Como evitar a ansiedade de separação dos gatos durante as férias
A ideia por trás das férias é torná-las agradáveis para todos, no entanto, devido à mudança na rotina, elas podem ser estressantes para os animais de estimação e causar problemas de comportamento, bem como ansiedade sobre a separação. Problemas de comportamento em gatos podem surgir quando o dono está fora ou enquanto o animal de estimação é transportado ou após o dono retornar.
Embora alguns felinos consigam lidar confortavelmente com viagens, ficar em hotéis ou até mesmo ser alojados em canis, a maioria dos gatos se sai melhor em casa, com um cuidador de animais. Claro, isso pode não ser possível em todos os casos, mas é possível tomar medidas usadas para diminuir a ansiedade do seu gato e aumentar a chance de ter problemas de comportamento durante o período de férias.
Autora: Doutora Bruna
Mudanças no ambiente do seu gato
Os gatos adoram rotina e gostam tanto dela que alterar qualquer coisa pode deixá-los ansiosos . 1 Quando os donos de animais de estimação viajam, muitas mudanças acontecem para seus bichinhos, incluindo ficar longe de seus donos e horários de alimentação diferentes e com menos foco, a introdução de novos indivíduos e até mesmo ambientes diferentes quando eles estão alojados.
O tempo de adaptação do gato pode variar de cinco a duas semanas para que ele se ajuste à nova rotina e, muitas vezes, demora mais. Considere quanto tempo pode levar para que gatos de certas raças consigam aceitar novos animais de estimação em casa ou se adaptarem à nova casa. Esses dois cenários mostram o grau de inflexibilidade que os gatos podem ter. Um estranho, como o pet sitter que não segue o cronograma, pode causar estresse para seu gato. Quando seu gato se familiariza com a rotina do pet sitter, você volta das férias e ele muda a rotina do dia. Além disso, você não cheira mais como seu animal de estimação, pois ele não conseguiu manter as marcas de fricção nas bochechas frescas durante sua ausência. É por isso que alguns gatos se tornam tímidos, defensivos ou mostram comportamento descontrolado.
Urinar fora da caixa
Os problemas mais frequentes com comportamento em gatos sempre que uma mudança acontece em casa é a eliminação não intencional, particularmente quando urinam fora do banheiro . 1 Os gatos podem demonstrar agressividade ou ficar com medo de cuidadores de animais de estimação que não reconhecem ou quando estão em ambientes desconhecidos, como estabelecimentos de hospedagem. Essas emoções podem fazê-los urinar no banheiro em uma tentativa de nos deixar saber que estão ansiosos ou assustados. Como os gatos adoram o cheiro de sua urina, a marcação ajuda a reduzir o estresse ao espalhar o cheiro para coisas que cheiram exatamente como seus donos. A urina é difícil de limpar de coisas como carpetes, móveis e colchões. Como tal, pode ser um incômodo para aqueles que administram e lavam.
Coceira excessiva em gatos
Além de urinar de uma forma indesejada Os gatos também podem começar a arranhar objetos de forma mais intensa caso estejam chateados ou ansiosos. O instinto natural dos gatos de arranhar é e ajuda a manter a condição de suas garras, e também a definir seu espaço. No entanto, esse comportamento pode ser mais frequente e causar problemas em situações estressantes para seu animal de estimação.
Comportamento de Esconderijo em Gatos
As coisas novas e excitantes que acontecem com os gatos muitas vezes os deixam assustados. Se o seu gato ficar assustado, ele vai se esconder. O cuidador de animais de estimação pode estar se escondendo do seu gato ou das instalações de hospedagem ou mesmo depois que você chega em casa, tudo isso é resultado do seu gato estar com medo do ambiente.

Comportamento de ataque em gatos
Um gato ansioso ou estressado pode desencadear agressividade ou até mesmo defensivamente. 1 Isso é frequentemente visto em altos níveis de ansiedade em gatos que estiveram em um local diferente ou. Bater palmas, sibilar e avançar podem indicar ansiedade e medo para gatos.
Férias e diminuição do estresse em gatos
Há uma variedade de coisas que os donos de gatos podem fazer para se preparar para as férias, o que tornará o momento mais agradável para seus animais de estimação.
Certifique-se de que seu gato receba atenção
Se o seu gato vai ficar em sua casa quando você estiver de férias, peça ao cuidador para vir visitá-lo sempre que possível e bem antes da sua partida. Espera-se que os cuidadores de animais ofereçam ao seu gato guloseimas que eles gostam ou deixem que ele brinque com seu brinquedo mais amado . Isso permitirá que seu gato conecte o cuidador de animais a uma experiência agradável e positiva. Se o seu gato estiver ansioso para sair, deixe-o ir. Não o confine para fazê-lo esperar por um encontro e cumprimento.
Mantenha uma rotina
Anote sua rotina para o dia e peça ao cuidador do seu animal de estimação para observar o plano. Comida e tempo de brincadeira, interações de higiene com sentar no colo, bem como outros marcos cruciais devem ser observados o mais próximo possível para aliviar o estresse do seu animal de estimação. Se você estiver ciente de como sua rotina provavelmente mudará durante o tempo de sua ausência, você deve implementar as mudanças que deseja fazer vários dias antes de sair, para garantir que seu gato tenha iniciado o processo de transição sem estresse adicional causado por sua ausência.
Preparação antes, durante e depois das férias
Retire sua bagagem pelo menos uma semana antes para garantir que seu gato esteja familiarizado com a ideia. Coloque algumas guloseimas ou brinquedos para criar uma experiência agradável e positiva para o gato toda vez que ele encontrar a bagagem. O mesmo vale para sua caixa de transporte de animais de estimação, se você tiver que carregá-lo.
Coloque um produto com cheiro, por exemplo, uma camiseta velha que você usou e não lavou para seu animal de estimação. Colocá-la no quarto do seu gato pode ajudar o animal a se sentir mais confortável. Os gatos também podem gostar de gravar sua voz ou mensagem para tocar enquanto você estiver fora, mas alguns gatos ficam chateados, portanto, teste antes de sair para determinar a que eles reagem.
Antes de sair, faça com que todos na casa que você ama seu gato peguem um par de meias do armário. Aplique as meias no gato e, em seguida, feche cada par com um saco plástico. Se você voltar de férias, coloque as meias com cheiro de gato, para que você possa ter a assinatura do seu gato que diz “você é da família”.
E se você estiver hospedando seu gato?
Se você planeja hospedar seu gato em uma instalação para animais de estimação, certifique-se de levar suas guloseimas ou brinquedos favoritos, bem como itens com cheiro semelhante ao seu, para o estabelecimento. É importante garantir que eles respeitem sua rotina habitual de alimentação, bem como os horários de brincadeira quando estiverem na instalação. Informe a equipe sobre o que seu gato provavelmente fará e onde gostaria de brincar e, se precisar carregar seu animal de estimação, certifique-se de fazê-lo usando uma caixa de transporte coberta pela toalha. Mantenha a calma no veículo tocando músicas suaves e segurando o animal de estimação colocando-o no cinto de segurança ou no chão do carro. Além disso, você pode colocar alguns doces ou comidas favoritas no carro.
Experimente medicamentos ou outros itens
Suplementos nutricionais, medicamentos e feromônios são opções para gatos que sofrem de estresse ou ansiedade. 1 Muitas dessas opções devem ser tomadas antes da partida para as férias, pois podem ser muito benéficas.
- Amat M, Camps T, Manteca X. Estresse em gatos de donos: mudanças comportamentais e implicações de bem-estar . Journal of Feline Medicine and Surgery , 18,8,577-86, 2016, doi:10.1177/1098612X15590867
- de Souza Machado, Daiana, Oliveira, Paula Mazza Barbosa, Machado, Juliana Clemente, Ceballos, Maria Camila, Sant’Anna, Aline Cristina. Identificação de problemas relacionados à separação em gatos domésticos: uma pesquisa por questionário . PLOS Um , 15,4,e0230999, 2020, doi:10.1371/journal.pone.0230999