Dieta canina para insuficiência renal
Doenças renais e insuficiência renal estão se tornando mais comuns em caninos. Um dos sinais iniciais é se seu cão bebe ou urina com mais frequência e pede para sair com frequência ao longo do dia. A razão para isso é que cães que sofrem de doenças renais não conseguem concentrar sua urina e produzem uma quantidade enorme de urina. Isso é seguido por sede e sede e.
Se isso ocorrer com seu animal de estimação é uma preocupação, você deve alimentá-lo com os nutrientes adequados para ajudar os rins do seu animal de estimação. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre nutrição renal para cães. ….
Autora: Doutora Bruna
O que os rins fazem
Os rins do seu cão filtram toxinas e água. Eles são responsáveis por eliminar resíduos da corrente sanguínea do seu animal de estimação e controlar o fluxo de fluidos. Se os rins falharem, eles liberam grandes quantidades de fluxo de fluido para fora do corpo através da urina.
Os resíduos de sangue do seu animal de estimação resultam da degradação normal do tecido muscular, bem como da sua dieta. Se os resíduos não forem eliminados, eles se acumulam nos vasos sanguíneos e se tornam prejudiciais ao corpo. Portanto, seu animal de estimação pode sentir perda de apetite, náusea e enjoo.
Os rins regulam os níveis de minerais vitais, incluindo sódio, potássio e fósforo. É por isso que vários veterinários aconselham dietas com baixa proteína para animais de estimação que sofrem de doença renal. A quantidade de proteína encontrada nas dietas de cães que sofrem de doenças renais é uma questão crucial e frequentemente controversa.
O que alimentar cães com doença renal
A escolha alimentar mais adequada para um cão que sofre de doença renal é uma dieta saudável e fresca, com proteínas de alta qualidade e digestíveis. É possível que não seja isso que seu veterinário sugira.
Tradicionalmente, os veterinários sugeriram restringir a ingestão de proteína porque acreditam que o metabolismo da proteína não é tão eficiente em pessoas com doença renal. Isso acabou se mostrando errado.
Os pesquisadores costumavam acreditar que os cães eram semelhantes aos ratos que eles estudaram, e então eles acreditavam que reduzir os níveis de proteína poderia ajudar os rins. Na realidade, no entanto, estudos têm mostrado repetidamente que dietas com baixa proteína não são eficazes para melhorar a função dos rins ou prolongar a sobrevivência em cães.
Desde 1985, cientistas da Universidade da Pensilvânia notaram um estudo anterior que examinou cães que passaram por 75 por cento de nefrectomia (eliminação do rim). Este estudo revelou que aqueles que foram alimentados com mais proteína (56 por cento) apresentaram maior medição da função renal em comparação com cães que foram alimentados com níveis mais baixos de proteína.
“Não houve evidência de declínio na função renal entre cães que foram alimentados com uma grande quantidade de proteína em sua dieta. […] Os resultados indicam que as consequências negativas de dietas ricas em proteína observadas em roedores não aparecem em cães que têm a mesma diminuição na massa renal.”
O cão precisa de proteína de alta qualidade para manter os músculos, e isso é especialmente importante para cães mais velhos. Em um estudo de 2008, DP Laflamme DVM disse…
“A restrição de proteína para cães idosos não só não é necessária, mas também pode ter consequências negativas. As necessidades de proteína aumentam em 50% para cães mais velhos, pois suas necessidades energéticas diminuem. Se não houver proteína suficiente em cães, isso pode contribuir para a perda de peso devido à idade, massa e levar a um risco maior de morte precoce.”
Isso significa que uma dieta com baixo teor de proteína pode até reduzir a expectativa de vida do seu cão.
O que os pacientes renais precisam é da proteína da mais alta qualidade e digestível, que seja totalmente natural, fresca e crua. Continue lendo para obter mais informações sobre a dieta renal mais eficaz para cães.
A primeira pergunta é por que você fica longe de dietas renais prescritas?
Por que evitar dietas renais prescritas?
O principal problema está no fato de que essas dietas têm restrição de proteína. A proteína que elas incluem é de baixa qualidade. Existem outros problemas quando se trata de dietas renais prescritas.
Baixo teor de sódio
Isso não é necessário e pode ser arriscado. Níveis reduzidos de sódio podem causar a desidratação dos tecidos. Seu cão requer bons minerais e sal para garantir que seu corpo seja capaz de reter água de forma eficaz.
Alto teor de carboidratos
As rações renais prescritas são projetadas para adicionar peso ao seu animal de estimação. Mas elas também empregam “lixo” como carboidratos altos e gorduras de baixa qualidade para perda de peso. Além disso, os cães requerem proteína da mais alta qualidade para sustentar a massa muscular.
Baixa umidade
Os cães com doenças renais podem ser desidratados rapidamente, e é por isso que eles requerem umidade em suas dietas. Embora as dietas renais enlatadas tenham um teor de umidade um pouco maior, as rações tendem a ser bastante deficientes em água. As rações geralmente têm cerca de 10% de umidade, em comparação com mais de 85% em dietas frescas.
Ácidos graxos ômega-3
Se forem processados, as gorduras tendem a ficar rançosas, tornando esses suplementos ineficazes e talvez perigosos. Você deve incluir suplementos de ômega-3 no suprimento alimentar do seu animal de estimação antes de alimentá-lo.
Aditivos artificiais
A maioria das dietas prescritas por médicos e comerciais inclui conservantes, bem como corantes sintéticos, minerais e vitaminas. Os aditivos precisam ser eliminados pelos rins. Isso coloca uma pressão adicional nos órgãos.
No entanto… há uma vantagem nessas dietas e elas não são ricas em fósforo mineral. Este é o principal fator que determina as dietas projetadas para cães que sofrem de doença renal.
O problema com o fósforo
O fósforo no corpo pode causar pressão extra nos rins. Se os rins não forem capazes de eliminar o fósforo, eles podem resultar em depósitos prejudiciais de cálcio dentro dos órgãos. A proteína é uma fonte importante do mineral fósforo, razão pela qual os veterinários aconselham dietas com baixo teor de proteína.

No entanto, você pode dar uma dieta fresca e fornecer ao seu animal de estimação proteínas que não sejam ricas em fósforo. O gráfico abaixo ilustra a quantidade de fósforo em muitas proteínas diferentes.
As sardinhas são ricas em fósforo, razão pela qual é bom servir a sardinha ao seu animal de estimação como um petisco, bem como para suplementar os ácidos graxos ômega-3. Mas você não deve servir uma refeição inteira de sardinhas. No extremo oposto da escala, o pato selvagem tem uma baixa quantidade de fósforo, tornando-o uma excelente fonte de carne, se você conseguir encontrá-lo.
Armadilha de nitrogênio para reduzir o BUN
Se os resultados de laboratório do seu cão revelarem um BUN (nitrogênio da ureia no sangue) mais alto, a armadilha de nitrogênio pode ajudar a reduzir o nitrogênio (contido na proteína), bem como os níveis de BUN. A armadilha de nitrogênio auxilia na remoção de resíduos relacionados à proteína do metabolismo para fora da corrente sanguínea e para o cólon. Isso ajuda a reduzir a carga nos rins.
Existem inúmeras opções para fazer isso. É mais fácil incluir vegetais verdes mistos com o propósito de fornecer enzimas, bem como suplementos vitamínicos de alimentos integrais. Incorpore probióticos, bem como os prebióticos que fornecem energia. Alho fresco, cogumelos e dentes-de-leão são ótimas fontes de prebióticos.
Como ajudar seu cão com doença renal
Aqui estão mais alguns pontos a serem considerados quando seu cão está sofrendo de doença renal.
Alimente com proteína de alta qualidade
Além disso, fique longe de ração, bem como outras dietas vendidas por empresas comerciais, como dietas prescritas para rins. Em vez disso, forneça ao seu animal de estimação uma dieta saudável e natural com proteína digerível. Alimentos crus são mais facilmente digeríveis pela maioria das raças de cães.
Consuma rações proteicas de alta qualidade para manter a massa muscular. Junto com os alimentos com baixo teor de fósforo, como mencionado no parágrafo anterior, os ovos são uma fonte fantástica de proteínas digeríveis para seu animal de estimação. Os cães também precisam de gorduras de boa qualidade para obter energia.
Inclua rins
Consuma vísceras em 10% a 25% da comida do seu cão. É particularmente crucial nutrir os rins do seu cão. Eles contêm nutrientes que auxiliam na manutenção dos rins. Se seus rins não estiverem funcionando rapidamente, você pode alimentá-lo com suplementos para glândulas que compreendem rins e outras víscerass.
Mantenha seu cão hidratado!
Dietas frescas podem ser uma ótima maneira de fornecer umidade à dieta do seu cão. Certifique-se de que seu cão esteja recebendo água limpa, pura e filtrada. água de nascente. Certifique-se de observar seu cão para quaisquer sinais de perda de água. Se as fezes parecerem secas e quebradiças ou parecerem lentas, é hora de injetar mais fluidos no cão. É melhor fazer isso certificando-se de fornecer umidade suficiente da dieta. Se ele estiver com sede, você pode pedir ao seu veterinário para mostrar como fornecer fluidos subcutâneos em sua casa. Dessa forma, você não precisará ir ao veterinário para obter fluidos.
Suporte Desintoxicação
Dê suporte ao seu cão garantindo limpeza regular . Ajudar o corpo do seu cão a eliminar detritos diminuirá a pressão sobre os rins.
Ervas e suplementos
Consulte seu veterinário holístico sobre suplementos e remédios herbais para ajudar seu animal de estimação. Há muitas opções a considerar, incluindo…
Ervas Ocidentais
A urva-ursiall, salsa e dente-de-leão ajudam a sustentar os rins. Polvilhe algumas ervas frescas picadas nas refeições do seu cão e dê uma pequena quantidade para cada 10 libras. Isso pode ser até 1 colher de sopa para cães que pesam mais de 100 libras. Se você comprar ervas secas, como cápsulas ou tinturas, certifique-se de que a quantidade indicada na embalagem seja apropriada, equivalente a um peso humano de 150 libras e altere a dosagem de acordo com o peso do seu cão .
Cogumelos
Os cogumelos medicinais contêm propriedades que ajudam a manter a saúde dos rins. Cordyceps tem uma afinidade particularmente adequada ao trato urinário.
Ervas chinesas
Rehmannia é uma planta chinesa que ajuda a nutrir os rins. Existem muitas outras formulações chinesas que também contêm esta planta. Para obter assistência, consulte um praticante de Medicina Veterinária Tradicional Chinesa (TCVM) (encontre um em ahvma.org) para ajudá-lo a determinar qual combinação e dosagem funcionam melhor para as necessidades do seu cão.
Essas diretrizes podem ajudar a melhorar os rins do seu cão. Sempre, alimentos frescos são superiores aos alimentos comerciais, especialmente quando se trata do tratamento de doenças crônicas.