoimunes e câncer.

As vacinas contra a gripe não são eficazes

Outro problema nas vacinas contra a gripe é o fato de que elas são ineficazes. Pesquisas mostraram que os resultados primários da vacina são diminuir a gravidade da doença, bem como a eliminação viral, a eliminação de células bacterianas, bem como a patologia pulmonar.

Isso ocorre porque os vírus da gripe mudam a cada ano. No caso dos humanos, os fabricantes alteram as vacinas a cada ano, tentando se manter atualizados com as modificações. No final, mesmo as vacinas contra a gripe dos humanos não são particularmente eficientes… na verdade, são os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) que avaliam a eficácia das vacinas contra a gripe a cada ano. explicando o seguinte “estudos recentes mostram que a vacinação contra a gripe reduz o risco de doença da gripe entre 40% e 60% entre a população em geral durante as estações em que a maioria dos vírus da gripe circulantes são bem compatíveis com aqueles usados ​​para fazer vacinas contra a gripe.”

Essa é uma taxa de eficácia muito baixa, com muitos “ses”… e provavelmente é ainda menor no caso de vacinas contra gripe canina. Não há atualização para as vacinas caninas a cada ano, o que significa que elas não acompanham as mudanças no vírus.

Uma troca ruim

Se você decidir se vacinar, estará expondo todos os riscos da vacina ao nível mais baixo de proteção… no caso de uma doença que tem taxas de mortalidade extremamente baixas e, em muitos casos, é fácil de tratar.

Ao levar esses fatos em consideração e analisar os resultados, a única coisa com a qual você deve se preocupar provavelmente é a vacina contra a gripe canina… e não a doença em si.

A Dra. Jean Dodds escreveu extensivamente sobre os vírus influenza H3N8 e H3N2, bem como vacinas. No surto de 2015, ela declarou…

Quando se trata de gripe, é melhor deixar a natureza seguir o curso dos eventos, já que os sintomas tendem a ser leves e as taxas de mortalidade são bem mínimas. O animal de estimação que você cuida provavelmente desenvolverá imunidade natural, o que ajuda a protegê-lo de quaisquer alterações futuras em vírus semelhantes a este.

É uma ótima ideia… E tenha isso em mente, há menos casos de gripe canina no mundo atualmente do que havia na época em que o Dr. Dodds escreveu isso.