Doença Vestibular em Cães
Doença Vestibular em Cães

Doença Vestibular em Cães – Causas, tratamento e prevenção

O sistema vestibular é composto por uma variedade de células sensoras dentro do ouvido e do cérebro que auxiliam os animais a manter o equilíbrio e permanecer eretos quando em movimento, em pé ou sentados. Todos os animais são equipados com sistemas vestibulares, o que inclui os humanos. O delicado sistema é perturbado por várias circunstâncias, o que pode causar problemas de equilíbrio.

Doenças vestibulares são uma ocorrência comum em cães. Elas podem atacar rapidamente, com manifestações evidentes. Os cães podem sentir tonturas e podem ser propensos a cair de um lado. Os olhos e a cabeça podem parecer estar em um local diferente. Os cães também podem vomitar. Os sinais acima são indicativos de disfunção vestibular. Geralmente é tratado por si só, dependendo da causa subjacente.

Autora: Doutora Bruna

O que é doença vestibular?

A condição é conhecida como vestibular. Ela se desenvolve quando há um problema no sistema vestibular. O sistema vestibular constitui um componente do sistema nervoso, que regula o movimento dos olhos e o equilíbrio. Ele consiste no ouvido interno, tronco cerebral, que é um componente do cérebro conhecido como vestibulocerebelo, bem como o nervo craniano que está localizado nesta parte do cérebro chamado nervo vestibulococlear. O sistema vestibular permite que todos os animais (incluindo seres humanos) mantenham o equilíbrio e se orientem de acordo com a posição de sua cabeça. Além disso, permite que os olhos rastreiem o movimento e evitem ficar tontos. 1

Se alguma área for afetada, é possível que o cão apresente sinais de vertigem – uma sensação de giros pela sala – e acredita-se que esteja sofrendo de algum tipo de disfunção vestibular. É possível ouvir esse problema ser chamado de “distúrbio vestibular de cão velho”, porque ele normalmente ocorre em cães mais velhos. No entanto, pode afetar cães mais jovens também.

Sintomas de doença vestibular em cães

A maioria dos cães que sofrem de distúrbios vestibulares são inicialmente desajeitados e confusos. A razão para isso é que eles sofrem de vertigem por causa de um problema com o sistema vestibular. Na maioria das vezes, os sintomas começam abruptamente. Às vezes, a condição do nervo vestibular é confundida com derrames, no entanto, esta não é a fonte mais comum. Alguns dos sintomas mais frequentes são:

Sintomas

  • Tontura
  • Falta de vontade ou incapacidade de andar ou ficar de pé
  • De lado, caindo
  • Inclinação da cabeça (geralmente apenas para um lado)
  • Nistagmo (movimentos rápidos dos olhos que são involuntários)
  • Náuseas e/ou vômitos
  • Queda da face ou paralisia
  • Perda de apetite
  • Fique de pé com as pernas abertas

Normalmente, cães que sofrem de distúrbio vestibular sentem tontura. Ela geralmente se manifesta como uma enorme rotação ou incapacidade de seguir um caminho reto e tremores. O cão pode não conseguir andar ou ficar de pé de forma alguma, ou estar tentando andar e deslizar. Inclinações da cabeça são normais, e você observará que seu cão está propenso a se desviar para a mesma direção em que sua cabeça está inclinada quando você anda. Isso pode fazer com que o animal vomite. Se você observar atentamente os olhos do seu animal de estimação, notará que os olhos do seu cão estão se movendo rapidamente para frente e para trás, ou para cima e para baixo. Isso é conhecido como nistagmo.

Causas da doença vestibular

A condição é conhecida como disfunção vestibular quando há uma interrupção nos órgãos vestibulares. Pode ser causada pela parte interna do ouvido, cérebro ou até mesmo ambos. Há uma variedade de razões pelas quais isso pode ser o caso. 1

  • Inflamação do ouvido médio e interno (a inflamação resulta em danos ao sensor na parte interna do ouvido)
  • Um cisto ou tumor pressionando o nervo ou outra área vital do cérebro, ou o ouvido interno
  • Lesões ou traumas no cérebro ou no ouvido interno
  • Hipotireoidismo (uma doença frequente, mas uma causa incomum de distúrbio vestibular)
  • Acidente vascular cerebral ou acidente que causa danos vasculares (uma causa rara de distúrbios vestibulares)
  • A síndrome vestibular idiopática implica que não há uma razão identificável ou conhecida para a condição.

Diagnosticando a doença vestibular em cães

veterinário fará um exame físico completo no seu animal de estimação e pode coletar amostras de urina e sangue para determinar se há sinais de disfunção ou doenças sistêmicas. Os raios X da cabeça do seu cão podem ser necessários para procurar por problemas estruturais ou relacionados a tumores. Uma descrição das doenças do seu cão também pode ajudar.

Ótimas maneiras de se exercitar com seu cão

Se todos os testes forem normais Se todos os testes forem normais, especialmente se o cão for mais velho O diagnóstico pode ser Síndrome Vestibular Idiopática, que é o tipo mais prevalente da doença.

Tratamento

As opções de tratamento para doenças vestibulares variam de acordo com a raiz do problema.

Para o distúrbio vestibular idiopático O tratamento é baseado em tratamento de suporte até que os sintomas se resolvam independentemente. A maioria dos cães se livra dos sinais mais graves em poucos dias. No entanto, a cura completa pode levar meses e, para certos cães, essa inclinação da cabeça é permanentemente impactada. 1 Medicamentos antivertigem, como meclizina, geralmente são administrados junto com medicamentos antináuseas. É semelhante ao tratamento quando a causa do distúrbio vestibular foi causada pelo resultado de um derrame ou uma lesão no sistema vascular.

Animais que sofreram lesões no sistema vestibular podem melhorar após receber tratamento de suporte (como os cães que sofrem de síndrome vestibular idiopática). Há alguns que podem ser adequados para cirurgia para consertar a lesão. A hospitalização em regime de internação pode ser necessária durante o processo de recuperação.

Se o distúrbio vestibular for resultado de hipotireoidismo, seu veterinário pode começar o processo de suplementação de hormônios tireoidianos. É possível precisar de suporte por um tempo até que a medicação comece a fazer efeito.

Se o cão sofre de um problema no ouvido interno ou médio O tratamento pode consistir em gotas auriculares aplicadas topicamente ou medicação oral para eliminar a causa subjacente da infecção (frequentemente crescimento excessivo de levedura e/ou bactérias). O cão também pode ter um acúmulo nos canais auditivos que precisa ser eliminado por anestesia geral.

Cistos e tumores são tipicamente detectados após exames de imagem avançados, como TC e RNM. Às vezes, é possível passar por cirurgia para tratar o tumor, ou cisto. Se houver um tumor cancerígeno ali, então quimioterapia ou radiação podem ser sugeridas.

Prognóstico para cães com doença vestibular

O resultado para cães com distúrbio vestibular idiopático é excelente, pois a maioria deles se recupera em poucos dias ou meses. Se os cães sofrem de outras causas de distúrbio vestibular, o prognóstico depende de quão eficazmente a doença pode ser controlada. Otite externa e hipotireoidismo, como infecções de ouvido, podem ser controlados com medicamentos, no entanto, pacientes que sofrem de derrames, tumores ou traumas graves sofrem resultados menos favoráveis.

Como prevenir a doença vestibular

Não há uma maneira certa de evitar problemas vestibulares em caninos. No caso de seu animal de estimação ser suscetível a infecções no ouvido, a limpeza frequente do ouvido com um limpador aprovado por um veterinário ajuda a prevenir a formação de infecções no ouvido. Um exame veterinário semestral ou anual, bem como exames laboratoriais, podem ajudar seu veterinário a detectar mudanças sutis na saúde do seu cão antes que ele seja diagnosticado com disfunção vestibular.

Se você notar sintomas de doenças vestibulares em seu cão, não espere que ele cure. Leve seu cão ao veterinário o mais rápido possível. Quanto mais cedo as causas raiz (se houver) forem descobertas e tratadas, mais rápido seu animal de estimação poderá receber um diagnóstico apropriado.

Fontes do artigo

  1. Doença vestibular aguda em cães idosos . MSPCA-Angell.