Como controlar a constipação com laxantes naturais para cães
Como controlar a constipação com laxantes naturais para cães

Como controlar a constipação com laxantes naturais para cães

Esteja ciente dos movimentos intestinais do cão, um aspecto essencial do cuidado. Você não pode deixar de notar quando algo não está certo durante a limpeza e abaixamento. Se você não estiver observando a atividade do seu animal de estimação na propriedade, é uma ótima prática estar ciente do que está acontecendo.

Talvez você tenha observado que as fezes do seu cão parecem estar mais moles e aglomeradas do que o normal. Talvez você tenha tido alguns dias ou dois desde que foi obrigado a limpar depois. Seja qual for a causa, é provável que o cão esteja sofrendo de constipação. Você está ciente de que precisa agir antes que isso o faça ficar mais doente.

A maioria dos veterinários convencionais recomenda laxantes farmacêuticos. No entanto, medicamentos prescritos nem sempre são as opções mais eficazes. Alternativas naturais são mais seguras e igualmente eficazes.

Antes de falarmos sobre limpeza intestinal natural para cães, bem como outros métodos para aliviar a constipação de forma natural, precisamos garantir que você entenda por que isso está acontecendo.

Autora: Doutora Bruna

O que causa constipação em cães?

Um dos motivos mais frequentes pelos quais donos de cães sofrem de constipação é quando eles consomem algo que não deveriam comer. Isso pode incluir pedras e pedaços de brinquedos ou até mesmo algo que encontraram dentro de um arbusto durante uma caminhada. Se forem grandes o suficiente, os objetos podem levar a obstruções intestinais que podem ser potencialmente fatais se não forem tratadas.

No entanto, existem muitas outras causas de constipação em cães…

Dieta
Muita ou pouca ingestão de fibras na dieta do cão pode levar à constipação. Também é possível que seu cão tenha dificuldade para se livrar das fezes se houver quantidades excessivas de cálcio (geralmente retirado dos ossos) ou gorduras em sua comida.

Se a constipação estiver relacionada à quantidade excessiva de osso presente que seu cão está comendo, é provável que as fezes do cão pareçam secas, calcárias e quebradiças. A constipação relacionada a osso pode ser frequente em cães em transição para alimentos crus.

Exercício
Se seu cão não fizer exercícios suficientes, isso pode reduzir a quantidade de fezes passando pelo cólon. Isso pode fazer com que o cólon absorva quantidades excessivas de líquido das fezes e cause constipação.

Pelo
Pelos emaranhados ao redor do ânus podem impedir que seu animal de estimação evacue corretamente. Isso pode resultar em constipação. O cão também pode estar constipado devido à limpeza excessiva. Isso pode resultar em excesso de pelos nas fezes.

Desidratação
Se seu cão não beber líquidos suficientes, o trato intestinal não será capaz de adicionar líquido suficiente às fezes antes que elas entrem no cólon. Isso pode resultar em fezes secas e duras, bem como constipação. Para uma verificação rápida da desidratação, faça um teste de ápice.

Coloque uma dobra de pele no pescoço do seu cão. A pele deve saltar de volta para a posição em cerca de um segundo. Se demorar mais tempo, o cão provavelmente estará desidratado. Certifique-se sempre de que você tem água fresca e filtrada para seu animal de estimação. Uma pequena quantidade de caldo de osso pode encorajá-lo a consumir mais.

Idade
Conforme os animais de estimação envelhecem, seu sistema começa a enfraquecer. É comum que cães mais velhos tenham problemas de constipação.

Estresse
O cérebro do cão, assim como o trato digestivo, estão sempre se comunicando entre si. Isso auxilia na regulação dos processos corporais. Isso também significa que o estresse e a ansiedade podem afetar a digestão do seu cão. Os problemas digestivos mais comuns causados ​​pelo estresse incluem náusea, diarreia e constipação.

Inflamação
Se houver uma inflamação nos intestinos do cão, ou reto, e causar constipação, isso pode desencadear, bem como outros problemas com a digestão. Isso pode levar a um distúrbio inflamatório intestinal .

Medicamentos
Se a constipação no seu cão começou na época em que ele tomou um novo medicamento, esse pode ser o motivo. Diuréticos, anti-histamínicos e medicamentos quimioterápicos são os mais comumente responsáveis ​​por essa consequência colateral.

Doença
Certas condições podem levar à constipação. Animais com hipotireoidismo e aumento da próstata ou qualquer problema de órgão são suscetíveis à constipação. Tumores dos órgãos digestivos e de eliminação podem resultar em constipação, obstruções e muito mais.

Ferimento
Se seu cão sofre de um ferimento no quadril, coluna ou pélvico, isso pode criar uma experiência mais dolorosa quando ele ou ela faz cocô. O resultado pode ser constipação, se seu cão não urinar com frequência suficiente.

Sacos anais bloqueados
O ânus do cão é um pequeno saco de cada lado do ânus. Eles são conhecidos como glândulas anais. Esses sacos descarregam uma pequena quantidade de fluido cada vez que seu animal de estimação faz cocô. O cheiro do fluido ajuda os cães a marcar seus territórios e reconhecer uns aos outros. No entanto, às vezes os sacos anais ficam bloqueados, o que pode dificultar o xixi do cão, o que pode levar à constipação.

Sintomas de constipação em cães

Em circunstâncias normais, os cães urinam pelo menos uma vez por dia. Se o seu cão estiver constipado e a micção se tornar mais frequente, os movimentos intestinais do seu cão diminuirão em frequência. Se o cocô do seu cão não ocorreu nas últimas 24 horas, é provável que ele esteja constipado.

Outros sintomas de constipação são …

  • Defecar durante o treino (com ou sem produção de fezes)
  • Vomitando e chorando
  • Evacuações que demoram mais para serem concluídas
  • As fezes são duras e não criam resíduos após serem removidas

Se o comportamento do seu cão estiver exibindo alguns desses sinais, há muitas maneiras de usar remédios naturais para fazer as coisas andarem. Isso será discutido em breve.

Quando ligar para seu veterinário holístico

Se você puder lidar com isso cedo, é possível controlar a constipação do seu cão em casa usando soluções naturais. Se não for tratada, pode exigir a ajuda de um especialista. Se já se passaram mais de 3 dias desde a última evacuação do cão ou se você observar alguns desses sinais sérios, entre em contato com seu veterinário holístico.

  • Vômito
  • Perda de apetite
  • Letargia
  • Inchaço abdominal
  • Desconforto abdominal

A verdade sobre laxantes prescritos para cães

No caso de cães ficarem constipados, os veterinários geralmente prescrevem laxantes. No entanto, eles não são seguros para seu animal de estimação. Para entender melhor o porquê, daremos uma olhada nos diferentes tipos de laxantes e na maneira como eles funcionam.

O que são laxantes?

Laxantes são medicamentos ou substâncias que auxiliam no movimento intestinal e aliviam a constipação por meio da melhora da frequência ou velocidade da evacuação. Quando as pessoas consideram laxantes, elas pensam em laxantes prescritos como a primeira coisa que aparece em suas mentes. Esses são os que os veterinários prescrevem para cães que sofrem de constipação.

Tipos de laxantes | Como os laxantes funcionam?

As três formas mais conhecidas de prescrição de medicamentos laxantes, bem como seus efeitos:

  1. Xenobióticos formadores de massa: Eles ajudam a aumentar o tamanho das fezes e torná-las mais macias porque retêm água dentro das fezes. No entanto, seu cão deve tomar muitos líquidos se você os tomar de outra forma, ou há uma chance de ficar inchado ou bloqueado. Alguns exemplos de laxantes formadores de massa incluem a fibra alimentar, psyllium e a metilcelulose.
  2. Laxantes osmóticos: Eles não são absorvidos efetivamente pelos nossos corpos e, portanto, eles puxam água para o trato intestinal. Isso torna as fezes mais fáceis de mover. Os desintoxicantes osmóticos mais comumente usados ​​são o leite de magnésia, bem como sorbitol, lactulose e polietilenoglicol (PEG).
  3. Laxantes estimulantes: são usados ​​para estimular os músculos dos intestinos. Eles também ajudam os intestinos a produzir mais fluidos. Os laxantes estimulantes mais comuns incluem bisacodil, bem como cáscara e picossulfato de sódio (SPS). Há momentos em que você descobrirá senna ou cáscara em chás de ervas ou outras soluções naturais.

O laxante mais comumente prescrito para tratar constipação canina é a lactulose. É um açúcar feito de ingredientes sintéticos que extrai água do cólon do seu cão, bem como das fezes.

O problema com laxantes prescritos para cães

É porque os medicamentos prescritos não tratam a causa raiz… Eles simplesmente aliviam os sintomas. O corpo também pode ser dependente desses medicamentos no caso de você usá-los com frequência. Os músculos do intestino ficam enfraquecidos e os nervos perdem a resposta e param de puxar as fezes para fora por conta própria.

Além disso, há uma série de efeitos colaterais adversos bem conhecidos associados aos laxantes, como diarreia, dor abdominal e perda de água.

Existem tantos remédios naturais para soluções para fazer as coisas andarem Não há razão para tomar medicamentos prescritos para cães. Se você decidir experimentá-los, use-os sob a supervisão de um profissional treinado. Não dê ao seu animal de estimação o mesmo tipo de laxante que os humanos usam, pois eles podem causar mais danos aos animais de estimação.

Os melhores laxantes naturais para cães

Como os medicamentos prescritos podem causar vários efeitos colaterais, bem como outros fatores de risco, você deve utilizar remédios naturais para laxantes. Existem muitos laxantes leves feitos de substâncias naturais que aumentam a quantidade de evacuação.

Aloe é um Aloe vera é um limpador natural que estimula os músculos e também lubrifica o trato digestivo. Ele também contém um nível substancial de água que pode ajudar a trazer umidade para as fezes do animal de estimação.

Use géis e sucos de qualidade alimentar feitos do filé interno. Inclua até 1/4 colher de chá por 10 libras de peso corporal total da dieta do seu cão.

Se você estiver comprando folhas frescas na loja ou se estiver cultivando as suas próprias em casa, certifique-se de não usar látex de aloe. É a substância amarela que fica dentro da folha. Isso é comumente usado como laxante humano, mas é extremamente prejudicial para cães. Folhas frescas de aloe podem ser mantidas na geladeira por até 3 dias.

Vinagre de Maçã Há uma crença de que o vinagre de maçã pode melhorar as contrações no cólon para eliminar resíduos. Este laxante natural para cães também é um prebiótico que auxilia na manutenção da saúde da digestão. (Discutiremos mais sobre o papel dos prebióticos e da prevenção da constipação no futuro.)

Se você estiver usando vinagre de maçã, certifique-se de combiná-lo com a comida ou água do seu animal de estimação. Não dê de uma só vez. Certifique-se de que está dando de acordo com o peso do seu animal de estimação.

Até 14 libras … 1 colher de chá

15 a 34 libras … 2 colheres de chá

35-84 libras … 1. Colher de sopa

Como se livrar da constipação do seu cão naturalmente

Se os remédios naturais para laxantes não funcionarem, você pode tentar métodos alternativos para se livrar deles

A primeira coisa que você precisa fazer se seu cão ficar constipado é pensar no que ele consumiu nas últimas horas. Houve algo que você adicionou à dieta do seu cão? Ele comeu alguma comida que não deveria?

Por que meu cachorro está choramingando? (E o que fazer sobre isso)
Por que meu cachorro está choramingando? (E o que fazer sobre isso)

Se você não vê nada óbvio em sua mente, o próximo passo a fazer é procurar por problemas óbvios. Pode ser pelo emaranhado ou caroços, assim como objetos estranhos dentro da abertura do seu ânus. Também é importante testar se você está desidratado. Isso pode ser feito usando o teste de pinça sobre o qual falei no passado.

Tente levar seu cachorro para passear ou até mesmo brincar de buscar. Pode ser uma ótima maneira de manter o trato digestivo do seu cachorro em movimento.

Se nenhum deles funcionar, então tente esses remédios que são naturais. Experimente-os sequencialmente e espere algumas horas antes de passar para o próximo. Isso garantirá que não haja mais pressão no sistema do cão do que o necessário.

1. Alimentos ricos em fibras

Existem dois tipos de fibras: insolúveis e insolúveis. A fibra solúvel se dissolve na água. Conforme se dissolve, produz um gel que pode auxiliar na digestão. Ajuda a aumentar o volume das fezes e a aumentar a absorção de nutrientes. Além disso, ajuda a aumentar o volume das fezes e ajuda a manter a diarreia e a constipação sob controle.

No entanto, se seu cão já estiver constipado, a fibra insolúvel é a necessária. A fibra insolúvel puxa água para as fezes do seu cão. Isso ajuda a amolecer as fezes.

As frutas e vegetais como abóbora, assim como abobrinha, feijão verde e cenoura podem ser excelentes fontes de fibras insolúveis. Além disso, eles têm uma grande quantidade de água que ajuda a manter seu cão hidratado.

2. Carne de Órgãos

Se seu cão sofre de constipação Se seu cão está constipado, você pode adicionar vísceras à comida dele. É especialmente benéfico quando ele não usa vísceras (então não exagere).

Se você estiver comendo vísceras como um componente da dieta do seu animal de estimação Adicione mais carne até que a constipação pare. Além disso, você pode procurar um suplemento de órgãos. Órgãos frescos não parecem ser a melhor escolha para você.

3. Ervas Lubrificantes

Outro método para aliviar a constipação do seu animal de estimação é alimentá-lo com ervas lubrificantes. Elas auxiliam na produção de muco e também criam uma substância gelatinosa conhecida como Mucilagem. Isso ajuda a manter o cocô longe do cólon do cão.

As ervas mais populares são:

Raiz de marshmallow – A raiz de marshmallow reduz a inflamação, relaxa o trato digestivo e hidrata as membranas mucosas. É particularmente benéfico quando há muco nas fezes do seu cão. A herbologista canina Rita Hogan recomenda o uso de cápsulas de raiz de marshmallow (tamanho 00). Use a quantidade abaixo por um período de 2 a 3 semanas.

Cães pequenos… 1 cápsula (você pode quebrá-la e depois dividir o pó)
Cães médios… 1 cápsula, duas vezes ao dia
Cães grandes… duas cápsulas pela manhã e uma à noite
Cães extragrandes… 2 cápsulas, duas vezes ao dia

Sementes de banana-da-terra e cascas de banana-da-terra fornecem fontes significativas de fibras. A banana-da-terra ajuda a reduzir a dor e a inflamação. Além disso, ajuda a eliminar resíduos do corpo. É recomendado usar a tintura. Você pode dar ao seu cão 20 gotas para cada 15 libras de peso, três vezes ao dia. Se o seu cão for alérgico à tintura ou sofrer de um distúrbio autoimune, certifique-se de diluir a tintura com 18 onças de água.

Chickweed Chickweed é um limpador suave que pode ajudar a aliviar o desconforto da digestão. Ele auxilia na lubrificação do intestino grosso, bem como resfria os tecidos para aliviá-lo. Faça tintura de chickweed e use as mesmas diretrizes da banana-da-terra… Vinte gotas para 15 libras. A tintura pode ser diluída com 1 onça de água, caso você prefira que seu cão receba dessa maneira.

Slippery Elm – Slippery Elm é semelhante à raiz de marshmallow, que ajuda a acalmar e hidratar o trato gastrointestinal. Você pode dar ao seu cão 1/4 colher de chá de pó para cada 10 libras de massa corporal.

Sementes de linhaça – A linhaça é uma excelente fonte de fibras e também cria mucilagem que ajuda na lubrificação do cólon. Alimente seu cão com 1/4 de colher de chá para cada 20 libras de peso corporal.

4. Escolha um laxante natural mais forte

Se nenhuma das outras opções funcionou, talvez seja a hora de procurar um remédio mais eficaz. Embora naturais, use esses métodos apenas em caso de necessidade e sob a orientação de um veterinário holístico.

Consulte seu veterinário holístico sobre a dosagem adequada para seu cão.

Senna Senna Senna é um medicamento muito eficiente, no entanto, o uso indevido pode causar diarreia. Também pode resultar em dependência. Não é recomendado usar senna quando você suspeita de obstrução intestinal ou o cão mostra sinais de dor abdominal.

Cascara Sagrada Não é recomendado fazer uso deste laxante para tratar constipação em cadelas lactantes. A mãe pode transmiti-lo aos filhotes amamentados através do leite que eles bebem. Se você quer escolhas seguras para filhotes, continue lendo.

Ruibarbo de Peru É frequentemente usado para tratar problemas de digestão, incluindo constipação. Esta é uma solução temporária que pode causar cólicas e diarreia.

Laxantes Naturais Seguros Para Cadelas Grávidas
Se você está grávida de sua cadela, é vital evitar medicamentos que causam laxantes. Os efeitos dos laxantes são aumentar a digestão. Pode causar estresse aos órgãos reprodutivos, incluindo o feto.

Se o seu cachorro ficar constipado, você deve se concentrar apenas em lubrificar o estômago com …

  • Marshmallow
  • Linhaça
  • Erva-pinheira

Por que você não deve usar leite como laxante

Alguns donos de cães usam leite para constipação canina. O leite “funciona” porque a maioria dos cães tem intolerância à lactose… o que pode causar diarreia e desconforto digestivo. Pode resultar em complicações mais graves, por isso é recomendado não utilizar leite para tratar a constipação do seu animal de estimação.

Constipação Crônica Em Cães

A constipação é um problema de digestão frequente em cães, no entanto, tende a ser crônica. Isso significa que dura apenas alguns dias e pode ser causada por mudança na rotina ou dieta.

A constipação crônica é um problema completamente distinto. Pode durar por longos períodos de duração. Você pode vê-la persistir por muitos anos.

A constipação crônica pode ser causada por um fígado com mau funcionamento ou congestão hepática. Se o seu fígado não funcionar corretamente, a produção de bile diminui. A bile desempenha um papel vital no sistema de eliminação. Se não houver bile suficiente, ou se for muito pesada, ela começará a aumentar e a desacelerar o trato digestivo. Isso pode aumentar o risco de constipação.

No caso de constipação crônica resultante de distúrbios hepáticos, seu veterinário holístico pode sugerir …

  • Leite de cardo
  • Cúrcuma
  • Alcaçuz
  • Ácidos graxos ômega-3

Eles irão reparar e proteger o fígado para mantê-lo funcionando de forma saudável.

Problemas semelhantes podem surgir no caso de os drenos da bile ou da vesícula biliar estarem bloqueados. O trato digestivo não receberá tudo o que precisa para digerir os alimentos, e a constipação pode se desenvolver. Para constipação, dê uma olhada na raiz de dente-de-leão ou nas uvas do Oregon. Elas aumentam a produção e o transporte da bile, permitindo que as fezes sejam empurradas para fora do corpo.

Tônico para constipação crônica
Se seu cão sofre de constipação crônica, os naturalistas Mary Wulff e Gregory Tilford recomendam este tônico.

2 partes de raiz de dente-de-leão
Duas partes de raiz de marshmallow
1 parte de uva Oregon
1 parte de doca amarela
Também é possível incluir 1 parte de erva-doce para auxiliar nos gases

O tônico pode ser feito usando tinturas de ervas, chás ou tinturas para este tônico. Se você estiver usando chá ou ervas, use 1 colher de chá para cada 30 libras de peso corporal, 2 todos os dias para um mínimo de 3. Se você estiver usando tintura, aplique 1 ml para 30 libras, 2 ou 3 vezes por dia.

Como prevenir a constipação em cães

A constipação pode ser intermitente É crucial entender o que você pode fazer para evitá-la. O mais importante é garantir que seu animal de estimação não coma alimentos que não deveria. No entanto, tenho certeza de que isso é mais difícil de fazer do que parece (especialmente quando você tem cães que são furtivos). Aqui estão mais algumas ideias.

1. Alimente com alimentos crus

Alimentos crus são menos invasivos na digestão. Podem ajudar a diminuir a irritação e a inflamação. Além disso, são cheios de vitaminas e minerais naturais que seu cão precisa para permanecer bem. Isso garantirá que os sistemas do seu cão funcionem corretamente.

2. Alimente com frutas e vegetais

Isto é em conjunto com cru, mas mesmo se você não for fã de ração e frutas, é possível incluí-los, assim como vegetais. Qual é o motivo para alimentá-los? Eles são cheios de fibras que auxiliam na regulação dos movimentos intestinais.

3. Adicione enzimas digestivas

As enzimas digestivas ajudam a quebrar os alimentos. Isso é vital porque alimentos não digeridos podem levar a bloqueios e constipação. As enzimas digestivas também podem ajudar seu cão a obter mais nutrientes da dieta.

As enzimas digestivas são particularmente importantes quando seu cão consome alimentos processados. As enzimas digestivas se decompõem quando são aquecidas. Se seu cão consome alimentos crus, ele está obtendo as enzimas da natureza. Alguns veterinários holísticos recomendam enzimas digestivas para todos os cães, independentemente de você alimentá-los com alimentos crus.

4. Adicione prebióticos e probióticos

Probióticos e prebióticos podem melhorar a saúde digestiva do seu cão. Prebióticos são fibras solúveis e não digeríveis que fornecem probióticos com alimentos. Probióticos são bactérias saudáveis ​​que são transportadas para o cólon do seu cão. Lá, eles convertem prebióticos em benefícios benéficos à saúde.

Se você estiver procurando um probiótico, procure um que venha com uma variedade de cepas. Você também deve ter no mínimo 30 bilhões de unidades formadoras de colônias (UFC). Se você estiver usando um probiótico baseado no solo, são necessárias apenas uma a duas cepas e menos de um bilhão de UFC.

Se você estiver usando suplementos que contenham probióticos, é possível encontrar um que contenha prebióticos também. Além disso, você pode utilizar alimentos prebióticos, como cogumelos, frutas vermelhas, dentes-de-leão, vegetais ou alho

No mundo canino, problemas digestivos são comuns entre os caninos… independentemente de a causa ser constipação, diarreia ou qualquer outro problema no trato gastrointestinal. É bom saber que existem soluções naturais para evitar e tratar a condição. Se você está procurando evitar medicamentos tradicionais, considere tentar uma dessas soluções saudáveis ​​e eficientes que são naturais.