Explore as fontes da personalidade do seu gato
Explore as fontes da personalidade do seu gato

Explore as fontes da personalidade do seu gato

O gato que você tem provavelmente possui uma personalidade simples, mas exibe comportamentos diferentes todos os dias. Se você gostaria de compreender como seu gato se comporta, pense sobre esses aspectos que afetam seu comportamento.

Autora: Doutora Bruna

Genética e Personalidade dos Gatos

Só é possível entender completamente os genes de gatos de raça pura . Raças de gatos de todos os tipos existem há tempo suficiente para que seus traços distintivos, como formato do corpo e personalidade, sejam bem uniformes. Como os criadores de gatos tentaram criar de uma maneira semelhante e criar cores, os padrões de cores dentro dessas raças foram uniformes, de acordo com as normas da raça. Este é um fato fascinante de que as cores dos gatos também podem ter características de personalidade.

Traços individuais dentro de uma raça tendem a ser bastante semelhantes, com outros aspectos à parte. Por exemplo, pode-se olhar para o que é dito que o Cat Fanciers Association Persian Cat Profile é descrito como sendo “doce”, “gentil” e exigindo “um ambiente de segurança e tranquilidade ” . 1

Fatores ambientais

A maioria dos gatos que vêm de raças mistas ou espécies domésticas , suas condições ambientais são o principal fator que determina sua individualidade. Um dos aspectos mais significativos do ambiente para gatos que vivem em suas casas pode ser “Qual é o clima geral da casa?” A casa na qual os humanos e as interações de seus familiares geralmente estão em um fluxo constante e uniforme e harmonioso, independentemente de a casa ser calma e pacífica ou barulhenta e animada, é o ambiente ideal para gatos.

Uma coisa que os gatos mais detestam é qualquer tipo de mudança, incluindo a mudança em sua atitude ao longo do dia. 2 Se os humanos parecem felizes e enérgicos um dia, então mal-humorados e distantes no dia seguinte e possivelmente discutindo uns com os outros na próxima vez, os gatos provavelmente refletirão as mudanças de acordo com suas características pessoais individuais. Um gato que é tímido e retraído pode se esconder na cama por um longo tempo. Gatos que são normalmente ativos podem desligar abruptamente seu companheiro doméstico felino mais amado — uma espécie de versão inversa do problema da agressão direcionada .

Alguns exemplos de como as mudanças podem ser prejudiciais ao seu gato são:

  • Visitantes e estranhos que entram e saem como novos hóspedes ou reparadores.
  • A introdução de um novo gatinho ou gato na casa.
  • Uma doença em casa, não importa se é um humano, ou mesmo um gato doente, é um ajuste para todos os gatos. Um gato doente pode estar deprimido. Os gatos sobreviventes de um gato lamentariam sua perda quando um deles morresse.

Por outro lado, se os humanos tendem a estar em um lugar semelhante, isso não é garantia de paz na comunidade dos gatos. Os gatos se sentirão confortáveis ​​com suas preferências.

Os gatos são incrivelmente meticulosos e não toleram caixas de areia sujas ou alimentos estragados. Distinção é uma coisa, no entanto, uma habitação fedorenta e suja é completamente outra. Se uma casa estiver em um estado de desordem, a maioria dos gatos ficará deprimida, retraída e possivelmente fisicamente doente. No entanto, uma casa arrumada (nem sempre arrumada) cheia de comida saudável , bem como água fria e com gás, brinquedos junto com o poste de arranhar cria a base para fazer felinos felizes com todos os outros aspectos sendo igualmente.

Compreendendo o ronronar dos gatos
Compreendendo o ronronar dos gatos

História

O passado de um gato tem um impacto significativo em sua personalidade, além de seu comportamento. Para a maioria das raças de gatos de raça pura compradas de gatis e um pedigree de várias gerações pode ser incluído no preço da compra. A história de um gato é mais do que uma linhagem ancestral, no entanto; definitivamente é verdade que o gato de raça pura comprado do criador no quintal (fábrica de gatinhos) tem um caráter completamente mais distinto do que um mantido “sob os pés” na residência de um criador respeitável.

Existem animais de estimação que são domésticos. Muitos deles podem ser retirados das ruas ou de abrigos para animais . Normalmente, muito pouco se sabe sobre o histórico do gato. O gato pode ter se envolvido em uma situação abusiva. O gato pode ter sido amado por um membro da família em que nasceu, no entanto, outra pessoa decidiu adotar um animal e o gato foi forçado a sair. Além disso, os donos anteriores podem ter sido despejados ou até mesmo sua casa foi executada por uma instituição de crédito hipotecário. Nesses casos, não é incomum deixar o gato em casa ou levar o animal para um abrigo.

Todas as variáveis ​​acima impactarão nas características de personalidade que os gatos têm na mesma residência. Gatos que foram abusados ​​em uma residência anterior podem exigir um tipo especial de cuidado, no entanto, pode acabar sendo um gato inteligente com um caráter amoroso e amoroso. Se for definido em um ambiente desorganizado, caótico ou um ambiente que tenha muitos estressores, é possível que ele continue sendo um “gato medroso”.

Hierarquia entre gatos

A maioria das famílias com vários gatos segue uma ordem de bicadas, que pode mudar de tempos em tempos e até mesmo de um dia para o outro.

  • Gato Alfa Gato Alfa: Gatos alfa exercem seu poder sobre outros gatos da casa. Eles podem resultar em confrontos com outros gatos quando há uma ameaça à sua posição dominante. Pode ser um caso do gato com o comportamento de bater e sibilar, ou mesmo um ataque agressivo e direto. Os gatos da raça Alfa também buscam estabelecer seu poder sobre os humanos. Esta pode ser uma situação difícil. Você não gosta de ser uma vítima, mas não deve deixar um gato intimidá-lo. A remoção de privilégios é um método eficaz de treinamento neste caso (uma vantagem é que temos uma empresa). Os gatos aprendem a relação entre causa e efeito. Por exemplo, “Você me morde quando estou acariciando você, e você não ganha mais animais de estimação hoje”, ou “Você tenta monopolizar o prato de comida; você fica preso até que os outros gatos tenham comido”.
  • Gato Alfa: Normalmente o segundo na linha de gatos alfa será o gato beta, mas isso não sugere que o gato beta queira se tornar alfa. Se o gato alfa estiver longe da área, os gatos beta podem tentar afirmar seu domínio sobre o gato alfa.

Você consegue resolvê-los?

Os gatos tendem a ser animais misteriosos e frequentemente exibem uma característica de caráter, e depois outra. Para os humanos, poderíamos nos referir a esse tipo de característica de comportamento como “mau humor”. Três coisas sobre eles que poderiam ser ditas como certas:

  1. É impossível compreendê-los completamente.
  2. Eles são uma raridade de amor incondicional. É o tipo que as pessoas desejam.
  3. O mundo seria chato e sem graça sem eles.

Fontes do artigo

  1. Sobre o Persa . A Associação dos Criadores de Gatos.
  2. Amat, M., Camps, T., Manteca, X. Estresse em gatos de donos: mudanças comportamentais e implicações de bem-estar . Journal of Feline Medicine and Surgery , 18,8,577-86, 2016, doi:10.1177/1098612X15590867