Como treinar seu gato para eliminar a agressão por medo
A agressão baseada no medo é a agressão felina mais prevalente. Alguns gatos adquirem “genes tímidos” e agem de forma violenta sempre que estão assustados . A falta de socialização leva à agressão baseada no medo. Uma punição severa do dono do animal de estimação pode piorar ainda mais. Os gatos podem ser propensos a desenvolver medos de ” perigo estranho ” de estranhos e lugares, ou outros gatos, certos sons ou até mesmo cheiros, e responder com comportamento agressivo.
É possível generalizar um evento assustador (como dirigir até o veterinário) e transportá-lo para todas as viagens subsequentes de carro. Um episódio “ruim” com um animal de estimação que tem sido um companheiro de longa data pode tornar a amizade feia e até mesmo desencadear conflitos entre gatos.
Autora: Doutora Bruna
Reconhecendo a agressão por medo de gatos
Se você quer ensinar seu gato que está com medo a se tornar agressivo, você deve conhecer os gatilhos. Os gatos que os temem descobrem rapidamente que o comportamento agressivo pode fazer a “coisa” assustadora ir embora. Quando esse comportamento é dominado e praticado, os gatos farão a mesma estratégia repetidamente para evitar o estímulo. Os gatos afetados podem mudar para o modo defensivo e retornar ao ataque após o despertar inicial. Eles mostram uma mistura de sinais corporais defensivos (orelhas dobradas para os lados com o rabo agachado, rabo amarrado e inclinado para o lado) e sinais de excitação (pelos eriçados mostrando os dentes, sibilando, crescendo e mordendo, bem como arranhando). As pupilas dos olhos se alargam e se alargam, sem levar em conta a quantidade de luz que conseguem ver.
Se você souber a causa, poderá passar mais tempo acalmando o gato e também ajudando a eliminar a ansiedade em gatos. Se a agressão relacionada ao medo do gato não for muito grave e você for capaz de se livrar dos gatilhos que podem causar agressividade e agressividade em seu gato, então nenhum tratamento adicional pode ser necessário. Se esse não for o caso e os gatilhos não puderem ser identificados ou prevenidos, é hora de tentar reduzir a ansiedade.

Verifique com um veterinário
A primeira coisa a fazer é marcar uma consulta com um veterinário para um exame físico. Às vezes, a agressão pode ser um sinal de uma doença no gato, mesmo quando ele não está doente. Principalmente se você notar mudanças repentinas no comportamento dele. Se seu gato ainda não foi castrado ou esterilizado recentemente e você está preocupado com isso, isso pode ser algo a se considerar. Mudanças na aparência física podem afetar seu comportamento (por ser menos agressivo). No entanto, você deve discutir isso com um veterinário antes de tomar qualquer decisão.
Entenda os gatilhos
Se seu gato não tiver problemas médicos, é crucial determinar o nível de tolerância do seu gato, bem como o alcance de sua distância reativa. No caso do seu gato, ele pode estar bem, pois está a uma distância de seis pés, no entanto, ele está assustado a 5 pés. Mantenha uma distância segura entre seu gato assustado e os gatilhos. Lentamente, trabalhe seu caminho para diminuir a distância ou gradualmente expandindo o tempo gasto na área do gatilho, dizendo ao gato que não há nada a temer. A maneira como você vai para facilitar o gatilho dependerá de qual será exatamente o gatilho. Converse com seu veterinário sobre como você pode dar sugestões, particularmente quando o gatilho do seu gato não pode ser escapado.
Crie espaços seguros
Certifique-se de que há muitos lugares silenciosos e esconderijos para seu animal de estimação dentro de casa. Os poleiros mais altos, como prateleiras, espaços e caixas que são pequenos o suficiente para os gatos se esconderem, os fazem se sentir mais seguros. Crie uma casa que seja abundante, dando muitos brinquedos , arranhadores e caixas de areia (no mínimo, um por gato, mais um) para minimizar a competição com gatos de outras raças.
Aliviar o estresse
O contato com os olhos pode aumentar a excitação do gato e pode desencadear mais agressividade ou fazer com que elas se tornem mais severas. Se um gato na casa estiver causando estresse, você deve separá-los usando portas sólidas para aliviar a raiva.
Foco no jogo e no treinamento
Brinque com brinquedos interativos para desenvolver confiança em seu gato. Brinquedos de vara de pescar ou um feixe de luzes permitem que seu gato se divirta brincando junto, mas à distância. Isso não fará com que o gato ataque. Aprender truques para gatos aumenta a confiança e melhora o relacionamento que você tem com seu gato. É possível usar o clicker para falar com seu gato e demonstrar apreciação. Se a agressão do gato for focada em outro gato, empregue reforço positivo, bem como métodos para neutralizar a violência entre gatos.
Problemas e comportamento de prova
O erro mais comum é pensar que a agressão por medo vai desaparecer rapidamente. Se você for capaz de identificar a causa, vai exigir tempo, esforço e uma abordagem consistente para ajudar seu gato a superar o medo da agressão. Não fique chocado quando ele tiver uma recaída e evite culpar seu gato, porque isso só torna tudo mais difícil. Se a agressão por medo não puder ser corrigida ou se você estiver tendo dificuldade em encontrar a causa que está enfrentando, então é hora de procurar assistência profissional. Um veterinário ou especialista experiente em comportamento felino pode ajudar você e seu gato.