Conjuntivite em gatos
Conjuntivite em gatos

Conjuntivite em gatos – Causas, tratamento e prevenção

Conjuntivite é uma condição ocular típica para gatos. Existem dois tipos de conjuntivite, bem como uma variedade de fatores que causam problemas nos olhos . Os donos de animais de estimação precisam estar cientes sobre os sinais e sintomas da conjuntivite para garantir que seu gato esteja seguro, bem como para impedir a propagação dela .

Autora: Doutora Bruna

O que é conjuntivite?

Também conhecida como olho rosa, a conjuntivite pode ser uma condição que afeta os olhos do gato. A conjuntivite pode causar inflamação nos tecidos que revestem a córnea, conhecida como conjuntiva. A condição pode afetar um ou ambos os olhos ao mesmo tempo.

Existem dois tipos de conjuntivite entre gatos, não infecciosa e infecciosa. Os dois tipos de conjuntivite compartilham sintomas semelhantes, mas diferem em como se manifestam. 1

Sintomas de conjuntivite em gatos

Sintomas

  • O inchaço e a vermelhidão aumentam ao redor dos olhos
  • Olhos dormentes ou fechados
  • Piscar excessivo
  • Secreção ocular amarela ou branca
  • Muita água nos olhos
  • Ele está coçando ou arranhando os olhos
  • Espirros (tipo conjuntivite infecciosa apenas)

Vermelhidão e inchaço

A indicação mais óbvia de conjuntivite é o aumento da quantidade de pele que envolve os olhos. Se um gato sofre de conjuntivite, a área ao redor do olho fica inflamada e se expande.

Estrabismo e piscar excessivo

Causa desconforto e irritação, por isso os olhos ficam fechados, ou o gato pode piscar ou apertar os olhos com frequência por causa disso.

Descarga e irrigação

O olho também pode ficar molhado ou produzir secreção devido à conjuntivite, o que pode deixá-lo seco ou com aparência suja.

Esfregar ou Patear

Como um gato que sofre de conjuntivite sente muito desconforto, ele frequentemente coça os olhos em carpetes, móveis ou os esfrega com as patas na tentativa de encontrar alívio.

Espirros

A infecção de conjuntivite causada por um vírus pode causar muitos sinais respiratórios, como a ocorrência de espirros . 

8 maneiras de ajudar seu gato a perder peso
8 maneiras de ajudar seu gato a perder peso

O que causa conjuntivite em gatos?

As causas da conjuntivite decidem se ela será classificada como um tipo de conjuntivite infecciosa ou não infecciosa.

Vírus

Se a causa da conjuntivite for o vírus, acredita-se que seja uma forma infecciosa de. A forma mais frequentemente vista de vírus que causa conjuntivite é o herpesvírus felino tipo 1. Isso é chamado de rinotraqueíte felina (FVR) . 3.

Bactérias

Um tipo diferente de conjuntivite que é infecciosa pode ser causada por bactérias. Estreptococos, estafilococos e bactérias Chlamydophila podem infectar os olhos de gatos, causando conjuntivite, bem como outros problemas. 1 Essas formas de infecção são transmissíveis de gato para gato.

Irritantes ambientais

Mofo, poeira e purificadores de ar de baixa qualidade e outros em casa que podem causar irritação nos olhos podem resultar em conjuntivite. 3 Até mesmo o xampu de estimação e a poeira que entram nos olhos de um gato podem causar conjuntivite devido ao quão desconfortável é. Todas essas coisas podem resultar na forma não infecciosa de conjuntivite.

Como os veterinários diagnosticam a conjuntivite em gatos?

Um veterinário realizará um exame físico extenso para determinar se os gatos sofrem de conjuntivite. Em muitos casos, a conjuntivite pode se desenvolver junto com outras condições, incluindo doenças respiratórias e problemas nos olhos. 4

Oftalmoscópios podem ser utilizados para ter uma imagem mais clara do olho de um gato, assim como outros testes podem precisar ser conduzidos para verificar problemas oculares adicionais que podem estar ligados à conjuntivite. Manchas oculares específicas para os olhos e testes de lágrimas são frequentemente utilizados.

Como tratar a conjuntivite

A conjuntivite é tratada com colírios especiais para os olhos, no entanto, a causa raiz da inflamação pode precisar de outras opções de tratamento. Suplementos para aumentar a imunidade, esteroides e antibióticos, bem como medicamentos anti-inflamatórios, bem como outros medicamentos podem ser prescritos com base na causa da conjuntivite. Um pano quente e úmido também pode aliviar alguma irritação e remover a infecção ocular.

Prognóstico para gatos que sofrem de conjuntivite

Se seu gato foi diagnosticado com o tipo de infecção de conjuntivite permanecer infectado com o vírus em seu corpo. É apenas um sinal de que o gato pode ser suscetível a sofrer recaídas.

Se o seu gato estiver sofrendo de uma forma de conjuntivite e a condição não for tratada ou curada a tempo, isso pode resultar em diversas complicações futuras, que podem incluir lesões nos olhos ou cegueira.

Como prevenir a conjuntivite

Permanecer com seu gato em uma área bem cuidada para seu animal de estimação ajudará na prevenção de formas não infecciosas de conjuntivite. Há um desafio maior para interromper a forma infecciosa de conjuntivite. No entanto, há ações que você pode seguir para preveni-la, principalmente se você tiver vários gatos em sua casa.

  • Certifique-se de que os gatos infectados sejam mantidos longe de outros gatos para evitar a propagação da infecção por conjuntivite.
  • Ofereça aos gatos expostos suplementos que podem ajudar a aumentar o sistema imunológico deles.
  • Também é recomendado que as pessoas lavem bem as mãos ao manusear um gato infectado, independentemente de ser um gato da mesma casa.

A conjuntivite é contagiosa para humanos?

O tipo não infeccioso ou infeccioso de conjuntivite pode ser transmitido a seres humanos. Mas, humanos podem transmitir conjuntivite com natureza infecciosa a gatos apenas tocando seus olhos. Se alguém tem um com herpesvírus tipo 1 ou conjuntivite clara, é recomendado que lave as mãos antes de tocar em outro animal de estimação, mesmo que não tenha certeza se o gato que tocou tem conjuntivite infecciosa. É mais seguro do que se arrepender e reduz a exposição de um gato a vírus e bactérias o tempo todo.

Se você acredita que seu animal de estimação pode estar doente, entre em contato com seu veterinário imediatamente. Se você tiver dúvidas sobre a saúde do seu animal de estimação, fale com seu veterinário, pois ele examinou seu histórico de saúde do seu animal de estimação e poderá fazer as recomendações mais apropriadas para ele.

Fontes do artigo

  1. Conjuntivite em gatos . Hospitais VCA.
  2. Conjuntivite . Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Cornell.
  3. Conjuntivite . Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Cornell.
  4. Infecções respiratórias . Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Cornell.