Dietas sem grãos são ruins para cães?
Autora: Doutora Bruna
O que são alimentos sem grãos?
Todos nós conhecemos trigo, arroz ou milho, pois são os alimentos básicos da nossa dieta. Eles são frequentemente considerados como “carboidratos” e “carboidratos”. Grãos integrais são ricos em proteínas, fibras, bem como vitaminas e minerais. É por isso que eles são saudáveis para nós e para nossos amigos peludos.
Cerca de 20 anos atrás, quando os veterinários começaram a procurar dietas mais saudáveis para cães que tinham alergias alimentares, empresas na área de nutrição realizaram testes da AAFCO (Association of American Feed Control Officials) em alimentos para avaliar a eficácia de dietas hipoalergênicas que incluíam grãos. As dietas foram fornecidas sem risco para animais de estimação e cães por um longo tempo.
No ano de 2005, houve um aumento nos esforços de marketing de empresas que vendiam alimentos para animais de estimação que promoviam alimentos sem grãos como sendo mais saudáveis para cães que sofrem de alergias ou outros problemas de saúde ou simplesmente porque continham níveis mais baixos de ingredientes.
O termo “enchimento” em si é enganoso, pois “enchimento” é descrito como um ingrediente alimentar que adiciona volume ao alimento, mas não tem nenhum benefício nutricional para o animal (ou seja, não é digerido). Mas, os enchimentos que são adicionados à comida para animais de estimação são geralmente feitos de fibras e alimentam bactérias intestinais e criam ácidos graxos de cadeia curta que garantem a saúde do trato intestinal. Sem fibras ou enchimentos, o alimento não será completo e equilibrado .
Os donos de animais claramente desejam apenas o melhor para seus cães. As informações mais acessíveis para donos de animais online e em pet shops no momento sugerem que dietas sem grãos são benéficas, mesmo que os veterinários nem sempre estivessem por dentro.
Alimentos sem grãos estão relacionados a problemas de saúde em cães?
Cardiomiopatia dilatada (DCM) é uma condição que é resultado da genética e causa dilatação, bem como afinamento das câmaras do coração. Pode causar arritmias, insuficiência cardíaca e até morte súbita. As raças mais frequentemente afetadas incluem as do Doberman Pinscher, Golden Retriever, Dogue Alemão, Boxer e Cocker Spaniel.
No ano de 2018, o FDA começou a receber reclamações de raças de cães sofrendo de DCM que normalmente não contraem a doença. Um ponto em comum entre esses cães era que eles consumiam alimentos sem grãos ou itens de boutique (incomuns). Depois de serem colocados em uma dieta onívora gradualmente, eles começaram a se recuperar.
Dezessete artigos revisados por pares nos últimos 4 anos e meio foram relatados e 1.382 casos de cães, bem como vinte casos de gatos (em 23 de dezembro de 2022) foram enviados ao FDA. Acredita-se que os números de casos não sejam relatados porque os animais exigem um exame por um cardiologista, bem como o processo de elaboração de relatórios do FDA é complicado. A teoria inicial de que pode ser causada pela falta de taurina nessas dietas, que foi observada em muito poucos casos, foi considerada mais difícil.

Um estudo realizado em 2018 revelou a deficiência de taurina apenas entre Golden Retrievers na dieta sem grãos. No futuro, no entanto, os estudos podem não conseguir encontrar deficiência de taurina entre nenhuma raça, o que inclui as do Golden Retriever. No entanto, há uma conexão com as leguminosas (parte da família das leguminosas que inclui lentilhas, ervilhas e grão-de-bico) que são ricas nos ingredientes nos respectivos casos.
Não há nenhuma outra preocupação significativa com a saúde de dietas sem grãos, excluindo DCM. Os cães que são alimentados com dietas que estão disponíveis sem receita para alergias alimentares podem ser propensos a náuseas, coceira ou diarreia, especialmente se a dieta não for preparada em um local especificamente projetado ou higiênico para evitar a contaminação de fontes de proteína para animais de estimação alérgicos a alimentos.
Por que seria recomendado que cães consumissem alimentos sem grãos?
A doença celíaca é uma condição de intolerância ao glúten, que é bastante comum entre humanos, mas extremamente rara em cães. Há um grupo de Setters Irlandeses vivendo no Reino Unido que tem intolerância ao glúten como a doença celíaca. Certos Border Terriers sofrem de síndrome de cólica relacionada à epilepsia que é aliviada por meio de uma dieta sem glúten. Eles são os únicos cães que têm problemas de saúde responsivos ao glúten.
Animais que sofrem de alergias alimentares podem se beneficiar de uma dieta com uma quantidade limitada de ingredientes e Dieta Hidrolisada , bem como algumas dietas que não contêm grãos. Dietas hipoalergênicas terapêuticas para cães que foram testadas pela AAFCO ou outros testes mais sofisticados sobre alimentação, não relataram nenhum caso de cães sendo diagnosticados com DCM até agora. Elas são as dietas que os veterinários aconselham, não apenas devido ao problema de DCM.
As dietas prescritas para cães hipoalergênicos são desenvolvidas de acordo com protocolos rigorosos que previnem a contaminação cruzada entre ingredientes e também para testar ingredientes desonestos. Os cães têm menos probabilidade de apresentar sintomas de reações alérgicas ou problemas digestivos devido a esses procedimentos rigorosos. Embora as dietas prescritas possam ser caras para os donos de animais de estimação, elas podem eventualmente economizar em custos veterinários devido a menos repetições de sinais que seus cães têm.
Devo alimentar meu cachorro com comida sem grãos?
Se você estiver considerando uma dieta composta apenas de grãos devido a certos motivos, como o fato de seu cão não comer sua comida habitual e estar sempre com coceira ou ter o estômago sensibilizado, o primeiro passo é consultar um veterinário.
Um problema de natureza médica pode ter que ser abordado como um acréscimo ao que você acredita estar ocorrendo. Além disso, seu veterinário pode prescrever uma mudança na dieta dependendo da idade do seu cão ou bem-estar geral, conforme determinado por sinais físicos.
Fontes do artigo
Sanderson, SL. Prós e contras de alimentos comerciais para animais de estimação (incluindo grãos/sem grãos) para cães e gatos. Veterinary Clinics of North America: Small Animal Practice. 2021 maio;51(3):529-550.
Freeman, L. Cardiomiopatia dilatada causada pela dieta A razão para isso ainda não foi identificada, mas não desapareceu. Clinical Nutrition Service, Cummings School of Veterinary Medicine, Tufts University. Fevereiro de 2023. Ibid.
Perguntas e respostas: Trabalho da FDA sobre causas potenciais de DCM não hereditária em cães . Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA. Dezembro de 2022.