Como impedir que seu gato mastigue fios elétricos
Como impedir que seu gato mastigue fios elétricos

Como impedir que seu gato mastigue fios elétricos

Se o seu gato mastiga fios elétricos, isso é imediatamente um motivo de preocupação. O comportamento pode ser desencadeado devido a uma doença obsessivo-compulsiva (TOC) ou quaisquer outras causas relacionadas à saúde ou ambientais, incluindo estresse ou um problema dentário. 1

No entanto, independentemente do motivo pelo qual a saúde do gato está em risco ao morder fios elétricos, sem mencionar que isso pode causar danos ao equipamento elétrico, bem como aos fios. Para sua segurança e a do seu animal de estimação, você pode manter seu gato longe de mastigar fios elétricos usando capas protetoras e outros itens adequados para mastigar, ou abordando a causa raiz.

Autora: Doutora Bruna

Razões para mastigar

Há uma pergunta sem resposta sobre o motivo pelo qual os gatos escolhem fios elétricos para mastigar. Há uma teoria que sugere que o fio lembra o rabo de outro animal, e os instintos básicos dos gatos os levam a cortar qualquer coisa que pareça ser um rabo, mas essa teoria não é suficiente para explicar por que um gato continua a mastigar o fio mesmo depois de perceber que não há nenhum animal nele. Os outros motivos por trás da mastigação do fio podem incluir:

Transtorno obsessivo-compulsivo

Doenças obsessivo-compulsivas (TOC) que são caracterizadas por mastigação e roedura geralmente se manifestam em gatos siameses e birmaneses. Os gatos podem ser afetados por uma necessidade de mastigar, chupar e ocasionalmente comer itens.

Embora mastigar fios possa ser a característica mais comum de TOC que você nota em seu animal de estimação, você também pode observar sinais adicionais. Não há uma explicação para explicar por que os gatos mostram uma certa combinação de sinais de TOC.

  • A automutilação é uma preocupação particular que envolve a cauda, ​​bem como a perseguição repetitiva da cauda, ​​que são alguns dos sintomas mais proeminentes que são indicativos de TOC. 2
  • Excesso de limpeza é um termo usado para descrever gatos que mastigam e lambem seus pelos de tal forma que eles começam a cair em alguns lugares, é comum. 2
  • O hábito de constantemente chupar, lamber e mastigar tecido é um distúrbio conhecido pelo nome de sucção de lã . 3 A causa desse comportamento não é totalmente compreendida, pois uma variedade de explicações foram oferecidas e incluem a remoção prematura do gato da mãe. Se seu gato exibe características semelhantes às do siamês, isso pode ser causado pela genética.
  • A hiperestesia em gatos também pode afetar gatos com TOC. O gato que sofre deste transtorno pode apresentar sintomas como descamação da pele ou comportamento de automutilação. 4

Problemas dentários

Gatos que sofrem de desconforto na boca causado por condições dentárias podem ser propensos a roer tentando aliviar o desconforto. Entre 50 e 90% dos gatos com mais de 4 anos de idade têm algum tipo de condição dentária, por isso é crucial lidar com o problema cedo e regularmente com tratamento odontológico regular , que inclui exames e limpeza dentária. 5

Tédio ou Inatividade

Se a idade do seu gato for maior e ele tiver vários problemas que desencadeiam a mastigação. Conforme os gatos envelhecem, é típico que eles sejam diagnosticados com osteoartrite e isso pode resultar em uma redução drástica no nível de atividade deles. 6 Quando os gatos não conseguem ser ativos e se movimentar e explorar ou se comunicar mais com outros animais O tédio e a ansiedade resultantes podem fazer com que eles encontrem outras fontes de entretenimento.

Como proteger sua casa contra gatos em 5 etapas fáceis
Como proteger sua casa contra gatos em 5 etapas fáceis

Problemas médicos

À medida que envelhecemos, o gato pode sofrer de problemas metabólicos, por exemplo, hipertireoidismo , que pode aumentar o nível de atividade do gato e fazê-lo morder. 7 Um teste de química do sangue pode revelar um problema tratável e pode acabar com o hábito de mastigar.

Pica

Pica refere-se a desejar e mastigar alimentos que não possuem valor nutricional algum. Alguns exemplos são sujeira, papel, plástico preso ao cabelo, bem como outros objetos domésticos típicos. Embora a desnutrição e a deficiência de ferro sejam possíveis causas para a condição em gatos, essa condição é mais comumente associada à ansiedade de tédio e outros problemas de comportamento.

Estresse

O estresse pode desencadear uma série de comportamentos estranhos. Em tais casos, mastigar pode ajudar a aliviar a ansiedade e também pode fazer o gato se sentir mais confortável emocionalmente. 8

Como parar de mastigar

Leve seu animal de estimação ao veterinário para ser examinado em caso de comportamento de mastigação inapropriado, para que problemas com sua saúde ou comportamento sejam identificados e tratados. Ao mesmo tempo, você deve garantir que protege seu gato.

  • Certifique-se de cobrir os fios elétricos passando-os por canos de PVC ou amarrando-os com fita isolante. Qualquer coisa que impeça as patas deles de se movimentarem livremente pode ajudar a evitar que seu gato fique curioso sobre eles.
  • Use o repelente de gato humano ativado por movimento . Há muitos produtos disponíveis para dar uma leve rajada de ar, fazer um som, um chiado ou outros sons para atrair seu gato para uma direção diferente.
  • Dê ao seu gato uma variedade de opções para mastigar, como mastigar papelão ou guloseimas aprovadas para gatos. Há muitas que foram aceitas pelo Veterinary Oral Health Council que ajudarão a prevenir a formação de tártaro e permitirão que seu gato tenha a quantidade adequada de mastigação.
  • Inclua fibras digeríveis na dieta do seu animal de estimação, o que pode fazer com que alguns gatos diminuam a quantidade de mastigação que fazem ou parem completamente. 9 Feijões verdes frescos, folhas de gato ou até mesmo alface que são adicionados à tigela de comida do seu gato podem ser a resposta. Alguns produtos como essas dietas comerciais de “fórmula de bola de pelo” também podem ser eficazes, pois são ricos em níveis de fibras também.
  • reduzir a ansiedade para reduzir o desejo de mastigar. Você pode querer considerar um feromônio sintético para gatos para aliviar o estresse e relaxar seu animal de estimação. 10 Caso contrário, certifique-se de que a caixa de areia do gato esteja limpa e inclua brinquedos e tempo de brincadeira suficientes para você e seu gato para evitar o tédio.

Como parar a mastigação destrutiva em gatos

Se você acredita que a saúde do seu animal de estimação está piorando, entre em contato com seu veterinário imediatamente. Quando você tem preocupações com a saúde, é melhor falar com seu veterinário, pois ele examinou seu histórico médico do animal de estimação e poderá fazer as sugestões mais adequadas para seu animal de estimação.

Fontes do artigo

  1. Hábitos alimentares incomuns em cães e gatos. Medicina Veterinária da Universidade da Califórnia em Davis.
  2. Talamonti, Zita & Cannas, Simona & Palestrini, Clara. Um caso de automutilação da cauda em um gato . Revisão Veterinária da Macedônia, vol. 40, 2016. doi:10.1515/macvetrev-2016-0098
  3. Problemas de comportamento felino: comportamento destrutivo. Cornell University Feline Health Center.
  4. Síndrome de Hiperestesia. Cornell University Feline Health Center.
  5. Doença dentária felina. Cornell University Feline Health Center.
  6. Osteoartrite em gatos: uma doença mais comum do que você imagina . Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos.
  7. Hipertireoidismo em gatos . Cornell University Feline Health Center.
  8. Hábitos alimentares anormais em gatos. Medicina Veterinária da Universidade da Califórnia Davis.
  9. Loureiro, Bruna A et al. Fibra de cana-de-açúcar pode dificultar a formação de bolas de pelo em felinos. Journal of nutrition science, vol. 3, no. 20, 2014. doi:10.1017/jns.2014.27
  10. Chadwin RM, Bain MJ, Kass PH. Os efeitos de um produto facial sintético para felinos para feromônios em pontuações de estresse e o risco de infecções do trato respiratório superior em gatos de abrigos. J Am Vet Med Assoc, volume. 251 no. 4, pp. 413-420, 2017. doi:10.2460/javma.251.4.413