Como dar banho em seu gatinho ou gato adulto
Os gatinhos são ensinados a lamber o próprio pelo depois de duas a quatro semanas de idade. Gatos adultos podem passar até metade do tempo acordados se arrumando. Portanto, por que você precisa levar seu gato para um banho? O banho estimula sua pele e ajuda a remover o excesso de fluido, caspa e pelos. Além disso, dá a você a chance de ajudar seu animal de estimação a entender como ser tratado com métodos inesperados não prejudicará sua saúde. Os gatos precisam ser tocados por um veterinário ou por técnicos no veterinário ou sentados com convidados e cuidadores. Uma ocasião relaxante de banho os ajuda a “generalizar” o evento para outros eventos semelhantes no futuro.
Experiências de banho positivas são particularmente úteis caso você precise dar banhos com tratamento médico ao seu gato como parte de um programa de tratamento para doenças de pele, como micose, ou quando seu gato estiver envolvido em algo particularmente desagradável.
Autora: Doutora Bruna
Com que frequência você deve dar banho no seu gato?
Certos gatos de pelo curto raramente precisarão de banhos, enquanto aqueles de pelo longo normalmente precisam de alguma ajuda com a limpeza. Tomar banho com muita frequência pode causar pele seca e coceira, então evite tomar banhos com mais frequência do que 4 a 6 semanas ou menos. Os gatinhos adoram banhos e devem começar quando você tiver um, desde que tenha pelo menos 4 semanas de idade. Gatos mais velhos ou gatos gravemente doentes não conseguem se adaptar às mudanças que ocorrem em seu ambiente, mesmo que sejam de curto prazo. 1 Eles podem ficar estressados demais ao tomar banho, então certifique-se de seguir as recomendações do seu veterinário quando estiver nessa situação.
O que você precisa
Para fazer sua limpeza regular, você precisará de alguns suprimentos. Estes incluem:
- Shampoo simples para higiene, formulado exclusivamente para gatos.
- Muitas toalhas
- Tapetes de borracha
- Uma toalha de rosto
- Bola de pingue-pongue ou qualquer outro objeto flutuante distrativo
É importante estar ciente de que xampus para humanos (incluindo aqueles projetados especificamente para bebês) e xampus para cães podem causar ressecamento e aspereza na pele do gato e, em certos casos, podem ser prejudiciais.
Prepare-se para dar banho no seu gato
Se você quiser molhar seu gato, limpe o pelo completamente. Se você for um gato, vista roupas gastas e prepare-se para se molhar.
O banheiro deve ser arejado e aquecido. Banheiras são boas, mas você vai preferir se puder dar banho no seu gato na altura da cintura de uma bacia. Tire todos os objetos quebrados do alcance do seu gato e mova cortinas ou cortinas de chuveiro para longe do caminho. Cuidado com todas as coisas (fragrâncias fortes, objetos assustadores como o espelho ) que podem causar medo no seu gato, para tornar a hora do banho a experiência mais relaxante que você pode ter.
Coloque seu xampu em uma cesta, junto com algumas toalhas e uma toalha de rosto suja na banheira ou pia, então deixe a água morna correr antes de apresentar o gato. A temperatura do banho do gato deve ser próxima à temperatura do corpo, ou seja, deve ser morna, mas não quente o suficiente para que você se sinta desconfortável.
Use uma toalha ou um tapete no fundo da banheira ou pia. Os gatos não gostam de pisar de forma insegura em pisos escorregadios e isso torna tudo mais fácil. Tente colocar seu gato em pé em uma caixa de leite para garantir que ele consiga agarrá-la com as patas. Isso permitirá que você limpe o gato tanto de cima quanto de baixo.
Feche a porta atrás do banheiro, caso contrário você corre o risco de deixar o gato escapar com urina com sabão.
Dando banho em gatinhos
para gatinhos e gatinhos pequenos Use a pia dupla localizada na cozinha, algumas assadeiras grandes ou até mesmo algumas lixeiras ou baldes que ficam dentro da banheira. Certifique-se de enchê-los com água morna e, em seguida, coloque o gato delicadamente (uma mão apoiada na parte inferior e a outra embaixo do peito) na primeira para molhá-lo. A maioria dos gatos aceitará essa técnica muito mais facilmente do que borrifar.

Seu gato deve descansar sobre as patas traseiras e segurar as bordas da tigela enquanto você molha delicadamente seu pelo. Leve o gato para uma toalha para aplicar o xampu com a toalha úmida, mas não ensaboada, para limpar seu rosto.
Após ensaboar, coloque o gato no recipiente que foi usado para lavá-lo. Remova o máximo de sabão que puder antes de retirá-lo do excesso de água. Então, enxágue bem no próximo recipiente com água pura.
Escolha entre o método de imersão ou pulverização para gatos adultos
Gatos adultos de tamanho gigante podem ser difíceis de dar banho, assim como água corrente pode causar medo neles. Em vez disso, tente usar a concha para mergulhá-los na água. Se houver um bico de spray na pia, aplique uma pressão extremamente baixa e coloque o bico perto do pelo para garantir que o gato não consiga ver o spray.
Não borrife diretamente no rosto. Use um pano limpo e úmido para lavar a parte. Certifique-se de ter uma mão perto do gato o tempo todo para evitar qualquer escape . Enxágue começando pelo pescoço e depois descendo pelas costas do seu gato. Não ignore a área da cauda ou ao redor da barriga.
O gato limpo deve ser enrolado na toalha seca. Gatos de pelo curto secam rapidamente, enquanto gatos de pelo longo podem precisar de várias toalhas para remover a maior parte de todo o líquido. Se seu gato for tolerante ou fã do secador de cabelo, certifique-se de usar a configuração mais quente e certifique-se de que o secador permaneça em movimento para evitar queimaduras.
Como evitar problemas com seu gato durante o banho
Alguns gatos realmente amam tomar banho, enquanto outros não. Seja paciente e não grite com seu animal de estimação durante o banho. Se seu gato realmente não estiver gostando da hora do banho, ofereça-se para dar muito amor, peça ajuda ou lave o sabão antes de tentar outra vez. Quando dar banho no gato no conforto da sua casa não é o suficiente e você está procurando um tosador que tenha experiência com gatos é a melhor opção para uma limpeza completa realizada por um especialista.
- Certifique-se de cortar as garras do seu gato uma vez antes do dia, para evitar marcas de arranhões. Certifique-se de fazer isso antes do banho ou seu gato pode pensar que o banho é um momento para cortar.
- Você pode tentar flutuar uma bola de pingue-pongue ou outro brinquedo fascinante para gatos, a fim de fazer com que o gato tente recuperá-la. Se um gato estiver brincando na água, será menos provável que tenha medo da água.
- Evite espirrar no rosto do seu gato ou derramar água sobre ele. É isso que deixa os gatos infelizes.
- Os tosadores profissionais normalmente utilizam um arnês para gatos em formato de oito para prender o gato no lugar certo. Isso deixa suas mãos livres para limpar o gato.
Se você acredita que seu animal de estimação tem uma condição médica, entre em contato com seu veterinário imediatamente. Quando você tem preocupações de saúde, é melhor falar com seu veterinário, pois ele examinou o histórico de saúde do seu animal de estimação e pode fornecer as melhores sugestões para ele.
- As necessidades especiais do gato idoso. Cornell University College of Veterinary Medicine Feline Health Center.