Como tratar marcas de pele em cães
As marcas na pele dos cães podem parecer feias, mas geralmente são seguras e não são um problema para os animais de estimação. Os donos de animais de estimação podem confundir marcas na pele com vários problemas de pele, então garantiremos que você esteja no controle.
Autora: Doutora Bruna
Marcas de pele em cães
As marcas de pele dos cães são formas minúsculas e distintas que normalmente aparecem na pele do cão. As marcas de pele consistem em tecidos de pele que não estão totalmente desenvolvidos e geralmente são fixados à pele usando o pedúnculo fino ou pedúnculo.
Elas não são cancerígenas, geralmente indolores e inofensivas… no entanto, podem causar dor em caso de lesão ou irritação. Quando uma marca de pele é criada, ela permanecerá até ser removida. Embora uma marca de pele possa desaparecer por si só, não é algo que ocorre com frequência.
Como é a aparência de uma acrocórdon em um cachorro?
- Pequena e flexível: Uma típica marca de pele de um cão pode parecer uma pequena e macia carne crescendo sobre a superfície da pele e pode diferir no tamanho. Pode parecer uma aba incrivelmente pequena ou um formato semelhante a uma marca.
- Fixado em um talo fino As etiquetas de pele de cachorro são geralmente fixadas à pele usando um talo fino, ou o pedúnculo. Este talo fixa a etiqueta à superfície da pele. O talo pode ser observado ao olhar o crescimento de perto.
- Mais escuras ou pigmentadas As marcas de pele variam em tom de um tom claro a um tom um pouco mais escuro, ou até mesmo uma marca de pele rosa para cães. Com base na cor do cão, é possível que a marca de pele seja preta, marrom ou até mais escura que a pele.
- Aparência de rugas ou lisa: Uma marca na pele de um animal de estimação pode parecer lisa como uma pequena protuberância ou pode ter uma aparência assimétrica ou enrugada.
- Múltiplas ou únicas: o cão pode ter uma ou várias marcas de pele colocadas em várias regiões do corpo.
- Marca de pele vermelha na pele de um cão: Isso pode ser o resultado de ter sido arranhado, esfregado ou ferido, o que pode resultar em mais fluxo sanguíneo para o. Isso também pode indicar uma infecção. Marcas de pele propensas a infecções podem possuir um suprimento sanguíneo maior e resultar em aparência avermelhada. Isso pode ser visto em marcas de pele grandes.
- Marca de pele com coloração preta em cães: Isso pode ser devido ao aumento da quantidade de pigmentação, mas geralmente não é motivo para preocupação. A causa pode ser sangramento ou hematomas de ferimentos ou arranhões. Raramente, a presença de uma marca de pele escura pode sinalizar a presença de necrose do tecido (morte) devido à diminuição da circulação sanguínea ou outras doenças e pode exigir tratamento médico. Isso não é comum, no entanto, pode ser indicativo de melanoma, um tipo de câncer de pele. Portanto, você deve fazer o teste para confirmar.
Cães com marcas na pele são frequentemente confundidos com
- As verrugas podem ser menores e da cor da pele. A causa mais comum de verrugas são infecções virais e podem ser mais ásperas ou ter uma aparência semelhante à de uma couve-flor.
- Um tumor como lipossomas e tumores sebáceos pode parecer semelhante às grandes acrocórdons de um cão porque têm uma aparência idêntica… no entanto, não são dolorosos, são macios e crescem lentamente.
- A marca de pele ou carrapato de um cão pode parecer o outro. É comum encontrar carrapatos ao redor do pescoço, nariz ou orelha.
- Os cistos de pele podem parecer marcas de pele se forem macios e pequenos. Eles são, no entanto, geralmente material sólido ou semilíquido, pois as marcas de pele consistem em tecido de pele extra.
Onde encontrar marcas de pele em cães
As marcas de pele dos cães podem ser encontradas ao redor das axilas, pescoço, estômago, virilha, pernas, nas pálpebras, bem como nas dobras da pele. Os crescimentos de carne podem ocorrer quando há fricção na pele. Isso pode ser visto em lugares como onde o arreio ou a coleira são usados.
As marcas de pele dos cães geralmente são inofensivas. No entanto, quaisquer variações abruptas ou inesperadas na cor, tamanho ou textura devem ser examinadas pelo seu veterinário holístico.
A pálpebra da pele de um cão ou as marcas de pele colocadas na boca do cão geralmente não são um problema no caso de interromperem a função normal dos seus olhos ou causarem dificuldade para o cão comer e beber. As marcas de pele se expandem lentamente, mas se aumentarem de tamanho e impedirem a visão do seu cão, você pode se interessar em examiná-las. Se estiver causando irritação, pode fazer com que seu cão as coce e esfregue, o que pode causar danos aos olhos dele.
O que causa acrocórdons em cães?
Não está claro qual é a causa, mas uma marca de pele que cresce na pele de um cão pode ser consequência de várias coisas.
Atrito
O motivo mais comum é irritação ou atrito contínuo de certas áreas, como aquelas em locais onde arreios e coleiras ou dobras da pele podem causar irritação contínua.
Desequilíbrio hormonal
Desequilíbrios hormonais resultantes da idade avançada ou de condições médicas podem causar marcas na pele dos cães. Mudanças nos níveis hormonais podem causar o problema.
Obesidade
A obesidade está ligada a marcas na pele dos cães. O excesso de peso pode causar dobras na pele, fricção e irritação. Também pode levar ao desenvolvimento de marcas na pele.
Notificação: Estudos em humanos mostram uma associação entre marcas de pele e diabetes, ou processos metabólicos reduzidos para carboidratos. Embora este não seja um tópico de discussão em cães, vale a pena monitorar os níveis de glicose no sangue do seu animal de estimação. Se o seu cão sofre de diabetes , as marcas de pele podem ser removidas assim que os níveis de açúcar no sangue se estabilizarem.
Genética
A genética pode ser o fator, pois algumas raças de cães têm maior risco de desenvolver acrocórdons como resultado de dobras cutâneas e suas formações, bem como um aumento na vulnerabilidade à irritação da pele.
As raças com mais marcas na pele incluem:
- Cocker spaniel
- Boxer
- Labrador Retriever
- Dachshund
- Buldogue (buldogue inglês, buldogue francês, etc.)
- Poodle
- Bichon Frisé
- Shar-Pei
- Rottweiler
- Beagle

Como remover marcas de pele em cães
Não é recomendado tentar as técnicas veterinárias para se livrar da marca de pele do seu cão em casa. Isso pode causar desconforto, infecções ou outros problemas, como sangramento. Se elas não estiverem causando problemas com a saúde do seu cão e/ou do seu animal de estimação, as marcas de pele devem ser mantidas para si mesmas… e você pode tentar alguns dos tratamentos caseiros listados abaixo.
Abaixo estão quatro métodos que o veterinário pode empregar para se livrar de acrocórdons em animais de estimação:
- Remoção por cirurgia: Isso envolve anestesiar a região com anestésico local antes de cortar essa marca de pele. O procedimento pode precisar de pontos.
- Cauterização A marca da pele é queimada, o que encapsula os vasos sanguíneos, reduzindo o sangramento.
- Criocirurgia Este é o processo de congelar a pele da marca com nitrogênio líquido, o que resulta em sua queda. Este procedimento é usado para tratar marcas de pele menores que podem precisar de vários procedimentos.
- Ligadura Esta marca de pele foi cortada em sua base, cortando o suprimento de sangue para ela. A marca de pele é então causada a inchar e eventualmente removida.
Marca de pele cancerosa em cachorro
As marcas de pele de cachorro tendem a ser benignas e não cancerígenas. Elas são geralmente benignas e não afetam a saúde do seu cachorro. No entanto, há uma chance de diferentes tipos de crescimentos de pele que podem se tornar cancerígenos.
Você poderá notar:
- Uma taxa de crescimento rápida em um período de tempo relativamente curto
- Modificações na cor, como escurecimento ou padrão irregular de cor
- Bordas ou formas irregulares ou com bordas afiadas em vez de uma forma definida e suave podem ser uma indicação de câncer
- Marcas na pele que frequentemente causam secreção, sangramento ou formam feridas abertas
- Irritação ou desconforto recorrente, como sensação de coceira, dor ou sensibilidade
Os sinais não fornecem provas conclusivas de câncer, mas você pode consultar seu veterinário holístico para fazer uma avaliação.
4 remédios naturais para tratar marcas de pele em cães
Não há razão para tentar remover uma marca de pele do seu animal de estimação, mas há algumas coisas que você pode tentar em casa para minimizar o tamanho da marca e aliviar o desconforto. As marcas de pele podem ser dolorosas, e aqui estão algumas maneiras simples de diminuir o inchaço:
- Compressa Fria Compressas frias na marca de pele que está inflamada podem diminuir o inchaço e oferecer alívio de curto prazo. Cubra um pano seco, envolto em gelo ou compressa fria em uma toalha e aplique suavemente na área afetada por alguns minutos.
- Chá de Camomila Faça um chá de camomila potente . Deixe esfriar. Use um pano limpo e seco ou uma bola de algodão para esfregar chá frio nas marcas da pele que estão inflamadas. A camomila contém propriedades anti-inflamatórias naturais e é capaz de acalmar qualquer área.
- Hamamélis: Hamamélis é um adstringente natural que ajuda a reduzir a inflamação. Misture hamamélis em água, aplique em uma bola de algodão cru e, em seguida, passe levemente na verruga que está inflamada.
- Óleo de coco Aplique uma quantidade de óleo de coco orgânico prensado a frio na verruga. O óleo de coco contém propriedades anti-inflamatórias e é capaz de ajudar a acalmar a pele.
Existem algumas maneiras que você pode tomar para ajudar a diminuir ou, no mínimo, evitar o desenvolvimento de acrocórdons no seu cão.
4 métodos naturais para reduzir marcas na pele em cães
Os métodos naturais podem não ser capazes de se livrar completamente das marcas de pele em cães. No entanto, aqui estão algumas sugestões sobre o que você pode tentar:
- Alimente-se com uma dieta saudável: Uma dieta totalmente natural, com alimentos frescos e crus pode ajudar muito a manter um peso saudável para seu corpo e promover a saúde de sua pele. O ganho de peso pode levar ao desenvolvimento de acrocórdons em animais, assim como em humanos. Há uma conexão entre acrocórdons e diabetes, assim como um metabolismo de carboidratos insuficiente. Alimentar-se com uma dieta sem amido pode ajudar a reduzir acrocórdons.
- Escove regularmente: Mantenha a pele do seu cão bem cuidada e limpa com limpeza programada regularmente. A limpeza, especialmente em torno de zonas que podem ser propensas a fricção ou atrito, ajuda a manter a circulação do sangue para a pele e reduz o crescimento de marcas na pele.
- Utilize Aloe Vera Aplicar pequenas quantidades de gel de aloe vera puro nas marcas da pele pode ajudar a aliviar a coceira e a inflamação.
- Aplique vitamina E: o óleo tópico de vitamina E aplicado em acrocórdons na pele pode diminuir a inflamação.