Como fazer massagem em um filhote
Como fazer massagem em um filhote

Como fazer massagem em um filhote

Você quer aprender a esfregar o filhote? Mais do que simplesmente acariciar. Cavalos de desempenho há muito se beneficiam da fisioterapia para ajudar a se recuperar de cirurgias ou lesões. No entanto, a massagem para cães demorou muito para se tornar uma realidade. Atualmente, várias instalações cirúrgicas veterinárias têm os serviços de fisioterapeutas. Eles também podem fazer parte da terapia, e seu cão não precisa sofrer ferimentos para receber massagem. O cão simplesmente acreditará que o tempo adicional ou “acariciar” aumenta a sensação de um bom vínculo.

Autora: Doutora Bruna

O que é massagem?

Massagem é um tratamento que usa as mãos para atingir músculos, tendões e outros tecidos moles, por meio da manipulação suave desses tecidos usando as mãos e, em seguida, flexionando as articulações. A massagem melhora a circulação nos locais doloridos e ajuda a eliminar o ácido láctico, que se acumula nos tecidos. Isso deixa seu filhote dolorido e rígido. Isso ajuda o filhote a se recuperar mais rapidamente da dor e do esforço. Também pode relaxar os músculos tensos e o tecido cicatricial acumulado de lesões anteriores. Isso pode ajudar a aliviá-los para descansar .

Massagem pode ser uma excelente opção para acalmar seu filhote após exercícios intensos. Filhotes jovens não devem se exercitar excessivamente ou acabar se machucando. Cães adolescentes, no entanto, podem ser difíceis de controlar e frequentemente sofrem de dor porque estão crescendo muito rápido. Animais que participam de atividades caninas como flyball e agility são propensos à rigidez, então receber uma massagem antes dessas atividades pode ser benéfico. Massagens são uma ótima maneira de aliviar a tensão e deixar os jovens prontos para rolar repetidamente.

Massagem com as mãos tem benefícios adicionais, incluindo redução da ansiedade e aumento do conforto. Como o contato com animais de estimação melhora a saúde dos humanos, massagear seu filhote pode beneficiar vocês dois.

Como fazer massagem em um filhote

A variedade de exercícios que exigem que as articulações do filhote sejam movimentadas deve ser colocada nas mãos de profissionais. Ou peça ao seu veterinário para orientá-lo sobre como fazê-lo de forma eficaz. Técnicas simples de massagem podem ser realizadas com segurança em casa, e seu cão lhe informará onde você mais precisa de sua atenção quando estiver sentado com as costas perto de seus dedos ou dormindo com um sorriso ao esfregar seus ombros. Estas são algumas dicas de massagem que você pode tentar.

Síndrome do Vômito Bilioso em Cães
Síndrome do Vômito Bilioso em Cães

Effleurage pode ser descrito como um movimento fácil, longo e lento usando a palma da mão. Começa na cabeça do seu filhote e vai para os pés e cauda. A técnica auxilia na movimentação do sangue por todo o corpo, mas também ajuda a relaxar. Comece colocando as mãos no chão com um movimento suave, aumentando gradualmente a força das palmas.

A massagem na ponta dos dedos utiliza as pontas dos dedos, em pequenas formas circulares para alongar os músculos sob a pele. Não aplique pressão diretamente no osso. Em vez disso, aplique massagens suaves em ambos os lados da coluna, por exemplo, para soltar músculos e tecidos tensos.

Petrissage é a combinação de effleurage e o uso dos dedos e o método de amassamento. Alguns cães não gostam desse tipo de massagem devido ao fato de que pode ser desconfortável em áreas doloridas. Se feito corretamente, acredita-se que ajuda a remover resíduos dos músculos doloridos.

Terapias Profissionais

Muitas das técnicas projetadas para atletas humanos agora estão sendo aplicadas a cães. Massagem e alongamento muscular, estimulação muscular com E-Stim (eletroestimulação) ou esteiras e hidromassagens estão disponíveis. A natação é comumente empregada para tratar cães, e piscinas aquecidas que são especialmente projetadas e equipadas com jatos que podem ser ajustados criam um desafio contra o qual um animal de estimação pode nadar para acelerar a recuperação.

Uma das mais novas inovações em reabilitação é a esteira que corre debaixo d’água. Ela é benéfica para cães que fortalecem as áreas fracas ou que já foram machucados. Quando você usa a esteira debaixo d’água, basta abrir as portas e eles entram em um tanque de armazenamento que parece um aquário. A porta é selada e a água flui lentamente para o cômodo sob seus pés, para que eles não fiquem tão aterrorizados. As esteiras são especialmente projetadas para dar flutuabilidade aos filhotes, para que eles possam andar sobre seus pés e flexionar suas articulações sem desconforto devido aos problemas de sustentação de peso.

A água morna, aquecida entre 85 e 90 F, ajuda a acalmar os músculos doloridos, pois caminhar na esteira subaquática não os força a permanecer flutuando. Caminhar na água causa menos impacto do que nadar. O cão desenvolve força e resistência ao longo da duração. O treinador controla a quantidade de água – até quatro pés de profundidade – e o ritmo da esteira.

Foi a unidade da Universidade do Tennessee, a primeira unidade desse tipo foi construída na unidade movida a energia humana que foi usada no time de futebol americano da UT. A esteira tem janelas por todo o espaço para que o treinador possa observar os movimentos do cão em movimento e para que ele saiba para onde está indo. Em alguns cães, uma terapia de esteira subaquática pode ajudar a reduzir a necessidade de tomar analgésicos ou passar por cirurgia, além de ajudar os cães a se recuperarem mais rápido após as cirurgias.