Como fazer seu cão parar de ter medo do veterinário
Como fazer seu cão parar de ter medo do veterinário

Como fazer seu cão parar de ter medo do veterinário

O que fazer se seu cachorro tiver medo do veterinário

O medo de ver seu veterinário, o medo de ir ao veterinário é um problema de ansiedade frequente para os cães . O cão mais alegre pode tremer e esconder o rabo quando você tenta convencê-lo a ir até a clínica do seu veterinário .

Embora seu animal de estimação nunca consiga apreciar uma visita ao veterinário, existem algumas maneiras de reduzir o medo que ele sente sempre que você diz que uma visita ao veterinário está chegando.

Autora: Doutora Bruna

Por que os cães têm medo do veterinário?

Uma das principais razões pelas quais os donos de cães temem visitar o consultório veterinário é porque pode ser uma experiência traumatizante para o cão. 1 Pense na típica ida ao consultório veterinário do seu animal de estimação. Quando você entra pela porta da frente, o cão estará cercado por odores e ruídos estranhos. É provável que você encontre outros animais de estimação enquanto estiver lá e isso pode definitivamente aumentar o grau de medo do seu cão também.

Depois disso, há um exame . O cão é confinado por um técnico veterinário enquanto o veterinário o sonda e o cutuca, talvez dando vacinas ou tirando sangue. A interação desconhecida com estranhos pode deixar seu animal de estimação ansioso e confuso. Se seu animal de estimação estiver doente ou machucado, ele já está sentindo muito desconforto. Quando você soma tudo isso, é um evento muito assustador para seu animal de estimação. É por isso que muitos caninos ficam com medo de ir ao veterinário.

Como parar o medo

É bom saber que a ansiedade dos cães sobre visitar o veterinário pode ser facilmente reprimida ou superada se você estiver preparado para investir os esforços e o tempo necessários. Embora o medo possa não ser totalmente eliminado, é possível diminuir um pouco da ansiedade que seu cão tem. No final, você pode ter a capacidade de convencer seu cão a amar ir ao veterinário.

Considere algumas opções para tornar a próxima visita ao veterinário mais agradável para vocês dois. Esteja ciente de que, com base na gravidade da ansiedade do cão e na gravidade da ansiedade do seu cão, pode ser necessário consultar o veterinário para determinar a solução mais eficaz.

Exames práticos em casa

O motivo pelo qual as idas ao veterinário podem ser assustadoras pode ser que seu cão não saiba que tipo de tratamento receberá em um exame. É possível familiarizar seu cão com esse tipo de tratamento em casa, ensaiando. 2 Passe todos os dias observando um pouco suas orelhas, restringindo o cão, observando seus dentes e colocando seus dedos. Tome cuidado para ser gentil e garanta que seu animal de estimação receba muitos elogios, bem como lanches durante os testes práticos.

Visite o consultório veterinário socialmente

O único momento em que os animais de estimação visitam o veterinário é quando estão doentes ou quando é hora de tomar suas vacinas. É melhor combinar com o consultório do seu veterinário para que você possa fazer algumas visitas para apenas uma breve ligação social. Peça à recepcionista para entregar ao seu cão alguns lanches junto com uma mão abanando assim que seu animal de estimação estiver ansioso para visitar o veterinário.

O que é transe canino?
O que é transe canino?

Pratique ir ao consultório do veterinário no horário social e não insista para que seu cão entre. Deixe que ele leve seu tempo para se acostumar com o conceito, em vez de arrastá-lo ou mesmo carregá-lo. Dê muitos elogios e guloseimas ao seu cão conforme ele se aproxima da porta da frente.

Medicar para ansiedade

Embora muitos pensem nisso como a última opção, alguns caninos têm tanto medo do veterinário que o tratamento é sua única opção. Um veterinário pode ter a capacidade de prescrever um medicamento anti-ansiedade que você pode dar ao seu cão em casa antes das visitas à clínica. Para casos menos graves, suplementos nutricionais redutores de ansiedade, preparações para feromônio, bem como outros itens podem ser úteis.

Também pode ser usado para aprender interações com outros cães e lidar com eles. É importante perceber que os cães são incapazes de aprender novas habilidades enquanto experimentam alta ansiedade. O uso de medicamentos pode levar a ansiedade e o medo a níveis aos quais o cão reagirá à socialização e ao treinamento, mas pode não ser necessário por um longo tempo.

Use uma focinheira

Se o medo do seu cão for tão grande que leve a um comportamento agressivo, você pode pensar em usar uma focinheira para cachorro na sua ida ao veterinário para evitar uma mordida do seu cão .

Certifique-se de que seu cão esteja familiarizado com a focinheira gradualmente em casa, deixando-o usar a focinheira com frequência e, em seguida, sendo tratado com aplausos. Se você adiar até a hora de sair para uma visita antes de apresentar uma focinheira ao seu animal de estimação, ele pode rapidamente conectar a focinheira ao veterinário e começar a temer a focinheira. O objetivo é torná-la o mais agradável possível.urbancow / Getty Images

Encontre um veterinário que faça visitas domiciliares ou uma clínica sem medo

Um número crescente de veterinários está pronto para visitar sua casa para exames de rotina e vacinas. Há uma chance de acalmar o medo do seu cão ajudando-o a se sentir à vontade dentro de sua casa durante os exames. Encontre veterinários móveis que tenham excelentes avaliações e que estejam localizados perto de você.

Obtenha ajuda adicional

É importante perceber que seu cão não será capaz de superar imediatamente o medo do veterinário, não importa quanto esforço você faça, portanto, seja paciente e persistente. Consulte seu veterinário para obter assistência neste caso. Seu veterinário e a equipe estão ansiosos para ajudar você e seu cão, mas a comunicação é vital. Se seu veterinário e você não conseguirem fazer seu cão superar o medo dele, pode ser o momento certo para procurar assistência de um treinador de animais de estimação ou especialista em comportamento .

Se você acha que seu animal de estimação pode estar doente, entre em contato com seu veterinário imediatamente. Quando você tem problemas de saúde, é melhor falar com seu veterinário, pois ele examinou o histórico médico do animal e pode fornecer as recomendações mais apropriadas para seu animal de estimação.

Fontes do artigo

  1. Edwards, Petra T. et al. Investigando fatores de risco que predizem o medo de um cão durante consultas veterinárias . PLOS ONE , vol 14, no. 7, 2019, p. e0215416. Biblioteca Pública de Ciências (Plos) , doi:10.1371/journal.pone.0215416
  2. Stellato et al. Efeito de um programa padronizado de treinamento de dessensibilização e contracondicionamento de quatro semanas sobre o medo veterinário pré-existente em cães de companhia . Animals , vol 9, no. 10, 2019, p. 767. MDPI AG , doi:10.3390/ani9100767